Tabacaria: Passo a passo para montar um negócio de sucesso

Escrito em: 04/01/21
Início 9 Empreendedorismo 9 Tabacaria: Passo a passo para montar um negócio de sucesso

O mercado do tabaco é de baixa concorrência e não há muita procura em montar uma loja com essa especialidade. Isso é bastante interessante para quem almeja saber como montar uma tabacaria.

Como é grande a quantidade de fumantes no país, apesar da campanha antitabagismo, a tabacaria é um meio natural de consumo. Ainda, tudo que circula ao redor do fumo pode ser oferecido à venda como o tabaco, isqueiros, folhas, cigarrilhas, cachimbos, charutos etc.

Onde abrir uma tabacaria

Para montar a tabacaria, é importante pensar que seu principal produto é oferecido no varejo, com consumo diário. Assim, é pontual uma loja próxima a bares e restaurantes, em ruas movimentadas, shoppings e galerias. Centros comerciais com bastante fluxo de pessoas também são indicados.

Ainda, outro bom local é próximo a pontos de ônibus, rodoviárias e aeroportos. As pessoas podem aproveitar o tempo de espera e se abastecer de diversos produtos oferecidos. Estacionamento acessível também é um diferencial.

Antes de fechar o negócio no local escolhido, a estrutura da região deve ser verificada, para não causar aborrecimentos futuros. Luz, água, telefone, rede de esgoto são básicos, mas nem todos os lugares possuem a forma adequada.

Conheça seu produto

Uma tabacaria pode ser tradicional, oferecendo apenas produtos ligados ao fumo ou mais diversificada, com balas, chocolates, canetas, cutelaria, chaveiros, porta moedas, carteiras, ou seja, uma gama de objetos que podem servir como lembranças impessoais, mas charmosas.

Para oferecer uma boa variedade de marcas com bons preços, procure fornecedores tarimbados no mercado, que podem negociar prazos e compras no atacado. Como o negócio é diferenciado, é importante conhecer bem os produtos que irá oferecer e ficar atento a sua procedência. Comprando o produto errado ou com defeitos, o prejuízo é certo.

Charutos, por exemplo, se estiverem úmidos não devem ser comercializados, já que não acenderão e poderão apodrecer. Se estiver muito ressecado, o sabor foi alterado e está impróprio. Os bons charutos vêm em caixas de cedro ou revestidas desse material, para que o aroma da madeira mantenha a qualidade do produto. As marcas mais conhecidas são Cohiba Behike, Partagas, Romeo y Julieta Churchills e Arturo Fuente; com maior saída são os cubanos, europeus e dominicanos. Os saborizados também são bem procurados, como de chocolate, cherry, menta e morango.

Pequenos detalhes, grandes efeitos

A decoração de uma tabacaria é discreta e bonita, normalmente com tons amadeirados e prateleiras em madeira, para dar mais sofisticação ao ambiente. Assim, os produtos podem ser dispostos em seções, expondo para maior visibilidade os com maior procura.

Começar um negócio com cheiro de novo só tem um problema: criar uma clientela do zero. Assim, com uma loja acessível a possíveis consumidores, é preciso chamar atenção e divulgá-la na região.

Mas tudo começa com a organização da loja e com seus funcionários. Um bom e atraente letreiro é o primeiro passo, assim como uma vitrine criativa e ordenada. Alguns lojistas novatos não se preocupam com isso, como se fosse superficial, mas não é. A vitrine é a primeira imagem que se tem da loja e se estiver vazia ou bagunçada, será o caminho de visão do cliente sobre tudo que encontrará à frente.

Manter a loja sempre limpa, sem objetos pessoais dispostos juntos aos que estão à venda, nem comidas e bebidas, também são muito importantes. Isso porque ordem e higiene mostram uma loja bem cuidada, que está preparada para receber seu cliente com todo cuidado.

Na hora da seleção de funcionários, foque em detalhes como gentileza, discrição, interesse em se informar sobre os produtos a serem vendidos, bons modos e cuidados pessoais. Quem atender o cliente precisa ter paciência, bom senso e atenção. Um funcionário gentil é um cartão de visitas para novas vendas.

Comércio online

Sua tabacaria pode também funcionar online, com vendas dos produtos e frete. Através de um site bem feito e prático, o cliente pode escolher seus produtos, a forma de pagamento, o tipo de frete que deseja e aguardar o produto chegar. Para que tudo funcione corretamente, a logística da loja e do site deve estar em harmonia, para evitar problemas de falta de estoque, venda em duplicidade, equívocos de entrega entre outros.

As redes sociais também podem dar suporte a essa estratégia de e-commerce e a loja física, criando um vínculo produtivo com o cliente para receber suas dicas, críticas e sugestões. Detalhes simples e que fidelizam o cliente.

Invista em marketing

O marketing sempre é a alma de um negócio bem sucedido. Não abra mão dele para divulgar sua tabacaria. Fora da internet, cartões da loja podem ser deixados em bares, restaurantes, pubs da região, até mesmo criando parceria com esses estabelecimentos. Descontos e brindes para os frequentadores que vierem desses locais são boas ideias para atrair novos clientes.

Faça um cadastro de fidelização com os clientes, para criar estratégias de atração com promoções, eventos, dicas, descontos e lembranças de aniversário.

Na hora do pagamento, tenha disponibilizado várias bandeiras de cartões de crédito e débito, para atender todos os clientes, sem exceção, e não perder uma compra feita. No site, os boletos bancários, Paypal e PagSeguro também são boas opções.

Facilite a gestão de sua tabacaria

São relevantes as dúvidas sobre como cadastrar a empresa e todos os trâmites burocráticos. Um contador pode orientar em como seguir os procedimentos, como impostos, cadastro, documentação, para começar o negócio com tudo ok.

Uma das maneiras de fazer esse controle é através de planilhas para tabacarias. Essas são uma maneira fácil e barata de manter o controle do seu negócio. Mas, esteja atento. Elas não estão livres de erros!

Mas, seu grande parceiro administrativo pode ser uma ferramenta de gestão empresarial, o eGestor. É um sistema online para lançamentos diários de controle financeiro, controle de estoque, controle de vendas e nota fiscal eletrônica. Tudo num só lugar e com completa segurança. Fácil de usar e com diversas ferramentas que facilitam ainda mais o trabalho e os cálculos.

Por ser um sistema de nuvem os dados não ocupam espaço no seu HD e não há riscos de perder tudo com alguma pane tecnológica. Os primeiros 15 dias de testes no sistema são totalmente gratuitos, basta acessar o site e começar agora mesmo!

Gostou do texto? Deixe um comentário!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

23 Comentários

  1. marcos rocha

    muito bom, bacana as dicas e ensinamentos

    Responder
    • marcos rocha

      muito bom mesmo essa dica ,gostei muito e com certeza vai ajudar muito !

      Responder
  2. Romário Rodrigues

    Muito bom msm!! Ótimas dicas . Estou colocando tudo isso em prática!!!

    Responder
  3. Gustavo

    Ótimas dicas, pretendo empreender uma e já me adiantou!

    Responder
  4. Danielle

    Como importar via correio charutos para comercializar no Brasil?

    Responder
  5. luis henrique

    não tenho conhecimento algum do ramo, mas como aqui não ha muita oferta, gostaria de investir nisto, então, se poderem me dar alguma orientação……

    Responder
  6. Edinaldo Leal

    Tirou todas as minhas duvidas a respeito do negocio muito esclarecedor obrigado.

    Responder
  7. Rafael N

    Tenho interesse nesse ramo, mas tô com medo de investir.
    queria saber tb se área universitária compensa investir nesse mercado, vale a pena investir ?
    dicas urgente !!! up!

    Responder
  8. Lucas matos

    Tenho interesse em investir nesse ramo, e as dicas são super motivadoras, obrigado.
    Será que alguém tem dicas de bons fornecedores?
    Obs: “bons em todos os aspectos”. Agradecido.

    Responder
    • NETO

      SE SOUBER, AVISE! TAMBÉM BUSCO BONS FORNECEDORES

      Responder
  9. Jaqueline Rodrigues

    Achei bem interessante as informações ,pois é claro as informações para início de pensando

    Responder
  10. Dinei ramos

    Quero abrir mas quero saber onde encontrar fornecedores ..

    Responder
  11. Lucas Almeida

    Tenho interesse em abrir uma bar e tabacaria juntos, ou seja uma lounge, pois em minha região é mínima tanto o acesso quanto a prática com a narguilé, assim como será novo também o uso dela, e gostaria de conselhos sobre o marcado

    Responder
    • Rihferson Schneider

      Muito bom o post de fácil compreensão, e deu tbm várias ideias.

      Responder
  12. Cíntia

    Ótima mátria, tirou diversas dúvidas, deixou bem mais claro de como dar os primeiros passos. Parabéns pelo artigo.

    Responder
  13. Micael Vasconcelos

    Bom dia, tenho uma barbearia e estou com o interesse de montar uma mini tabacaria aqui, pra gerar uma renda extra, as dicas foram úteis ajudaram a sanar algumas dúvidas…

    Responder
  14. Hellen Joyce

    As dicas foram úteis, gostei muito, vou abrir uma tabacaria

    Responder
    • Marcus Azevedo

      Estou querendo investir no área, mas nem sei por onde começar, quanto preciso, quais produtos comprar, onde comprar, se posso colocar cafeteria ou um bar alternativo, tá um caus de como começar. Na minha cidade de 200mil habilitantes não tem. Grato pela ajuda

      Responder
  15. Suely

    É permitido abrir tabacaria com local para fumantes em região onde há restaurantes ao redor. Digo, mais precisamente, ao lado?

    Responder
  16. Dennis

    Ja to quase um ano trabalhando com vapeshop online , mas quero estender o meu comércio criando uma conveniência bebidas e com produtos de tabagismo, mas to em dúvida sobre a parte de headshop sobre legislação como fica, se é permitido? Um projeto que estou mentalizando para atender a galera jovem coisa que acho que falta na minha cidade.

    Responder
  17. Gilmar

    Está ideia de abrir uma tabacaria surgiu em umas das minhas viagens de moto. Conversando com alguém que conheci e comentou em abrir uma tabacaria na sua cidade. Rapidamente me vai a ideia, porque não abrir uma eu moro! Nao é uma concorrência, pois moramos kms um do outro.

    Responder
  18. elena zanonato

    Gostaria de abrir uma tenho até a sala no lado de um bar noturno, mas gostaria de saber onde consigo os fornecedores e quais os produtos que posso vender que seja legal

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!