fbpx

Centro de custo: saiba as vantagens e aprenda a estruturar!

O que é centro de custo

O centro de custo é uma separação de todas as finanças que envolvem a gestão de uma empresa. Sendo assim, um dos objetivos desse centro é permitir que os setores possam controlar as suas finanças de forma independente.

As finanças empresariais podem ser organizadas em diferentes centros de custo em relação às finanças administrativas e operacionais, por exemplo, dentre outras formas de gerenciamento. 

Quais os setores possuem um maior direcionamento de recursos? Quais geram mais faturamento para a empresa? De quais departamentos vem a maior parte das despesas organizacionais? São informações que podem ser facilmente identificadas a partir da estruturação de centro de custos.

Com as movimentações financeiras categorizadas por centro de custo é possível avaliar de onde vêm a maior parte dos gastos e receitas da sua empresa.

As informações armazenadas nele permitem um direcionamento muito mais preciso nos processos de tomada de decisão em sua empresa. Elas também possibilitam um controle financeiro centralizado de cada departamento específico. São dados que podem vir a identificar excesso de gastos e possíveis cortes no orçamento de determinado setor e seja realocado em outro, por exemplo.

Um centro de custo bem estruturado permite um melhor entendimento de todas as suas despesas e traz maior agilidade na identificação de gastos da sua empresa.

Essa ferramenta também pode ser de extrema utilidade para micro e pequenas empresas, que não possuem uma grande variedade de setores. Neste caso, a estruturação básica de um centro de custo deve conter os custos administrativos, custos operacionais e custos referentes à divulgação, por exemplo.

Vantagens do centro de custo

A estruturação do centro de custo por setores, pode trazer uma série de benefícios para a gestão financeira de sua empresa. Ele possibilita um fácil levantamento a respeito das necessidades orçamentárias para viabilizar as atividades de cada setor.

Outra vantagem de se implementar um centro de custo, é a facilidade para analisar o impacto causado por cada um destes departamentos no orçamento da empresa de uma forma geral.

Quais são os diferentes tipos de centro de custo?

Os centros de custo podem ser divididos pelas empresas em dois tipos: o produtivo e o não produtivo. Um centro de custo produtivo é aquele setor que possui um impacto direto nas vendas de uma empresa.

Além do setor de vendas propriamente, podem ser inseridos em um centro de custo produtivo, os setores de marketing, atendimento ao cliente e controle de estoque, por exemplo.

Já um centro de custo não produtivo é um setor que não possui uma influência direta nos lucros empresariais. Podemos citar os setores responsáveis pela gestão financeira, administrativa ou pela parte jurídica de uma empresa, ou mesmo pela parte contábil, por exemplo.

Como estruturar um centro de custo?

Primeiramente é preciso ter todas as áreas que geram receitas e despesas para a empresa, bem especificadas e categorizadas. Dessa forma, será possível gerenciar o orçamento e registrar as movimentações financeiras de cada departamento da empresa. 

Em caso de micro e pequenas empresas que não possuem uma grande variedade de setores, a implementação de um centro de custo é ainda mais facilitada.

Basta identificar os fatores que geram receitas e despesas para a empresa, independente de departamentos. Especialmente se o seu negócio ainda se encontra em um estágio muito inicial, ter uma visão clara a respeito das suas fontes de entradas e origens de saídas de caixa, é imprescindível.

Afinal, a falta de controle financeiro está entre os principais fatores que levam a mortalidade das empresas. Veja a seguir algumas vantagens que a utilização de um centro de custo pode trazer para a sua empresa:

Facilidade de avaliação

Em muitas situações, os empresários encontram dificuldades para identificar a origem dos problemas financeiros de suas empresas.

A partir de um centro de custo esta identificação torna-se muito mais facilitada, já que todos os gastos são organizados separadamente por cada departamento. Assim, é possível enxergar com mais clareza o impacto financeiro de cada setor de uma forma isolada. 

Redução de despesas

Como falamos anteriormente, o centro de custo possibilita uma fácil identificação de problemas financeiros e uma maior clareza na análise de todas as despesas empresariais, em relação à origem de cada uma delas.

Sendo assim, é possível cortar gastos do orçamento com uma maior precisão e deixar o seu fluxo de caixa mais equilibrado, direcionando recursos de uma forma precisa de acordo com as necessidades orçamentárias de cada orçamento.

Responsabilidade dividida

Com a divisão de centro de custos, os gestores possuem acesso a todas as movimentações financeiras e orçamento de seus respectivos departamentos. Sendo assim, eles possuem uma maior base de dados para as tomadas de decisões. Eles também terão a responsabilidade de manter o equilíbrio financeiro da empresa.

Ele possibilita um melhor planejamento de ações estratégicas para cada setor, de acordo com as respectivas disponibilidades orçamentárias e uma maior participação dos gestores de cada departamento no controle financeiro. 

Com o orçamento e movimentações financeiras de cada setor disponibilizados em um centro de custo, os gestores dos diferentes departamentos podem realizar uma gestão orçamentária com um maior equilíbrio, não realizando investimentos de uma forma descuidada.

Como a tecnologia pode ajudar a estruturar um centro de custo?

Para estruturar um centro de custo de uma forma eficiente em sua empresa, o ideal é contar com ferramentas tecnológicas que sejam capazes de armazenar todas as informações financeiras e possam integrar todos os seus departamentos.

Sendo assim, uma boa alternativa para elaborá-lo em sua empresa é com a utilização de um bom sistema ERP online, como o eGestor.

O sistema pode ser acessado a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de instalação em um servidor específico, o que significa uma grande praticidade e segurança no armazenamento de dados empresariais.

Com estes benefícios proporcionados por um sistema ERP online, você pode gerenciar as informações do seu centro de custos do local em que estiver e permitir o acesso de todos os gestores do negócio às informações armazenadas!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Centro de custo: saiba as vantagens e aprenda a estruturar!
Escrito em: 13/04/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...