fbpx

Como montar uma oficina de bicicletas?

Apesar de ser uma invenção antiga, andar de bicicleta nunca foi tão atual. Com o aumento de consciência ambiental, muitas pessoas têm escolhido a bike como meio de transporte. Para irem ao trabalho, passear, ir à padaria, essas coisas do dia a dia. Ela é um meio barato, não polui o planeta e ainda consiste em um exercício físico muito saudável. Em outros países, como os da Europa, a bicicleta representa o principal meio de transporte da população. Além das pessoas que a usam para irem ao trabalho, há quem a utilize para a prática de atividade física. Tanto os ciclistas profissionais, quanto as crianças. Confira alguns fatores essenciais que você precisa saber para montar sua oficina de bicicletas:

Oficina de bicicletas pode ser MEI?

Sim, uma oficina de bicicletas com CNAE 9529-1/04 – Reparação de bicicletas, triciclos e outros veículos não motorizados, pode ser MEI.

Localização

A bicicleta precisa de manutenção: revisões, trocas de peças, conserto de marchas, reparos e ajustes são necessários para um bom funcionamento. Por isso, montar uma oficina de bicicleta representa um negócio com potencial lucrativo. O primeiro passo para montar uma oficina de bicicleta é fazer um plano de negócio e definir quais serviços serão prestados e que equipamentos serão necessários. Pensar a localização também é importante, ela não precisa ser necessariamente central. Mas é importante fazê-la próxima a algum parque importante da sua cidade, onde o uso de bicicletas é mais assíduo.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Estrutura

A estrutura de uma oficina de bicicletas é relativamente simples, visto que não é preciso fazer grandes reformas no ambiente. Ela precisa ter um espaço para montar um balcão como uma loja, para recepcionar as bicicletas, que geralmente ficarão em suportes de paredes, e um espaço para fazer o conserto das mesmas.

Equipamentos necessários

Os equipamentos necessários são basicamente um compressor de ar, uma máquina de solda, uma morsa tipo prensa, uma máscara para solda e uma máquina de vulcanização, além de uma caixa de ferramentas bem equipada com martelo, chaves de fenda, de roda e grifo, parafusos e alicates. Também é importante uma bancada de apoio resistente e suportes de parede para bicicletas.

Serviços

Há vários serviços que podem ser prestados em uma oficina, e variam com o objetivo do cliente. A bicicleta é um meio barato, mas precisa sim de manutenção constante para funcionar sem que haja qualquer problema. Uma revisão geral pode deixá-la de acordo para ser utilizada, ou então podem ser descobertos e evitados os problemas, seja com uma troca de peça, uma solda ou a lubrificação do eixo.

Entre os serviços que podem ser realizados estão à adaptação e colocação do câmbio, colocação e regulagem do freio, desempenho de aro e de garfo, pintura, regulagens de freio e marcha, troca de quadro, remendo da câmara de ar.

Estoque

Nesses casos, há o consumo de peças e acessórios, por isso, o estoque deve ser pensado e planejado com as principais peças. Curva, suporte e placa do guidão, cabo de aço para os freios, conduíte para cabo de aço, nó de freio, bucha de articulação da alavanca do freio, alavanca superior do freio, haste do freio, encosto do freio, patim de freio, suporte e mola espiral do freio são vitais para o bom funcionamento. Mas não se pode esquecer de outras peças como maçaneta, braçadeira, pedícula, rolamento de movimento central, bucha de movimento central, capa plástica para porca de movimento central.

Além de colar de esferas da direção, movimento de direção, eixo dianteiro e traseiro, cubo dianteiro e traseiro, aro plástico com cubo, roda plástica, roda livre, corrente, raio, aro de alumínio, selim, canote, pedal, manopla, câmara, pneu, suporte lateral, espelho retrovisor, luz de alerta, refletor de para-lama e buzina. E outras opções de acessórios como cesto aramado, suporte para cesto, caramanhola, descanso, óculos, cantil, cadeado, capacete, luva, garrafa de ciclismo, roupa de ciclismo. Sempre que possível, opte por fornecedores que, além de um ótimo preço, ofereçam produtos de qualidade e que sejam confiáveis.

Oferecer inovação

Trazer um diferencial ao seu negócio pode fazer toda a diferença em um mercado competitivo como o atual. Para isso, considere transformar a sua oficina de bicicleta como um referencial ou um ponto de encontro para quem gosta de bicicleta. Você pode oferecer a personalização de bikes e disponibilizar alimentos que sejam de consumo saudável e rápido, como barrinhas de proteínas, cerais ou carboidratos, isotônicos, água e outro.

Oferecer serviços de transporte e apoio para competições que envolvam o uso da bicicleta. Incentivar em como o ciclismo e o triatlo podem ser considerados um investimento que, além de ajudar os competidores, ajudará a sua marca na divulgação.

Por mais simples que o seu negócio seja, não há como não pensar sem um bom sistema de gestão hoje em dia. Isso porque ele fará todo o trabalho de controle, enquanto você tem tempo para pensar no que é mais importante. Ele pode controlar o estoque, fazendo com que você fique atento ao tempo correto de fazer um novo pedido, e poder se planejar para isso.

Como os dados estão todos na tela do computador, você não precisa se perder nos números. O fluxo de caixa e o controle das contas, seja a pagar ou a receber, além dos relatórios de fluxo financeiro, fluxo futuro e DRE, que são cálculos importantes para o seu negócio. Com o sistema, ainda é possível verificar a movimentação do produto, com histórico e data específica, através de relatórios gerados com precisão, para uma gestão eficiente.

eGestor

Sistemas como eGestor permitem que você emita a nota fiscal e envie para os seus clientes, além de ser possível importar arquivos em XML, caso você precise desse tipo de arquivo, seja com seus fornecedores ou para a contabilidade da sua empresa. Não hesite em investir em algo que pode facilitar a administração do seu negócio e te deixar livre para se concentrar naquilo que você realmente deseja fazer.

Montar uma oficina de bicicletas tem um grande potencial para ser um negócio lucrativo e que não precisa de um investimento tão alto e nem custos extraordinários. Faça o planejamento necessário e coloque em prática essa ideia!

Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma oficina de bicicletas?
Escrito em: 20/03/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

3 Comentários

  1. Adelmo

    Bom dia!

    Ótimo testo com dicas excelentes, pretendo montar uma loja e oficina de bicicleta, depois de ler estas dicas agora tenho uma visão diferenciada.

    Obrigado.

    Responder
  2. Luiz Fernando Cunha

    Ótimo, tô pensando e estudando a possibilidade de entrar neste ramo.Acho que oficina de bicicletas contínua sendo uma grande tendência.

    Responder
  3. Carlos

    Boa tarde, me aposentei como mecânico de manutenção. E sempre que alguém me falava que eu tinha que ocupar em algo, eu pensava numa oficina de bicicletas com instalações para lanches e sucos saudáveis assim como uma pista para sprint, mas esse sonho sempre me pareceu fira de alcance, hoje por acaso pesquisando um tema diferente de bicicletas me dei de caras com a vossa postagem. Eu sempre fiz as minhas bicicletas e a dos meus filhos, por isso acredito que posso ainda por em prática parte do meu sonho.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...