Controlar sua produção é importante para sua empresa

Para uma empresa é muito importante que a produção e os recursos se mantenham em total equilíbrio. Isso significa que todos os setores devem se manter alinhados para evitar o desperdício de recursos.

Os recursos são o que a empresa tem à disposição, como: matéria prima, mão de obra, supervisão, controle de qualidade e os setores de venda.

Uma produção que entenda perfeitamente qual a sua demanda sabe exatamente distribuir seus recursos. Isso possibilita que se mantenham preparadas para possíveis mudanças no ritmo de produção.

Para que os recursos sejam distribuídos de forma que não sobrem ou faltem, é muito importante se organizar.

Mudanças que podem afetar a produção

O mercado muda constantemente, por maior e bem detalhada que possa ser a sua organização.

A partir do momento que planejar sua produção, sua empresa estará pronta para futuros momentos de quedas ou elevações. Para evitar crises, você deve ficar atento às seguintes mudanças:

Aumento da produção

Caso a sua produção chegue a dobrar ou triplicar a quantidade e nada disso estiver previsto, a produção acaba virando uma bagunça e saindo do controle.

É importante se manter preparado para uma situação de maior desgaste e utilização de recursos.

Preparando antecipadamente materiais e as pessoas que serão direcionadas para aquelas atividades.

Queda na produção

O mesmo pode acontecer ao contrário. Se houver uma diminuição na demanda, é possível que sobrem recursos, o que significa gasto com algo que não foi utilizado.

Então, por mais que um aumento na produção e consequentemente dos recursos seja bom para os negócios, os momentos de crise devem ser antecipados no seu controle de produção.

Criar um histórico para analisar

Sem testes é bem complicado tomar decisões se baseando no nada. Para evitar esse tipo de situação é importante criar um banco de dados informativo.

Nele você pode inserir todas as informações obtidas ao longo do tempo para saber tudo o que foi feito e em quais momentos.

É bom especificar quais foram as mudanças e quais as decisões, pois ter conhecimento do histórico pode ajudar em uma decisão futura.

A tecnologia no controle de produção

Os avanços tecnológicos têm se tornado cada vez mais presentes na indústria. Boa parte dos negócios busca uma maneira de como vender pela internet, pois é nela que as coisas acontecem.

Segundo o IBGE, mais de 70% dos brasileiros usam a internet em casa. Esses dados reforçam a ideia de que se alguém quer ser visto e reconhecido.

As empresas buscam alternativas em todos os setores, e a linha de produção pode usar a internet tanto quanto o setor de vendas, mesmo que de diferentes maneiras.

Buscando na internet a possibilidade de aumentar seus clientes, a ferramenta acaba sendo o causador do aumento da produção também.

A internet possibilita um feedback do cliente para a empresa. Se aproveitando deste recurso, uma empresa pode se preparar para futuras mudanças necessárias sem ser pega de surpresa.

Os setores de produção

O controle de produção precisa estar alinhado principalmente com setores de engenharia, estoque, compra e venda.

Engenharia

A produção deve ser iniciada após a engenharia receber informações adequadas da quantidade e prazos.

Estoque

Para iniciar a fase de produção é preciso ter os recursos disponíveis. O material em estoque precisa ser suficiente para a demanda que será produzida.

Compra

Os gastos devem ser direcionados às necessidades da produção.

A linha depende da quantidade de materiais disponíveis, por isso, eles não podem faltar a partir do momento que a produção é iniciada.

As compras devem ser antecipadas para não atrasar nenhuma etapa.

Vendas

O planejamento elabora planos de produção conforme as previsões de venda do produto. Assim podem decidir a quantidade necessária de produção e cumprir os prazos.

O setor de vendas também deve se responsabilizar pelo serviço de pós venda, pois dessa forma, consegue estipular o nível de satisfação do cliente.

Um cliente satisfeito com o produto, além de ter mais chances de repetir alguma compra na mesma empresa, também tem grandes chances de se tornar um defensor da marca.

Com isso, além de um cliente fiel, o chamado marketing boca a boca pode ajudar. No boca a boca a empresa consegue vendas sem adotar nenhum tipo de estratégia voltada para isso.

Nele o cliente não só se sente satisfeito, como também recomenda o produto, fazendo uma espécie de propaganda gratuita.

A recomendações de clientes para familiares e amigos pode ser convertida em vendas apenas por um bom trabalho de pós venda.

O setor de Recursos Humanos é importante

Um detalhe importante é determinar quantas pessoas serão destinadas a participar do projeto e cumprir a demanda.

O recursos humanos precisa estar envolvido nessa estratégia. Ele é quem determinará a necessidade de contratação e para quais áreas, além de providenciar os profissionais para cada tarefa.

Controle de finanças

O setor financeiro também é parte importante. Ele fornece as informações referentes à quantidade de dinheiro disponível para que sejam realizadas contratações e compras dos materiais necessários.

Aplique e monitore o controle de produção

O equilíbrio deve estar presente na produção, por isso o controle de cada etapa é indispensável.

Por isso é importante prestar atenção nas possíveis mudanças, tanto para o aumento quanto para a diminuição da produção. Isso evitará o desperdício de recursos.

Para entender esse processo é importante criar um banco de dados que servirá para conferir as ações que devem ser tomadas. Uma referência transmite certa segurança na hora de mudanças grandes.

Um bom trabalho de pós venda faz com que o cliente seja fiel, podendo até recomendar o produto para conhecidos, sem que a empresa precise tomar qualquer ação direcionada à isso.

Dessa maneira, analisando todos os setores envolvidos na produção antes de tomar as decisões, sua produção fica devidamente controlada.

Esse artigo foi escrito por André Angelo, redator do Soluções Industriais.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br