O mercado de trabalho é altamente competitivo e cada vez mais exigente. Para se manter bem posicionado e evitar imprevistos, empreendedores precisam buscar qualificação constante sobre os mais variados assuntos.

Afinal, manter uma empresa funcionando, ainda que pequena, não é tarefa fácil: você precisa liderar, administrar, colocar a mão na massa no dia a dia e ainda dominar como ninguém a arte da negociação!   

A busca por conhecimento e o empenho em se tornar cada vez melhor são pontos cruciais para o crescimento de trabalhadores autônomos e empreendedores. Por isso, nada melhor que desenvolver essas habilidades com a ajuda de quem entende do assunto, e melhor, sem pagar nada.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 7 cursos para MEI (Microempreendedor Individual) totalmente gratuitos. Continue a leitura e não perca a chance de se tornar um administrador melhor! 

1. Curso de Liderança

Liderar não é apenas dividir funções e organizar a rotina. Um bom líder precisa saber como reagir diante de situações inesperadas, mediar conflitos e tomar decisões estratégicas.

Seja qual for o tamanho da equipe, com um bom líder, capaz de orientar e inspirar, certamente ela alcançará resultados satisfatórios.

As habilidades de liderança nem sempre são naturais, mas podem ser desenvolvidas com excelência. Esse é o objetivo do curso Torne-se um líder, que também ensina o gestor a ter disciplina e se tornar referência para colaboradores, fornecedores e clientes.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

2. Curso de Vendas

Um bom empreendedor precisa saber vender não só o seu produto ou serviço, mas a própria empresa, seus valores, missão e visão. Outro ponto importante é saber ouvir o cliente, afinal de nada adianta investir pesado no desenvolvimento de um produto se o destinatário não puder opinar sobre ele.

Saber como posicionar bem a sua marca e ter um bom controle de caixa são algumas das habilidades que o curso Técnicas em Vendas procura desenvolver, e que são indispensáveis para todo bom administrador.

O curso, oferecido pelo Sebrae São Paulo, tem carga horária de 32 horas e está disponível na modalidade presencial.

3. Curso de Planejamento Estratégico

Quem quer crescer precisa saber onde está e aonde quer chegar. O planejamento estratégico é uma ferramenta excelente para estruturar o seu negócio.

Como o próprio nome diz, por meio dele você terá suporte para planejar suas ações e para desenvolver melhor o pensamento estratégico.

O curso Planejamento Estratégico é interessante tanto para quem ainda não faz uso dessa ferramenta, e quer saber por onde começar, como para quem já faz uso, mas busca aprimoramento.

Ele visa auxiliar o empreendedor a elaborar e aplicar estratégias de gestão de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

Guia de Gestão Estratégia

4. Curso de Planejamento Financeiro

Se planejar financeiramente é tão importante quanto pensar em estratégias de administração. Crises e imprevistos podem surgir a qualquer momento, e você precisa estar minimamente preparado para enfrentá-los.

No curso Análise e Planejamento Financeiro você aprenderá a gerir seus recursos de maneira eficiente e fazer projeções realistas para o crescimento da empresa, além de conhecer ferramentas interessantes para auxiliar no controle financeiro.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 15 horas e está disponível na modalidade EAD.

5. Curso de Atendimento ao Cliente

Para quem mantém contato direto com clientes, esse curso é essencial, afinal um cliente satisfeito é a melhor forma de divulgar um trabalho. Um bom relacionamento com o consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Faça o curso de Atendimento ao Cliente e aprenda a proporcionar para seus consumidores a melhor experiência possível, conseguindo que eles espalhem comentários positivos e sejam promotores voluntários da sua marca.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 15 horas e está disponível na modalidade EAD.

6. Curso de Sustentabilidade

Atualmente ser sustentável não é mais uma opção, é uma regra. O conceito de sustentabilidade e suas reais implicações no cotidiano de um negócio, apesar de extremamente relevantes, ainda não são claros para muitos empreendedores.  

Além de opções viáveis para diminuir custos na empresa, o curso de Sustentabilidade te ensina a relacionar atitudes sustentáveis a ganhos empresariais, buscar alternativas de ações sustentáveis e aplicar a sustentabilidade no planejamento estratégico do seu negócio.

O curso, oferecido pelo Sebrae, tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

7. Curso de Visão de Negócios

Além de todos os pontos já citados acima, é de grade importância para o negócio que o empreendedor saiba identificar boas oportunidades.

Saber agir no momento certo, e conseguir avaliar ideias com clareza, é uma grande vantagem competitiva para quem quer crescer e se destacar no mercado.

O curso Oportunidades e Visão de Negócios oferece o treinamento básico dessas habilidades, dando ao empreendedor uma noção de como identificar pontos fortes e fracos, para que as dificuldades sejam trabalhadas até se tornarem novas oportunidades.

Oferecido pelo Sebrae, ele tem carga horária de 6 horas e está disponível na modalidade EAD.

Bônus: mantenha-se bem informado

Cursos como os listados acima são excelentes formas de se capacitar de maneira rápida, fácil e gratuita. No entanto, além de estudar sobre esses conceitos que já fazem parte do mundo empreendedor, outro ponto muito importante para que seu negócio se destaque é acompanhar a evolução do mercado.

Uma necessidade para os empreendedores de hoje é a busca constante por informação: novas tendências surgem a todo momento, ferramentas cada vez mais inteligentes estão sempre sendo desenvolvidas e as oportunidades de atuação não param de surgir.

Aproveite os cursos para MEI disponibilizados gratuitamente por instituições confiáveis e experientes no mundo dos negócios, e desenvolva melhor suas habilidades de gestão. 

Assim, você será capaz de se destacar, crescer e quem sabe até ajudar outros empreendedores com suas próprias histórias de sucesso.  

Quando você se deparar com um problema específico, e sentir que precisa de mais capacitação para resolvê-lo, lembre-se que existem muitos materiais de apoio disponíveis na internet.

Pesquise sobre dicas, guias ou cases de sucesso, sem dúvida, você encontrará informações valiosas para colocar em prática.

Gostou deste post sobre cursos para MEI? Quer começar a aprender e também aplicar dicas que vão fazer o seu negócio decolar? Então baixe o nosso e-book sobre crescimento empresarial, abaixo:

Ebook Crescimento Empresarial

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br