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Business Model Canvas: o que é e como aplicar?

Ter um bom plano é o primeiro passo para construir um negócio bem-sucedido. Mas as ferramentas tradicionais tornam essa tarefa cansativa e demorada, coisa que nenhum empreendedor deseja. Assim, como forma de solucionar isso, surgiu o Business Model Canvas.

Essa é uma ferramenta cada vez mais usada, seja para a construção de novos modelos de negócios ou na expansão de empreendimentos que já existem, assim, tendo ganhado grande destaque, especialmente pela simplicidade e eficiência.

Quer saber exatamente o que é Business Model Canvas e como aplicar isso em seu empreendimento? Então continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

O que é Business Model Canvas (BMC)?

Você já deve ter visto ou mesmo criado um plano de negócios, que é um documento amplo e cheio de páginas que visa responder perguntas relacionadas ao mercado de atuação, público-alvo da empresa, estrutura de custos e muitas outras coisas. Então agora imagine esse plano de forma bastante resumida (o suficiente para caber em apenas um quadro) e visual. Esse é o Business Model Canvas!

O Business Model Canvas é uma ferramenta utilizada para criar um planejamento totalmente visual de um negócio. Ela basicamente consiste em um quadro dividido em nove principais blocos, os quais representam questões-chave para a criação de uma empresa.

Por meio de um layout direto e bem objetivo, o gestor consegue identificar os principais pontos de atenção em cada setor da empresa, de maneira a poder conectar todas as áreas e conferir se tudo está fazendo sentido ao mesmo tempo em que desenha o seu modelo comercial.

A ferramenta também conhecida como Quadro de Modelos de Negócios ou simplesmente Canvas, foi criada pelo suíço Alexander Osterwalder, que atualmente é professor e consultor de negócios. Assim, hoje algumas das maiores empresas do mundo, como 3M, General Electric, Microsoft e Intel fazem o uso da mesma.

Business Model Canvas

Quais são os 9 componentes do Business Model Canvas

Os blocos permanecem sempre os mesmos, independentemente do segmento ou tamanho. Para que você possa preenchê-los com mais qualidade, é necessário conhecê-los profundamente. Veja:

Business Model Canvas: Parceiros-chave

Este bloco representa quem realiza as atividades-chave que a sua empresa não faz. Defina com clareza as companhias que você contratará como parceiras, pois elas serão essenciais para que você possa oferecer um produto ou serviço atraente.

Atividade-chave

Diz respeito ao que a empresa faz, ou melhor, às principais tarefas que serão exercidas para entregar o que foi combinado com o cliente. Uma escola, por exemplo, pode colocar: planejamento de aulas ou elaboração de provas.

Business Model Canvas: Recursos-chave

É tudo o que é preciso para entregar o que foi prometido ao cliente. Coisas como tecnologia, ferramentas de trabalho, equipes inovadoras, por exemplo.

Proposta de valor

A proposta de valor vai além do produto — é o que a empresa oferecerá de realmente valioso para seus clientes. Imagine uma universidade. Ela não oferece apenas um curso de 5 anos, mas a possibilidade de crescimento pessoal e profissional aos alunos.

Business Model Canvas: Canais

São as formas que você utiliza para oferecer ao seu cliente o que ele precisa. Assim, liste os meios que são utilizados e aproveite para conferir se eles são os ideais, se são os mais econômicos e eficientes. Mas veja também se existe alguma comunicação entre eles e se tudo está bem alinhado.

Segmento de clientes

Este bloco representa seu público-alvo. Para preenchê-lo, você deve buscar responder questões como: quem são seus clientes (pessoas físicas ou jurídicas), qual sua idade, classe social, onde eles estão, etc.

Business Model Canvas: Estrutura de custos

Representa todos os custos, diretos e indiretos, que serão necessários para manter o negócio ativo. Por exemplo mão de obra, aluguel do espaço e energia.

Fontes de receitas

É a forma pela qual você vai transformar sua proposta de valor em recursos financeiros para o empreendimento. Os exemplos mais comuns são: venda de recursos, licenciamento, aluguel e taxa de assinatura.

Business Model Canvas: Relacionamento

Neste campo você precisa apontar quais são as formas de interagir com o seu público. Assim, além de pensar nas vendas, considere também todo o contato que existe entre você e seus clientes e se essas formas de interação estão corretas. Lembre-se de que se você tiver mais de um perfil de cliente, talvez precise variar também as formas com que se relaciona com cada um deles.

Como usar o Business Model Canvas?

Agora que já sabe o que é e conhece os principais blocos que compõem essa ferramenta, veja como você pode utilizá-la para obter o máximo de resultados possível.

Imprima o quadro de modelo de negócios e utilize post-its

Para começar, você deve imprimir o Business Model Canvas. Quanto maior a folha, melhor para o preenchimento e visualização do projeto. Além disso, é indicado que se utilizem os post-its para cada um dos nove blocos, pois eles são mais fáceis de aplicar e, caso necessário, retirar.

Também existe a possibilidade de preencher o Canvas de forma online, por exemplo. A strategyzer é uma plataforma criada pelo próprio Alexander Osterwalder para isso. Nela, é possível imprimir o modelo desejado ou mesmo preenchê-lo pela internet.

Conheça minuciosamente o seu negócio

Apesar de ser uma técnica simples, não se deve subestimá-la e achar que é possível colocar a “mão na massa” sem conhecer profundamente seu negócio. Antes de preencher o Canvas, tire um tempo para estudar e estimule seus colegas a fazer o mesmo.

Os principais pontos que serão tratados precisam ser bem pensados. O que seus clientes esperam da empresa? Qual o melhor meio de relacionamento com o público-alvo? Quais custos fazem parte do negócio? Como é possível monetizar a proposta de valor?

Inspire-se em outras empresas do mesmo segmento

É possível aprender muito com as outras empresas do mercado, especialmente suas concorrentes. Essa é uma estratégia chamada benchmarking, e deve ser utilizada para otimizar o preenchimento do Business Model Canvas.

Monitore, por algum tempo, outras empresas. Veja como elas oferecem seus produtos e serviços, como se relacionam com seus clientes e investem em estratégias de fidelização. Essas informações poderão te ajudar bastante!

Envolva sua equipe no preenchimento do Business Model Canvas

Essa é uma ferramenta colaborativa, ou melhor, utilizada para ser preenchida em grupo, por isso, é indicado que equipe ou sócios sejam convidados para preencher o Canvas. Certamente, grandes ideias vão surgir, estude e estruture cada uma delas.

Uma ótima dica é a reunião de brainstorming — técnica de geração de ideias, muito indicada para quem deseja criar um modelo de negócios mais inovador. Para ter uma boa reunião de brainstorming, é indicado:

  • contar com uma equipe de até 9 pessoas;
  • ter um moderador (que será responsável por conduzir o encontro);
  • utilizar os post-its para escrever as ideias;
  • estimular a geração de ideias criativas;
  • não falar mal das ideias dos outros participantes;
  • ter um bom processo para filtrar e selecionar as melhores ideias.

Ao aplicar todas essas dicas, é possível usar o Canvas e obter o resultado desejado, criando, assim, um modelo de negócios diferenciado e extremamente atraente para os seus clientes.

Business Model Canvas

Benefícios do Business Model Canvas

Ao criar o seu próprio Canvas, você vai perceber que ele possui uma série de vantagens e que elas devem ser utilizadas ao máximo.

Dentre elas, podemos destacar a simplicidade da criação do seu modelo de negócios, uma vez que tudo se encontra listado em somente um grande quadro de maneira direta e sem muita necessidade de se perder tempo com registros longos e demorados.

Além disso, ele também oferece grande agilidade e flexibilidade, pois tudo pode ser modificado a qualquer momento e sem ter que seguir necessariamente uma ordem.

A visão sistêmica é outro ponto de destaque, afinal, por ter uma organização visual bastante fácil de ser entendida, o sistema acaba se destacando pela sua intuitividade. Tudo isso torna o Canvas uma ferramenta fácil de ser utilizada e aprimorada, mas sem que se perca muito tempo com burocracias.

Uma última vantagem que deve ser destacada é que essa solução consegue produzir de maneira bastante homogênea um impacto positivo sobre todas as camadas do negócio.

É possível que você discuta sobre os profissionais que estão envolvidos, reveja se suas estratégias de gestão estão escolhidas da maneira mais adequada, se a organização interna está bem feita e também se o seu sistema de produção está trabalhando para gerar os melhores resultados possíveis.

Todos esses impactos positivos são produzidos por um olhar direto e simplificado, mas sem perder o aprofundamento do raciocínio que se deve ter a respeito de cada ponto abordado.

Agora você já sabe como criar o seu Business Model Canvas. Mas lembre-se sempre de conferir periodicamente se ele está atualizado ou se precisa de mais alguma modificação. Ainda, é importante entender se o melhor para sua empresa é o Business Model Canvas ou um plano de negócios tradicional.

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Início 9 Empreendedorismo 9 Business Model Canvas: o que é e como aplicar?
Escrito em: 25/08/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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1 Comentário

  1. Patricia

    Muito bom seu conteúdo!! Obrigada por compartilhar tantas informações de valor como essas. Vou lá colocar tudo em prática! Valeuu

    Responder

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