Se você está pensando em implementar a sua loja virtual ou já possui o seu negócio de e-commerce em estágio inicial, certamente já deve saber que é impossível obter sucesso nesse meio sem possuir um intermediador de pagamento em sua plataforma.

Quando falamos de transações feitas de uma forma online, estamos falando em uma relação mútua de confiança entre receptores e emissores de pagamentos. Neste sentido, é importante que o intermediador em questão passe segurança e sensação de unidade aos usuários de sua loja virtual.

Sendo assim, selecionamos algumas opções de intermediadores de pagamento que podem ser implementadas em seu e-commerce. Confira!

O que é um intermediador de pagamentos

O intermediador de pagamentos nada mais é que um terceiro que media os pagamentos feitos no seu ecommerce. Assim, todo o processo de venda por ecommerce é facilitado.

Os dados dos compradores, sejam eles pessoais, como endereço e telefone, e os dados do cartão ficam seguros com essas plataformas. Também, é possível ficar seguro quanto ao recebimento dos valores na conta. 

Muitos desses intermediadores de pagamento facilitam o processo fazendo com que o cliente possa parcelar a compra, mas a loja recebe o valor completo de uma vez só. Também, em sua maioria, eles não cobram mensalidade.

1. Paypal

Desenvolvido pela Ebay, uma das empresas mais renomadas do mundo em comércio virtual, o Paypal é o intermediador de pagamento pioneiro no mercado. Ele certamente é um dos mais utilizados no Brasil e no mundo. Trata-se de um sistema extremamente prático e de fácil usabilidade.

O Paypal é um intermediador altamente confiável, já que é um sistema desenvolvido pela Ebay. Também, uma vez que é um dos mais conhecidos, ele é internacional, facilitando compras de fora do país. Assim, ele aceita cerca de 24 moedas diferentes.

Outra facilidade é que apenas o intermediador visualiza os dados do usuário. Dessa forma, protegendo os mesmos de fraudes.

Entretanto, a desvantagem do Pay Pal é a impossibilidade de parcelamentos via cartão de crédito. Também, para que o intermediador aceite o cartão de crédito, o mesmo deve ser internacional.

Os principais meios de pagamento utilizados pelos intermediadores de pagamentos são o boleto e o cartão de crédito. Normalmente o boleto resulta em um valor mais baixo para o comprador, uma vez que o mesmo só é feito em uma unica parcela. O cartão também não perde em vantagens já que esse possibilita o parcelamento do valor total.

2. PagSeguro

Pertencente ao grupo Uol, o PagSeguro é uma ótima opção, especialmente se você está em um estágio inicial de seu e-commerce. O PagSeguro é extremamente benéfico para os vendedores. Isso, pois ele realiza a verificação de possíveis fraudes no pagamento dos clientes antes de enviar efetivamente os dados do pagamento para a plataforma de e-commerce.

Outra vantagem deste intermediador é que os optantes não precisam arcar com o pagamento de taxas mensais. Também, não precisam efetuar uma quantidade mínima de transações para realizar a contratação do PagSeguro.

Diferente do Paypal, o PagSeguro possui a possibilidade de parcelamento com cartões de crédito em até 15x. Mas, enquanto o cliente paga parcelado, da a opção do comerciante receber o valor integral na hora.

A desvantagem está no que diz a burocracia no processo de finalização das vendas para os clientes.

3. Mercado Pago

Fundado em 2004, o Mercado Pago foi uma criação do Mercado Livre, utilizado inicialmente para compras e vendas na plataforma. Porém, com a sua aceitação, foi se expandindo. Hoje, o Mercado Pago se destaca por ser um intermediador com operação totalmente na nuvem, podendo ser acessado por meio de tablets e smartphones.

É um sistema bastante seguro, já que possui monitoramento antifraude 24 horas. Também possibilita a personalização de pagamentos. Juntamente com isso, possui a agilidade na aprovação de pagamentos, que com cartões de crédito ocorre imediatamente.

4. PicPay

Criado há pouco tempo, o PicPay é um aplicativo fintech que facilita a transações de valores. Ele funciona como uma carteira digital onde você cadastra seus cartões de crédito e pode realizar pagamentos apenas com o QR code.

Para utilizar o PicPay no seu ecommerce é necessário criar uma conta PicPay PRO. Ele também realiza o pagamento parcelado, com o comerciante recebendo o valor total. Além disso, diz se a menor taxa do mercado, sendo ela 2,99%. O aplicativo também não possui mensalidade ou custo de saque.

Vantagens de utilizar um intermediador de pagamento

Mais segurança

Uma das principais desvantagens da compra online é a possibilidade de fraudes. Com o uso de intermediadores de pagamento, eles têm toda a responsabilidade em relação a fraudes e segurança de dados. 

Também, em caso de cartões clonados ou roubados e em cancelamento de transações, o intermediador de dados pode auxiliar. 

Mas, eles não ajudam apenas a loja, o consumidor também é protegido. Em caso de compra e não entrega, por exemplo, o valor é ressarcido ao comprador.

Opções de pagamento

Apesar de normalmente disponibilizarem apenas boletos e cartões de crédito, os intermediadores podem dar mais opções de pagamento. Enquanto a maioria possui apenas duas das bandeiras mais comuns, as plataformas contam com outras bandeiras. Assim, facilitando a compra dos clientes e a venda para o ecommerce.

Menos burocracia

Os ecommerces devem se preocupar com o controle de estoque, com a logística, com a publicidade, com a administração… São tantos dados que ficar se preocupando com formas de pagamento não cabe no dia a dia do empresário.

E para resolver isso que servem os intermediadores de pagamentos. Eles fazem todo o processo que envolve as formas de pagamento e todo o processo.

Considerações finais

Vale a pena ter um intermediador de pagamento? Com certeza!

Um intermediador de pagamento traz diversas vantagens para uma empresa, mas também para o empresário. Saber que o dinheiro das suas vendas chega de forma segura e fácil na sua conta já vale o valor que pode ser pago ao intermediador. 

Dessa forma, é possível se preocupar somente com a administração da sua empresa e em como investir o dinheiro!

Teste grátis o eGestor por 15 dias

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Intermediadores de pagamento

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br