razão social e nome fantasia

É muito provável que você já tenha ouvido falar em Visão Sistêmica. Mas até onde vai seu conhecimento sobre o tema? Pensando nos desafios atuais da Gestão Empresarial, é interessante saber mais sobre esse assunto e aproveitar o que de melhor ele pode fazer para a sua carreira e (ou) para sua empresa.

Qual a Definição de Visão Sistêmica?

Visão Sistêmica significa em resumo, conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam.

Na prática, como é definida a Visão Sistêmica?

Pode-se definir como uma capacidade que o profissional tem que o permite ver a empresa como um todo, e diante disso consegue identificar os processos, como funcionam, como os setores se integram, como é a produção e a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor e ao mercado.

Envolve ainda entender a relação do ambiente interno com o ambiente externo, como são feitos os acordos e passadas as informações. Assim, o profissional que tem todas essas características é visto como alguém que tem visão sistêmica.

Por que é importante ter e se utilizar da Visão Sistêmica?

A Visão Sistêmica divide sua importância em algumas situações:

  • Para líderes, que devem tomar conta de grandes responsabilidades, muitos setores e tomar decisões dentro da empresa. Neste cenário a visão sistêmica será essencial para o desenvolvimento de projetos e crescimento da empresa.
  • Para profissionais de Recrutamento e Seleção que devem entender sobre o que é Visão Sistêmica e buscar isso em seus candidatos.
  • Para funcionários em geral que queiram aperfeiçoar suas funcionalidades e ajudar a empresa a crescer, entendendo de todos os processos da corporação e das funções que cada parte deve desempenhar. O posicionamento de um profissional que utiliza a Visão Sistêmica muda. Ele entende seu papel como parte de uma engrenagem e começa a funcionar de forma organizada, vendo que se outra parte da engrenagem não fizer o mesmo o resultado não será o ideal. Assim, a estrutura da empresa é otimizada com essa visão, já que seus funcionários compreendem suas posições e tarefas a serem entregues dentro do cenário organizacional.

A Visão Sistêmica pode ser desenvolvida?

Pode e deve ser desenvolvida por todas as pessoas, de forma gradativa e para alavancar diferentes áreas das vidas de cada um. Sendo a carreira a mais afetada positivamente. Profissionalmente falando, os que buscarem o desenvolvimento dessa capacidade estarão mais aptos a liderar e a ocupar os cargos de gestão nas empresas.

Já para o departamento de recrutamento e recursos humanos é interessante criar treinamentos e oportunidades para que, gradativamente, os funcionários desenvolvam esse tipo de capacidade, inteirando projetos e fazendo parte dos planejamentos atrelados a eles. Além da oportunidade é importante o incentivo para que as pessoas comecem a atuar em suas atividades já empregando a visão sistêmica. Esse é um desafio que a empresa deve se propor a vencer para ter um quadro de funcionários muito mais participativo, inteirado com as ações dentro da empresa e comprometido com o todo, já que entende as partes que o formam.

Guia de Gestão Estratégia

Como a Visão Sistêmica pode influenciar na liderança de um Gestor?

Para cargos de gestão, chefia e liderança ter esse tipo de capacidade é praticamente fundamental. Já que esse tipo de colocação na empresa se trata exatamente de estar sempre à frente de diversas negociações, além das relações internas e externas. O fato de tomarem decisões, escolherem entre diversas alternativas, apostarem em inovações, definirem ações, dentre outras funções de um gestor, faz com que a visão sistêmica se torne essencial e em alguns casos até intrínseca na vida e na rotina de um cargo de liderança dentro de uma empresa.

Um gestor que faz bom uso da Visão Sistêmica deve ser capaz de atuar nas seguintes funções junto aos seus funcionários:

  • Organizar;
  • Se relacionar com diversas frentes;
  • Definir metas e estratégias;
  • Alinhar pensamentos e formas de agir;
  • Administrar crises;
  • Analisar situações de risco;
  • Estar presente independentemente da área ou setor, mas disposto a oferecer auxilio dentro de outras modalidades;
  • Ponderar e avaliar;
  • Enxergar a organização como um todo.

Esses são só alguns requisitos que demandam a visão sistêmica para serem executados de forma correta e contínua por um cargo de maior responsabilidade em uma corporação.

Como é possível treinar a Visão Sistêmica?

É preciso conhecer a fundo a empresa em que você atua, isso quer dizer que você deve conhecer os departamentos, quais são suas funções e responsabilidades e como os profissionais que neles trabalham agem e realizam suas tarefas. Isso fará com que você seja conhecedor das partes da empresa, e assim, poderá futuramente desenvolver sua visão do todo, com elementos que te façam entender como aquilo tudo funciona.

Além disso, é possível estudar as metas e objetivos da empresa. Isso irá te ajudar a compreender para onde a empresa vai e aonde ela quer chegar. Saber a missão, a visão e os valores da sua empresa o fará perceber como cada peça da engrenagem funciona em busca dessa tríade.

Utilize um profissional de formação como o Coaching, ou a PNL (programação neurolinguística), esses profissionais, que são a cara do cenário empresarial atual, lhe ajudarão a ver o que sozinho você pode não estar conseguindo. Eles podem te mover e te colocar nas situações de outras pessoas dentro da empresa e te fazer indagações que te levarão ao que almeja, o desenvolvimento da sua Visão Sistêmica.

Quais são os resultados após a inserção da Visão Sistêmica como fator predominante dentro da empresa?

A Visão Sistêmica traz dinamismo para a empresa. Os líderes se tornam focados em mostrar o caminho e perseguir junto com sua equipe todas as metas definidas. Os funcionários que começam a desenvolver a capacidade começam a trabalhar melhor em equipe, buscando sempre, mais e mais formas de ajudar, cooperar e se destacar dentro da empresa.  E assim, poderão ser vistas quebras de paradigmas, trabalhos e projetos realizados de forma excelente porque estão baseados na coletividade. E por fim, a empresa estará mais aberta para negociações e relacionamentos que visem o bem do todo.

Assim, o que aprendemos sobre Visão Sistêmica é que é uma capacidade de entender o todo a partir de suas partes e funcionamento de cada uma. Trazendo para o cenário empresarial é uma forma de integrar equipes e habilitar líderes para que desempenhem suas funções com maiores chances de resultados excelentes. Pudemos ver que é um tipo de habilidade que pode ser desenvolvida e que faz bem a todo e qualquer profissional que queira se capacitar e entender a fundo a empresa que o emprega, desempenhando seu papel de forma mais ampla e recompensadora.

Visão Sistêmica é importante, e é mais uma forma organizada e dinâmica de priorizar o trabalho, valorizar as tarefas de outros profissionais, entender como uma empresa se torna um todo, visualizando de forma clara e objetiva o que cada setor faz, ajudando na construção de uma marca que oferece produtos e serviços.

É também uma forma de entender a ideia de cliente versus fornecedor e o teor de qualidade que todos os processos devem ter e oferecer, criando laços e ajudando a roda a girar e a engrenagem a evoluir, dentro de seus propósitos empresariais.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br