fbpx

Como montar uma loja de camisetas personalizadas

Sempre sonhou em montar o seu próprio negócio, mas nunca soube como fazer? As camisetas personalizadas são um verdadeiro sucesso e podem render bons lucros para você. Qualquer pessoa pode trabalhar nesse ramo, mas precisa ser levado a sério, com foco e dedicação.

Pesquisa: a alma do negócio

Você já definiu que quer montar uma loja de camisetas personalizadas, é um bom passo. Mas já decidiu como elas serão feitas? Com que tipo de público quer trabalhar? É importante ter um foco, não adianta sair por aí criando camisetas com estampas que não combinem com o tipo de público que você trabalhará.

Você deve escolher um segmento: filmes, músicas, esportes, culinária. Enfim, defina! Não pode produzir algo que seus clientes não vão gostar. E mais: não é porque você gosta de ‘super-heróis’ que seu público amará. Pense que agora o seu trabalho é fazer as pessoas se sentirem felizes com o seu produto.

Com tanta gente atuando nesse ramo, você terá que procurar um jeito para sair do ‘comum’ e realmente mostrar que sua loja será um diferencial. Pesquise bastante, veja o que as pessoas querem, do que elas precisam, e se você está disposto a enfrentar esse grande desafio!

Loja física ou virtual?

Após escolher o público que comprará suas camisetas, vale a pergunta: uma loja física ou virtual? O meu público-alvo é usuário da internet ou e formado por pessoas que preferem ir pessoalmente a uma loja adquirir o produto?

No mundo do empreendedorismo, as coisas precisam ser claras e objetivas, não dá para se aventurar em um negócio só porque é a ‘onda do momento’ ou outras pessoas estão ganhando dinheiro.

A loja física é uma boa opção para quem já tem uma verba guardada e um ponto comercial. Precisa-se somente investir na produção e divulgação do seu espaço. Para aqueles que vão começar do zero, aconselha-se a montar uma loja virtual, escolha qual será a melhor plataforma para hospedar sua empresa e veja os benefícios.

É claro que as duas coisas podem ser feitas juntas, uma ideia não elimina a outra, mas precisa-se de bom senso, para não colocar seu negócio em risco.

Se decidir por uma loja física, pode expandi-la para o mundo virtual, assim você conseguirá mais clientes, de diferentes lugares do país e uma visibilidade maior. Caso opte pela loja virtual, assim que tiver uma grana sobrando, dá para montar um espaço físico, por que não? Tome cuidado com a escolha do local, ele precisa ser atraente e bem localizado. No final de tudo seu dinheiro é quem manda.

Conheça o eGestor, um software online de gestão empresarial para pequenas empresas.  Perfeito para sua loja de camisetas.

Burocracia

Atente-se as questões burocráticas, quais serão os documentos necessários, como firmar parcerias com empresas de financiamento. Ao criar uma loja, não dá para você fazer tudo simplesmente sozinho, precisará de ajuda. Por isso, deverá contratar funcionários, que consequentemente deverão receber todos os seus benefícios.

Criação

Passamos do plano das ideias. Você já montou sua loja, legalizou-se. Mas parou para pensar nos desenhos? Quem será responsável pela criação das estampas? Você ou um designer? Tudo precisa estar alinhado, cores, tipo, tamanho, onde será colocado. Para que na impressão saia tudo como foi planejado, nada pode ficar de fora.

Camisetas

As camisetas são suas principais ferramentas de trabalho, por isso a escolha delas deve ser bem criteriosa. A prioridade é criar um produto de qualidade, que tenha durabilidade e atenda às necessidades dos clientes. Como que será feito? Você comprará as camisas de acordo com os pedidos? Ou comprará uma leva? Qual o tipo? Algodão ou poliéster? Qual será o corte das peças? Feminino ou masculino? É importante que você tenha fornecedores bons, que cumpram prazos e tenham boa qualificação. Nem sempre o mais barato é o melhor, pense bem antes de procurar seu material.

Impressão

Antes de escolher o tipo de impressão, defina a quantidade, se produzirá sob demanda ou se estampará várias camisetas e colocará à venda.

A impressão pode ser feita por você mesmo ou por meio de gráficas, dependerá do seu dinheiro, em quanto poderá gastar com o equipamento, das suas habilidades e, claro, do número de pedidos.

Existem diversas técnicas para pôr em prática a sua criação, as principais são: serigrafia, sublimação e a impressão digital direta.

Serigrafia

Na serigrafia ou silk screen, as estampas são gravadas por meio de telas, essa é uma das formas mais antigas de impressão. Você coloca tintas de tecido, com a cor de sua preferência, sobre a tela, que dará vida à sua produção. Vale lembrar que, se você decidir por várias cores, deverá fazer o procedimento em outra tela. Se forem três cores, serão três telas. Os materiais utilizados na serigrafia são: tintas de tecido, rodo de tinta, a camiseta e o desenho.

Sublimação

Nesse tipo de impressão, você dará adeus as telas. Seu desenho será impresso por meio de sublimação, com tinta sublimática. O processo é feito em uma prensa quente, que passará o desenho para a camiseta. Na sublimação, você pode trabalhar apenas com camisas de poliéster e da cor branca.

Impressão digital direta

O seu desenho é estampado na camisa por meio de uma impressora. Você deverá buscar o custo-benefício da máquina. No mercado há opções mais baratas.

Comercialização

Finalmente chegamos na parte mais importante: as vendas. Nessa etapa, você definirá o valor das suas camisetas e como serão comercializadas. A sua loja aceitará cartão de crédito/débito, cheque, ou apenas dinheiro?

Na loja, será permito trocas de mercadorias? Haverá desconto para compras feitas a partir de ‘x’ itens?

Se optou pelo ambiente virtual, você precisa determinar o título de cada uma das camisetas, colocar todas as informações sobre ela, como os tamanhos e suas variáveis, como será produzida a imagem para a venda (frente, costa, lateral, mangas), e o valor do frete.

Mãos à obra

Percebeu que montar uma loja de camisetas personalizadas não é nada fácil, não é? Mas com essas dicas você está pronto para abrir a sua própria loja. Preze pela qualidade das camisetas e das estampas, pense sempre no melhor para você e para o seu cliente.

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma loja de camisetas personalizadas
Escrito em: 10/01/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Edmar

    muito bom!!!!!!!

    Responder
  2. Josiane Moreira

    Bom dia. Obrigada pelas suas informações. Eu sou nova neste ramo de loja virtual e estou enfrentando um problema quanto a ranckeamento no google. Minha especialidade são camisas sublimadas. Aprendi muita coisa com seu post, mais uma vez, muito obrigada. Minha Loja está em fase de crescimento. Se puder me presentear com sua visita….
    Desculpa pelo Encomodo

    Obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....