oficina de bicicletas

Apesar de ser uma invenção antiga, andar de bicicleta nunca foi tão atual. Com o aumento de consciência ambiental, muitas pessoas têm escolhido a bike como meio de transporte. Para irem ao trabalho, passear, ir à padaria, essas coisas do dia a dia. Ela é um meio barato, não polui o planeta e ainda consiste em um exercício físico muito saudável. Em outros países, como os da Europa, a bicicleta representa o principal meio de transporte da população. Além das pessoas que a usam para irem ao trabalho, há quem a utilize para a prática de atividade física. Tanto os ciclistas profissionais, quanto as crianças. Confira alguns fatores essenciais que você precisa saber para montar sua oficina de bicicletas:

Localização

A bicicleta precisa de manutenção: revisões, trocas de peças, conserto de marchas, reparos e ajustes são necessários para um bom funcionamento. Por isso, montar uma oficina de bicicleta representa um negócio com potencial lucrativo. O primeiro passo para montar uma oficina de bicicleta é fazer um plano de negócio e definir quais serviços serão prestados e que equipamentos serão necessários. Pensar a localização também é importante, ela não precisa ser necessariamente central. Mas é importante fazê-la próxima a algum parque importante da sua cidade, onde o uso de bicicletas é mais assíduo.

Estrutura

A estrutura de uma oficina de bicicletas é relativamente simples, visto que não é preciso fazer grandes reformas no ambiente. Ela precisa ter um espaço para montar um balcão como uma loja, para recepcionar as bicicletas, que geralmente ficarão em suportes de paredes, e um espaço para fazer o conserto das mesmas.

Equipamentos necessários

Os equipamentos necessários são basicamente um compressor de ar, uma máquina de solda, uma morsa tipo prensa, uma máscara para solda e uma máquina de vulcanização, além de uma caixa de ferramentas bem equipada com martelo, chaves de fenda, de roda e grifo, parafusos e alicates. Também é importante uma bancada de apoio resistente e suportes de parede para bicicletas.

Ebook Crescimento Empresarial

Serviços

Há vários serviços que podem ser prestados em uma oficina, e variam com o objetivo do cliente. A bicicleta é um meio barato, mas precisa sim de manutenção constante para funcionar sem que haja qualquer problema. Uma revisão geral pode deixá-la de acordo para ser utilizada, ou então podem ser descobertos e evitados os problemas, seja com uma troca de peça, uma solda ou a lubrificação do eixo.

Entre os serviços que podem ser realizados estão à adaptação e colocação do câmbio, colocação e regulagem do freio, desempenho de aro e de garfo, pintura, regulagens de freio e marcha, troca de quadro, remendo da câmara de ar.

Estoque

Nesses casos, há o consumo de peças e acessórios, por isso, o estoque deve ser pensado e planejado com as principais peças. Curva, suporte e placa do guidão, cabo de aço para os freios, conduíte para cabo de aço, nó de freio, bucha de articulação da alavanca do freio, alavanca superior do freio, haste do freio, encosto do freio, patim de freio, suporte e mola espiral do freio são vitais para o bom funcionamento. Mas não se pode esquecer de outras peças como maçaneta, braçadeira, pedícula, rolamento de movimento central, bucha de movimento central, capa plástica para porca de movimento central.

Além de colar de esferas da direção, movimento de direção, eixo dianteiro e traseiro, cubo dianteiro e traseiro, aro plástico com cubo, roda plástica, roda livre, corrente, raio, aro de alumínio, selim, canote, pedal, manopla, câmara, pneu, suporte lateral, espelho retrovisor, luz de alerta, refletor de para-lama e buzina. E outras opções de acessórios como cesto aramado, suporte para cesto, caramanhola, descanso, óculos, cantil, cadeado, capacete, luva, garrafa de ciclismo, roupa de ciclismo. Sempre que possível, opte por fornecedores que, além de um ótimo preço, ofereçam produtos de qualidade e que sejam confiáveis.

Oferecer inovação

Trazer um diferencial ao seu negócio pode fazer toda a diferença em um mercado competitivo como o atual. Para isso, considere transformar a sua oficina de bicicleta como um referencial ou um ponto de encontro para quem gosta de bicicleta. Você pode oferecer a personalização de bikes e disponibilizar alimentos que sejam de consumo saudável e rápido, como barrinhas de proteínas, cerais ou carboidratos, isotônicos, água e outro.

Oferecer serviços de transporte e apoio para competições que envolvam o uso da bicicleta. Incentivar em como o ciclismo e o triatlo podem ser considerados um investimento que, além de ajudar os competidores, ajudará a sua marca na divulgação.

Por mais simples que o seu negócio seja, não há como não pensar sem um bom sistema de gestão hoje em dia. Isso porque ele fará todo o trabalho de controle, enquanto você tem tempo para pensar no que é mais importante. Ele pode controlar o estoque, fazendo com que você fique atento ao tempo correto de fazer um novo pedido, e poder se planejar para isso.

Como os dados estão todos na tela do computador, você não precisa se perder nos números. O fluxo de caixa e o controle das contas, seja a pagar ou a receber, além dos relatórios de fluxo financeiro, fluxo futuro e DRE, que são cálculos importantes para o seu negócio. Com o sistema, ainda é possível verificar a movimentação do produto, com histórico e data específica, através de relatórios gerados com precisão, para uma gestão eficiente.

eGestor

Sistemas como eGestor permitem que você emita a nota fiscal e envie para os seus clientes, além de ser possível importar arquivos em XML, caso você precise desse tipo de arquivo, seja com seus fornecedores ou para a contabilidade da sua empresa. Não hesite em investir em algo que pode facilitar a administração do seu negócio e te deixar livre para se concentrar naquilo que você realmente deseja fazer.

Montar uma oficina de bicicletas tem um grande potencial para ser um negócio lucrativo e que não precisa de um investimento tão alto e nem custos extraordinários. Faça o planejamento necessário e coloque em prática essa ideia!

Você gostou do texto? Deixe um comentário !

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br