fbpx

Produtificação de Serviços: Entenda tudo sobre esse conceito

Se você é um profissional do setor de serviços, com certeza já se sentiu inseguro ao definir o valor do seu trabalho e como comunicá-lo ao cliente. Transmitir ao seu cliente o valor de um bem intangível como um aconselhamento jurídico, um projeto de arquitetura ou de consultoria é um assunto sensível e que requer a análise de vários fatores internos e mercadológicos. Dúvidas como essa constantemente se mostram como obstáculos no momento de abrir seu próprio negócio.

Porém, existem algumas formas de simplificar esse processo e tornar mais assertiva a apresentação e venda desses serviços. Confira no texto abaixo:

Custo x Preço x Valor

Primeiro, precisamos saber separar esses três conceitos que, para muitos, podem parecer a mesma coisa.

  • Custo é a soma dos recursos gastos para que seu serviço seja prestado. Utilizando o exemplo de um escritório de arquitetura, os gastos com licenças de softwares, material de apoio e pagamento de pessoal são fatores que compõem a estrutura de custo.
  • Preço é quanto o seu cliente vai precisar desembolsar para adquirir o seu serviço. Essa quantia é percebida e ditada pelo mercado. Assim, não adianta querer impor um preço extremamente elevado num serviço que não entrega o valor correspondente, pois ele terá vida curta. Isso nos leva ao terceiro conceito:
  • Valor é o benefício que o cliente enxerga em seu serviço e qual o grau de satisfação das necessidades dos seus clientes o serviço atinge. No exemplo da arquitetura, o valor entregue poderia ser a casa dos sonhos de alguém ou a melhoria na qualidade de vida proporcionada por uma reforma.

É perfeitamente possível dois serviços terem o mesmo preço e o mesmo custo, porém entregarem valores completamente distintos. O valor é o mais intangível dos três conceitos. Isso, pois depende de uma grande sensibilidade do prestador entender o que realmente seu cliente valoriza.

Entenda seu cliente

Antes de transformar seu serviço num produto vendável, entenda o que os clientes mais valorizam no seu ramo de atuação.
Através de conversas com colaboradores, clientes e análises de concorrentes, descubra quais fatores são fundamentais para que um serviço da sua área seja considerado satisfatório.

Pode parecer óbvio que questões como atendimento e preço sejam as mais relevantes. Mas, muitas vezes, os diferenciais encontrados são surpreendentes e de fácil implantação.

Encontre padrões nas principais necessidades dos seus clientes e crie produtos que sejam a solução para elas. Se possível, crie produtos especializados para as diferentes necessidades, isso aumenta a percepção de valor. E, também faz com o que o cliente se sinta mais seguro no momento da compra.

Por exemplo, uma empresa de buffet. Se ela cria produtos específicos para pequenos jantares, festas médias e grandes eventos, ela torna a identidade do serviço mais direcionada e profissional. Isso mostra ao cliente que a empresa entende a sua necessidade e possui a solução ideal para ela.

Crie a sua identidade

Assim como na criação de produtos físicos, a estética e apresentação são fatores fundamentais no momento de produtificar um serviço.

Seu produto precisa ter nome, logomarca e apresentação coerentes com as necessidades que ele atende. Defina elementos gráficos, palavras e cores que passem a imagem que seu cliente deseja ver nas suas soluções. Neste momento, uma boa agência ou profissional de publicidade podem ser seus melhores parceiros.

Depois de definida a “cara” do seu produto, não tenha receio de utilizá-la. A exponha em suas redes sociais, materiais gráficos de apoio e apresentações. Quanto mais ela for divulgada, maior será a familiarização e consequente aceitação dos clientes.

Defina limites

Quantas vezes você perdeu horas do seu dia realizando favores que fogem completamente do serviço contratado por seus clientes?

Todo produto, como bem físico, tem funcionalidades limitadas e descritas na embalagem. Ao vender aquele item, o fabricante deixa claro qual a expectativa o cliente deve ter ao adquiri-lo e se resguarda de possíveis reclamações infundadas.

Não é que você deva ser estritamente fiel ao contrato firmado e recusar qualquer tipo de ajuda aos seus clientes, apenas defina limites para que isso não se torne corriqueiro e interfira negativamente na sua produtividade.

Ao produtificar seu serviço, exponha da maneira mais clara possível quais necessidades aquele produto irá sanar, diminuindo a margem para interpretações erradas e possíveis insatisfações.

Tangibilize suas entregas

Pronto! Agora temos um produto com identidade, objetivos e valor bem definidos. Mas como entregar esse produto ao seu cliente?

Quanto mais tempo o cliente fica sem ter contato com a sua solução, ele tem mais chances de se distanciar da ideia inicial e não ter suas expectativas atendidas quando receber o resultado.

Ao definir entregas parciais com um curto espaço de tempo entre elas, o cliente terá uma percepção mais clara do trabalho que está sendo desenvolvido e o grau de alinhamento entre cliente e prestador se torna muito mais alto.

Essas entregas podem ser feitas por meio de relatórios, planilhas, reuniões ou até mesmo uma simples ligação telefônica.

Dessa forma, erros podem ser identificados no início do projeto, prevenindo que se tornem irremediáveis e comprometam a qualidade da entrega final.

Precifique corretamente

No setor de serviços é bastante comum que os profissionais precifiquem seu trabalho com base nas horas empenhadas no mesmo. Mas isso pode ser uma questão bem delicada. Ainda que o cronograma do projeto seja bem planejado, sempre existe a possibilidade de acontecerem imprevistos que aumentem o prazo de entrega. E eles podem ser por parte do prestador ou do cliente. E então surgem as dúvidas: Cobra-se as horas a mais? Se não cobrar, meu trabalho será mal remunerado?

Uma possível solução é utilizar como balizador do seu preço a real solução que você entrega, baseado em projetos anteriores. Defina um “pacote de horas” ou crie um plano de prestação do serviço que seja comprovadamente eficiente e estabeleça um preço definido para ele. Esse preço pode variar de acordo com a particularidade de cada projeto. Mas, é importante que essa variação seja sutil, coerente e com motivo perceptível pelo cliente.

Definido seu balizador interno de preço, agora é hora de ir ao mercado

Produtos com funcionalidades e qualidades semelhantes possuem preços semelhantes, e isso não é mera coincidência. O preço do produto é diretamente relacionado ao valor percebido pelo mercado.

Ao precificar seu produto, a primeira informação que você precisa analisar é quanto o mercado costuma pagar por soluções semelhantes à que você entrega. Pesquise orçamentos de concorrentes que atuam na sua região e veja quais diferenciais você obtém sobre eles.

Nessa parte é importante que você seja realista e sincero consigo mesmo. Não adianta colocar como vantagem competitiva um diferencial que só você enxerga e valoriza. A opinião dos clientes é fundamental.

Definido o preço que seu cliente aceita pagar por cada produto, é hora de adequar seus custos para que consiga vendê-lo com uma margem satisfatória. Esse processo não é fácil e requer um bom conhecimento da parte operacional e financeira do negócio.

Depoimentos de clientes

Não é à toa que comerciais de TV, como os da Polishop, sempre apresentam pessoas utilizando o produto e dando depoimentos sobre o mesmo. Pessoas valorizam a aprovação prévia de outros consumidores e se sentem mais propensas a comprarem algo com a qualidade comprovada.

Convide clientes satisfeitos para darem depoimentos sobre como os seus serviços (agora produtos) solucionaram e ainda solucionam seus problemas e os exponha no seu site e em outros meios de comunicação.

Isso é extremamente importante na fase de aceitação do produto. Isso, porque é nela onde a maioria dos clientes ainda não teve contato direto com o novo modelo de negócio.

Conclusão

E aí, o que você está esperando para transformar seu serviço num produto altamente rentável e alavancar suas vendas?

Comece agora seu processo de produtificação e aumente o valor percebido do seu negócio!

Baixe grátis nossa planilha de controle de ordem de serviço para manter organizadas as demandas do seu negócio!

Autor: Matheus Lopes é consultor na GPME Expansão e Estruturação de Negócios.

Banner eGestor
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle de Estoque 9 Produtificação de Serviços: Entenda tudo sobre esse conceito
Escrito em: 29/10/19
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Bruno Cesar Fonseca

    Excelente artigo, tomei a liberdade de compartilhar no LinkedIn, obrigado.

    Responder
  2. Lilian Fernandes Carneiro

    Agradeço as informações. Utilizarei em minha aula sobre “administração de produtos e serviços” no curso de ADM.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...