Distribuidora de bebidas: Os passos para montar o seu negócio de sucesso

Escrito em: 04/01/22
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As bebidas estão presentes em quase todos os encontros ou reuniões entre pessoas. Prova disso é que o mercado de distribuidoras de bebidas no Brasil é uma verdadeira potência. Para se ter ideia, só o ramo cervejeiro movimenta por ano cerca de R$ 74 bilhões. Ou seja, isso corresponde a 1,6% do PIB nacional, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.

As distribuidoras de bebidas desempenham seu papel em meio a este mercado com grande potencial. Segundo o SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), quando o assunto é a produção de cerveja o Brasil só fica atrás de China, Estados Unidos e Alemanha. Isso porque, há mais de 40 mil fábricas do ramo espalhadas pelo Brasil, gerando de 30 a 40 mil empregos diretos e cerca de 100 mil indiretos.

Em relação aos refrigerantes, embora o consumo seja mais baixo, ainda assim são produzidos mais de 10 bilhões de litros todos os anos, com um faturamento que ultrapassa a casa dos R$ 5 bilhões. Números estes que deixam o Brasil como terceiro maior mercado de refrigerantes do mundo, atrás somente dos Estados Unidos e do México.

Isso demonstra as inúmeras oportunidades que envolvem toda a cadeia produtiva ligada à produção e distribuição de bebidas no país. As distribuidoras têm um papel essencial, pois são o elo entre o produtor e o consumidor. Então, está pensando em ingressar nesse ramo e quer saber como montar uma distribuidora de bebidas? Portanto, confira as dicas que preparamos para você!

No decorrer deste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais a respeito do mercado deste segmento no Brasil e listar algumas dicas e passos necessários para que você tire o seu negócio do papel e saiba como montar uma distribuidora de bebidas.

Mercado de uma distribuidora de bebidas

Primeiramente, antes de falar sobre os aspectos necessários para a abertura do negócio, é importante que você fique por dentro da realidade do mercado de bebidas no Brasil. No Brasil o público consumidor é, em sua maioria, a população jovem e de poder aquisitivo menor (77% das vendas totais destinam-se às classes C, D e E). Entretanto, quanto à divisão no mercado interno, é bom saber que o Estado de São Paulo representa 40% do consumo.

Mas, a Lei 11.705, conhecida como “Lei Seca”, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, provocou certa mudança de hábitos na população. Assim, isso foi o que impulsionou o marketing e as vendas de cervejas sem álcool.

Posteriormente, a partir de 2010 o crescimento médio acumulado foi de 5%, dois pontos acima da média para outros tipos de cerveja, considerando o mesmo período. Dessa forma, juntamente com esse crescimento, nos últimos anos houve aumento também da comercialização de bebidas não gaseificadas como sucos, águas minerais, chás, isotônicos e energéticos.

Isso ocorre por conta de uma onda de conscientização da população mundial que busca, aos poucos, passar a ter hábitos mais saudáveis.

Localização de uma distribuidora de bebidas

Em se tratando da localização, é bom optar por uma área em que haja boa circulação de pessoas. Ainda, ela deve ter espaço físico para estoque e permitir bom acesso por parte de representantes. Também deve possuir logística adequada, de fácil acesso para clientes e fornecedores.

O público consumidor é amplo e está presente em praticamente todas as regiões. É preciso conhecer bem a região em que a empresa funcionará, assim como os hábitos alimentares da população, preferências de bebidas e faixas etárias e salariais da localidade.

Ao mesmo tempo em que, em caso de atender a outros estabelecimentos como bares, restaurantes e empresas produtoras de festas e eventos, é importante que sua distribuidora esteja situada perto dessas empresas para facilitar o processo de entrega e reduzir os custos com a logística.

Investimento necessário para abrir uma distribuidora de bebidas

O investimento para este tipo de negócio dependerá do porte das instalações físicas e o volume, em litros, do estoque de bebidas para revenda.

Por exemplo, o aporte mínimo estimado gira em torno de 50 e 100 mil reais para começar em um espaço de 300 m², que é mais do que suficiente para armazenar a estrutura física e para o bom funcionamento de seu negócio.

Nesse sentido, a maior parte do valor que deverá ser investido está relacionado a compra de mercadorias, reformas no imóvel utilizado e com veículos para realizar os processos de entrega, em caso de a sua distribuidora de bebidas atender a outros estabelecimentos comerciais.

Infraestrutura

Falando da infraestrutura, é essencial observar a disponibilidade (e custo) da energia, água e gás, além das vias de acesso e a visibilidade oferecida pelo “ponto”.

Tudo deverá estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e com o Plano Diretor Urbano do município (consulte a legislação municipal, assim como a Lei 10.257).

Portanto, fique atento também às exigências legais específicas, com o cumprimento das seguintes normas:

  • Lei nº. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos);
  • Lei nº. 11.705/08 (proíbe venda de bebida alcoólica próximo a rodovias federais, local em que ter uma distribuidora de bebidas é por certo inviável);
  • Lei nº. 9.294/96 (dispõe sobre as restrições ao uso e a propaganda de produtos fumegantes, bebidas alcoólicas, medicamentos e defensivos agrícolas);
  • e a Lei 8.078/90 (regula a relação de consumo em todo o território brasileiro, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor).

Por outro lado, a estrutura básica necessária deve prever um escritório, uma área para atendimento e vendas, um depósito adequado ao plano de negócio e um estoque de produtos, além de banheiros e vestiários.

Quanto aos equipamentos elementares para a instalação e funcionamento do negócio, destacam-se:

  • balcões;
  • freezer e geladeiras;
  • carrinho de carga;
  • carrinhos manuais;
  • impressora para emissão de notas fiscais;
  • impressora de escritório;
  • computador e software para controle de estoque (vendas, entrada, saída e giro, cadastro de clientes, faturamento, etc.);
  • empilhadeiras;
  • engradados;
  • material de expediente;
  • pallets de armazenagem;
  • telefone e fax;
  • veículo de carga para entregas.

Qual a documentação necessária para montar uma distribuidora de bebidas?

Alguns processos burocráticos podem variar de acordo com as diferentes localidades, mas de uma forma geral, os procedimentos e documentação necessária para a abertura do negócio são as seguintes:

  • Escolha do tipo de sociedade da empresa, definição de nome da distribuidora de bebidas e criação do contrato social;
  • Registro na junta comercial de sua localidade;
  • Realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na receita federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado;
  • Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção do alvará de localização;
  • Registro no sindicato patronal;
  • Registro no conselho regional de administração;
  • Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros.

Exigências legais para distribuidoras de bebidas

Há algumas exigências legais específicas para o comércio e distribuição de bebida:

Lei nº. 8.078, em 11 de setembro de 1990 – institui o Código de Defesa do Consumidor (CDC)

As empresas que comercializam serviços e produtos devem realizar suas atividades de acordo com as regras do CDC.

Lei nº. 9.294, de 2 de julho de 1996 – termos do § 4º do art. 220 da Constituição Federal

A propaganda de produtos que causam danos à saúde do consumidor (bebidas alcoólicas, defensivos agrícolas, medicamentos e artigos de fumo) é restrita.

Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 81

A comercialização de bebidas para menores de 18 anos é proibida.

Objetivo

É importante definir exatamente quais as bebidas que serão vendidas inicialmente em sua distribuidora, para facilitar o gerenciamento de seu estoque e a compra com os fornecedores.

Você irá ofertar uma grande variedade de bebidas ou sua distribuidora terá um foco em produtos específicos de nicho, como cervejas artesanais, por exemplo?

Assim, essas decisões devem ser tomadas a partir de um estudo aprofundado da faixa etária do público o qual se pretende atingir, renda média e hábitos alimentares do público da sua localidade, dentre outros fatores.

Sua distribuidora pode optar por atender somente aos consumidores ou então realizar parcerias e fornecer bebidas para restaurantes, bares, empresas produtoras de eventos e lanchonetes, dentre outras.

Portanto, a escolha da atuação da empresa é uma oportunidade que se apresenta em diversas fases de maturidade de um negócio, e cada decisão tomada costuma ser extremamente importante para o futuro do negócio.

Este é o motivo pelo qual você precisa ter muito embasamento antes de decidir qualquer assunto relacionado ao futuro de seu negócio.

Por exemplo, caso você opte pela venda para restaurantes, é muito provável que seus clientes queiram receber a bebida diretamente no local, o que gera um esforço maior para articulação dos stakeholders com a finalidade de atender às expectativas de seus clientes.

Neste exemplo a venda para restaurantes consome recursos de sua empresa, como tempo e dinheiro, mas talvez não seja esta a melhor escolha para investimento destes recursos limitados.

Por vezes a venda ao consumidor final é mais lucrativa, então focar seus recursos nesta opção seria capaz de otimizar os resultados obtidos.

É importante ressaltar que vendendo diretamente para os consumidores finais, a margem de lucro da sua distribuidora será maior do que atendendo a grandes encomendas por parte de outras empresas. Por isso, deixe todos esses aspectos previamente definidos!

Estude seus concorrentes

É importante fazer uma análise aprofundada das distribuidoras concorrentes antes de abrir uma nova distribuidora em sua região. Nesta análise você deve identificar principalmente os pontos fracos, que podem ser supridos por seu empreendimento a partir das falhas da concorrência, seja em relação às bebidas disponíveis, as condições de preço, a estrutura do espaço físico ou na adoção de melhores estratégias de divulgação, dentre outros aspectos.

Da mesma forma, é importante verificar quais são os principais pontos fortes das distribuidoras concorrentes, de forma a não ficar para trás no mercado e manter o padrão de qualidade nesses aspectos. Porém, isso não significa que você deve reproduzir da mesma forma os pontos fortes dos concorrentes, cada negócio tem a sua própria identidade, e é preciso colocar um pouco de si mesmo em cada detalhe, é isso que os tornará diferenciais no futuro.

Pessoal necessário

A operação de uma distribuidora exigirá um quadro de funcionários divididos em setores como:

  • gerência geral;
  • gestão comercial (planejamento e execução da política de vendas e coordenação da equipe de vendedores);
  • gestão financeira (relatórios gerenciais, contábeis, contador, gestão de RH, etc.);
  • serviços gerais;
  • gestão operacional e logística (administração do estoque, salvaguarda dos produtos armazenados, entregas, supervisão de motoristas, etc.).

É preciso também prever:

  • custos de aquisição dos produtos para revenda;
  • tributos, impostos e taxas;
  • salários, comissões e encargos;
  • aluguel, taxa de condomínio e segurança;
  • água, luz, telefone e internet;
  • despesas com armazenamento e transporte;
  • serviços de limpeza, higiene e manutenção;
  • assessoria contábil e propaganda da empresa.

Eventualmente, é aconselhável investir em equipes de vendedores externos, telemarketing e a entrega em domicílio, aumentando consideravelmente o potencial de vendas.

Fornecedores

É interessante fazer a escolha de fornecedores locais, tanto por questões logísticas quanto para ajudar a movimentação da economia, na região em que você está inserido. A distância física do fornecedor geralmente encarece o frete; por isso, um provedor comercial deve ser escolhido através de outros critérios além da proximidade como: flexibilidade, diversidade de produtos, prazo e formas de pagamento.

O que vender?

Além dos produtos característicos de distribuidoras de bebidas como refrigerantes, cervejas, destilados, águas e outros, é interessante vender itens complementares, como artigos para churrasco e aluguéis de produtos para comemorações, por exemplo, a locação de chopeiras. Assim, esses itens extras, além de impulsionarem seu faturamento, também fazem com que seu serviço seja conhecido por mais pessoas.

Faturamento

O faturamento depende de algumas questões, como o porte da sua empresa. É um tipo de empreendimento com grande potencialidade, quanto melhor administrado, melhor é o retorno. É possível que pequenas empresas distribuidoras de bebida faturem em torno de R$15.000 mensais, enquanto as maiores podem atingir faturamentos mais elevados, como R$100.000.

Lucro das distribuidoras de bebidas

O segmento de bebidas não é tão lucrativo quanto comparado às demais áreas do mercado, normalmente a margem de lucro para bebidas fica em torno de 16%. Mas o que contorna essa baixa lucratividade é a alta taxa de giro de mercadorias. Essa característica das mercadorias faz com que não haja acúmulo de produtos parados no estoque, tornando o negócio lucrativo apesar da margem ser baixa.

Como será a divulgação de sua distribuidora de  bebidas?

Respeitando as legislações específicas para a divulgação de produtos nocivos à saúde, como o caso de bebidas alcoólicas, fazer propaganda através de panfletos ou mídias sociais que estimulam o consumo indiscriminado de álcool não é uma ideia a ser considerada. 

Assim, é interessante para esse tipo de empreendimento utilizar outras estratégias de divulgação, como promover uma degustação de marcas parceiras na inauguração e venda direta.

Como será a divulgação de sua distribuidora de bebidas?

Como o seu negócio se encontra em um estágio inicial, uma boa divulgação é absolutamente imprescindível para que os clientes conheçam a sua distribuidora e passem a consumir as suas bebidas.

É importante que você estruture páginas de sua distribuidora nas mais variadas redes sociais, informando os seus clientes a respeito de seus produtos e promoções, despertando o interesse do público.

As redes sociais são ferramentas cada vez mais essenciais no mundo dos negócios, devido ao grande alcance que possuem e pelo aumento cada vez maior do número de usuários, dia após dia.

Mas é importante não esquecer do marketing tradicional, com a distribuição de panfletos, folders e cartões de visitas produzidos por agências especializadas. Assim, outras possibilidades são anunciar em jornais, rádios e outros meios de comunicação da sua região.

Se sua distribuidora atende a outras empresas, como bares e restaurantes, procure fazer parcerias para que esses estabelecimentos divulguem o seu negócio e possibilitem um maior alcance de clientes.

Como avaliar os resultados do seu negócio?

Os setores como os de administração financeira, vendas, distribuição, gestão do estoque e armazenagem são pontos sensíveis desse tipo de empreendimento. Portanto, há três indicadores de desempenho fundamentais.

São eles:

  • o giro dos estoques (o quanto o capital investido é coberto pelas vendas;
  • quanto mais houver entregas de fornecedores, maior o índice de giro dos estoques);
  • a cobertura dos estoques (aponta a margem dentro da qual o estoque é capaz de cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento);
  • e, finalmente, o nível de serviço ao cliente (revela o potencial em vendas que fora perdido devido à falta de mercadoria em estoque, ou por falta de presteza de um ou mais setores).

Controle da sua distribuidora de bebidas

Os dados de controle da administração do negócio são muito importantes, e por isso, você deve estar atento a eles sempre. Existem duas principais maneiras de fazer esse controle: através de planilhas para distribuidoras ou uma ferramenta de gestão integrada.

Cada uma possui suas vantagens e benefícios. Assim, esteja atento a qual delas se encaixa melhor para o seu negócio.

Mercado para distribuidoras de bebida

O mercado para distribuidoras de bebidas é um segmento crescente da economia brasileira. Conforme dados disponibilizados pela Receita Federal, de 2021, o país registrou 48,4 mil novos empreendimentos do ramo; esses registros representam um crescimento de 76% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

As distribuidoras de bebidas são ideias de empreendimentos com um grande volume de buscas. É um segmento da economia que tem tudo para dar certo e fazendo um bom planejamento empresarial, é fácil atingir o sucesso e se consolidar no ramo.

Concorrência 

Como visto no tópico anterior, o mercado para esse segmento de negócio é bastante amplo e essas características levam muitos empreendedores a optarem por abrirem seus negócios nesse nicho, fazendo com que haja uma certa concorrência. 

Mas, a concorrência não é necessariamente um empecilho, você pode usar esse fator para impulsionar seu negócio:

Atendimento

Seu atendimento pode ser aquilo que difere você da concorrência. Assim, um atendimento atencioso, voltado para o estudo do comportamento e consumo dos seus clientes possibilita um atendimento personalizado.

CRM de vendas

A Gestão de Relacionamento com o Cliente faz a compilação de todo histórico de atendimento prestado ao cliente, o fortalecimento da relação e pode aprimorar as próximas transações. Além disso, o CRM acelera e simplifica os procedimentos de venda, dessa forma, sua empresa e seus clientes têm benefícios pelo uso da ferramenta. 

Plano de negócio

O plano de negócios reúne as informações que definem o rumo da empresa. Como informações como produtos/serviços comercializados; custos operacionais, investimentos, equipamentos, salários de funcionários, possíveis clientes, situação atualizada do mercado em que está inserido, concorrentes, por exemplo. Por isso é importante responder algumas questões:

  • O que é sua empresa?
  • Qual a diferença entre seu negócio e os concorrentes?
  • Quais são os produtos/serviços que você comercializará?
  • Quais são seus principais concorrentes de mercado?
  • O que os seus concorrentes têm que você não tem?
  • Como é a posição dos seus concorrentes em relação ao mercado?
  • De que maneira os concorrentes se relacionam com os clientes?
  • Onde fica localizada a empresa?
  • Quem são seus clientes?
  • De que forma o produto chegará aos clientes?
  • De que maneira a relação com seus clientes será estabelecida?
  • Quanto você espera que seja o faturamento mensal?
  • Qual será a quantidade de funcionários que formarão o quadro de funcionários?
  • A divulgação do seu empreendimento será feita de qual maneira?
  • Como está a situação atual do mercado em que você irá participar?
  • Qual sua perspectiva para ter retorno do investimento inicial?

Analisando essas questões é possível fazer um planejamento realista que direcione sua empresa para o caminho do sucesso.

Distribuidoras são todas iguais?

Apesar das distribuidoras venderem artigos similares, com as mesmas marcas, formas de consumo, distribuição e pagamento, as empresas não são iguais. O que define o seu diferencial dos demais concorrentes não é vender produtos diferentes, mas sim, a forma com que são vendidos e consumidos.

Você pode ter um espaço na sua distribuidora com uma decoração diferente para seus clientes consumirem seus produtos ou estabelecer um sistema de fidelidade, oferecendo algum tipo de desconto para os clientes fidelizados

Dicas para sua distribuidora ser um sucesso

Portanto, agora que você sabe o que é necessário para montar sua distribuidora de bebidas, confira algumas dicas para garantir o sucesso do seu negócio:

  • Escolha uma localização estratégica, que tenha um bom fluxo de pessoas: como não é recomendado a divulgação tradicional desse tipo de empreendimento, a visibilidade da sua empresa é essencial para que as pessoas conheçam seu negócio;
  • Fique em dia com as documentações: a regularização da empresa além de garantir que sua empresa tenha o direito de operar, transmite credibilidade e segurança aos seus clientes;
  • Ofereça várias formas de pagamento aos seus clientes;
  • Fique atento às novidades do mercado.

Assim, seguindo os passos para abertura e as dicas, fica mais fácil tirar sua ideia do papel e fazer com que seu empreendimento funcione e seja bem sucedido.

Considerações finais

Enfim, muita atenção! Para começar qualquer negócio, antes de mais nada, você precisa ter clareza sobre suas verdadeiras habilidades e aptidões, aquilo que realmente, como costumam dizer por aí, “fazem seus olhos brilharem”.

Assim, após isso, é preciso estudar muito bem o mercado e o modelo de empreendimento, desenvolvendo um Plano de Negócio claro e objetivo.

Assim, antes de se aventurar, converse com gente que já trabalha na área, procure orientação e assessoria de entidades que apoiam e dão suporte ao empresariado desse ramo, como o SEBRAE de sua cidade ou região.

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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28 Comentários

  1. Esdon Soares

    São preciosas as dicas aqui expostas para quem deseja empreender. Tenho esse sonho/desejo e vou procurar seguir tais dicas. Obrigado !

    Responder
  2. Jean Wagner

    E onde encontro os fornecedores de bebidas ?????

    Responder
  3. ADRIANO

    COMENTÁRIOS RICO EM DIVERSOS SEGMENTOS, FINANCEIRO, PERFIL DOS FUTUROS CLIENTE, LOCALIZAÇÃO E DEMAIS DADOS PARA FORTALECER UM BOM PLANO DE NEGOCIO.

    Responder
  4. Neto carvalho

    Foi esclarecedor e gratitificante, será q vcs poderiam informar como pegar produtos direto da Fonte.

    Responder
  5. jonas Reno

    E onde encontro os fornecedores de bebidas?

    Responder
    • Jadso

      Parabéns pelo informativo, tenho certeza de que pessoas que leram o conteúdo da informação ficaram muito mais esclarecidas.
      Grato

      Responder
    • Sonilson osvaldo do nascimento

      Gostei das dicas .. sempre sonhei abri uma empresa vou seguir algumas dicas

      Responder
  6. Marcelo Panuci

    Otimo conteúdo, porém quando vou buscar preço, mesmo com os fabricantes, não encontro para concorrer com o mercado, onde encontro o preço?

    Responder
  7. Almir

    Estou com dificuldade de encontrar fornecedor de bebidas com preços legais! parece um mercado muito fechado.

    Responder
    • Rubens

      Muito contundente, esclarecedor e essencial para começar o negócio, já tinha uma certa informação ao longo dos anos, por ter trabalhado no ramo.

      Responder
      • rodrigo

        sabe me informar um fornecedor de bebida com o preço bom?

        Responder
  8. Evandro

    Gostei das dicas muito valiosas, apesar de ter muitas distribuidora na minha cidade,
    Tenho um sonho de abrir uma distribuidora, com essas dicas parece fácil obrigado.

    Responder
  9. Alexandre dumas

    Pelo que vejo a maior duvida de todos nos aqui são de onde encontrar os fornecedores distribuidores pra poder montar o negocio

    Responder
    • Glauciete Celina

      Verdade! Não sei onde encontrar preços bons para entrar na concorrência.

      Responder
  10. Danilo

    Quero muito entrar para esse nicho… gostaria de saber onde encontro bons fornecedores, com precos para poder iniciar bem contra a concorrência. podem me ajudar?

    Responder
    • Marcelo

      Quero abrir uma distribuidora de bebidas onde comprar direto da fábrica vcs conseguem me ajudar

      Responder
  11. Luana Ribeiro

    Adorei sua dicas, são valiosas. Muito obrigada!

    Responder
  12. Matheus

    Ótimas dicas. Como consigo saber os melhores fornecedores? Preços de fabrica e etc?

    Responder
  13. Grace

    Gostei da materia, gostaria de saber onde compramos o produto.

    Responder
  14. Lucas

    Onde encontro representante das marcar de bebidas ou fornecerdor que venda com preço bom?

    Responder
  15. Altair

    Assim como a maioria minha maior dúvida são os fornecedores

    Responder
    • Marcelo

      Quero abrir uma distribuidora de bebidas
      Onde comprar

      Responder
  16. Lizandra Ferrero

    São dicas valiosas, reconheço! Porém pecam quando dizem que precisamos de 50 a 100 mil para abrir negócio nesse ramo. Conheço gente que começou com um freezer e 300 reais e hoje fatura de 11 a 13 mil mensais. Conheço gente que começou com 3 mil e uma outra pessoa que começou com 5 mil reais e hoje tem 3 estabelecimentos em locais diferentes. Não importa o quanto vc tem pra começar, o que importa é o que faz para se manter no negócio e fazê-lo prosperar. Uma dica de bons fornecedores é entrar em contato direto com as fabricante, Ambev e Brasal são as mais indicadas. Pois se vc compra em grande quantidade sua margem de lucro será maior e se você comprar em pallets fechados , seu lucro será maior ainda.

    Responder
    • eGestor

      Olá, Lizandra! Tudo bem?
      Com certeza, entendemos que grande maioria dos empresários brasileiros começam com o que têm e como conseguem.
      Entretanto, o valor citado no texto é calculado para um espaço de 300m², compra de mercadorias, maquinário e outros valores, como reforma e gastos com veículos para entrega, se for o caso.

      Responder
  17. Carlos

    Muito bom!

    Responder
  18. Aldemir Góes

    Excelente dicas, problemas que vejo são os fornecedores. Mas parabéns.

    Responder
  19. Carlos Antônio Gomes

    Bom dia, tenho interesse em abrir distribuidora de bebidas, aqui em Sabara-MG, quais os passos para requisitar as bebidas e qual percentual para repassar ao cliente. Também posso agregar venda frango assado?

    Responder
  20. eliane

    Ola!! quero montar uma distribuidora mas não sei onde encontro bons preços!! podem e ajudar?

    Responder

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