Fidelizar clientes: como a tecnologia pode ajudar

Escrito em: 28/01/21
Início 9 Empreendedorismo 9 Fidelizar clientes: como a tecnologia pode ajudar

A atração e fidelização de consumidores não é uma tarefa fácil, mas pode se tornar mais simples se você adotar as soluções tecnológicas corretas.

Sem dúvida, a tecnologia pode ser uma grande aliada na atração e fidelização de clientes. Mas como fazer?

A resposta não é única. Na verdade, existem várias formas de usar a tecnologia a favor de um negócio.

O ideal é conhecer as opções, planejar seu uso e aplicá-las de forma que faça sentido à atuação da empresa.

A seguir, apresentamos as principais formas de a tecnologia ajudar seu negócio a atrair e fidelizar clientes, além de alguns exemplos. Continue lendo!

7 formas de atrair e fidelizar clientes com uso da tecnologia

1. Otimização do site da empresa

Ter um site otimizado é essencial para conquistar e manter clientes. Afinal, um site transmite credibilidade e dá ao usuário uma chance de pesquisar sobre a empresa.

Sem um site, parece que o negócio não existe. Isso, porque a internet é, cada vez mais, um ponto de validação pelas pessoas.

Então, a primeira coisa que um negócio deve fazer para atrair consumidores é construir um site e otimizá-lo. Essa otimização precisa ser feita com base no SEO (Search Engine Optimization).

Será preciso, entre outras coisas, definir palavras-chave em que sua empresa se destaca e trabalhá-las no portal. Isso em textos mais simples, de descrição, e em conteúdo Inbound Marketing, principalmente artigos que vão informar o leitor.

A otimização é um trabalho ainda mais importante porque a concorrência na internet é enorme. É preciso marcar presença de forma correta para ter a certeza de que o seu portal vai se destacar.

Por exemplo, se você tem um site de venda de seguros, pode investir nesse tipo de estratégia. Ou seja, aplicar técnicas de SEO, otimizando seus textos com foco no seu público-alvo.

Além disso, investir em marketing de conteúdo, contratar ou manter parceria com corretores que trabalham com as melhores seguradoras do Brasil, entre outras ações.

Assim, seu site conseguirá estar entre os principais resultados do Google quando os usuários pesquisarem por “seguros”. Investir na otimização, bem como oferecer ferramentas certas, atrai os usuários e favorece as vendas.

2. Experiências mobile de qualidade

A experiência mobile consiste em acessar um site pelo celular e conseguir visualizar tudo corretamente. É uma preocupação que as empresas devem sempre ter ao fazer seu portal.

Um site com essa característica é responsivo. Ou seja, ele se ajusta a todos os tamanhos de tela, do smartphone, tablet e computador, e permite ao usuário navegar com conforto.

Esse tipo de cuidado com a tecnologia garante que, independentemente de onde o consumidor tenta conhecer sua empresa, ele consegue acessar normalmente os conteúdos.

3. Campanhas e anúncios online

Outro modo de usar a tecnologia para atrair e fidelizar clientes é fazer campanhas online. Essas publicidades podem aparecer no Google, em outros sites, redes sociais como Facebook, Instagram e mais. Tudo depende do anúncio que seu negócio escolher.

O importante de divulgar a empresa de modo online é que mais pessoas vão visualizar sua marca. Então, é uma oportunidade de conquistar consumidores que ainda nem sabem que o negócio existe.

Também pode ser uma estratégia eficaz para atrair os mesmos consumidores que já compraram com você. Vendo um anúncio online, eles “se lembrarão” do negócio e podem se sentir atraídos para fazer uma nova compra.

4. Sistema de Gestão Empresarial

Aderir a um sistema de gestão empresarial pode trazer facilidade ao dia a dia do negócio e para os consumidores. Por exemplo: o software pode facilitar a emissão de boletos bancários.

O boleto, além do cartão de crédito, é uma das formas mais usadas pelos usuários para fazerem seus pagamentos. Então, ao oferecer essa opção ao cliente, você torna a compra por ele mais fácil.

Sem contar que um sistema de gestão torna o dia a dia da empresa mais simples, com controle financeiro, notas fiscais e mais. A dica é escolher uma opção intuitiva e online, para que as informações possam ser acessadas de onde for preciso.

5. Software de CRM

CRM significa Customer Relationship Management, um software que integra marketing e vendas e ajuda as empresas a atraírem os consumidores.

É uma oportunidade de gerir o relacionamento da empresa com os clientes. Para isso, o negócio passa a contar com uma central de dados completa dos usuários, informações que serão inseridas na plataforma ao longo do tempo, com novos contatos com o cliente.

Esses dados permitem que o negócio personalize suas estratégias de venda e de marketing a cada consumidor. Essa personalização torna a chance de conquistar o usuário maior, pois ele vai receber algo mais próximo do que espera em divulgação ou ofertas.

6. Aplicativo da empresa

Dependendo do tipo de negócio, pode valer bastante a pena desenvolver um aplicativo para ele. Muitas lojas de roupas, por exemplo, têm seus próprios aplicativos para a venda das peças.

Os apps são uma oportunidade de deixar seus produtos e serviços mais em evidência. Afinal, o ícone do aplicativo vai sempre estar na tela do usuário, o que pode “lembrá-lo” de comprar.

Ao mesmo tempo, um aplicativo pode gerenciar notificações e alertar o usuário sobre promoções. É uma alternativa para ficar mais próximo ao consumidor e atraí-lo mais vezes.

7. Automação de marketing

Todo negócio precisa de uma boa estratégia de marketing. Para tornar esse processo mais simples, é interessante que a empresa automatize essas ações.

Por exemplo, enviando e-mail segundo a etapa de compra do usuário. Se alguém visitou o site do negócio e deixou produtos no carrinho, por exemplo, um e-mail automático pode ser enviado para convencer o consumidor a voltar ao portal e comprar.

Além dessas, existem várias outras formas de a tecnologia ajudar a empresa a atrair e fidelizar clientes. A dica é escolher as estratégias que se encaixam melhor no seu negócio.

Combinando os modos de fazer, será mais simples realizar as ações, de marketing, gestão e vendas, e conquistar cada vez mais consumidores.

Lembre-se ainda de planejar essas estratégias de modo detalhado, um plano de ação cuidadoso. Com um passo a passo bem definido, os resultados de atração e fidelização tendem a vir de modo mais rápido.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de Controle Financeiro Empresarial – Download Grátis

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.