fbpx

Plano de ação: Aprenda o que é e como elaborar o plano perfeito

Escrito em: 18/01/20

Um Plano de Ação é um cronograma de atividades que indica o que deve ser atingido e como deve ser atingido em um período de tempo. Ou seja, um documento que define o planejamento de uma empresa. Ele inclui diversas tarefas e ações que irão fazer sua empresa atingir o que foi proposto.

Organizar um Plano de Ação é fundamental para o planejamento de qualquer empresa que deseja obter sucesso. É a partir dele que a empresa vai traçar caminhos a serem seguidos em relação a metas a serem cumpridas e de que forma se chegará até esses objetivos.

Portanto, neste artigo vamos falar sobre este importante processo na gestão empresarial e de que maneira elaborar um Plano de Ação que seja efetivo e contenha as informações mais relevantes para o andamento de seu negócio:

Afinal, o que é um Plano de Ação?

O Plano de Ação é um manual a ser seguido pela empresa, ele é um cronograma das atividades. Essas atividades podem incluir serviços diários e metas a médio ou longo prazo, e de que forma elas serão alcançadas. Assim, ele pode ser elaborado em uma planilha eletrônica ou até mesmo em um papel.

Planilha Fluxo de Caixa

Qual a importância de elaborar um Plano de Ação?

O Plano de Ação facilita o processo de tomada de decisão de qualquer empresa. Ele servirá como um norte, ou seja, todas as atividades executadas pela empresa devem seguir o plano de ação para se chegar a o objetivo estabelecido. E, para tanto, todos os funcionários devem estar engajados em torno do plano.

Uma empresa sem planejamento e sem metas a serem atingidas, está fadada ao fracasso. Portanto, o direcionamento e o suporte proporcionado pelo Plano de Ação, são fatores que o tornam imprescindíveis para qualquer negócio.

Lembrando que este planejamento não é restrito somente para empresas, mas também para trabalhadores autônomos e funcionários de uma forma geral, que podem traçar as suas metas pessoais.

Não ter um Plano de Ação torna as empresas extremamente suscetíveis a erros, já que podem realizar ações de uma forma inconsequente e não planejada, prejudicando os resultados em um médio e longo prazo.

Como elaborar um Plano de Ação eficiente?

Para colocá-lo em prática e realmente torná-lo efetivo dentro de determinado período, não se deve colocar as informações de uma forma aleatória, na base do achismo. Portanto, é preciso fazer uma análise interna da empresa, verificar com precisão o que já está sendo feito e os resultados que já estão sendo obtidos.

Somente após este criterioso estudo interno, deve-se partir para a análise de concorrência e estudar o mercado. O que as demais empresas de sua área de atuação estão fazendo que a sua não pensou em fazer? Que estratégias utilizar para criar uma vantagem competitiva e se diferenciar da concorrência? Até que ponto é possível alavancar os resultados de sua empresa?

Entretanto, de nada vai funcionar criar objetivos e metas que não possam ser acompanhados e medidos durante ou após a execução do Plano de Ação. É extremamente importante que os objetivos estabelecidos possam ser facilmente analisados e mensurados, tanto pelos gestores, quanto pelos colaboradores do negócio de uma forma geral.

Passo a passo do Plano de Ação

O ciclo de vida do Plano de Ação pode ser dividido em fases. Elas representam a elaboração, desenvolvimento e conclusão do mesmo. São elas:

Primeiro passo: Introdução

Aqui é onde se define o objetivo do plano de ação. Ou seja, a parte mais importante dele. Mas, também, para conhecer a empresa e entender em quanto tempo e como o projeto do plano de ação será realizado. São estipulados os prazos e os responsáveis para cada atividade. E, juntamente com isso, o orçamento disponibilizado.

Segundo passo: Desenvolvimento

Chegou a hora de colocar em prática. Todas as atividades planejadas devem ser iniciadas nessa fase. Também, os responsáveis devem estar atentos a qualquer erro ou desvio que possa acontecer a fim de corrigi-los. O orçamento deve estar em dia e a equipe definida para a tarefa deve estar a todo vapor.

Terceiro passo: Conclusão

E agora, o resultado final. Depois de encerrado o período e a tarefa, devem ser analisadas todas as etapas do projeto, orçamento, equipe e dados. Dessa forma, é possível analisar como o processo foi realizado e se atingiu o objetivo inicial.

Essa equipe também pode entregar um retorno sobre como foi realizar esse processo.

Ferramentas úteis para o Plano de Ação

5W2H

O 5W2H é uma ferramenta que ajuda a definir o planejamento estratégico da empresa. Seu nome, de origem na língua inglesa, são as etapas do planejamento. Entenda:

5W:

  • What (O que): o que precisa ser feito.
  • Why (Porquê): porque precisa ser feito.
  • Where (Onde): onde será feito.
  • When (Quando): quando será feito.
  • Who (Quem): quem o fará.

2H:

  • How (Como): como será feito.
  • How much (Quanto): quanto esse projeto custará.

Existem também algumas ferramentas que tornam a metodologia 5W2H mais fácil ainda, como uma Planilha de 5W2H, por exemplo.

PDCA

Outra ferramenta auxiliar do Plano de Ação é o ciclo PDCA. Nele, cada letra representa uma etapa do ciclo. Dessa forma:

  • Plan (Planejar)
  • Do (Fazer)
  • Check (Checar)
  • Action (Ação)

O que deve conter um Plano de Ação?

Como falamos anteriormente, um Plano de Ação para ser eficiente deve apresentar algumas informações imprescindíveis para o negócio:

  • O que está se buscando com o Plano de Ação de uma forma geral?
  • O que deve ser feito para se chegar ao objetivo?
  • Cronograma com o calendário das ações a serem executadas?
  • De uma forma específica, qual o objetivo de cada ação para se chegar ao objetivo geral?
  • Financeiro: qual valor será necessário?
  • Divisão de tarefas: quais funcionários da empresa ficarão responsáveis por determinadas ações?
  • Quais os riscos? Qual o plano B?
  • Quais são os recursos necessários?

Assim, como você pode ver, é preciso listar os riscos que as estratégias elencadas no plano de ação podem oferecer para a empresa. É importante sempre planejar outras alternativas. Definido todo o planejamento e colocado em prática, é extremamente necessário fazer um constante acompanhamento das ações. Dessa forma, se verifica se a empresa está seguindo o que foi proposto no Plano de Ação. E, caso não, é hora de se pensar em novas ações e modificar o plano.

Quais são os principais equívocos ao se elaborar um Plano de Ação?

Muitos gestores, ao fazer um Plano de Ação, acabam não o planejando de uma forma correta e atribuem uma quantidade excessiva de tarefas em um período de tempo que não é adequado para a realização de todas elas.

Isto é feito na ânsia de conseguir resultados imediatamente, mas sabemos que não é assim que funciona. Assim, para chegar aos objetivos desejados é necessário tempo, paciência e acompanhamento frequente.

Outro erro cometido na formação de um Plano de Ação acontece no que diz respeito à atribuição de tarefas aos funcionários. Algumas ações são atribuídas a funcionários que não tem tanta habilidade para a tarefa que lhe foi solicitada, sendo este funcionário mais habilitado para atuar em outra função, a qual ele tenha mais capacidade.

Portanto é fundamental conhecer profundamente as habilidades de todos os funcionários da empresa e saber exatamente em que aspectos cada um deles pode contribuir para se chegar aos objetivos desejados.

Software de gestão

Fazer o acompanhamento se o Plano de Ação está sendo seguido a risco não é uma tarefa fácil, pois envolve muitos fatores. Por isso, o auxílio de um bom software de gestão empresarial neste processo é de suma importância, a medida em que com o uso deste recurso é possível realizar de uma forma automatizada o controle financeiro da empresa, o desempenho dos funcionários, as previsões de gastos e também de receitas que entrarão no orçamento de caixa da empresa.

Todas estas funções, dentre outras, podem ser realizadas a partir do eGestor, que é um sistema de gestão totalmente fácil e online, perfeito para micro e pequenas empresas. O sistema pode ser testado gratuitamente durante 15 dias.

Conclusão

Portanto, elaborar um Plano de Ação é essencial para a organização e para o planejamento da sua empresa no futuro. Com um bom Plano, a empresa possui um caminho a seguir, baseado nos objetivos que deseja alcançar, através de quais ações, quais funcionários serão responsáveis por cada tarefa e qual o orçamento será necessário para colocar as ações em prática.

Após a fase de definição do Plano de Ação, é hora de aplicar no dia a dia da empresa, sendo fundamental o acompanhamento para verificar se tudo aquilo que foi colocado no papel está sendo seguido à risca, e se as ações estão gerando resultados para a empresa. Em caso de o resultado não estar sendo satisfatório, é preciso pensar em novas estratégias e uma reestruturação do Plano de Ação.

Guia de Gestão Estratégia
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de preço de venda: Calcular custos e formação de preço [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de cadastro de clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de DRE: Modelo para download grátis

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

3 Comentários

  1. Richard

    Esclareceu todas as minhas duvidas !!

    Responder
  2. Tiago Oliveira

    Muito bom esse artigo, salvei nos meus favoritos para poder elaborar meu plano!! Vai me ajudar muito!! Parabéns pelo conteúdo!!

    Responder
  3. Túlio

    Gostaria de saber qual valor um Tst cobra para fazer esse serviço

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *