fbpx

Planilhas para Tabacaria: O que elas fazem pelo seu negócio

Pensando em montar uma tabacaria? Esse tipo de estabelecimento comercial ainda é muito rentável, desde que esteja bem localizado e ofereça uma boa diversidade de produtos. Então, veja a seguir como começar a sua loja com alguns passos simples e conheça também as melhores planilhas para tabacaria, excelentes ferramentas para o desenvolvimento do seu negócio.

Como montar uma tabacaria

Uma tabacaria é um negócio que vende não apenas cigarros, mas também acessórios e outros itens que se relacionem com o produto principal. Assim, você pode vender:

  • Cigarros
  • Cigarrilhas
  • Charutos
  • Isqueiros
  • Caixas para presentes
  • Filtros
  • Cinzeiros
  • Piteiras
  • Narguilé

Também é possível vender chicletes, bombons, roupas, bebidas, lanches rápidos, cafés, etc.

Estudo de mercado

Primeiro ponto importante é saber como está o mercado. Descubra quais são os produtos mais vendidos, itens que estão em alta, quem são os fornecedores e a qualidade do material vendido, preços aplicados, o que a concorrência está fazendo e como você pode se destacar do que já está sendo feito neste ramo.

Formalização

Legalizar a sua empresa é fundamental e não deve ser deixado para depois. Assim, decida se quer ser um MEI (Microempreendedor Individual) ou uma ME (Microempresa). São empresas diferentes em relação ao faturamento e ao número de funcionários que podem ser contratados, basicamente, mas que exigem uma boa análise para que você faça a melhor escolha.

Público-alvo

Aqui você vai definir quem vai consumir o seu produto. Pode apostar em um público mais jovem ou tradicional e focar em itens que atendam a essas diferentes necessidades. Também é importante pensar no local frequentado por esse possível cliente, de acordo com seus hábitos de consumo, o que vai influenciar muito na sua localização.

Localização

A sua tabacaria deve ficar em um ambiente movimentado, com grande circulação de pessoas e perto do seu cliente. Assim bares, estações de trem e metrôs, estacionamentos de shopping e locais similares são opções interessantes.

Ainda que seu negócio esteja em uma área com muita circulação, não se esqueça de fazer uma boa divulgação para atrair mais pessoas e ampliar o seu mercado consumidor.

Infraestrutura

Uma tabacaria não exige uma grande estrutura. Você deve focar mesmo é nos produtos e na boa exposição deles, é claro. O espaço pode ser pequeno, porém agradável e com decoração atraente. Além disso, não esqueça de incluir:

  • Prateleiras e expositores;
  • Balcão com itens básicos, como computador, impressora, telefone e máquina de cartão de crédito;
  • Estoque variado de produtos.

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios vai facilitar muito a sua vida e, por isso, é indispensável. É no plano de negócios que você vai destrinchar todas as informações pertinentes à empresa e que farão você entender como tirar tudo do papel e colocar na prática.

Como fazer a gestão para a sua tabacaria com planilhas

E as planilhas para tabacaria, como podem ajudar? As planilhas são ferramentas de controle, organização e planejamento, tudo que é essencial para o seu negócio. Então, veja a seguir como funcionam.

Planilha de controle de estoque

Essa é uma planilha importante para que você saiba tudo que tem dentro do seu estoque. É com ela que você consegue evitar prejuízos e saber quanto, em valores, há no seu estoque.

Com uma planilha de controle de estoque também temos o controle de estoque minimo. Esse mostra os valores, em quantidade, minimo que você deve ter de um produto para que não perca vendas.

Nela ainda é possível controlar os valores dos produtos. Isso significa que o cálculo do preço de venda se torna algo mais simples, uma vez que você tem todos os dados do seu produto em um só lugar.

Outra vantagem da planilha de controle de estoque é que é possível identificar períodos que um produto tem mais saída. Seja uma semana no mês ou uma data comemorativa no ano, com esses dados podemos ter promoções ou ações com esses produtos.

Planilha de controle financeiro

Um dos pilares do seu negócio é o controle financeiro. É aqui que você deverá focar para não cair no desequilíbrio e não correr o risco de fechar as portas antes do primeiro ano de vida da sua empresa. Até porque, a falta de controle financeiro é o que mais fecha empresas no Brasil, hoje.

Assim, você deve fazer todo o controle financeiro de forma precisa. Isso significa que toda e qualquer venda feita deve ser registrada e toda saída de dinheiro do caixa também. Esses valores que farão você entender, no final do mês, quanto sua empresa faturou e lucrou, ou ainda, se houve prejuízo.

Planilha de fluxo de caixa

Como registrar as suas despesas e as suas receitas? Simples. Faça isso usando a planilha de fluxo de caixa.

Ela é a melhor maneira de registrar a entrada e a saída de dinheiro da sua empresa, controlando os riscos e reduzindo os erros de gestão financeira.

Planilha de vendas

Todas as vendas realizadas pela tabacaria devem ser registradas nessa planilha de controle de vendas. Assim, fica muito mais fácil saber o volume de vendas e ter ideias do que fazer para aumentar esse fluxo.

Uma das grandes vantagens dessa planilha é saber a necessidade de capital. Ou seja, é com ela que você avalia o que pode ser comprado ou não, se há necessidade de uma promoção para mais vendas e outras ações.

Também, ela indica os valores que entrarão no seu caixa nos próximos dias e os que sairão. Assim, o processo de controle de contas a pagar fica mais simples. Mas não apenas isso, é aqui que você vê os valores que terá para pagar fornecedores e despesas mensais na data correta. Dessa forma,

Planilha de cadastro de produtos

Descrição, data de validade, uso, cores, tipos, quantidades e outras informações devem ser listadas nesta planilha. Com isso, todas as informações ficam à sua disposição para quando for necessário.

Faça o cadastro de produtos no Excel com a nossa planilha!

Conheça também a planilha usada para calcular ponto de equilíbrio no Excel, ajudando a definir aquele ponto em que a sua loja faturou o necessário para cobrir o investimento realizado.

Planilha de cadastro de clientes

Tão importante quanto registrar seus produtos é listar e descrever seus clientes. Mantenha esta planilha de clientes sempre atualizada. Quando precisar de alguma informação importante, basta acessá-la e usá-la para traçar estratégias de alcance, por exemplo.

Planilha de curva ABC

Uma tabacaria vende produtos com preços muito variados. A venda de um charuto pode ser muito mais vantajosa do que a venda de dez ou mais cinzeiros, por exemplo. Ao fazer a curva ABC no Excel, o objetivo desta planilha é descobrir o seu produto mais valioso e ver de que forma é possível aumentar as vendas dele, elevando o faturamento da loja.

Planilha de custo médio

Mais uma planilha que permite uma visão estratégica do seu estoque. Nesse caso, é utilizada para saber quanto vale tudo que está armazenado ali. É uma informação importante para ter uma noção clara do valor da sua empresa e dos seus produtos.

Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Como saber se o seu trabalho está sendo bem executado como um gestor de tabacaria? Aplicando a planilha de demonstração de resultado do exercício. Com ela, é possível saber se o seu gerenciamento está, de fato, rendendo frutos.

Faça o download da planilha de DRE grátis que preparamos para te ajudar a ter controle sobre os resultados das suas ações!

Planilha de folha de pagamento

A planilha de pagamento é usada para organizar não só o pagamento dos funcionários, mas também todos os benefícios aos quais eles têm direito, como bônus, porcentagem de lucro, extra e outros.

Planilha de orçamento empresarial

Mais uma planilha financeira que deve fazer parte do seu controle. Com um orçamento bem estruturado, as suas decisões futuras podem ser tomadas com mais exatidão e segurança. Como projetar minhas vendas, lucros e investimentos? Com um controle claro e preciso do seu orçamento dos próximos meses.

Planilha de ponto de equilíbrio

Planilha usada para definir aquele ponto em que a sua loja faturou o necessário para cobrir o investimento realizado. A partir de então, o que vier é lucro. É o que chamamos de ponto de equilíbrio.

Planilha de cálculo do preço de venda

Definir o valor do seu produto será muito mais fácil com esta planilha de preços. Se você não tem ideia do quanto cobrar, tem medo de afastar o cliente e, ao mesmo tempo, não ter lucro, a planilha de cálculo de preço de venda vai ajudar bastante.

Planilha 5W2H

Como tirar esse e outros projetos do papel de uma maneira segura e com total domínio de todas as etapas? A planilha 5w2h te dá essa resposta. São 7 perguntas simples e, ao mesmo tempo, instigadoras que vão ampliar a sua visão sobre a sua empresa.

Considerações finais

Montar uma tabacaria é uma ótima opção para quem deseja ter o próprio negócio. Com as dicas listadas aqui, dar o primeiro passo será muito mais fácil, com certeza. Além disso, as planilhas para tabacaria serão grandes aliadas. São ferramentas fáceis de manusear, simples e funcionais, além de se adequarem perfeitamente ao seu tipo de negócio. Vale a pena conhecer e aplicar.

Início 9 Empreendedorismo 9 Planilhas para Tabacaria: O que elas fazem pelo seu negócio
Escrito em: 22/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...