fbpx

Receita, faturamento e lucro: Entenda a diferença

Existem alguns conceitos no mundo empresarial que podem confundir. Muitos deles são sinônimos ou palavras parecidas, mas podem significar o oposto. Entre eles, existem três que pode podem trazer diversos danos a empresa se confundidos. São eles o faturamento, lucro e receita.

Entenda mais sobre eles a seguir!

O que é receita?

Apesar de ser muito confundida com os outros termos, a receita tem um conceito muito fácil. Ela é todo o valor que entra no caixa da empresa.

Podemos dividir a receita em receita bruta e receita líquida. Cada uma possui suas diferenças, ainda que partam do mesmo conceito de valor que entra no caixa da empresa

Receita bruta

Para calcular o valor da receita bruta, basta somar todos os valores que entraram no caixa durante o período escolhido. É importante entender que esse valor não é faturamento e muito menos lucro. Antes de chegar no faturamento, devem ser subtraídos alguns valores e para chegar no lucro, mais outros.

É importante se atentar no caso de vendas a prazo. Assim, no caso de uma venda de R$ 2.000,00 que foi parcelada em quatro vezes, somente o valor que foi pago na hora conta como receita. No mês seguinte, o valor da prestação contará como receita daquele mês, porque o valor consta no caixa apenas nesta data.

Ainda, é importante entender que só porque esse valor se encontra em caixa ele pode ser gasto. Esse dado não é o lucro do negócio. Existem, antes de se obter o lucro, valores que devem ser pagos, como folha de pagamento, aluguel e outros. 

Receita líquida

O valor da receita líquida depende do valor da receita bruta. Assim, para se obter esse valor, deve-se subtrair devoluções de vendas, descontos comerciais e impostos incidentes sobre vendas.

O que é faturamento?

O faturamento pode ser definido como os valores de documentos fiscais emitidos em um período de tempo. Dessa forma, ele é todo o valor que entra no caixa do negócio por vendas de produtos ou serviços.

Ao contrário da receita, quando se vende algo parcelado, o valor total entra no faturamento. Então, no mesmo cálculo do produto de R$ 2.000,00 parcelado em quatro vezes, ao analisar o faturamento da empresa, entra o valor total, não o valor da parcela.

Também, o faturamento pode ser uma métrica para mostrar o crescimento da empresa. Assim, ele demonstra a capacidade de geração de receita.

É importante lembrar que o faturamento não conta valores como impostos.

Faturamento Bruto

A fórmula para calcular o faturamento bruto é muito simples. Assim, basta multiplicar o preço de venda do produto ou serviço pelo total de produtos vendidos. O resultado será o faturamento bruto da empresa no período calculado.

Faturamento líquido

O faturamento líquido nada mais é que o faturamento bruto descontando valores de impostos e de vendas canceladas. Dessa forma, é necessário saber a carga tributária dos produtos.

Normalmente os valores subtraídos são do ICMS e do IPI, podendo ser outros. Em caso de venda de serviços, por exemplo, entra no cálculo o valor do ISSQN.

Assim, a fórmula para o cálculo é:

faturamento líquido = faturamento bruto – impostos – deduções das vendas

O que é lucro?

O lucro de uma empresa é todo o valor que resta depois de abater os valores de receita e as despesas. As despesas, nesse caso, é o necessário para manter a empresa funcionando, ou seja, aluguel, salários e outros.

Pode se dizer que esse valor é o que sobra no final do mês. Assim, ele pode ser utilizado tanto para novos investimentos como pode ser dividido entre os acionistas, se for o caso.

Ainda, para saber de forma mais certeira qual o valor do lucro, deve-se usar o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício).

Lucro bruto

 O lucro bruto é o valor que resta após a diminuição dos custos variáveis, sendo esses, os valores que o negócio precisa para produzir seus produtos ou para realizar um serviço. Sendo assim, a fórmula do lucro bruto se dá pela diferença da receita total, que é o preço do produto multiplicado pela quantidade de vendas, e do custo variável.

Lucro bruto = receita total – custos variáveis

Lucro líquido

Enquanto o lucro bruto subtrai apenas os custos variáveis da receita, o lucro líquido deve subtrair também os custos fixos. Esse valor é representado pelos gastos com aluguel, salários e outros. 

Lucro líquido = receita total – custos variáveis – custos fixos

DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício)

A melhor maneira de entender os valores de receita e lucro em um negócio é a partir do Demonstrativo do Resultado do Exercício. O DRE é uma ferramenta contábil que resume os resultados operacionais e não operacionais de um empresa em um período selecionado.

Para montar um DRE devem estar discriminados os dados de receita, tanto bruta como líquida, custos de mercadoria, despesas administrativas, de vendas e financeira e dados fiscais, como impostos. 

Ao finalizar a montagem de um DRE se tem o valor de lucro líquido de um negócio. Esse é o valor utilizado para investimentos, divisões entre acionistas ou entre colaboradores, se for o caso. 

Ainda que esse seja um processo com muitos dados, não é necessário preocupação. Existem diversas maneiras de fazer o DRE de forma mais simples, e uma planilha de DRE é uma delas.

Considerações finais

As nomenclaturas dos dados financeiros de um negócio fazem com que muitos se confundam. Entretanto, agora, após a definição do que é cada termo e como chegar nele, esperamos que esse processo seja mais fácil.

Ainda, a melhor maneira de ter o controle de todos esses dados é com um sistema de gestão empresarial. Nele, todos os dados financeiros da empresa ficam salvos e são totalmente integrados com as vendas, com o estoque e todo o resto.

Também, é possível gerar o relatório desses valores para analisar o crescimento da sua empresa. E, assim, saber onde investir o lucro do seu negócio.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Receita, faturamento e lucro: Entenda a diferença
Escrito em: 08/10/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...