fbpx

Gestão de pessoas: 5 dicas para cuidas dos seus colaboradores

Se você já está no mercado de trabalho há pelo menos 15 anos, com certeza já deve ter ouvido a premissa de que funcionários são como engrenagens em uma empresa: se insatisfeitos, basta substituí-los por outros na organização. Mas, hoje em dia, a realidade é outra, e esse preceito foi por água abaixo: e é aqui que entra o conceito de gestão de pessoas. Quer saber como fazer uma boa gestão de pessoas? Então siga com a gente!

Gestão de pessoas: o que é e qual sua importância

A gestão de pessoas é conhecida como o coração de uma organização. Se ela está bem, toda a empresa está.

Por exemplo, um funcionário desmotivado já não é mais mandado embora – mas sim, chamado para conversar sobre seus receios, medos e expectativas em relação à empresa. Isso se dá uma vez que os funcionários passam a ser vistos como peças fundamentais para o sucesso da organização.

Se este funcionário fosse simplesmente mandado embora, a empresa não saberia em quais aspectos deve melhorar para manter o resto da equipe contente, inspirada e motivada.

É neste sentido que a gestão de pessoas e de Recursos Humanos se torna cada vez mais forte dentro de instituições de médio e grande porte. Seu objetivo? Potencializar o desempenho dos colaboradores da empresa, o que resulta em um enorme diferencial quando em relação à concorrência.

Basicamente, um bom conceito para gestão de pessoas seria o seguinte: “associação de métodos, técnicas, habilidades, políticas e práticas que visam potencializar o capital humano e administrar comportamentos internos dentro de empresas de todos os portes e segmentos do mercado”.

Porém, manter os colaboradores motivados e satisfeitos não é a única forma de fazer gestão de pessoas. Na realidade, a estratégia demanda planejamento completo – envolvendo toda a organização em busca de capacitação, desenvolvimento e humanização de todos aqueles que fazem parte da mesma.

Além disso, muitos são os indivíduos que confundem a gestão de pessoas com o RH da empresa. O recursos humanos é, basicamente, o departamento responsável pela valorização dos profissionais e de seus direitos.

Porém, a gestão de pessoas é desempenhada não necessariamente por este setor, mas principalmente, pelos chefes, gestores e diretores da empresa – ou seja, pelos profissionais que verdadeiramente requerem capacidade de liderança.

Como fazer uma boa gestão de pessoas?

Parece complexo, não é mesmo? Mas não é. Pensando nisso, separamos este artigo em 5 tópicos, que na realidade, consistem em 5 pilares fundamentais que justificam a importância da gestão de pessoas.

Preparado (a) para conferir? Então vamos lá.

1. Motivação

O primeiro pilar da gestão de pessoas é a motivação – sendo este como um “combustível” para os demais pilares que veremos ao longo deste artigo.

A razão é simples: toda empresa precisa do esforço individual de cada um de seus funcionários para crescer. E para que haja comprometimento, os colaboradores precisam se sentir motivados.

Um funcionário totalmente ‘sem vontade’ de exercer suas funções tem sua produtividade parcialmente ou completamente prejudicada, o que faz com que ele tenha vontade de deixar a empresa na primeira oportunidade que lhe surgir.

E esse obviamente, não é o perfil de funcionários buscados pelas empresas nos dias atuais –muito pelo contrário. Há uma incessante busca pela ‘auto motivação’ em processos seletivos.

Para compreender melhor este tópico, imagine uma organização vista de fora. Quais são os pontos que motivam o funcionário? Entre os principais aspectos, destacamos os incentivos econômicos (bônus ou salários chamativos), a missão da empresa (empresas sociais, sustentáveis ou que visam o bem se destacam neste sentido), possibilidade de crescimento (também conhecido como plano de carreira) e desafios proporcionados.

Basicamente, cada pessoa irá se apegar a um ou mais destes aspectos na hora de se sentir motivada a trabalhar (e principalmente, a continuar) na empresa. E isso deve partir não só do indivíduo, mas também da empresa, que deve ter consciência do que ela tem de chamativo – focando neste quesito no momento das contratações.

Dicas para gestão de pessoas

  • Faça metas da empresa, de cada departamento/área e metas individuais – afinal, quando a pessoa sabe que os objetivos da empresa são os mesmos que os dela, isso o motiva a continuar.
  • Realize processos seletivos transparentes, com base naquilo que você realmente busca para a sua empresa. Dessa forma, encontrar funcionários alinhados com sua missão e valores se tornará muito mais fácil – o que será uma via de mão dupla.
  • Ofereça feedbacks individualizados e periódicos – afinal, as pessoas não são iguais umas às outras e merecem tratamento diferenciado. O período de avaliação é você quem decide: semanalmente, todos os meses ou de três em três meses são os mais recomendados. O feedback lhe ajuda a motivar funcionários já não motivados por alguma razão, a corrigir erros e, é claro, a oferecer gestão de modo muito mais humanizado. Basicamente, este passo consiste em sentar com cada um de seus funcionários e ter uma conversa sincera. Nada difícil, não é mesmo?
  • Aposte na meritocracia – reconhecendo os funcionários que tiveram os resultados desejados, independentemente de seus cargos. Esse reconhecimento pode ser realizado por meio de prêmios, promoção, aumento salarial, treinamentos diferenciados, bônus e assim por diante.

2. Processo de comunicação na gestão de pessoas

E para que a motivação seja real, evitar falhas de comunicação entre a empresa e o funcionário é um aspecto importantíssimo.

A boa comunicação deve ocorrer em todos os sentidos – entre colaboradores e gestores, entre funcionários, entre os diferentes departamentos e por aí vai. Essa integração é o que evita mal-entendidos, facilita o diálogo e permite que as informações estejam sempre disponibilizadas para todos.

Dicas para melhor comunicação na empresa

  • Adoção de softwares/programas de comunicação interna – principalmente para facilitar o bate papo entre funcionários e departamentos);
  • Adoção de um método em comum para comunicar coisas rápidas (evitando que coisas simples sejam esquecidas ou deixadas ‘mofando’ em caixas de entrada de e-mails);
  • Agilidade em respostas – que tal adotar a regra de que chats ou e-mails entre funcionários/gestores não podem ficar mais do que uma hora sem serem respondidos? Dessa forma o processo de comunicação é facilitado;
  • Evite passar funções para quem não será designado a ela – tem uma atividade para ser realizada pelo funcionário A? Então passe diretamente para ele. Se você comunicar o superior dele, que falará para o funcionário B para depois chegar até o verdadeiro responsável, as chances de que haja falhas na comunicação são enormes.
Banner-conversao-eGestor-blog

3. Trabalho em equipe

Os objetivos da empresa jamais devem ser individualizados – mas devem favorecer o trabalho em equipe. Sendo assim, é só quando os funcionários notam o quanto suas tarefas são importantes para o “bem do todo” que a empresa passa a funcionar como um organismo saudável.

Se cada setor, departamento ou equipe tiver objetivos individualizados, isso criará competição interna dentro da empresa – e os objetivos do todo serão totalmente esquecidos.

Sendo assim, a integração e o trabalho em equipe são quesitos fundamentais para a melhora da gestão de pessoas.

Dicas para o trabalho em equipe

  • Uso de programas/softwares para gestão de tarefas. Esse tipo de gerenciador faz com que funcionários realizando atividades diferentes se sintam parte do todo. Isso porque, em um software como esse, cada um têm suas funções – mas sabem que, caso não a desempenhem, o resultado de todos será prejudicado. Um bom e gratuito software neste sentido é o Trello.
  • Criação de grupos de trabalho. Tais grupos não devem ser criados com base em afinidade, mas sim, para projetos específicos (com duração específica). O principal objetivo é não deixar uma tarefa na mão de uma só pessoa – mas sim, de várias. Juntas, elas terão ideias, farão testes, mensurarão resultados e implementarão melhorias: tudo em conjunto.
  •  Faça “meetings” para acompanhar o andamento do trabalho. Quando todos estão no “mesmo barco”, o trabalho em equipe fica muito mais saudável. Sendo assim, no início ou fim de cada semana, sente-se com todos e faça uma reunião rápida (de no máximo 30 minutos). Isso faz com que equipes diferentes conheçam o trabalho de outras (e o andamento do job), assim como cria um ambiente de sinergia e motivador.
  •  Saiba também quando se divertir. Afinal, não tem nada pior do que um ambiente em que só se fala de trabalho 24 horas por dia, não é mesmo? Para isso, o mais recomendado é que o gestor crie momentos de interação que não necessariamente sejam no local de trabalho – como um happy hour ou churrasco na casa de alguém, por exemplo. Se quiser propor algo diferente, você pode pensar em viagens, trilhas, sessões de cinema apenas para o pessoal e assim por diante.

4. Competência e conhecimento

Ao longo deste artigo, falamos sobre um sistema que com certeza só funcionará com plenitude caso os funcionários tenham competência e é claro, conhecimento para o desempenho de suas funções.

Sendo assim, é fundamental a criação de um espaço em que todos possam crescer gradativamente – o que só pode ser feito por meio de uma equipe completa de bons profissionais.

Para construir uma equipe forte e duradoura, realmente, não é simples. Esse é um processo que se inicia já na entrevista – momento em que o indivíduo e a empresa encontrarão os seus pontos em comum e serão alimentados ao longo do seu período de experiência.

Neste aspecto, vale relembrar a importância do feedback – já que esse retorno é o que fará com que cada ação do membro da equipe seja comentada – e da identificação das qualidades e pontos fortes de cada um, o que por sua vez, motivará o funcionário a ser cada vez melhor.

Dicas para melhorar a gestão de pessoas

  • Faça avaliações de desempenho com base nos conhecimentos de cada um. Para tal, é importante estipular pesos para as competências mais e menos importantes. Além disso, esta avaliação deve ser realizada de modo periódico.
  • Não se esqueça de dar a devida importância aos processos seletivos. Quando a sua equipe vai crescendo e alguns vão pulando fora, é função dos gestores contratar novos funcionários que sejam tão bons (ou ainda melhores) do que aqueles que partiram.
  • Se após a realização de um processo seletivo completo você ainda não encontrou alguém que seja tão bom como você gostaria, não contrate – continue buscando até achar a pessoa que realmente seja tão competente como o esperado.

5. Desenvolvimento e treinamento

Finalmente, chegamos ao último pilar da gestão de pessoas.

Nele gostaríamos de destacar a importância do desenvolvimento e crescimento constante da empresa – já que uma empresa parada é basicamente uma empresa morta.

E qual é a melhor forma de garantir que uma empresa está em constante crescimento? Por meio do treinamento de seus funcionários.

Basicamente, neste ponto, o ideal é chegar a um “ponto de equilíbrio” em que tanto o colaborador como a empresa em questão estejam felizes e satisfeitos com o que resultar da “troca” entre eles. Neste sentido, todos ganharão e crescerão juntos, em um ciclo que só pode resultar em coisas boas.

Dicas para promover o desenvolvimento e treinamento

  • Perceba quais são os treinamentos que seus funcionários mais querem ter. Basicamente, esses treinamentos podem ser divididos em dois grandes grupos: treinamentos comportamentais (para adquirir conhecimentos específicos, como técnicas de vendas, métodos de negociação e outros) ou treinamentos técnicos (para conhecimentos realmente técnicos, sobre como mexer em tal sistema, software, máquina ou equipamento, por exemplo).
  • Faça com que os processos de desenvolvimento e treinamentos sejam contínuos – e não realizados apenas uma vez em nunca. Após descobrir quais são os conhecimentos que mais interessam para a sua equipe de funcionários, organize treinamentos com base na demanda e necessidade sempre que puder. Quer uma dica ainda mais interessante? Crie uma planilha com todos os treinamentos – o que inclui os já realizados, os em andamento e os que futuramente serão feitos. Ao disponibilizar essa planilha para todos, a motivação dos funcionários tende a ser ainda maior.
Início 9 Empreendedorismo 9 Gestão de pessoas: 5 dicas para cuidas dos seus colaboradores
Escrito em: 27/03/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Anadelia

    Boa noite!
    Muito bom esse conteúdo, isso nos dá consistência para fazermos um bom trabalho com nossa equipe, e sem falar que estaremos desenvolvendo as pessoas tanto para o lado pessoal com o profissionais!
    Seremos cada vez melhores!

    Responder
  2. Ana Lopes

    Boa tarde – muito obrigada pelo conteúdo e pelo comentário 🙂 Eu tambem tenho um bom team a adoro trabalhar com as pessoas. Recentemente durante o home office preciso organizar me melhor porque somente trabalhamos online 😉 Por isso, gosto de utilizar ferramentas digitais como kanbantool.com. Organizam minhas ideias e tarefas 😉 Obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...