fbpx

Marketing para empreendedores: 7 estratégias

Empreender é um ato de coragem que necessita de muitas táticas para dar certo. Uma delas é o marketing para empreendedores, que surgiu com estratégias para simplificar todo esse processo.

Quando se decide empreender, poucos pensam em quais estratégias de marketing serão usadas para divulgar o seu produto ou serviço. Isso porque acham que o marketing é uma das áreas menos importantes na era de se empreender.

E é por causa desse tipo de pensamento que muitos negócios vão por água abaixo. O marketing é muito mais do que um conjunto de estratégias para te ajudar a vender mais e chegar onde deseja. Ele se preocupa com a imagem e a comunicação da sua marca.

É por meio dele e de suas estratégias que você saberá analisar os resultados e ver o que está dando certo ou errado. Além de conseguir aumentar seus resultados e gerar mais lucro para a sua empresa.

Além disso, o marketing também se preocupa em manter uma boa comunicação entre empresa e funcionários, e ela e consumidor, gerando um relacionamento saudável e recíproco entre vocês. Tudo isso é para te mostrar a importância do marketing dentro de um negócio, principalmente aqueles que estão começando agora.

Entretanto, esteja você sozinho ou acompanhado, as estratégias de marketing para empreendedores são essenciais.

Marketing para empreendedores: principais estratégias

Não basta apenas entender a importância do marketing para empreendedores. É necessário colocar todo o seu conceito em prática por meio das suas diversas estratégias.Por isso, selecionamos algumas das principais estratégias de marketing para empreendedores para te ajudar a alavancar ainda mais o seu negócio. Confira:

1- Tráfego pago

Quando falamos de tráfego dentro do universo do marketing, estamos nos referindo ao público. Neste caso, tráfego pago significa a chegada de novos clientes por meio de alguma campanha paga para alguma plataforma digital.

Antes das redes sociais chegarem, muitos empreendedores gastavam bastante dinheiro com agências de publicidade que prometiam divulgar o seu produto ou serviço e atrair mais clientes, algumas vezes isso dava certo e em outras não. Entretanto, com a chegada do universo digital, os próprios empreendedores podem criar suas campanhas e pagá-las.

Por exemplo, no Instagram Ads, você pode pagar para que ele divulgue uma determinada publicação da sua marca.

Assim, você consegue controlar toda essa campanha e saber qual o momento de parar com ela e embarcar para outra.

Além de ter um valor que cabe no bolso até mesmo dos pequenos empreendedores, os resultados são garantidos.

2- Marketing de conteúdo para empreendedores

Além da estratégia paga, existe uma estratégia orgânica. Ou seja, uma estratégia de marketing para empreendedores que também promete grandes resultados, se for aplicada da maneira certa.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na produção e divulgação de materiais valiosos dentro das redes sociais. Talvez você já tenha se deparado com algum post no Instagram ou algum vídeo no YouTube ensinando sobre algum assunto voltado para o seu negócio, e em seguida divulgando o seu produto ou serviço.

Por exemplo, um profissional de marketing produz um vídeo ensinando como anunciar no Google Ads, e ao final dele, indica o seu curso online sobre marketing digital, algo que se tornou comum hoje em dia.

Isso nada mais é do que marketing de conteúdo. É produzir um material que irá ajudar os seus seguidores e clientes antes de qualquer coisa. Além de atrair novos leads, essa estratégia também ajuda a construir a audiência e a autoridade da sua empresa.

marketing para empreendedores

3- Marketing voltado ao relacionamento

Essa estratégia está sendo uma das mais usadas por diversas empresas no mercado, e o empreendedor que se agarrar nela possui ainda mais chances de tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.

Isso porque o marketing de relacionamento se preocupa em construir uma relação saudável entre empresa e cliente, onde não exista hierarquia ou tabus entre eles.

Trata-se de uma comunicação direta e saudável para garantir o relacionamento entre as duas pontas.

Ter um bom relacionamento com os seus clientes garante o aumento da satisfação dele e faz com que o mesmo compre novamente de você ou indique a sua marca para um amigo ou familiar.

Construir um bom relacionamento não é um processo fácil, mas o resultado final vale a pena.

Por isso, mantenha sempre um contato com seus clientes, até mesmo pelas redes sociais, pois isso mostra a preocupação e cuidado da sua marca com cada um.

4- Crie contas nas redes sociais

E como estamos abordando bastante as redes sociais até aqui, não podemos deixá-las de fora quando o assunto são estratégias para ajudar o seu negócio.

As redes sociais mudaram completamente o dia a dia das pessoas e são usadas não somente para entretenimento e diversão.

Elas se tornaram ferramentas essenciais para aqueles que pretendem abrir um negócio e aumentar seus resultados.

Portanto, criar e nutrir um perfil da sua marca nas redes sociais traz diversos benefícios, como:

  • Mais alcance;
  • Mais interação e engajamento;
  • Praticidade;
  • Personalização da mara;
  • Construção da sua audiência;
  • Comunicação direta e moderna.

Assim como você se preocupa em produzir o melhor produto ou serviço para seus clientes, é necessário também se preocupar com a forma como eles estão entrando em contato com a sua marca.

Por isso, manter um perfil nas redes sociais bem organizado, com uma boa identidade visual e postagens frequentes, aumenta ainda mais o desejo do usuário em adquirir o que você oferece.

5- Foque nas métricas

Um dos grandes ganhos das estratégias de marketing para empreendedores, principalmente, no âmbito digital, é a possibilidade de poder acompanhar em tempo real os resultados das suas campanhas e táticas aplicadas em seu negócio.

Por meio de plataformas onlines como o Google Analytics e o Google Tag Manager você consegue ver o passo a passo dos seus clientes dentro da jornada de compra. E, também, como eles reagem às estratégias e campanhas da sua marca.

Acompanhar essas métricas é extremamente importante para garantir que todo o trabalho realizado por sua equipe não foi em vão.

Além de constatar se o que vocês estavam pensando realmente está acontecendo por meio das estratégias traçadas para vocês.

Dessa forma, você consegue saber o que está dando certo e errado dentro do seu negócio e o que pode ser mudado, para que nas próximas vezes tudo ocorra como o esperado.

6- Marketing pós-venda

Muitos empreendedores pensam que após realizar a venda de seu produto, não é mais necessário manter contato com o cliente.

Entretanto, esse pensamento acaba fazendo com que o empreendedor perca uma grande oportunidade de alavancar ainda mais seus resultados.

Imagine que você vendeu uma mentoria sobre como funciona o Facebook Ads. Após essa mentoria você entrou em contato com o seu cliente pedindo um feedback sobre o serviço e perguntando como ele se sente ao final da mentoria.

Além de obter o feedback que poderá te ajudar a ser um profissional melhor e aperfeiçoar o seu serviço, essa atitude de preocupação com a opinião do cliente faz com que ele se sinta especial e único para a marca.

Esse sentimento, juntamente com a qualidade do produto ou serviço oferecido, faz com que o cliente tenha mais chances de indicar a sua mentoria para amigos que também poderão ir até você.

Por isso, investir no marketing pós-venda é aplicar também na atração de mais clientes e na melhoria do seu negócio.

Afinal de contas, são os clientes que consomem o que você produz, então ninguém melhor do que eles para opinar sobre o assunto.

7- Lembre-se do mundo offline

Mesmo que a internet, as redes sociais e o marketing para empreendedores tragam benefícios para o seu negócio, lembre-se que existe um mundo real que também necessita da sua presença para que o seu negócio continue crescendo.

Espalhar panfletos, marcar uma reunião ou fazer uma ligação para conversar com um cliente podem parecer atitudes muito tradicionais e que não são mais usadas. Porém, elas garantem ainda mais resultado para você.

Nada substitui uma boa conversa com olho no olho e cara a cara. Por isso, mesmo durante o meio digital para alavancar o seu negócio, não se esqueça de que a sua marca é composta por pessoas reais, e elas precisam de uma comunicação real.

Com essas estratégias, o seu negócio conseguirá crescer e se tornar um verdadeiro sucesso, esteja você começando agora ou com uma empresa aberta há anos.

O marketing foi criado para abraçar todos os nichos e negócios, visando o aumento de seus resultados e acessibilidade na hora de tirar o sonho de ter o seu próprio negócio do papel.

Considerações finais

Portanto, como mencionamos no início deste conteúdo, empreender não é uma decisão é um processo fácil.

No entanto, quando se conta com estratégias e dicas como as que mencionamos acima, tudo pode ficar bem mais simples do que se imagina.

Início 9 Empreendedorismo 9 Marketing para empreendedores: 7 estratégias
Escrito em: 22/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...