TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): Entenda como é

Quando o assunto é gerenciar um comércio, é incontestável a necessidade do controle financeiro. Mas, além de acompanhar as quantias que entram e saem do caixa, é preciso atentar para como este processo acontece. Mais especificamente, sobre como os seus clientes pagam as suas compras. Caso o método preferido seja o cartão, então o seu negócio pode se beneficiar com a TEF.

Processos demorados no caixa geram inconvenientes para os consumidores e até para os vendedores. Uma experiência negativa neste momento pode influenciar se o cliente vai ou não voltar a comprar, ou mesmo se desistirá na fila. Por isso, contar com ferramentas de automação que acelerem este procedimento é indispensável.

É para isso que serve a TEF, sigla para Transferência Eletrônica de Fundos. Quer entender melhor o que é TEF e como ele pode ser vantajoso para a sua empresa? Confira nosso artigo completo e aprenda tudo que precisa sobre este sistema.

O que é a TEF

A Transferência Eletrônica de Fundos é uma ferramenta que possibilita transferir quantias de dinheiro eletronicamente e automaticamente. Diferentemente do TED e do TEV, que realizam a movimentação financeira entre bancos via online como aplicativos de celular, na TEF é necessário usar as máquinas de cartão (também chamadas de PinPads).

Isso acontece porque a TEF transfere dinheiro de um cartão de crédito ou débito para a conta de outra pessoa ou empresa. Assim, é um sistema criado para ser aplicado principalmente em estabelecimentos comerciais a fim de simplificar e agilizar o processo de vendas. A TEF ainda pode ser utilizada em processos bancários, como no internet banking ou no caixa do banco, ainda que seja menos comum.

De maneira simples, quando alguém faz uma compra na loja, normalmente o vendedor precisa inserir os valores da compra na máquina de cartão para que o cliente possa pagar. O sistema de TEF evita esse trabalho ao conectar o sistema da loja diretamente com a máquina e com a operadora do cartão. Assim, a troca de informações é mais rápida e automática.

As vantagens deste sistema

Evita erros

Assim como outras ferramentas de automação, um dos principais benefícios da TEF é evitar erros humanos. Quando é alguém que insere o valor manualmente, é possível se distrair ou apertar um botão errado e digitar o número errado.

Isto pode alterar a fatura e causar um inconveniente para seu cliente e um prejuízo para o seu negócio. Com a TEF, a conta vai direto do sistema de vendas para a máquina do cartão, eliminando a possibilidade de erros ou até mesmo fraudes.

Diminui as filas

O processo manual de passar as informações da compra para a máquina do cartão custam minutos valiosos para o seu negócio. Quanto mais tempo os funcionários precisam levar para realizar esta ação, mais longa é o processo de venda para o cliente.

Pode parecer pouco se analisarmos isoladamente, mas lembre-se que tempo é valioso no comércio. Uma pequena demora pode gerar filas e os consumidores apressados podem ficar impacientes nesta situação. Por isso um sistema automatizado que agiliza a venda pode reduzir as filas e aumentar a satisfação do cliente.

Permite negociar taxas

Tipicamente para usar uma máquina de cartão é preciso adquiri-la com uma única operadora e deve arcar com as taxas deles. Por outro lado, com a TEF, você pode escolher a operadora com base na bandeira do cartão.

Consequentemente, você ganha a possibilidade de poder negociar as taxas das operadoras e ainda escolher as que oferecem as melhores condições para cada caso. Portanto, utilizar a TEF é uma maneira de ter mais liberdade para reduzir custos no processo de venda.

Ganha controle sobre as vendas

Ter controle do seu financeiro e do fluxo de caixa são essenciais para qualquer empresário. Recolher informações sobre as vendas funciona como um termômetro para analisar o sucesso do seu negócio.

Como se não bastassem as demais facilidades da TEF, ela ainda fornece dados significativos sobre as vendas de cartão para os seus relatórios ficarem ainda mais completos. É mais um motivo para a TEF ser uma aliada para empresas de qualquer tamanho.

As diferentes modalidades de TEF

TEF Discada

A TEF Discada é caracterizada por interligar o sistema de vendas à máquina de cartão por meio de uma linha telefônica. Assim, quando é utilizada, ela realiza uma ligação telefônica para transferir os dados, sendo encerrada automaticamente quando a venda é concluída. Por causa disso, costuma ser um pouco mais lenta que as outras opções, mas funciona bem para pequenos negócios.

TEF Dedicada

A TEF Dedicada funciona com uma conexão telefônica como a anterior. Mas a grande diferença é que é utilizada uma linha exclusiva para as vendas, através de uma VPN (Rede Virtual Privada). Dessa maneira, a troca de informações é mais rápida, sendo finalizada em poucos segundos. Ideal para empresas que já tem um fluxo de vendas um pouco mais intenso.

TEF IP

Por fim, temos a TEF IP. Enquanto ela também utiliza uma VPN, a diferença é que a conexão entre o sistema e a máquina é feita via internet por meio de um protocolo IP. Assim, é preciso que o estabelecimento possua acesso à internet. A TEF IP é vantajosa para empresas de grande porte visto que é ágil e suporta um elevado número de vendas.

O que compõe o sistema de TEF?

Para a TEF ser possível, é necessário ter os componentes necessários para fazê-lo funcionar. Antes de contratar o serviço, a loja já deve ter o hardware adequado. Isso inclui um computador com o sistema de vendas, um leitor de código de barras e a máquina de cartão.

O estabelecimento também precisa ter uma linha telefônica ou acesso à internet de acordo com o tipo de TEF. Uma vez que tenha esses componentes, já poderá adquirir a TEF. Neste sentido, é fundamental saber que existem três empresas que atuam para tornar isso possível.

A primeira é a TEF House, que cria o sistema responsável pela comunicação entre o estabelecimento e as operadoras de cartão. A segunda é a Softhouse, que faz a revenda do sistema, integra-a ao hardware do contratante e dá suporte ao mesmo. A terceira é a adquirente, que autoriza a transferência financeira de fato de uma conta para outra e negocia taxas para tal.

Conclusão: um sistema perfeito para o seu negócio

Uma vez que a TEF é desmistificada, fica fácil entender por que é tão útil para estabelecimentos comerciais. Afinal, adotar a TEF é investir em um sistema de automação que aprimora o seu negócio e elimina gastos desnecessários. Portanto, é uma ferramenta indispensável para qualquer empresário que deseja aumentar a eficiência do seu processo de vendas e ver a sua empresa crescer.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - TEF

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br