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Just In Time (JIT): Entenda o que é e como funciona?

Escrito em: 21/10/21
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O que é o Just in Time

O Just in Time é um sistema de produção para administrar produções. Ele se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. Em inglês esse termo significa, de maneira literal, a expressão “na hora certa”. O sistema produtivo pode ser aplicado em qualquer empresa e ajuda a reduzir estoques e também custos com processos.

Aplicando o sistema Just in Time, a matéria prima sempre vai chegar na fábrica na hora em que se precisar dela. Isso acontece para que não haja estoque parado e para que os produtos que são fabricados em determinada empresa sejam sempre entregues a tempo. É um processo que está relacionado diretamente à ideia de produção por demanda.

Primeiro, é preciso vender um produto para depois comprar o material para fabricá-lo. Com o Just in Time não existe sobra de estoque, tudo que é fabricado já tem um destino final certo.

Para que funcione da melhor maneira possível é preciso que todos o público estratégico envolvido no processo tenham a noção de que é esse tipo de produção que é feita em determinada empresa. O fornecimento de materiais precisa ser capacitado para realizar as entregas, assim como as distribuidoras que possam receber os produtos.

Quais são os objetivos do JIT?

O maior objetivo dessa filosofia é a entrega de produtos ou serviços no momento certo e para a utilização imediata. Isso faz com que as melhorias tenham um fluxo contínuo, o estoque seja reduzido e a continuidade do processo seja mais efetiva, se algum problema ocorre em algum estágio pré produção final, fica mais fácil de resolvê-lo.

É um processo que exige do gestor uma ideia de qual é o tempo certo, a quantidade suficiente, e o local correto. É essa ideia que faz com que a empresa consiga produzir o necessário para atender a sua demanda, garantindo a qualidade do produto final.

A otimização do processo de produção também é um grande objetivo do Just in Time. Ela faz com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.

É necessário que a empresa tenha na cabeça quais processos terão que ser otimizados, entender quem é o cliente e qual é o tamanho da demanda, e que adote para si um compromisso com a garantia de entregas de qualidade e de melhoria contínua. Tudo isso junto trará um resultado muito mais assertivo no final da produção.

O Jit é o que as empresas utilizam hoje para conseguirem buscar melhoria nos processos produtivos, essa melhoria consegue ser sentida quando é possível reduzir drasticamente o estoque, já que essa diminuição faz com que seja mais fácil lidar com problemas no estágio de produção sem ter que se preocupar com produtos sem saída no estoque.

No momento em que uma empresa consegue diminuir o estoque, os problemas que antes não afetavam diretamente a produção se tornam mais presentes, o que faz com que seja mais fácil eliminá-los.

Como aplicar o JIT na sua empresa

Para aplicar esse método no estoque do seu negócio será necessário cumprir alguns requisitos, por exemplo:

Treinamento

Por ser um processo que é muito preciso, os colaboradores que participam da manutenção do estoque, vendas e financeiro, devem passar por um treinamento. Ele servirá para que todos saibam exatamente como operar e não sejam pegos de surpresa com as mudanças.

Controle preciso e melhoria de processos

Como o objetivo principal do JIT é a melhoria de processos de um negócio, será necessário ter todos esses processos controlados e extremamente controlados, uma vez que não existe margem para erros.

Ou seja, todos os procedimentos devem ser acompanhados precisamente para evitar falhas e saber o que está sendo feito. Com isso, o controle de estoque não pode ser feito através de um caderno ou uma planilha, ele deve ser feito com um sistema que seja completamente integrado, como um sistema de gestão.

Vantagens e desvantagens do Just in Time

Por ser um processo que depende do tempo certo, literalmente, o JIT consegue diminuir os custos com estoque e sua manutenção. Ou seja, ele faz um grande papel no controle de estoque pois evita que produtos fiquem parados, melhorando o armazenamento. Assim, também ajuda na hora de realizar as compras com seu fornecedor, porque se sabe exatamente o que é necessário comprar e não há prejuízo comprando itens a mais ou a menos.

O Just in Time também corrige equívocos na produção e distribuição do estoque, uma vez que ajuda a identificar diversos problemas.

Porém, nem sempre esse método de controle de estoque pode ser utilizado. Isso porque muitas empresas não possuem uma previsibilidade tão grande do negócio, e as oscilações fazem parte. Ainda, é preciso contar com fornecedores que possam entregar os produtos na hora, sem possibilidade de erros.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Por que utilizar o Just in Time?

As vantagens de utilizar esse sistema de gestão são inúmeras, mas o que mais chama atenção é como ele contribui para o aumento da competitividade das empresas que o utilizam.

O Just in Time também busca reduzir os custos para o que for somente muito necessário. O planejamento e a busca pela melhoria contínua dos processos produtivos ajudam a reduzir desperdícios e também reduzir significativamente o tempo de preparação e de movimentação durante todas as etapas de produção dos produtos finais.

A qualidade também é maior em empresas que utilizam o Just in Time, isso por que ele evita que existam defeitos e retrabalho durante o processo completo. Além disso, é uma filosofia que busca causas de problemas e soluções para que eles não se repitam durante a produção.

Os trabalhadores são sempre treinados para que façam seu trabalho da melhor maneira possível, verificando sempre a qualidade daquilo que entregam. Se um lote completo for produzido com algum defeito, o tamanho menor dos lotes diminui também a quantidade de produtos que serão afetados pelo problema.

Por último podemos citar a flexibilidade. O Just in Time faz com que a flexibilidade de resposta dos sistemas seja maior. Isso porque o tempo envolvido em cada processo é menor e ajuda o sistema a se tornar mais produtivo e também mais flexível quando se analisa variações de produtos finais.

Como surgiu o Just in Time

Depois da crise de 1929, que desmontou a credibilidade do sistema Fordista, a Toyota viu a necessidade de um sistema que não deixasse os estoques cheios de carros. Isso aconteceu também pela diferença de tamanho dos países. Como sabemos, a área física dos EUA, onde o modelo fordista foi iniciado, é muito maior que a do berço do sistema Toyotista.

A partir da Segunda Guerra Mundial, a Toyota começou a fabricar poucos automóveis de poucos modelos diferentes. Por isso, era preciso trabalhar com flexibilidade para fabricar lotes menores com a mesma qualidade das grandes empresas americanas.

Assim, a ideia de produzir somente o que o mercado demandava passou a ser utilizada por outros fabricantes. E depois dos anos 1970, os automóveis que eram fabricados no Japão se tornaram muito competitivos. Tão competitivos quanto os veículos fabricados pelas grandes empresas automobilísticas.

Foi assim que o Just in Time se tornou mais do que uma maneira de realizar a gestão da produção. Mas sim, uma filosofia que abrange também a gestão de material, de qualidade, de organização, de produto, do trabalho, e dos recursos humanos.

É uma filosofia que tem como característica a produção a partir da procura e da demanda. Nela se produz somente o necessário, na quantidade certa e no momento certo.

Nesse tipo de gestão, cada etapa do processo serve para produzir somente o que for necessário para que seja possível ser realizada a próxima fase, na quantidade e no momento certos. O ideal é que seja aplicado em todas as etapas do processo, isso ajuda a redução de estoque tanto em financeiro quanto em armazenamento. Além da eliminação de custos é possível ganhar produtividade e qualidade.

Just in time e Kanban

O método de gerenciamento de produção e o sistema de cartões, ambos de origem japonesa, se complementam. Esses, foram pilares para o sistema Toyota de produção, que substituiu o sistema Fordista de produção. Assim, esses contribuíram para criação de um sistema onde nada era produzido, a não ser que houvesse um destino, evitando prejuízos.

O Kanban é um método que se utiliza de cartões coloridos ou com outras maneiras de identificação, para designar ou especificar tarefas. Dessa forma, ele dá total suporte a empresas que utilizam o JIT.

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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1 Comentário

  1. Wellington Domingues

    Boa noite. Gostei muito da matéria e gostaria de usar algumas ideias como referência para um trabalho de escola. Gostaria de saber a data da publicação e o nome do autor que escreveu. Grato

    Responder

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