Como montar uma loja de carros usados

Carros são uma verdadeira paixão para os brasileiro. Todos os anos, milhares de automóveis são comprados, vendidos ou trocados. Mas nem todos podem conquistar o sonho de um carro zero, não é mesmo?

Por este motivo, os carros usados vêm ganhando cada vez mais espaço, e as lojas do ramo não param de crescer. Mas não é só isso; esta área de negócios vem apresentando números cada vez melhores no mercado, não só pelo custo ser mais baixo do que um carro novo, mas também pela possibilidade que o comprador ganha de poder ter um modelo melhor e mais completo gastando menos.

Portanto, todos estes dados apontam que apostar em uma loja de carros usados pode ser uma excelente opção de um negócio lucrativo, seguro e em constante crescimento. Ficou interessado, mas acha que é complicado demais?

Pois saiba que não é. Para ajudar você nesta empreitada e na realização do sonho de ser o próprio chefe, separamos aqui algumas dicas infalíveis que vão apontar o caminho certo para montar uma loja de carros usados. Acompanhe a seguir e coloque as mãos à obra agora mesmo.

1. Avalie a concorrência local

Antes de partir para a prática, é preciso fazer um estudo profundo nas opções que estão disponíveis em sua cidade. Verifique a quantidade de lojas de carros usados onde você mora, quais são os tipos de negociação que elas realizam, quantidade de carros disponível nos pátios e até público-alvo que estão atendendo.

Verifique se apostam em carros mais populares, em modelos mais novos e possantes e toda informação que você conseguir agrupar. Avalie o preço que cobram pelos carros e, se puder, faça comparações com modelos semelhantes.

Assim, você consegue ter uma ideia de mais ou menos qual é a lucratividade que estas lojas são capazes de conquistar. Não se esqueça de estudar também a forma de pagamento que praticam, que tipo de financiamento oferecem e diferenciais.

Quanto mais concorrentes você observar, melhor, já que será capaz de traçar as estratégias que deseja implementar no seu negócio. O ideal é tentar criar uma solução que atenda às demandas do mercado, mas que se diferencie da maioria das concorrentes. Este é o verdadeiro segredo do sucesso.

2. Defina seu público-alvo, estratégias de vendas e o tamanho da loja

Esta parte é essencial para seu negócio. O planejamento é muito importante para que você possa desenvolver sua loja de carros usados sem correr o risco de perder o investimento.

Então, depois da avaliação do mercado, verifique qual o público-alvo que deseja atingir, que tipos de carros não podem faltar em sua loja e até a quantidade que terá disponível em seu pátio.

Lembre-se que todas estas decisões devem ser baseadas também no quanto pretende investir no novo negócio, já que elas definirão o tamanho do seu estoque e até o quanto vai gastar com a locação de um ponto de venda.

3. Escolha um ponto de vendas ideal

O ponto de venda é essencial para quem está querendo montar uma loja de carros usados. Afinal, este é o tipo de negociação que se faz pessoalmente, observando com cuidado os modelos e realizando testes.

Prefira um ambiente amplo, que permita mostrar os veículos para seu cliente com conforto. Pense também na segurança do local e na facilidade de acesso, estacionamento e na garantia de um bom movimento de pessoas e carros.

Ebook manual de como abrir uma empresa

4. Escolha os fornecedores e qual a forma de parceria

Como você vai conseguir os carros para a sua loja? Vai comprá-los a vista e depois revender? Vai oferecer fechar parcerias de comodato, isto é, pagará ao dono somente após a venda efetivada?

Tudo isso precisa ser definido o mais breve possível. A maioria das lojas de carros trabalha com as duas modalidades, dependendo do tipo de veículo e do quanto de dinheiro que se deseja ou pode manter em caixa. Lembre-se que alguns carros podem ter um giro maior, enquanto outros, nem tanto. Então, atente-se bem à forma de compra para não perder dinheiro.

Lembre-se também de cuidar da forma como vai realizar os pagamentos aos donos dos carros. Vai pagar à vista? Parcelado? E como será o recebimento da venda? Este tipo de decisão afeta diretamente seu rendimento mensal e controle financeiro.

Outro cuidado com relação aos fornecedores está na qualidade. Se você pessoalmente não possui muita experiência com a avaliação de motores e latarias, conte com a avaliação profissional de oficinas para não correr riscos.

Afinal, carros que já foram batidos, tiveram seus motores alterados ou não passaram pelas revisões podem ser uma bomba relógio.

5. Atenção total à papelada envolvida nos processos

Não se esqueça de toda a documentação necessária para manter seu negócio legalizado. Providencie alvarás com a prefeitura, CNPJ e contrate funcionários de acordo com a lei.

Tenha um cuidado minucioso também com a documentação dos veículos que compra e que revende, atendando-se para saber se multas e impostos estão em dia e se a propriedade do vendedor pode ser comprovada.

O ideal é que sua loja também feche parcerias com despachantes, que facilitarão o processo de troca de propriedades entre o dono antigo e sua loja, ou o próprio cliente final. Oferecer este tipo de serviço é considerado essencial para quem adquire carros usados.

6. Fique de olho no mercado o tempo todo

A avaliação do mercado é um trabalho constante para donos de negócio, inclusive na área de carros usados. Você precisa manter um olhar atento aos movimentos da concorrência, preços praticados e, claro, aos próprios valores dos automóveis na hora de comprar ou vender.

Este é o ponto mais delicado de uma loja de automóveis usados, já que, apesar de possuir alto valor agregado, se trata de um produto que desvaloriza bastante em pouco tempo.

7. Aposte em treinamento constante de seus vendedores

Mesmo que você contrate vendedores experientes no mercado de carros usados, aposte em treinamento constante, tanto para manter o atendimento sempre em alta quanto para que conheçam as novidades que aparecem no mercado.

Contar com uma equipe bem preparada é meio caminho andado para o sucesso das vendas, mesmo em mercados altamente competitivos. Além disso, mantenha-os sempre motivados, oferecendo um excelente clima organizacional, boas comissões e competições internas.

Só tome cuidado para que as comissões dos vendedores e todo o investimento feito com treinamento não acabe retirando ou diminuindo demais sua lucratividade.

Empresários de sucesso estão sempre de olho nesta conta, garantindo que conseguem o máximo em lucro, sem perder a qualidade do atendimento e os benefícios oferecidos aos seus funcionários.

8. Divulgue sua loja

Não é à toa que se diz que a publicidade é a alma do negócio. Divulgue sua loja e os carros mais chamativos de seu estoque sempre que puder. Faça isso através de flyers, comerciais em jornais, rádio e se puder, até na TV.

Faça parcerias com oficinas, com despachantes e até com os negócios locais para conseguir sempre o máximo em visibilidade. Não se esqueça também de apostar em uma boa comunicação visual em seu ponto de venda, com luminosos chamativos, sinais chamando para descontos e, quem sabe, adesivação de vidros e pintura de paredes.

Tudo tem que ser pensado de acordo com o seu espaço, o público-alvo que deseja atingir e, claro, a verba que possui para este tipo de investimento. O ideal é manter uma divulgação constante e manter-se sempre na mente dos consumidores e possíveis compradores.

Crie formas de chamar a atenção das pessoas para sua loja. Uma boa forma de fazer isso é apostar em datas especiais. Outra é preparar eventos aos finais de semana para atrair famílias. No Brasil, visitar lojas de carros são programas feitos para o entretenimento e que, muitas vezes, acabam terminando na compra de um veículo novo.

9. Mantenha uma boa relação com seus compradores

Sabe uma forma de aumentar a fidelidade de clientes? Oferecer o melhor em atendimento e manter-se sempre por perto.

Ofereça pacotes de lavagem de carro, de revisões e até de descontos na compra de tapetes e acessórios para o carro. Você pode fazer parcerias com empresas que instalam aparelhos de som, novos bancos e afins.

Além disso, de tempos em tempos, lembre-os que pode ser a hora de trocar de modelo. Para isso, mantenha um banco de dados e passe a enviar e-mails ou malas diretas com as promoções de sua loja.

10. Vá além de sua loja de carros usados

Geralmente as cidades organizam grandes feirões de carros usados e eventos nos quais é possível encontrar uma infinidade de lojas no mesmo lugar. Participar destes eventos pode ser importante para se manter forte e não perder para a concorrência.

Neste tipo de situação, é comum que os preços fiquem um pouco mais baixos e a lucratividade caia um pouco. Mas mesmo assim, vantagens podem ser conquistadas, já que você ganhará a visibilidade e poderá ser lembrado em situações futuras.

11. Ofereça opções de qualidade

Muitas pessoas ficam receosas em comprar carros usados, por não saber da procedência e do tipo de problemas que poderão encontrar. Por isso, não caia na tentação de não contar toda a verdade somente para fechar uma venda.

Um verdadeiro comerciante é um que consegue alcançar o sucesso durante anos a fio, aquele que trabalha sempre com transparência e oferecendo o que há de melhor para seus clientes.

12. Tome o máximo de cuidado com a gestão

Muitos empresários são excelentes vendedores, apostam em produtos de qualidade e na transparência das relações, mas pecam na gestão de seus negócios. Por isso, ser o próprio chefe é algo muito complicado.

Se você não tem muita experiência com a gestão de negócios, planilhas de controle de vendas e pagamentos, contadores, impostos e salários dos funcionários, procure aprender sobre o assunto antes de se arriscar.

Hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de cursos na área, alguns inclusive totalmente gratuitos, disponibilizados pela internet. Investir neste tipo de conhecimento pode livrar sua empresa da falência e sua família de perder muito dinheiro. É alto que realmente vale a pena.

Com estas dicas, vai ficar muito mais fácil conquistar o sucesso com sua loja de carros usados. Mas lembre-se que manter-se em movimento constante e em evolução é essencial.

Por isso, invista também em soluções que garantam que seu negócio possa crescer e se desenvolver sem correr riscos e em uma forma de conseguir controlar tudo que acontece de forma mais inteligente. Um software de Gestão Empresarial pode ajudar.

Invista em software de Gestão Empresarial unificado

Além de aprender sobre gestão, é preciso manter um olhar sempre atento a tudo que acontece em sua loja de carros usados. A gestão dos pagamentos a fazer e a receber neste tipo de empreendimento é sempre um desafio, já que, na maioria das vezes, sua loja irá receber em parcelas, mas precisará pagar para o fornecedor à vista.

Você ainda vai precisar manter um olhar atento às margens de lucro, que devem levar em conta todo o investimento feito para publicidade, contas fixas e as variáveis, que abrangem inclusive as comissões de seus funcionários.

São tantas informações, que controlar somente em planilhas soltas pode ser um enorme risco para seu sucesso. É aí que um software de gestão empresarial pode se tornar seu melhor aliado.

Ele reúne todas as informações em um só lugar, além de oferecer os dados de tudo que se passa em sua loja em tempo real sempre que forem necessários, inclusive na forma de gráficos para melhorar sua compreensão.

Assim, é possível tomar atitudes baseadas na realidade e planejar o crescimento e novos investimentos de forma muito mais assertiva.

Atualmente, é possível encontrar diversas opções disponíveis no mercado. Uma delas que vem se destacando é o eGestor, um sistema de ERP inteligente que pode ser acessado de forma totalmente online.

O eGestor é uma aplicação leve e que pode ser acessada de qualquer lugar: da sua loja, do seu celular ou até de casa. Com uma interface simples e intuitiva, ele oferece uma visão macro do seu negócio, integrando o controle financeiro com o fluxo de caixa, controle de vendas e de estoque. Ele ainda permite a emissão de notas fiscais e de relatórios.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br