como motivar sua equipe

Motivar equipes é algo que precisa ser trabalhado a todo momento e para fazer de forma assertiva é preciso que o gestor leve em consideração muitos fatores.

O principal deles é que é necessário saber quais são as motivações pessoais de cada colaborador da equipe, de verdade. Parece trabalhoso e difícil, porém é um trabalho muito importante, já que é feito conforme a necessidade de cada um e é conforme os sonhos e desejos que os diferentes modelos de motivação dão mais certo.

Foque em entender que necessidades básicas como alimentação, casa e mais especificamente no trabalho, ter bons equipamentos e locais adequados não são fatores que motivam ninguém, são coisas básicas que permitem que seja feito o trabalho no dia a dia. Se nem as necessidades básicas são atendidas, não existe nenhuma maneira de conseguir motivar uma equipe.

O mínimo que uma pessoa espera do seu trabalho é estar em um local seguro, que tenha uma iluminação adequada, que esteja sempre limpo e que tenha equipamentos e treinamentos adequados para a realização das tarefas. O mínimo de conforto também é esperado, assim como estar em um lugar que não fira sua saúde.

Esse é o estágio inicial de uma motivação: oferecer um local aonde o colaborador possa se sentir a vontade para ajudar a empresa a conquistar seus objetos e trabalhar da melhor maneira possível.

Depois disso, existem muitas maneiras de conseguir engajar uma equipe; motivar pessoas para entregarem mais do que é esperado delas, transformá-las em trabalhadores extraordinários. Tudo parte da motivação, pode ter certeza.

Separamos dez dicas e ações mais práticas de como motivar a sua equipe. São coisas simples que podem fazer toda a diferença no dia a dia dos colaboradores. Sempre lembre de prestar atenção nas necessidades de cada indivíduo!

1. Seja presente mostrando apoio e também interesse

Seja um gestor acessível, educado, comprimente as pessoas com um bom dia, fale com seus colaboradores e pergunte como eles estão; mostre sinceridade quando fizer isso, os colaboradores sentem quando o gestor é cínico ou falso em momentos como esse. Quando a equipe enxerga que o gestor está próximo dela, ela se sente motivada e quer mostrar a ele o seu trabalho.

2. Traga os colaboradores para o planejamento estratégico da empresa

Uma grande motivação para os colaboradores é enxergar de fato aonde a empresa quer chegar e o que cada um deles precisa fazer para isso acontecer. Quais estratégias precisam ser desenvolvidas e qual o papel daquele colaborador na engrenagem da empresa. Quando um trabalhador enxerga aonde faz a diferença, se torna muito mais motivado para ajudar a empresa a chegar lá.

3. Trabalhe com equipes integradas

Fazer com que as equipes conheçam o trabalho das outras e mais, saibam da importância de cada um dentro da empresa, é um diferencial muito grande na hora de motivar trabalhadores.

Deixar o time mais unido com certeza faz com que ele se sinta mais engajado em se ajudar. Diálogos são sempre importantes dentro de empresas e é isso o que faz com que o trabalho flua de uma maneira mais leve e todos saibam como podem ajudar os outros colegas e se motivem a fazer isso.

4. Valorize qualquer ideia e iniciativa

A maioria dos trabalhadores passam a vida buscando reconhecimento. Por isso que é importante valorizar qualquer ideia ou iniciativa que parta da equipe, mesmo que ela não seja exatamente o que se estava buscando, na hora que se valoriza uma ideia se abre uma porta para que novas ideias sejam colocadas para fora.

A valorização pode ser feita com um elogio, ou até mesmo com prêmios e bonificações, quando forem iniciativas que realmente façam a diferença na empresa.

5. Faça parcerias para oferecer benefícios

Esse tipo de benefício motiva muito os funcionários. Muitas empresas fecham parcerias com escolas, academias, bares, restaurantes, cinemas e proporcionam descontos aos colaboradores, que sentem que a empresa está pensando no seu bem-estar fora do ambiente de trabalho também.

Os colaboradores se sentem cuidados pelas empresas e enxergam que são valorizados tanto dentro quanto fora do dia a dia de trabalho.

6. Trabalhe com metas

O ser humano é movido por desafios. Não existe nada pior do que trabalhar sem saber o que precisa ser atingido e qual o objetivo de todo esse esforço. Estabeleça metas e premiações para equipes que baterem as metas, dessa forma elas se engajam e enxergam um propósito maior pelo qual acordar todos os dias.

7. Sempre reconheça colaboradores que fazem um trabalho diferenciado

Mesmo que pareça ruim reconhecer fulano ou ciclano essa é uma maneira de mostrar que certas atitudes são dignas de reconhecimento, para que o resto da equipe também se esforce para entregar um trabalho extraordinário.

Mas tome cuidado para não diminuir ninguém; o reconhecimento deve acontecer por um bom trabalho de uma pessoa, sem comparações e sem diminuir o trabalho dos colegas.

8. Seja um exemplo

A frase “faça o que eu digo não faça o que eu faço” não se encaixa em um gestor que busca motivar uma equipe. Ser o exemplo é a melhor maneira de engajar a equipe e fazer com que eles trabalhem para alguém que admiram, dessa maneira eles se sentem inspirados a trabalhar e sentem que podem ser como você um dia.

9. Não economize nos feedbacks

Dar feedback é o que faz com que a equipe enxergue os problemas para consertá-los, e também veja tudo que está dando certo no seu trabalho.

Uma equipe que não recebe feedbacks dificilmente muda o jeito de trabalhar e se motiva a melhorar, pois não sabe exatamente como fazer isso. É responsabilidade do gestor ajudar sua equipe a enxergar falhas e também pontos positivos no trabalho.

10. Comemore sempre que possível

Quando as metas são alcançadas, quando um trabalho é muito bem feito, quando algum colaborador teve uma conquista pessoal, ou apenas para confraternizar depois de uma semana intensa de trabalho, tente sempre trazer sua equipe para fora do ambiente de trabalho para criar laços com as pessoas.

Esses momentos são muito apreciados e com certeza deixam o pessoal muito mais motivado e feliz!

Guia de Gestão de Equipes

Teste o eGestor gratuitamente por 15 dias!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br