Banco digital

O Microempreendedor individual (MEI) é um empreendedor individual que está começando com um pequeno negócio, e normalmente conduz a empresa sozinho. Assim, ele é responsável por criar e cumprir metas, estabelecer prioridades dentro do próprio negócio, administrar e se destacar.

A rotina de um microempreendedor não é simples. Afinal, é necessário ser multitarefa para lidar com todos os pontos para controlar uma empresa; e, muitas vezes, alguns pontos primordiais “passam batidos”, como a área administrativa da pequena empresa.

A área administrativa engloba um mundo de coisas. É necessário ter o controle do fluxo de caixa, otimizações, conhecer todos os prazos, lidar com fornecedores, estoque e mais uma infinidade de tarefas. Porém, é importante estar atento às novidades e atualizações que buscam trazer vantagens para o MEI mesmo com a rotina acelerada.

Um exemplo desta nova era digital que se intensificou ainda mais durante a pandemia são os Bancos Digitais para MEI. Além de ter a praticidade do acesso 100% online, podendo resolver tudo sem filas e esperas, a principal vantagem da abertura de uma Conta Digital MEI é a organização que ela trará para a sua empresa; além das vantagens nas taxas para esse tipo de conta quando comparada com as contas de Pessoa Jurídica para outras modalidades empresariais. Ou seja, com uma Conta Digital MEI você consegue economizar na administração das finanças do seu negócio.

O Microempreendedor Individual corre o risco de estar sempre confundindo as finanças pessoais com as da empresa e a organização é algo crucial para um pequeno negócio dar certo. É um erro muito grande e cometido por grande parte das pessoas que estão começando neste mundo empresarial. Algumas dicas essenciais para que isso não aconteça:

Gestão financeira

A gestão financeira começa no controle financeiro pessoal, na organização dos gastos para facilitar o fluxo, fazendo com que não seja necessário recorrer ao caixa da empresa para cobrir os gastos pessoais. Paralelo a isso, é importante que se otimize o máximo possível os sistemas de controle financeiro da empresa.

Reserva mensal

É de extrema importância ter uma reserva financeira, tanto pessoal quanto empresarial. O mercado sofre oscilações e mudanças inesperadas acontecem. Em função disso, nestas ocasiões de instabilidade a reserva serve para que seu caixa não seja afetado.

Utilize contas separadas

É possível utilizar a conta pessoal e empresarial juntas, porém não é o indicado. Com contas separadas você consegue identificar os lançamentos, evitar que os gastos sejam confundidos, facilitar na comprovação de renda e claro, aproveitar as vantagens para contas específicas MEI.

Estipule um salário

Para conseguir medir a lucratividade da sua empresa, é necessário ter um salário por mês. Estipule um valor fixo e desta forma terá a real noção de quanto está faturando e o quanto poderá investir sem afetar a reserva mensal.

Use softwares de gestão empresarial

Com tantas tarefas, nem sempre é possível dar conta de todo contexto empresarial sozinho. Muitas vezes o cafezinho não entra na conta diária, e na hora de fechar o caixa simplesmente há um falha muito grande. Esses sistemas nos dão um controle absoluto sobre as finanças da empresa, é imprescindível ter um.

Tendo essas informações em mente e se atualizando sempre, seu negócio tem grandes chances de superar suas expectativas. Importante lembrar também que os bancos digitais MEI, para melhorar ainda mais os benefícios, tem oferecido aos clientes contas com rendimento automático. Isso significa que basta ter saldo na conta que o seu dinheiro vai crescer sem que você precise aplicar em nenhum investimento.

Bancos digitais

Fizemos uma breve pesquisa comparativa sobre as melhores opções de bancos digitais facilitadores para MEI, com taxas, benefícios e serviços:

Banco Inter

A Conta Digital MEI do Banco Inter é totalmente online, gratuita e sem nenhuma cobrança de tarifas. Nela, o microempreendedor pode gerar até 100 boletos bancários gratuitos por mês, além de ter direito a realizar 100 TEDs também de forma gratuita.

Você realiza todas as transações bancárias da sua conta MEI do Banco Inter através do app do Banco no seu celular ou por meio do Internet Banking. Além disso, através da sua Conta Digital MEI, você também tem acesso ao Pix e pode receber por QR Code, sem nenhum custo.

Nubank

A Conta Digital MEI do Nubank chama-se conta PJ Nubank. Através dela, você consegue inúmeros benefícios para o seu negócio, como a ausência de tarifas de manutenção, aplicativo de fácil usabilidade e com todas as informações que você precisa, cartão de débito sem anuidade, TEDs gratuitos sem limite, emissão do DAS e opção de gerar boletos bancários.
Uma desvantagem do Nubank é que há cobrança de R$6,50 para os saques realizados nos Bancos 24Horas. No Banco Inter, por exemplo, os saques feitos na rede de Banco24Horas é gratuito.

C6 Bank

Outro Banco Digital com ótimas vantagens para conta MEI é o C6 Bank. A conta não possui cobrança de anuidade e através dela, você consegue receber todas as vendas feitas nas suas maquininhas.

Além disso, existe a opção de solicitar cartão de débito e crédito sem anuidade, realizar 100 TEDs grátis por mês, fazer até 100 transferências bancárias gratuitas, gerar depósito por boleto para receber na sua conta e sacar gratuitamente na rede de Banco24Horas.

E os microempreendedores que já vendem mais de R$3.500,00 por mês ganham zero taxa de adesão para a maquininha C6 Pay SuperMini. Outro benefício da conta MEI do Banco C6 é a Tag de pedágio sem cobrança de mensalidade nem taxa de adesão.

A mudança é inevitável, principalmente quando é para melhor, basta estudar e entender seu próprio negócio para tomar decisões assertivas e facilitadoras, o avanço tecnológico tem nos mostrado seus benefícios e impactos em nosso dia a dia, não será diferente com as finanças.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br