Produtos para vender: 12 estrategias para encontrar seu primeiro produto rentável

Escrito em: 14/04/22
Início 9 Empreendedorismo 9 Produtos para vender: 12 estrategias para encontrar seu primeiro produto rentável

Um dos maiores desafios que donos de negócio se deparam é encontrar um produto rentável e em demanda para vender. Não importa se é um produto único ou um produto cheio, que ocupará um nicho no mercado.

Ter ideia de produtos é um pouco complicado. Por vezes, a importância de vender um produto que as pessoas queiram pode deixar até as pessoas mais motivadas, totalmente paralisadas. Normalmente parece que tudo que você poderia fazer para vender já está sendo vendido – sem contar a realidade que haverá bastante competição para os produtos mais populares dessas categorias.

Felizmente, ainda há algumas oportunidades de ouro por aí e a prova é que há produtos novos sendo lançados com bastante sucesso. Portanto, para ajudar você a começar, nós selecionamos uma lista de maneiras práticas para encontrar produtos para vender na sua loja online!

Maneiras de encontrar um produto para vender

1. Solucione uma dor do cliente

Solucionar uma dor do cliente sempre será um jeito eficaz de desenvolver um produto para vender que as pessoas queiram. O Tylenol não estaria aqui se dores de cabeça, literalmente, não doessem. Essas dores abstratas, normalmente, são causadas por experiências ruins com a seleção de produtos que existe no mercado hoje.

Então, vale a pena prestar atenção quando você encontra uma frustração comum com uma linha já existente de produtos. Dessa forma, estar atento a essas dores e pequenos aborrecimentos que aparecem na sua vida todo dia pode ser exatamente o que você precisa para criar sua próxima ideia de produto rentável.

2. Apele para entusiastas de hobbies

Quando clientes são apaixonados por um hobby ou distração específico, eles normalmente estão mais inclinados a investir mais dinheiro para ter o exato produto que eles querem. Assim, essa propensão a pagar pode ser um qualificador importante para avaliar o potencial de qualquer produto para vender, ou linha de produtos. (Golfistas são conhecidos por investir centenas ou até milhares de dólares para diminuir a pontuação com algumas tacadas, por exemplo).

20 mil reais por mês revendendo egestor

3. Use sua paixão pessoal para encontrar produtos para vender

Enquanto existem riscos em escolher um nicho baseado nos seus próprios interesses, certamente não é uma receita para desastre. Assim, usar seu conhecimento para criar e posicionar um produto pode ser extremamente rentável.

A adaptação do fundador ou mercado importa, porque construir um negócio é trabalho duro e é melhor que você esteja equipado para estar motivado e superar as adversidades se você está realmente interessado no que vende.

4. Considere sua experiência profissional

A sua experiência profissional já ajudou você? Talvez você tenha uma habilidade ou alguma experiência a mais que outras pessoas em um tópico particular. Ou seja, tornar sua expertise no seu próprio negócio online é uma forma inteligente de entrar no mercado com algo que não é fácil para outros duplicarem ou copiarem.

Produtos para vender

5. Capitalize tendências antes

Reconhecer uma tendência antes pode ser uma vitória extremamente significante para um novo negócio. Isso permite que você escave um lugar no mercado e estabeleça você como um líder antes que outros tenham a chance. E, graças à natureza do marketing digital, seu gasto provavelmente será menor, e oportunidades para criar tráfego SEO de longo tempo será mais abundante.

A chave é não confundir uma “mania” com uma tendência. Assim, uma “mania” é algo que surge na publicidade baseada puramente em novidade; enquanto essas manias são grandes oportunidades de marketing, lembre-se que se você construir seu negócio com base nela, a demanda eventualmente se dissipa. Uma tendência, enquanto isso, é algo que completa algo que já existe de uma maneira inovadora, que é porque a demanda se mantém por muito mais tempo que uma mania.

Ferramentas para encontrar tendências

Aqui vão algumas maneiras de ter atenção no que está em tendência para que você consiga agir rapidamente em oportunidades em potencial:

  • Escuta social: essa maneira pode ser simples, como olhar os assuntos do momento no twitter ou tópicos no facebook; ou, de forma mais avançada, usar as suas habilidades de escuta para identificar e monitorar tendências com o tempo.
  • Google Trends: olhe a oportunidade de tópicos com o tempo e veja no que as pessoas estão demonstrando mais interesse naquele momento.
  • Trend Hunter: a maior e mais popular comunidade de tendências utiliza dados, inteligência artificial e humanos reais para identificar inspirações e novas oportunidades.
  • Reddit: “A página inicial da internet” contém fóruns sobre basicamente qualquer tópico já visto. Visite a página para ver o que as pessoas estão falando sobre.

6. Leia avaliações de clientes em produtos que existem

Mesmo que você já venda produtos, essa é uma forma de você conseguir inspiração.

Se você já tem uma loja online estabelecida, você pode ver o que clientes estão dizendo sobre seus produtos que já existem. Há alguma tendência ou algum feedback interessante que você pode usar como inspiração para seu novo produto? Preste atenção especialmente em deficiências e reclamações que são compartilhadas.

Se você não tem uma loja, veja as avaliações de clientes em outras marcas e produtos da indústria que você quer explorar. Que tipo de feedback está sendo compartilhado sobre possíveis melhoras para produtos que já são um sucesso? O que se pode adicionar a produtos ou quais produtos é possível lançar com base nessas avaliações?

Assim, se você não tem certeza da categoria da indústria ou do produto que você quer explorar, considere uma demografia específica e foque em marcas e produtos que esses indivíduos estão mais voltados para.

7. Encontre oportunidades em palavras-chaves

Não é segredo que o tráfego orgânico de motores de busca é um canal importante de marketing. Procurar por oportunidades de palavras-chave significa procurar estrategicamente por produtos baseado nos termos de pesquisas que as pessoas estão usando, os números de pesquisas por mês e, sobretudo, competição dessas pesquisas.

Essa forma pode ser muito técnica e querer um entendimento imediato de busca de palavras-chave, assim como de ferramentas de pesquisa. A vantagem de comparar a demanda de produtos a palavras-chaves existentes pode ser um meio eficaz de capturar tráfego orgânico consistente do Google. Mas há riscos, principalmente se você depender do tráfego de mecanismos de pesquisa, você estará exposto a mudanças do algoritmo do Google.

Lembre-se que o Google não é o único lugar que as pessoas começam duas pesquisas, e também não é o único lugar para procurar palavras-chave. Ou seja, ss marketplaces também possuem suas ferramentas de busca, o que significa que muitos dados de palavras-chaves. Aqui estão algumas ferramentas que você pode utilizar para descobrir termos populares, que podem ajudar a encontrar o próximo produto para vender:

  • Keywords Everywhere
  • Keyword Tool
  • Keyword Inspector
  • Helium 10
  • Sonar
  • EtsyRank
  • Alibaba Hot Keywords and Industries Keywords

8. Faça um teste decisivo antes de lançar o produto para vender

Assim como compartilhamos antes, a validação real do produto só acontece quando há dinheiro envolvido. Assim, você não pode ter certeza que algo dará certo antes de as pessoas começarem a passar o cartão.

Entretanto, segurar um nível de interesse e investimento de clientes em potencial antes de lançar é, sem dúvida, valioso. Até grandes produtos podem fracassar quando lançam para ninguém. Se você já tem uma ideia mas não tem ninguém pronto para investir de verdade, minimize seu investimento inicial e teste o mercado construindo uma landing page para promover seu produto em potencial – com alguma forma de pessoas interessadas deixarem seu e-mail – e faça alguns anúncios para ter tráfego para a página.

Claro, há uma variedade de fatores que determinarão o sucesso da sua campanha. Mas qualquer nível de interesse, diz algo. Assim, você pode pelo menos querer considerar investir na ideia.

9. Procure as tendências em marketplaces para encontrar produtos

Se você prefere produtos para vender na sua loja online, você ainda pode procurar inspiração verificando o que está mais popular em marketplaces. Assim, procure em marketplaces como Amazon, Magazine Luiza e Americanas, e busque listas de “Mais Vendido”, “Mais buscado” e outras categorias que mostram a demanda dos consumidores.

Também, nas páginas individuais de produtos da Amazon, você pode ver o Ranking dos Mais Vendidos para encontrar quão popular um item é.

10. Procure produtos para vender com muita margem de lucro

Produtos com poucas despesas acabam tendo menos risco para ser um produto de entrada porque é mais fácil ter uma margem de lucro comparado a produtos que são mais caros de produzir. Quando coloca preço nos seus produtos, você precisa contabilizar o total de recursos que você usou para vender o produto ou seu custo ou você não receberá nada.

Você deve levar em consideração não só quanto custa para produzir o produto, mas também quanto custa para promover, manter e até enviar o produto. Procure por itens de baixo custo que podem gerar um retorno sobre investimento (ROI) alto. Lembre-se que itens mais leves serão mais baratos para enviar. E só porque um produto não é tão caro para comprar, não significa necessariamente que você pode transformar ele num ROI alto.

11. Comece sua pesquisa com produtos relacionados

Você já tem um interesse em uma indústria particular ou alguma categoria de produtos? Olhe itens relacionados ou produtos que os consumidores frequentemente compram juntos, como kit. Por exemplo, a Amazon possui um ótimo recurso para isso, onde em vários locais aparecem os produtos afins.

  1. Compre com
  2. Clientes que visualizaram este item também visualizaram
  3. Produtos relacionados a este item
  4. Quais outros itens os consumidores compraram após visualizar este item?
  5. Do fabricante

12. Esteja sempre procurando

Uma das estratégias mais fortes é estar sempre procurando, com os olhos e a mente aberta.

Novas ideias podem aparecer nos momentos mais inesperados, e é importante não dispensar a ideia a qualquer adversidade que possa surgir. Assim, mantenha uma lista no seu telefone ou em papel e caneta, para voltar depois, quando for hora de fazer a pesquisa de mercado para sua ideia de produto.

Quais ideias de produtos você irá encontrar?

Escolher o produto certo ou categoria de produto é extremamente importante para o sucesso. Os produtos que você escolher vão moldar seu negócio por completo, de marketing, a envio, a preço e ao desenvolvimento do produto.

Um último lembrete que gostaríamos de deixar é para que você não tenha medo de procurar por um produto, categoria ou nicho menor. Mesmo que um nicho seja a subcategoria de uma categoria com mais clientes, normalmente essa escolha compensa a menor quantidade de clientes com uma audiência mais nichada e mais focada. Competição é bom porque valida a demanda existente de um produto, mas a quantidade certa de competidores é ainda melhor porque você terá a oportunidade de preencher uma necessidade única e alcançar seus clientes financeiramente.

Esperançosamente essas ideias vão deixar as engrenagens girando e ajudarão você a chegar no produto que você quer comprar e está igualmente animado para vender.

Você também pode gostar…

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Controle Financeiro Empresarial – Download Grátis

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!