oficina de motos

Com o dia a dia cada vez mais corrido e a necessidade de se ganhar tempo, principalmente no trânsito, as motos ganham cada vez mais adeptos e espaço entre os motoristas brasileiros. Isto significa que, com mais motocicletas rodando pelas ruas, cada vez maior é o número de motos que precisarão de reparos e consertos, tornando uma oficina de motos um negócio possivelmente rentável se bem feito.

Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), são produzidas mais de dois milhões de motos por ano no Brasil, ou seja, um número cerca de 15% maior em relação à década passada. Com um número tão grande de motocicletas, é necessário que haja mais profissionais e locais especializados para os reparos necessários.

Localização

No entanto, apesar da necessidade constante de uma oficina de motos para prestar o serviço necessário aos motociclistas, é importante que sejam analisados todos os dados importantes para que o negócio empreendedor não se transforme em algo pouco rentável e lucrativo. O primeiro passo é saber qual o local em que será aberta a oficina, um local de fácil acesso aos donos de motos, e no qual o aluguel esteja dentro das limitações financeiras do empresário, não colocando em risco a saúde financeira do estabelecimento antes mesmo de que este comece a atender os seus clientes.

Espaço Físico

Além da localização, também é importante realizar uma avaliação do espaço físico disponível para a oficina, fazendo um planejamento pré-elaborado de onde serão dispostos os materiais necessários para os serviços da oficina, bem como outros possíveis produtos colocados à venda no estabelecimento, como óleos específicos, adereços ou peças personalizadas, além de espaço para recepção ou espera dos clientes por suas motos. Desta maneira, também será possível fazer uma pré-avaliação de quantas motos poderão ser atendidas por vez, bem como calcular um tempo de atendimento para cada cliente.

Conheça o eGestor, um software online de gestão empresarial. Perfeito para sua Oficina.

Materiais e Controle de Estoque

Outro ponto importante antes mesmo da abertura da oficina é que sejam adquiridos os materiais necessários para o funcionamento, mantendo um estoque suficiente para que sejam reparadas imediatamente as motos trazidas pelos clientes, para que estes não fiquem à mercê da espera de peças, o que os faria procurar outras oficinas futuramente. Com um estoque de peças, poderá ser oferecido aos clientes um serviço rápido e de qualidade, garantindo a fidelidade desses consumidores. Você pode usar um software de controle de estoque.

Ebook Crescimento Empresarial

Equipe bem qualificada

Além dos equipamentos necessários, é preciso de uma equipe bem qualificada, que poderá garantir aos clientes um serviço especializado e bem-feito. Uma equipe especializada e bem montada também poderá realizar os serviços sem gastar materiais além do necessário no reparo das motos, garantindo à empresa um custo-benefício melhor, o que faz do processo de seleção da equipe de funcionários uma das mais importantes etapas da abertura de uma oficina de motos.

Divulgação

Com local, equipe e equipamentos definidos e prontos para atender aos clientes, deve-se passar para a próxima etapa, que é a divulgação e o marketing do novo estabelecimento. No atual cenário do mercado nacional, é fundamental que todo e qualquer estabelecimento saiba como atrair e manter seus clientes, especialmente aqueles novos estabelecimentos, que ainda buscam estabelecer-se e precisam de novos clientes para poderem se sustentar a longo prazo.

Em uma oficina de motos que ainda busca seu lugar no mercado, a divulgação do que você faz é fundamental, pois o serviço de mecânica conta muito com a famosa propaganda boca a boca, na qual a qualidade do serviço é transmitida de cliente para cliente. Assim, além da qualificação da equipe, que garantirá esta propaganda à oficina, outras opções também devem ser colocadas em prática, como possíveis preços promocionais nos primeiros dias do serviço ou descontos em futuros atendimentos.

Uma alternativa que pode ser importante para firmar o nome da empresa entre os motociclistas é a possível participação da empresa ou patrocínio em eventos voltados a este público específico, o que fixaria a marca junto ao seu público-alvo, garantindo que estes motociclistas procurem os seus serviços sempre que for necessário.

Qualidade do Serviço

Com a oficina de motos já atendendo aos clientes, é necessário também focar na qualidade do serviço prestado. Sempre que possível, é importante garantir a participação dos funcionários em cursos de atualização ou profissionalizantes, que permitirão que a equipe esteja sempre apta a realizar o melhor atendimento possível nos mais variados modelos de motos disponíveis no mercado, sendo este um diferencial a favor da empresa.

Além do atendimento direto ao público, é necessário que se faça um constante acompanhamento do capital da oficina, visando identificar possíveis problemas, ou acompanhamento da lucratividade e rentabilidade da empresa. Este acompanhamento é fundamental para que se mantenha a saúde financeira do estabelecimento, evitando possíveis imprevistos que possam causar prejuízos. Desta maneira, também será possível avaliar se a empresa poderá crescer futuramente, com a contratação de novos funcionários e a ampliação de espaço, por exemplo.

O sucesso de uma oficina de motos levará algum tempo, deverá ser um processo a longo prazo, passando por cada uma das etapas descritas. Todas as etapas devem ser completamente bem estudadas e planejadas, de forma que não haja espaço para falhas que possam comprometer o sucesso da empresa.

Outro ponto fundamental é que, após o sucesso inicial da oficina, o trabalho não deve ser deixado de lado. Ao contrário, deve ser reforçado para que se mantenha o sucesso por um longo período, que poderá recompensar todo o capital financeiro investido, transformando-se em lucro para a empresa e, consequentemente, firmando sua marca no cenário local, colocando-a como referência de trabalho bem realizado.

Fonte: Sebrae

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br