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7 estratégias de marketing para empreendedores

Escrito em: 22/06/21

Empreender é um ato de coragem, que necessita de muitas táticas para dar certo, uma delas é o marketing que surgiu com estratégias para simplificar todo esse processo.

Visto que mesmo sem saber como será o caminho, diversas pessoas se doam de corpo e alma para realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.

Quando se decide empreender, poucos pensam em quais estratégias de marketing serão usadas para divulgar o seu produto ou serviço.

Isso porque acham que o marketing é uma das áreas menos importantes na era de se empreender.

E é por causa desse tipo de pensamento que muitos negócios vão por água abaixo, pois o marketing é muito mais do que um conjunto de estratégias para te ajudar a vender mais e chegar onde deseja, ele se preocupa com a imagem e a comunicação da sua marca.

É por meio do marketing e de suas estratégias que você saberá analisar os resultados da sua empresa para ver o que está dando certo ou errado.

Além de conseguir aumentar seus resultados e gerar mais lucro para a sua empresa.

Além disso, o marketing também se preocupa em manter uma boa comunicação entre empresa e funcionários, e ela e consumidor, gerando um relacionamento saudável e recíproco entre vocês.

Tudo isso é para te mostrar a importância do marketing dentro de um negócio, principalmente aqueles que estão começando agora.

Entretanto, esteja você sozinho ou acompanhado, as estratégias de marketing são essenciais para o empreendimento.

Marketing para empreendedores: principais estratégias

Portanto, não basta apenas entender a importância do marketing dentro do empreendedorismo.

É necessário colocar todo o seu conceito em prática por meio das suas diversas estratégias.

Por isso, selecionamos algumas das principais estratégias de marketing digital para te ajudar a alavancar ainda mais o seu negócio. Confira:

1- Tráfego pago

Quando falamos de tráfego dentro do universo do marketing, estamos nos referindo ao público.

Neste caso, tráfego pago significa a chegada de novos clientes por meio de alguma campanha paga para alguma plataforma digital.

Antes das redes sociais chegarem, muitos empreendedores gastavam bastante dinheiro com agências de publicidade que prometiam divulgar o seu produto ou serviço e atrair mais clientes, algumas vezes isso dava certo e em outras não.

Entretanto, com a chegada do universo digital, os próprios empreendedores podem criar suas campanhas e pagá-las.

Por exemplo, no Instagram Ads, você pode pagar para que ele divulgue uma determinada publicação da sua marca.

Assim, você consegue controlar toda essa campanha e saber qual o momento de parar com ela e embarcar para outra.

Além de ter um valor que cabe no bolso até mesmo dos pequenos empreendedores, os resultados são garantidos.

2- Marketing de conteúdo

Assim como mencionamos uma estratégia paga anteriormente, vamos abordar agora uma estratégia orgânica, ou seja, gratuita e que também promete grandes resultados se for aplicada da maneira certa.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na produção e divulgação de materiais valiosos dentro das redes sociais, não apenas vídeos e fotos para as pessoas acharem bonitas.

Talvez você já tenha se deparado com algum post no Instagram ou algum vídeo no YouTube de um determinado profissional ensinando sobre algum assunto voltado para o seu negócio, e em seguida, divulgando o seu produto ou serviço.

Por exemplo, um profissional de marketing produz um vídeo ensinando como anunciar no Google Ads, e ao final dele indica o seu curso online sobre marketing digital, algo que se tornou comum hoje em dia.

Isso nada mais é do que o marketing de conteúdo, é produzir um material que irá ajudar os seus seguidores e clientes antes de qualquer coisa.

Além de atrair novos leads, essa estratégia também ajuda a construir a audiência e a autoridade da sua empresa.

3- Marketing voltado ao relacionamento

Essa estratégia está sendo uma das mais usadas por diversas empresas no mercado, e o empreendedor que se agarrar nela possui ainda mais chances de tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.

Isso porque o marketing de relacionamento se preocupa em construir uma relação saudável entre empresa e cliente, onde não exista hierarquia ou tabus entre eles.

Trata-se de uma comunicação direta e saudável para garantir o relacionamento entre as duas pontas.

Ter um bom relacionamento com os seus clientes garante o aumento da satisfação dele e faz com que o mesmo compre novamente de você ou indique a sua marca para um amigo ou familiar.

Construir um bom relacionamento não é um processo fácil, mas o resultado final vale a pena.

Por isso, mantenha sempre um contato com seus clientes, até mesmo pelas redes sociais, pois isso mostra a preocupação e cuidado da sua marca com cada um.

4- Crie contas nas redes sociais

E como estamos abordando bastante as redes sociais até aqui, não podemos deixá-las de fora quando o assunto são estratégias para ajudar o seu negócio.

As redes sociais mudaram completamente o dia a dia das pessoas e são usadas não somente para entretenimento e diversão.

Elas se tornaram ferramentas essenciais para aqueles que pretendem abrir um negócio e aumentar seus resultados.

Portanto, criar e nutrir um perfil da sua marca nas redes sociais traz diversos benefícios, como:

  • Mais alcance;
  • Mais interação e engajamento;
  • Praticidade;
  • Personalização da mara;
  • Construção da sua audiência;
  • Comunicação direta e moderna.

Assim como você se preocupa em produzir o melhor produto ou serviço para seus clientes, é necessário também se preocupar com a forma como eles estão entrando em contato com a sua marca.

Por isso, manter um perfil nas redes sociais bem organizado, com uma boa identidade visual e postagens frequentes, aumenta ainda mais o desejo do usuário em adquirir o que você oferece.

5- Foque nas métricas

Um dos grandes ganhos das estratégias de marketing, principalmente, no âmbito digital, é a possibilidade de poder acompanhar em tempo real os resultados das suas campanhas e táticas aplicadas em seu negócio.

Por meio de plataformas onlines como o Google Analytics e o Google Tag Manager, você consegue ver o passo a passo dos seus clientes dentro da jornada de compra e como eles reagem às estratégias e campanhas da sua marca.

Acompanhar essas métricas é extremamente importante para garantir que todo o trabalho realizado por sua equipe não foi em vão.

Além de constatar se o que vocês estavam pensando realmente está acontecendo por meio das estratégias traçadas para vocês.

Dessa forma, você consegue saber o que está dando certo e errado dentro do seu negócio e o que pode ser mudado, para que nas próximas vezes tudo ocorra como o esperado.

6- Marketing pós-venda

Muitos empreendedores pensam que após realizar a venda de seu produto, não é mais necessário manter contato com o cliente.

Entretanto, esse pensamento acaba fazendo com que o empreendedor perca uma grande oportunidade de alavancar ainda mais seus resultados.

Imagine que você vendeu uma mentoria sobre como funciona o Facebook Ads, e após essa mentoria você entrou em contato com o seu cliente pedindo um feedback sobre o serviço e perguntando como ele se sente ao final da mentoria.

Além de obter o feedback que poderá te ajudar a ser um profissional melhor e aperfeiçoar o seu serviço, essa atitude de preocupação com a opinião do cliente faz com que ele se sinta especial e único para a marca.

Esse sentimento, juntamente com a qualidade do produto ou serviço oferecido, faz com que o cliente tenha mais chances de indicar a sua mentoria para amigos que também poderão ir até você.

Por isso, investir no marketing pós-venda é aplicar também na atração de mais clientes e na melhoria do seu negócio.

Afinal de contas, são os clientes que consomem o que você produz, então ninguém melhor do que eles para opinar sobre o assunto.

7- Lembre-se do mundo offline

Mesmo que a internet, as redes sociais e o marketing digital tragam diversos benefícios para o seu negócio, lembre-se de que existe um mundo real que também necessita da sua presença para que o seu negócio continue crescendo.

Espalhar panfletos, marcar uma reunião ou fazer uma ligação para conversar com um cliente podem parecer atitudes muito tradicionais e que não são mais usadas. Porém, elas garantem ainda mais resultado para você.

Nada substitui uma boa conversa com olho no olho e cara a cara, por isso, mesmo durante o meio digital para alavancar o seu negócio, não se esqueça de que a sua marca é composta por pessoas reais, e elas precisam de uma comunicação real.

Com essas estratégias, o seu negócio conseguirá crescer e se tornar um verdadeiro sucesso, esteja você começando agora ou com uma empresa aberta há anos.

O marketing foi criado para abraçar todos os nichos e negócios, visando o aumento de seus resultados e acessibilidade na hora de tirar o sonho de ter o seu próprio negócio do papel.

Considerações finais

Portanto, como mencionamos no início deste conteúdo, empreender não é uma decisão é um processo fácil.

No entanto, quando se conta com estratégias e dicas como as que mencionamos acima, tudo pode ficar bem mais simples do que se imagina.

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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