fbpx

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Escrito em: 04/01/21

Download Grátis

O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços.

Sendo assim, uma boa organização de todos esses valores de entrada referentes às vendas é absolutamente essencial. Isso para que não se perca nenhuma informação a respeito dos negócios realizados pela sua empresa. E também para que se tenha uma visão esclarecida a respeito dos resultados obtidos dentro de um determinado período. Bem como as metas de vendas projetadas futuramente.

Uma planilha de controle de vendas Excel garante facilidade no processo de gerenciamento de todas as transações envolvendo sua clientela. Através da planilha é possível registrar todos os produtos vendidos, os clientes compradores, os vendedores responsáveis por cada negócio. Assim como o comissionamento, fornecedores dos produtos vendidos, além de valores de custo e venda, formas de pagamento, dentre outras informações.

Por meio da planilha você possui dados concretos para tomar decisões dentro da sua empresa. Além de poder analisar a produtividade do seu negócio de uma forma muito mais clara. A partir da análise de seu volume recente de vendas, é possível traçar metas mais ambiciosas para que num próximo período seja possível investir um valor maior nas suas operações.

Além das vendas efetivamente realizadas, a planilha de controle de vendas também permite o gerenciamento de pedidos futuros de venda por parte dos clientes.

Como realizar uma gestão de vendas eficiente em sua empresa?

O primeiro passo é planejar-se. Um bom gerenciamento da sua carteira de clientes começa a partir de uma boa base de dados. Além do histórico de negócios realizados, que é essencial para identificar a tendência de consumo dos clientes. Isso para que sua empresa possa traçar estratégias, visando a fidelização. Muitas empresas não possuem esses processos organizados e acabam deixando de ter acesso a informações valiosas para a gestão do negócio.

Manter o controle diário de todas as vendas realizadas por sua empresa é de extrema importância. Seja controle em relação aos produtos vendidos, clientes compradores e vendedores responsáveis por cada negócio, e outras informações. Dessa forma é possível estruturar relatórios gerenciais da produtividade de sua empresa e volume de produtos vendidos dentro de um determinado período.

Planilha para controle de estoque gratuita

Como utilizar uma planilha de controle de vendas?

Com uma planilha de controle de vendas você tem em mãos todos os dados dos negócios realizados pela sua empresa. Assim podendo analisar diversos indicadores de desempenho, como número de vendas gerais e por vendedores individualmente. Também analisando produtos que possuem uma maior demanda no mercado, clientes mais ativos e outros aspectos.

Os dados registrados na planilha de vendas podem servir para nortear reuniões com a equipe de vendedores. E assim fazer um balanço dos números que foram obtidos e discutir novas estratégias. Essas poderão ser adotadas para aumentar as vendas e gerar um maior faturamento para o próximo mês.

Uma das formas mais eficientes de utilizar uma planilha de controle de vendas é juntamente com a planilha de controle de estoque. Assim, é possível ter um controle maior de todos os dados necessários para acompanhar totalmente as informações, de forma a fazer a gestão da sua empresa corretamente.

Confira algumas vantagens de utilizar uma planilha de vendas juntamente com a planilha de controle de estoque:

Cadastro de clientes na planilha de controle de vendas

Cadastrando todos os seus clientes na planilha você pode armazenar diversas informações referentes a cada um deles. Como nome, CPF ou CNPJ e endereço, dentre outras. Assim, é possível ter todas as informações de contato de fácil acesso.

Dessa forma é possível saber os dados dos clientes para entrar em contato em caso de promoção, se os mesmos autorizarem, ou descontos de aniversário, por exemplo.

Custos e despesas na planilha de controle de vendas

A planilha também possibilita a gestão de custos necessários para as operações de vendas. Além disso, também analisa a quantidade de vendas realizadas em sua empresa.

Controle de comissões de vendedores

Cadastrando todas as vendas da sua empresa e informando os vendedores responsáveis por cada negócio, fica muito mais fácil avaliar a produtividade individual. E, a partir disso, realizar o cálculo de comissionamento que será destinado a cada um deles.

Para isso também pode ser utilizado uma Planilha de Comissão de Vendas. Nela é possível saber quais valores devem ser pagos de acordo com as metas da equipe.

Comparação de desempenho na planilha de controle de vendas

O controle de vendas deve ser um processo absolutamente contínuo em sua empresa. A partir das informações registradas em sua planilha de controle de vendas é possível realizar um comparativo do volume de negócios realizados em relação ao mês anterior. E assim, ter uma ideia de como está a produtividade e a evolução de sua empresa.

Para este comparativo funcionar de forma eficiente, é imprescindível que você não esqueça de registrar nenhuma venda realizada. Por menor que seja o valor referente a determinada venda, ele vai fazer diferença na hora de avaliar o faturamento obtido. Assim influenciando no comparativo com o mês anterior.

Previsão de vendas na planilha de controle de vendas

Em uma planilha de controle de vendas é possível estabelecer as metas de vendas da sua empresa para um determinado período e fazer uma projeção para o próximo mês a partir da média de vendas realizadas anteriormente.

Estabelecer metas e projetar as vendas para um determinado período, é essencial para engajar a sua equipe em torno de um objetivo específico.

Assim, a partir de uma planilha de vendas todos os seus colaboradores podem enxergar com clareza os objetivos da sua organização e o que se espera de cada um deles.

Movimentação dos produtos na planilha de controle de vendas

A planilha de controle de vendas apresenta uma guia voltada somente para gerenciar a movimentação de entradas e saídas dos seus produtos, que é o item “movimentos”.

Neste menu você vai informar a data de saída de determinado produto de seu estoque, saldo inicial e saldo após a referida movimentação, nova quantidade de determinado produto, cálculo do custo médio do produto vendido (CMV), dentre outras informações.

Pedido

Cada venda realizada deve ser registrada. Assim, na planilha, é possível inserir dados como número do pedido, o item comprado, quantidade de itens comprados e preço unitário. Também, o valor final da compra, para um melhor equilíbrio do caixa.

Financeiro do pedido na planilha de controle de vendas

Das partes mais importantes do controle. Portanto, nele deve ser inserido o tipo de venda, se será parcelado, se houve pagamento de entrada.

É útil para manter a recorrência, saber qual pagamento será feito em qual dia.

Clique aqui para baixar nossa Planilha de fluxo de vendas

Planilha de controle de vendas do eGestor

Sabendo de todas as importâncias dessa planilha, o sistema eGestor disponibiliza uma planilha de controle de vendas. Contendo cadastros de pedidos, do financeiro do pedido e do cliente.

Cadastro de Clientes

O cadastro de clientes da Planilha de Vendas do eGestor possui diversas colunas para inserir informações do seu cliente. Entre elas estão:

  • nome ou razão social
  • CPF ou CNPJ
  • telefone
  • e-mail
  • endereço
  • informações adicionais em caso de pessoa jurídica.

Manter os dados do cliente que realiza a compra no seu estabelecimento é de ampla importância. Ele serve para saber telefone e e-mail em caso de promoções ou newsletters, por exemplo. Também serve para saber mais sobre o cliente quando ele voltar para realizar outra compra. Fazendo assim, com que você saiba quais produtos se encaixam melhor com o perfil.

Imagem 1 – Exemplo de cadastro de clientes da planilha de vendas do eGestor.

Cadastro de produtos

A segunda aba da Planilha de Controle de Vendas do eGestor é o cadastro de produtos e serviços. Nela estão os dados de preço de venda, preço de custo e quantidade de estoque.

Ainda, é possível especificar os dados fiscais, como GTIN, NCM, CNAE e outros. Essas informações são importantes, principalmente, para a emissão de notas fiscais.

Além disso, o cadastro pode ser tanto de produtos como de serviço, uma vez que são necessários dados para a emissão da NF-e e da NFS-e.

Imagem 2 – Exemplo de cadastro de produtos na planilha de vendas do eGestor.

Vendas

A última aba da planilha, e também uma das mais importantes, é a aba das vendas. É nela que você deve inserir todas as vendas que serão feitas. E é imprescindível tentar preencher todas as colunas da mesma, uma vez que todos os dados são muito importantes.

Assim, as informações contidas são:

  • data da venda
  • cliente (e por isso você deve cadastrar seus clientes)
  • se é venda ou orçamento
  • calor da venda
  • forma de pagamento
  • conta destino
  • se está em aberto ou foi recebido
  • data de pagamento
  • se houve desconto
  • e a quantidade de produtos.

Quais as vantagens de utilizar um software de gestão empresarial para o controle de vendas?

Se você decidir optar por uma maior agilidade no processo de controle de vendas da sua empresa, com uma análise de dados mais precisa e automatizada, utilizar um software de gestão empresarial pode ser uma ótima alternativa.

No caso de se utilizar planilhas, por exemplo, seria necessário uma planilha para gerenciar cada setor da empresa. Por exemplo: uma especificamente para as vendas, uma planilha para controlar o estoque, uma para o controle financeiro, uma para os funcionários e assim por diante…

A partir de uma única plataforma é possível armazenar todas as informações referentes às suas vendas e posteriormente realizar a emissão de nota fiscal eletrônica e de boletos bancários para os seus clientes.

Além do controle de vendas

É a partir de um software totalmente informatizado que você consegue realizar um melhor controle de vendas da sua empresa. Você consegue fazer um balanço mais aprofundado. Não só de todas as suas vendas, mas também a respeito das demais receitas e despesas de seu empreendimento.

Com a utilização de um software informatizado de gestão empresarial, é possível  gerenciar absolutamente todos estes aspectos que envolvem a gestão de seu negócio por meio de uma única ferramenta. Sejam eles o fluxo de caixa, o controle de vendas, o controle financeiro e o controle de estoque.

Além desta praticidade, um software de gestão empresarial possibilita a geração de diversos relatórios gerenciais com os mais variados indicadores de desempenho do seu negócio a partir dos dados cadastrados no sistema e permite o cálculo da margem de lucro de cada produto vendido.

Dessa forma, utilizando um sistema totalmente online como o eGestor, é possível acessar todas essas informações do local em que estiver por meio de qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a obrigatoriedade de acesso em um servidor específico, já que se trata de um sistema em nuvem.

A partir do sistema, a cada novo cadastro de venda a ferramenta realiza a atualização da nova quantidade de estoque daquele determinado produto de uma forma totalmente automatizada, trazendo um enorme ganho de tempo neste processo!

Ficou interessado? Teste gratuitamente o nosso sistema de controle de vendas durante 15 dias!

Banner eGestor
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa.....

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2021

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

5 Comentários

  1. FONTENELLE

    QUANTO CUSTA PARA UM PEQUENO NEGÓCIO?
    POSSO GERAR ENTRADAS/SAIDAS PELO SMARTPHONE?

    Responder
    • eGestor

      Olá, tudo bem?
      O sistema eGestor permite entradas e saídas pelo smartphone, computador ou basicamente qualquer dispositivo com acesso à internet.
      Você pode realizar um teste gratuito no nosso site: http://www.egestor.com.br

      Responder
  2. Rodrigo Sousa

    Já fiz várias solicitações da planilha, mas não recebo em meu email.
    Obs: O email inserido no cadastro está correto.

    Responder
    • eGestor

      Olá Rodrigo! Tudo bem?
      Você já checou a sua caixa de spam?

      Responder
      • Rodrigo Sousa

        Sim, já olhei. Mas não tem nada

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *