fbpx

Controle de produção: como manter organizado

Toda indústria precisa ter um processo de controle de produção organizado e alinhado com as necessidades e demandas da empresa. Esse controle ajuda a empresa a fazer o planejamento de quanto produzir e do que produzir, além de auxiliar a empresa a produzir o máximo com o melhor aproveitamento de recursos.

Todo empresário sabe que o planejamento é fundamental em todas as áreas de uma empresa. E com a produção não é diferente.

Nesse texto vamos explicar o que é controle de produção, porque ele é importante e o que você pode fazer para manter o da sua empresa sempre organizado.

O que é controle de produção?

O controle de produção é o gerenciamento de todas as atividades que envolvem a produção de um produto, Como, por exemplo, o que será produzido, com que recursos, quando, e em que ordem. Assim, o controle de produção conta com informações organizadas sobre todo o processo de produção.

Além disso, o controle de produção também serve para decidir em que quantidade produzir e para onde vai esse produto.

Ele também pode ser chamado de PCP, sigla para Planejamento e Controle de Produção.

Controle de produção
Controle de produção

Quais são os tipos de controle de produção?

Existem 4 diferentes tipos de controle de produção, mas o uso de cada um depende de qual etapa da produção o gestor deseja avaliar.

Controle do plano de produção

O controle de produção está relacionado com a verificação da eficiência atual do processo produtivo, mão de obra utilizada, equipamentos e tempo necessário para produzir.

Controle das quantidades produzidas

O controle das quantidades produzidas é um controle feito após o processo estar concluído. Ele avalia os insumos utilizados, a qualidade do que foi feito, quanta matéria prima a empresa utilizou e qual foi o índice de cumprimento das ordens de produção.

Controle dos estoques

O controle dos estoques é um dos tipos de controle de produção que tem como objetivo realizar a organização do estoque de insumos durante todo o processo produtivo. Além disso, um índice muito utilizado durante o controle dos estoques é o de rotação dos estoques.

Controle das datas de término

O controle das datas de término está relacionado ao controle de prazos e se tudo foi feito dentro do tempo determinado para a produção. 

Quais são os pilares do PCP?

O controle de produção se baseia em 4 pilares que sustentam toda a organização desse processo. Segundo a literatura de engenharia de produção, esses 4 pilares ajudam a empresa a direcionar melhor o tempo e os recursos em cada etapa do processo. Assim, eles também estão muito ligados aos objetivos do controle de produção.

Infográfico pilares do Controle de produção
Infográfico pilares do Controle de produção
  1. Programação – quando produzir? É a primeira etapa, onde se define quais produtos serão produzidos e quando devem ser produzidos. Além disso, também é planejado quais recursos serão necessários para o que foi definido a ser produzido.
  2. Carregamento – quanto e onde produzir? É o momento onde se define a capacidade que os cargos e as máquinas possuem.
  3. Sequenciamento – qual é a ordem de produção? Essa etapa define quais as etapas do processo produtivo pelo qual os produtos passarão. Isso é muito importante visto que alguma falha ou troca de etapa no processo pode expor a produção a riscos.
  4. Monitoramento – a execução está seguindo a ordem de produção? Nessa etapa é avaliado se o que foi definido nas fases de programação e carregamento estão sendo cumpridos.

Como fazer o controle de produção

Planilha de controle de produção

Um dos primeiros passos para se fazer um bom controle de produção, e também um dos mais importantes, é fazer o planejamento e controle das matérias primas da produção. Ou seja, saber exatamente a quantidade utilizada em cada produto, e também as unidades de medida é essencial para uma otimização do processo.

Uma das maneiras de fazer é usando uma planilha de controle de produção. Com essa planilha é possível controlar a entrada de insumos no estoque e a saída, conforme a utilização. O maior benefício do uso da planilha de controle de produção é que essa saída do estoque é feita automaticamente à medida que as matérias primas são utilizadas, através do uso de fórmulas de produção.

Sistema de controle de produção

Ainda que a planilha seja uma ótima forma de fazer o controle de produção, a melhor ferramenta de auxílio no controle de produção é um sistema de gestão que realiza o controle de produção, calculando o estoque, a matéria prima e os produtos finais. 

Esse é um nível acima do uso de planilhas quando se fala em gestão e controle de produção. Isso porque um sistema de gestão possui um controle automatizado de estoque de insumos, o que proporciona uma organização muito mais eficiente para sua empresa. 

Além disso, com um bom sistema de controle, é possível fazer a otimização de diversos outros processos de gestão financeira e operacional.

Qual é a função do PCP?

A função do planejamento e controle de produção é levar a empresa a melhor otimização possível do processo produtivo. 

Isso significa que seu objetivo final, através das diversas etapas do processo de controle, é ajudar a empresa a produzir o máximo possível com o menor custo possível, segundo sua demanda. Ou seja, utilizar apenas os recursos necessários, evitando desperdícios, mas também garantindo que nunca faltem insumos para produzir.

Benefícios do PCP

O maior benefício de um controle de produção bem realizado é que ele garante que as atividades sejam executadas no tempo previsto, com os materiais adequados e na quantidade esperada. Garante ainda que o produto final seja entregue com sucesso ao cliente certo. Mas, além disso, há outros benefícios:

  • Suporte para decisões mais assertivas
  • Melhores resultados finais
  • Maior compatibilidade entre produção e vendas
  • Processo de produção sistematizado
  • Redução de custos, desperdícios e tempo ocioso
  • Melhor gestão financeira;
  • Mais controle dos pedidos;
  • Redução de custos;
  • Menos atrasos;
  • Menos desperdício;
  • Produtividade máxima;
  • Facilidade na elaboração de relatórios de desempenho.

Porque o controle de produção é importante para a minha empresa?

Ter todas essas informações detalhadas possibilita que o gestor faça uma boa previsão e controle dos recursos operacionais dessa produção. Dessa forma, é possível otimizar os processos para obter melhores resultados.

Além disso, um bom controle de produção ajuda a garantir a padronização dos produtos e a eliminar gargalos nas diversas etapas do processo. Dessa forma, ele aumenta o controle sobre as operações e possibilita que o gestor pense antecipadamente em soluções para possíveis problemas.

Controle de produção

Quais são as etapas do processo de controle de produção?

Uma boa estratégia de controle de produção deve envolver todos os setores da empresa que se relacionam direta ou indiretamente com a área de produção, não só a fábrica, como também as áreas de compra, venda e estoque, por exemplo.

O primeiro passo é garantir um bom diálogo entre todos esses setores para entender a rotina de trabalho e as principais demandas. Assim, ao pensar no controle de produção tudo isso deverá ser organizado e levado em conta.

Depois dessa conversa entre as áreas, o planejamento de controle de produção pode ser feito em etapas:

Previsão da demanda

Nessa etapa o gestor deve levar em conta as previsões de demanda de curto, médio e longo prazo, analisando o mercado e os fatores que interferem nele.

A previsão deve levar em conta questões como se a empresa depende de um produto que tem mais demanda, ou se há algum produto que oscila mais nas vendas. Isso vai ajudar em decisões de curto prazo, como o estoque a ser mantido, ou também de longo prazo, como o desenvolvimento de novos produtos.

Planejamento da capacidade produtiva

Essa etapa tem o objetivo de verificar se é preciso aumentar ou diminuir a produção atual. É nessa etapa que o gestor deve levar em conta a administração de materiais disponíveis e se precisa fazer investimentos em infraestrutura, por exemplo. Também é preciso avaliar a necessidade de contratar mão de obra ou realizar demissões. Ou seja, se deve ter um planejamento completo da capacidade de produção.

Planejamento agregado da produção (PAP)

O objetivo do planejamento agregado da produção é traçar um plano para todo ano sobre o processo produtivo. Por isso, esse plano precisa conter diretrizes sobre pontos como:

  • Volume de produção necessário
  • Necessidade de mão de obra
  • Quantidade de estoque necessário a ser mantido
  • Contratos de fornecedores
  • Contratos de logística

Definir estratégias

O gestor deve tomar decisões sobre o volume da produção, definido nas etapas anteriores. É a hora de pensar se serão necessárias horas extras e avaliar a necessidade de contratação/demissão de pessoal, entre outros. O planejamento agregado da produção costuma ser anual, mas uma boa dica é fazer um alinhamento mensal para garantir que tudo está saindo como o previsto.

Plano mestre da produção (PMP)

Essa é a fase operacional, onde se define os recursos que vão garantir a produção da quantidade necessária do produto no curto prazo. Por isso, nessa etapa é preciso haver um detalhamento muito maior sobre tudo o que foi planejado na etapa anterior.

O objetivo é que os envolvidos tenham um informações de nível tático e operacional relacionado a decisões sobre objetivos de curto prazo.

Programação Detalhada da Produção

Apesar de já ter feito um planejamento detalhado nas etapas anteriores, é nessa etapa que o gestor vai olhar diretamente para o chão de fábrica. Assim, ele pensa na prática da operação do dia a dia, levando em conta fatores como emissão e liberação de documentos. Nessa etapa é a hora de planejar:

  • Demanda de materiais;
  • Controle de estoque;
  • Estabelecer sequência das ordens de produção;
  • Como se dará a sequência dos processos.

Controle da produção

Essa é a última etapa onde, estando todos os processos produtivos organizados e detalhados, o gestor vai conseguir olhar para a produção como um todo. Então, a partir disso ele consegue gerar dados, identificar os gargalos e fazer os ajustes necessários, pensando em estratégias para manter sempre a produtividade máxima.

Monitorar os resultados

Agora é a hora de ver se tudo saiu como o planejado. E, independente de o resultado ser satisfatório ou não, é hora de fazer um novo planejamento. Assim, é possível utilizar como base o que foi obtido a partir do anterior.

Controle de produção

Perguntas frequentes sobre o controle de produção

O que é o PCP e para que ele serve?

O PCP (Planejamento e controle de produção) é a organização de todo processo de produção dentro de uma indústria. Ele serve para garantir que a utilização dos recursos da empresa estejam sendo utilizados da maneira mais otimizada possível.

Quais são as perguntas do PCP?

As perguntas principais às quais o PCP se propõe a responder são:
• Quando produzir? 
• Quanto e onde produzir? 
• Em que ordem produzir? 
• A execução está sendo conforme o que foi planejado?

Quais são os 4 pilares e objetivos do PCP?

Os 4 pilares do controle de produção também estão ligados aos objetivos que esse método visa atingir, sendo eles:
• Programação
• Carregamento
• Sequenciamento
• Monitoramento

Qual é o principal objetivo do Controle de Produção?

O principal objetivo do controle de produção é ajudar a empresa a produzir mais com menos recursos e no menor tempo possível.

O que é um gargalo na produção?

Um gargalo é uma falha em algum ponto do processo que faz a produção parar. Um bom controle de produção serve para eliminar, ou ao menos minimizar esses gargalos.

O que é o sistema MRP?

MRP é a sigla em inglês para “Manufacture Resource Planning”, ou em português, Planejamento das Necessidades de Materiais. É um sistema de organização do estoque de insumos para a produção, a fim de que não sobre nem falte recursos para produzir.

Como a tecnologia pode me ajudar?

A indústria tem passado por muitas transformações nos últimos anos. Hoje, a tecnologia é uma grande aliada no processo de controle de produção. 

A utilização de softwares com sistemas integrados tem tido um impacto bastante positivo na produtividade das empresas. Isso porque ela possibilita uma comunicação eficiente entre todas as áreas envolvidas no processo de produção.

Além disso, ao informatizar as informações, o gestor garante que elas não serão perdidas e que os responsáveis de cada área tenham acesso a elas, integrando todas as etapas em ferramentas automatizadas e eficientes.

O uso de softwares específicos também facilita o processo de planejamento, já que a maioria deles faz o trabalho pesado de organizar e analisar os dados disponíveis. Ou seja, além de mais segurança, a tecnologia tem trazido mais praticidade para todas as etapas do controle de produção.

Controle de produção

Ferramentas de suporte ao PCP

Apesar do processo de planejamento e controle da produção parecer bastante complexo e extenso, algumas ferramentas ajudam a realizar uma organização das tarefas e implementar melhorias no processo.

Algumas delas servem para otimizar processos, já outras para implementar melhorias nos setores envolvidos na produção.

Kanban

O Kanban é um método de organização visual onde as tarefas são divididas segundo seu estado atual no processo produtivo em um quadro. Para isso, é possível utilizar com diferentes cores para identificar as tarefas. sendo: 

  • Por fazer
  • Em execução
  • Concluído.

Esse sistema dá maior fluidez para a realização das tarefas dentro da produção. Isso porque esse auxílio de referências visuais ajuda os envolvidos na produção a saber o estado atual de cada etapa do processo.

Para aplicar um Kanban no controle de produção, é necessário colocar murais ou softwares com ação semelhante que fiquem visíveis para todos os funcionários que desempenham alguma função na linha de produção.

Six Sigma

Esse é um método de avaliar a qualidade dos processos da empresa. Nele são utilizados métodos de avaliação dos resultados segundo critérios qualitativos e quantitativos, onde são atribuídos níveis de qualidade de 1 sigma até 6 sigmas.

Os níveis significam uma escala de qualidade, onde 1 é considerado o mais baixo, com o maior número de falhas no processo. Já o nível 6 é considerado ideal, com o percentual de excelência de quase 100%.

Kaizen

O Kaizen deriva de uma expressão japonês que significa: ’mudança para melhor’. O método é fundamentado na ideia de ações de melhoria contínua em todos os setores da empresa.

No entanto, a ideia ao se usar ele no controle de produção é a implementação de pequenas melhorias visando o longo prazo, e não grandes mudanças de curto prazo buscando resultados imediatos. Dessa forma, o processo produtivo pode melhorar sem a necessidade de alterações na estrutura organizacional.

Início 9 Empreendedorismo 9 Controle de produção: como manter organizado
Escrito em: 16/02/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...