fbpx

Conheça 7 cursos para MEI totalmente gratuitos

O mercado de trabalho é altamente competitivo e cada vez mais exigente. Para se manter bem posicionado e evitar imprevistos, empreendedores precisam buscar qualificação constante sobre os mais variados assuntos.

Afinal, manter uma empresa funcionando, ainda que pequena, não é tarefa fácil: você precisa liderar, administrar, colocar a mão na massa no dia a dia e ainda dominar como ninguém a arte da negociação!   

A busca por conhecimento e o empenho em se tornar cada vez melhor são pontos cruciais para o crescimento de trabalhadores autônomos e empreendedores. Por isso, nada melhor que desenvolver essas habilidades com a ajuda de quem entende do assunto, e melhor, sem pagar nada.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 7 cursos para MEI (Microempreendedor Individual) totalmente gratuitos. Continue a leitura e não perca a chance de se tornar um administrador melhor! 

1. Curso de Liderança

Liderar não é apenas dividir funções e organizar a rotina. Um bom líder precisa saber como reagir diante de situações inesperadas, mediar conflitos e tomar decisões estratégicas.

Seja qual for o tamanho da equipe, com um bom líder, capaz de orientar e inspirar, certamente ela alcançará resultados satisfatórios.

As habilidades de liderança nem sempre são naturais, mas podem ser desenvolvidas com excelência. Esse é o objetivo do curso Torne-se um líder, que também ensina o gestor a ter disciplina e se tornar referência para colaboradores, fornecedores e clientes.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

2. Curso de Vendas

Um bom empreendedor precisa saber vender não só o seu produto ou serviço, mas a própria empresa, seus valores, missão e visão. Outro ponto importante é saber ouvir o cliente, afinal de nada adianta investir pesado no desenvolvimento de um produto se o destinatário não puder opinar sobre ele.

Saber como posicionar bem a sua marca e ter um bom controle de caixa são algumas das habilidades que o curso Técnicas em Vendas procura desenvolver, e que são indispensáveis para todo bom administrador.

O curso, oferecido pelo Sebrae São Paulo, tem carga horária de 32 horas e está disponível na modalidade presencial.

3. Curso de Planejamento Estratégico

Quem quer crescer precisa saber onde está e aonde quer chegar. O planejamento estratégico é uma ferramenta excelente para estruturar o seu negócio.

Como o próprio nome diz, por meio dele você terá suporte para planejar suas ações e para desenvolver melhor o pensamento estratégico.

O curso Planejamento Estratégico é interessante tanto para quem ainda não faz uso dessa ferramenta, e quer saber por onde começar, como para quem já faz uso, mas busca aprimoramento.

Ele visa auxiliar o empreendedor a elaborar e aplicar estratégias de gestão de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

4. Curso de Planejamento Financeiro

Se planejar financeiramente é tão importante quanto pensar em estratégias de administração. Crises e imprevistos podem surgir a qualquer momento, e você precisa estar minimamente preparado para enfrentá-los.

No curso Análise e Planejamento Financeiro você aprenderá a gerir seus recursos de maneira eficiente e fazer projeções realistas para o crescimento da empresa, além de conhecer ferramentas interessantes para auxiliar no controle financeiro.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 15 horas e está disponível na modalidade EAD.

5. Curso de Atendimento ao Cliente

Para quem mantém contato direto com clientes, esse curso é essencial, afinal um cliente satisfeito é a melhor forma de divulgar um trabalho. Um bom relacionamento com o consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Faça o curso de Atendimento ao Cliente e aprenda a proporcionar para seus consumidores a melhor experiência possível, conseguindo que eles espalhem comentários positivos e sejam promotores voluntários da sua marca.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 15 horas e está disponível na modalidade EAD.

6. Curso de Sustentabilidade

Atualmente ser sustentável não é mais uma opção, é uma regra. O conceito de sustentabilidade e suas reais implicações no cotidiano de um negócio, apesar de extremamente relevantes, ainda não são claros para muitos empreendedores.  

Além de opções viáveis para diminuir custos na empresa, o curso de Sustentabilidade te ensina a relacionar atitudes sustentáveis a ganhos empresariais, buscar alternativas de ações sustentáveis e aplicar a sustentabilidade no planejamento estratégico do seu negócio.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

7. Curso de Visão de Negócios

Além de todos os pontos já citados acima, é de grade importância para o negócio que o empreendedor saiba identificar boas oportunidades.

Saber agir no momento certo, e conseguir avaliar ideias com clareza, é uma grande vantagem competitiva para quem quer crescer e se destacar no mercado.

O curso Oportunidades e Visão de Negócios oferece o treinamento básico dessas habilidades, dando ao empreendedor uma noção de como identificar pontos fortes e fracos, para que as dificuldades sejam trabalhadas até se tornarem novas oportunidades.

Oferecido pelo Sebrae, ele tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

Bônus: mantenha-se bem informado

Cursos como os listados acima são excelentes formas de se capacitar de maneira rápida, fácil e gratuita. No entanto, além de estudar sobre esses conceitos que já fazem parte do mundo empreendedor, outro ponto muito importante para que seu negócio se destaque é acompanhar a evolução do mercado.

Uma necessidade para os empreendedores de hoje é a busca constante por informação: novas tendências surgem a todo momento, ferramentas cada vez mais inteligentes estão sempre sendo desenvolvidas e as oportunidades de atuação não param de surgir.

Aproveite os cursos para MEI disponibilizados gratuitamente por instituições confiáveis e experientes no mundo dos negócios, e desenvolva melhor suas habilidades de gestão. 

Assim, você será capaz de se destacar, crescer e quem sabe até ajudar outros empreendedores com suas próprias histórias de sucesso.  

Quando você se deparar com um problema específico, e sentir que precisa de mais capacitação para resolvê-lo, lembre-se que existem muitos materiais de apoio disponíveis na internet.

Pesquise sobre dicas, guias ou cases de sucesso, sem dúvida, você encontrará informações valiosas para colocar em prática.

Início 9 Empreendedorismo 9 Conheça 7 cursos para MEI totalmente gratuitos
Escrito em: 14/12/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Shirley

    Bom dia sou MEI e preciso de ajuda para montar um curso de extensão em enfermagem

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...