Como abrir uma tabacaria

O mercado do tabaco é de baixa concorrência e não há muita procura em montar uma loja com essa especialidade, o que é bastante interessante para quem almeja saber como montar uma tabacaria.

Como é grande a quantidade de fumantes no país, apesar da campanha antitabagismo, a tabacaria é um meio natural de consumo. Tudo que circula ao redor do fumo pode ser oferecido a venda como o tabaco, isqueiros, folhas, cigarrilhas, cachimbos, charutos etc.

Onde abrir uma tabacaria

Para montar a tabacaria, é importante pensar que seu principal produto é oferecido no varejo, com consumo diário. Logo, é pontual uma loja próxima a bares e restaurantes, em ruas movimentadas, shoppings e galerias. Centros comerciais com bastante fluxo de pessoas também são indicados.

Outro bom local é próximo a ponto de ônibus, rodoviárias e aeroportos. As pessoas podem aproveitar o tempo de espera e se abastecer de diversos produtos oferecidos. Estacionamento acessível também é um diferencial.

Antes de fechar o negócio no local escolhido, a estrutura da região deve ser verificada, para não causar aborrecimentos futuros. Luz, água, telefone, rede de esgoto são básicos, mas nem todos os lugares possuem da forma adequada.

Conheça seu produto

Uma tabacaria pode ser tradicional, oferecendo apenas produtos ligados ao fumo ou mais diversificada, com balas, chocolates, canetas, cutelaria, chaveiros, porta moedas, carteiras, ou seja, uma gama de objetos que podem servir como lembranças impessoais, mas charmosas.

Para oferecer uma boa variedade de marcas com bons preços, procure fornecedores tarimbados no mercado, que podem negociar prazos e compras no atacado. Como o negócio é diferenciado, é importante conhecer bem os produtos que irá oferecer e ficar atendo a sua procedência. Comprando o produto errado ou com defeitos, o prejuízo é certo.

Charutos, por exemplo, se estiverem úmidos não devem ser comercializados, já que não acenderão e poderão apodrecer. Se estiver muito ressecado, o sabor foi alterado e está impróprio. Os bons charutos vêm em caixas de cedro ou revestidas desse material, para que o aroma da madeira mantenha a qualidade do produto. As marcas mais conhecidas são Borkum Riff, Clan, Don Pablo, Half ar Half, Capitain Black e Troost, com maior saída são os cubanos, europeus e dominicanos. Os saborizados também são bem procurados, como de chocolate, cherry, menta e morango.

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Pequenos detalhes, grandes efeitos

A decoração de uma tabacaria é discreta e bonita, normalmente com tons amadeirados e prateleiras em madeira, para dar mais sofisticação ao ambiente. Os produtos podem ser dispostos em seções, expondo para maior visibilidade os com maior procura.

Começar um negócio com todo o gás e com cheiro de novo só tem um problema: criar uma clientela do zero. Com uma loja acessível a possíveis consumidores, é preciso chamar atenção e divulgá-la na região.

Mas tudo começa com a organização da loja e em seus funcionários. Um bom e atraente letreiro é o primeiro passo, assim como uma vitrine criativa e ordenada. Alguns lojistas novatos não se preocupam com isso, como se fosse superficial, mas não é. A vitrine é a primeira imagem que se tem da loja e se estiver vazia ou bagunçada, será o caminho de visão do cliente sobre tudo que encontrará a frente.

Manter a loja sempre limpa, sem objetos pessoais dispostos juntos aos que estão à venda, nem comidas e bebidas, também são muito importantes. A ordem e a higiene mostram uma loja bem cuidada, que está preparada para receber seu cliente com todo cuidado.

Na hora da seleção de funcionários, foque em detalhes como gentileza, discrição, interesse em se informar sobre os produtos a serem vendidos, bons modos e cuidados pessoais. Quem atenderá o cliente precisa ter paciência, bom senso e atenção. Um funcionário gentil é um cartão de visitas para novas vendas.

Comércio online

Sua tabacaria pode também funcionar online, com vendas dos produtos e frete. Através de um site bem feito e prático, o cliente pode escolher seus produtos, a forma de pagamento, o tipo de frete que deseja e aguardar o produto chegar. Para que tudo funcione corretamente, a logística da loja e do site deve estar em harmonia, para evitar problemas de falta de estoque, venda em duplicidade, equívocos de entrega entre outros.

As redes sociais também podem dar suporte a essa estratégia de e-commerce e a loja física, criando um vínculo produtivo com o cliente para receber suas dicas, críticas e sugestões. Detalhes simples e que fidelizam o cliente.

Invista em marketing

O marketing sempre é a alma de um negócio bem sucedido. Não abra mão dele para divulgar sua tabacaria. Fora da internet, cartões da loja podem ser deixados em bares, restaurantes, pubs da região, até mesmo criando parceria com esses estabelecimentos. Descontos e brindes para os frequentadores que vierem desses locais são boas ideias para atrair novos clientes.

Faça um cadastro de fidelização com os clientes, para criar estratégias de atração com mala direta de promoções, eventos, dicas, descontos e lembrança de aniversário.

Na hora do pagamento, tenha disponibilizado várias bandeiras de cartões de crédito e débito, para atender todos os clientes, sem exceção, e não perder uma compra feita. No site, os boletos bancários, paypal e pagseguro também são boas opções.

Facilite a gestão de sua tabacaria

São relevantes as dúvidas sobre como cadastrar a empresa e todos os trâmites burocráticos. Um contador pode orientar em como seguir nos procedimentos, como impostos, cadastro, documentação, para começar o negócio com tudo ok.

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Escrito por eGestor
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