Formas de pagamento: Descubra as principais e a melhor para seu negócio

Quem possui uma empresa comercial precisa se atentar para muitas questões. Quando falamos de venda, um dos principais pontos para se observar é a forma de pagamento ofertada aos consumidores.

Se você disponibiliza apenas um ou poucos métodos de pagamento, saiba que pode estar perdendo muitas vendas.

Quer conhecer as principais formas de pagamento, além de descobrir como escolher as que mais se adequam a seu negócio? Neste texto, vamos falar tudo o que você precisa saber. Fique conosco e confira!

Por que ter várias formas de pagamento?

Vamos imaginar uma situação hipotética. Está chegando o inverno, e o José da Silva percebeu que precisa comprar um casaco de moletom. No mesmo cenário, você e sua empresa trabalham com a venda de roupas. 

O José pesquisou em um buscador online e encontrou sua loja virtual. Procurando nas opções disponíveis, descobriu um casaco que amou. Colocou no carrinho, mas, na hora de realizar o pagamento e efetivar a compra: “— Cadê a opção de pagar por boleto?”. Ele não encontrou e foi para o seu concorrente procurar o produto que precisa.

Essa é uma história hipotética, mas é muito fácil de acontecer na realidade. Se um potencial cliente entrar em sua loja e não tiver a forma de pagamento que ele está procurando, mesmo que o seu produto o agrade muito, as possibilidades de abandono de carrinho são gigantes. 

Sem contar que, se uma pessoa deixar um produto por falta da opção procurada de pagamento, as chances de ela não voltar a procurar sua loja são consideráveis.

Diante disso, fica clara a importância de disponibilizar uma gama numerosa de métodos de pagamento. Assim, as chances de seu cliente iniciar e concluir uma compra crescem exponencialmente. Você não deseja perder vendas, não é mesmo?

Quais os principais métodos de pagamento?

Existem inúmeras formas de pagamento disponíveis no mercado. Nem sempre todas as opções são viáveis para um negócio. Contudo, os métodos essenciais precisam se fazer presentes para, com isso, evitar a perda não apenas de vendas, mas de potenciais clientes. Conheça as principais maneiras de realizar um pagamento:

Dinheiro

O dinheiro vivo ou pagamento em espécie é uma forma de pagamento do qual o uso tende a declinar. Com a ascensão de maneiras de pagar mais tecnológicas, como os cartões, por exemplo, ela possivelmente perderá espaço.

No entanto, segundo indica uma pesquisa feita pelo Banco Central do Brasil (BCB) no ano de 2018, o dinheiro ainda é a principal forma de pagamento escolhida pela população brasileira.

O estudo aponta que 96% das pessoas entrevistadas disseram adotar o dinheiro como principal método de pagamento, demonstrando uma queda de 4% com relação a uma pesquisa semelhante realizada em 2013.

Além disso, no Brasil, o pagamento em espécie é utilizado principalmente em compras abaixo de R$ 50, sendo que 68% dos entrevistados disseram levar, no máximo, esse valor na carteira.

Boleto bancário

Em compras online, o boleto bancário pode ser considerado o equivalente ao dinheiro. Seu uso é bem grande em ecommerces, pois é uma opção mais tradicional, além de viabilizar a compra para quem não dispõe de outros métodos, como cartões de débito e/ou de crédito.

Para a empresa, ao optar por ter esse método dentre as formas de pagamento, é essencial se atentar aos valores das taxas de emissão cobradas pelas plataformas de gestão de boletos. Elas podem ser bem altas, mas, escolhendo um bom sistema, você poderá lidar bem com esse problema.

Cartão de crédito

Faz anos que o Cartão de Crédito está no gosto do povo brasileiro. Nos serviços online, ele é o método de pagamento predileto, enquanto, nos meios físicos, perde apenas para o dinheiro vivo e Cartões de Débito.

O estudo do Banco Central aponta que, quanto maior o valor da compra, maiores são as chances do cliente optar por utilizar cartões de crédito na hora de pagar. 

Segundo dados, em compras a partir de R$ 100,00, essa já é a forma de pagamento preferida dos brasileiros. A partir desse valor, já alcançam 35% os adeptos do Cartão de Crédito, chegando a 43% em compras a partir de R$ 500,00.

Diante das estatísticas, pode-se dizer que a possibilidade de parcelamento garantida pelos Cartões de Crédito é o principal fator que o fazem ser tão querido. Por isso, é importantíssimo que sua empresa inclua esse método de pagamento dentre suas opções. Cartão de Crédito não pode faltar!

Cartão de débito

Segundo dados do Banco Central do Brasil, a maior parte das compras pagas com o Cartão de Débito estão entre R$ 50,00 e R$ 100,00 reais. Além disso, conforme a pesquisa, 76% dos estabelecimentos aceitam esse método de pagamento.

Muita gente não se adapta muito bem ao Cartão de Crédito, principalmente pela possibilidade de se ter um limite maior do que a renda, o que pode ocasionar dívidas. Além disso também existe muito problemas com pagamento em espécie, pois quem anda com dinheiro é o principal alvo de assaltantes. Diante desse cenário, as compras pagas pelo Cartão de Débito se popularizam.

Para o comércio, essa é uma opção positiva, pois os cartões (tanto de crédito quanto de débito) trazem a segurança de receber em dia os pagamentos. Quando o cliente realiza a transação, ele paga à administradora do cartão que, por sua vez, fica responsável por retornar o dinheiro ao estabelecimento.

Cheque

O cheque é uma forma de pagamento que está quase totalmente em desuso. Segundo o BCB, apenas 16% dos estabelecimentos aceitam esse modo de pagamento, sendo que há informação de ser utilizado apenas em 1% dos pagamentos.

Esse método de pagamento pode ser vantajoso para o cliente devido à possibilidade de parcelamento por meio de cheques pré-datados. No entanto, não existe nenhuma vantagem para o empreendimento, visto que é muito pouco seguro e as chances de inadimplência são altíssimas.

Como escolher o melhor método de pagamento para seu negócio?

Não existem segredos ou fórmulas mágicas para escolha das melhores formas de pagamento a serem disponibilizadas em seu negócio comercial.

O ponto-chave para essa decisão é simples: optar pela método de pagamento que melhor se adeque às necessidades do seu cliente ideal. Conhecer bem o seu público alvo é um fator determinante para o sucesso de seu negócio. Por isso, tenha foco no cliente que você terá êxito em suas escolhas!

E não se esqueça que o controle financeiro é fundamental. Os valores que entram no seu caixa devem ser registrados, principalmente a maneira. Afinal, valores que entram a partir de cartões vão para sua conta no banco, e valores em dinheiro vão direto para seu caixa. Dessa forma, fique atento ao seu fluxo de caixa!

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Escrito por eGestor
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