Planilha de Vendas Gratuita

Clique aqui para baixar nossa Planilha de fluxo de caixa.

O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas, tanto em relação as empresas que trabalham com produtos, quanto em relação a prestadoras de serviços.

Sendo assim, uma boa organização de todos esses valores de entrada referentes as vendas, é absolutamente essencial para que não se perca nenhuma informação a respeito dos negócios realizados pela sua empresa e se tenha uma visão esclarecida a respeito dos resultados obtidos dentro de um determinado período.

 

Uma planilha de controle de vendas do excel garante agilidade e eficiência no processo de gerenciamento de todas as transações envolvendo a sua clientela. Através da planilha, é possível registrar todos os produtos vendidos, os clientes compradores, os vendedores responsáveis por cada negócio, além de valores e formas de pagamento, dentre outras informações.

Além das vendas efetivamente realizadas, a planilha de controle de vendas também permite o gerenciamento de pedidos futuros de venda por parte dos clientes.

Qual a importância de utilizar uma planilha de controle de vendas?

Com uma planilha de controle de vendas, você tem em mãos todos os dados dos negócios realizados pela a sua empresa e pode analisar diversos indicadores de desempenho, como número de vendas gerais e por vendedores individualmente, produtos que possuem uma maior demanda no mercado, clientes mais ativos em sua empresa, dentre outros aspectos.

Os dados registrados na planilha de controle de vendas, podem servir para nortear as reuniões com a sua equipe de vendedores e assim fazer um balanço dos números que foram obtidos e discutir novas estratégias que podem ser adotadas de forma a aumentar as vendas e gerar um maior faturamento para o próximo mês.

Confira algumas vantagens de utilizar uma planilha de controle de vendas:

Controle de comissões de vendedores

Cadastrando todas as vendas da sua empresa e informando os vendedores responsáveis por cada negócio, fica muito mais fácil avaliar a produtividade individual de seus colaboradores e então realizar o cálculo de comissionamento que será destinado a cada um deles.

Comparação de desempenho

O controle de vendas deve ser um processo absolutamente contínuo em sua empresa. A partir das informações registradas em sua planilha de controle de vendas, é possível realizar um comparativo do volume de negócios realizados em relação ao mês anterior e assim ter uma ideia de como está a produtividade e a evolução de sua empresa.

Para que esse comparativo seja realizado de uma forma eficiente, é imprescindível com que você não esqueça de registrar absolutamente nenhuma venda realizada pela sua empresa. Por menor que seja o valor referente a determinada venda, ele vai fazer diferença na hora de avaliar o faturamento obtido e influenciar no comparativo com o mês anterior.

Previsão de vendas

Em uma planilha de controle de vendas, é possível estabelecer as metas de vendas da sua empresa para um determinado período e fazer uma projeção para o próximo mês a partir da média de vendas realizadas anteriormente.

Estabelecer metas e projetar as vendas para um determinado período, é essencial para engajar a sua equipe em torno de um objetivo específico.

A partir de uma planilha de controle de vendas, todos os seus colaboradores podem enxergar com clareza os objetivos da sua organização e o que se espera de cada um deles.

Cadastro de unidade de medidas

Na planilha de controle de vendas, você pode cadastrar todos os seus produtos disponíveis no estoque e informar suas respectivas quantidades e unidades de medida, para em seguida preencher as informações referentes as vendas desses produtos propriamente. 

Movimentação dos produtos

A planilha de controle de vendas apresenta uma guia voltada somente para gerenciar a movimentação de entradas e saídas dos seus produtos, que é o item “movimentos.

Neste menu, você vai informar a data de saída de determinado produto de seu estoque, saldo inicial e saldo após a referida movimentação, nova quantidade de determinado produto, cálculo do custo médio do produto vendido, dentre outras informações.

 

Clique aqui para baixar nossa Planilha de fluxo de caixa.

 

Quais as vantagens de utilizar um software de gestão empresarial para o controle de vendas?

Se você decidir optar por uma maior agilidade no processo de controle de vendas da sua empresa, com uma análise de dados mais precisa e automatizada, utilizar um software de gestão empresarial pode ser uma ótima alternativa.

A partir de um software totalmente informatizado para realizar o controle de vendas da sua empresa, você consegue fazer um balanço mais aprofundado não só de todas as suas vendas, mas também a respeito das demais receitas e despesas de seu empreendimento.

No caso de utilizar planilhas, por exemplo, seria necessário uma planilha para gerenciar cada setor da empresa. Por exemplo: uma especificamente para as vendas, uma planilha para controlar o estoque, uma para o financeiro, uma para os funcionários e assim por diante… 

Com a utilização de um software informatizado de gestão empresarial, é possível  gerenciar absolutamente todos estes aspectos que envolvem a gestão de seu negócio, por meio de uma única ferramenta.

Além desta praticidade, um software de gestão empresarial possibilita a geração de diversos relatórios gerenciais com os mais variados indicadores de desempenho do seu negócio a partir dos dados cadastrados no sistema e permite o cálculo da margem de lucro de cada produto vendido.

A partir de uma única plataforma, é possível armazenar todas as informações referentes as suas vendas e posteriormente realizar a emissão de nota fiscal eletrônica e de boletos bancários para os seus clientes.

Com um sistema totalmente online, como o eGestor, é possível acessar a todas essas informações do local em que estiver, por meio de qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a obrigatoriedade de acesso em um servidor específico, já que se trata de um sistema em nuvem.

A partir do sistema, a cada novo cadastro de venda, a ferramenta realiza a atualização da nova quantidade de estoque daquele determinado produto de uma forma totalmente automatizada, trazendo um enorme ganho de tempo neste processo!

Ficou interessado? Acesse o site e comece os testes totalmente gratuitos do sistema durante 15 dias!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Por Gabriel Pfeifer, 19/02/2018

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br