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Parcerias de sucesso: Dicas para formar as suas

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, formar parcerias com outras empresas é uma ótima maneira de expandir um negócio e atrair uma clientela mais abrangente. Através de uma parceria, as empresas cooperam uma com a outra de forma a obter crescimento e potencializar suas respectivas marcas no mercado.

Uma parceria é um acordo entre duas partes, que oferece grandes possibilidades de desenvolvimento para as empresas envolvidas. Isso porque, com ela, não há necessidade de realizar grandes investimentos para atrair um novo público. Além de poder compartilhar alguns processos de produção e oferecer melhores condições de compra para seus clientes, dentre outras vantagens, como veremos a seguir.

O que é parceria e o que ela representa

De acordo com o dicionário Michaelis Online, parceria significa:

Reunião de pessoas por interesse e objetivo comum; companhia, sociedade:

Já éramos sócios no trabalho. O que representava certo progresso. Pelo jeito, a desconfiança estava dando lugar – ainda que em estranho horário – à parceria” (MS).

ou

Reunião de dois ou mais compositores, principalmente de música popular:

Fez esta música em parceria com um compositor famoso.

Ou seja, parcerias são acordos entre duas ou mais pessoas, onde todas buscam o sucesso em um objetivo em comum.

Normalmente esses objetivos são:

  • Novos clientes
  • Aumento da receita
  • Expansão do negócio

Quais são os sinônimos de parceria

Existem alguns sinônimos da palavra parceria, que significam a mesma coisa. Por exemplo, os sinônimos de parceria que visam um objetivo comum:

  • Colaboração
  • Cooperação
  • Combinação
  • Coadjuvação
  • Coparticipação

E os sinônimos de parceria que são sociedades de pessoas com objetivos comuns:

  • Sociedade
  • Acordo
  • União
  • Ligação
  • Associação

Tipos de parceria

Parceria de produto ou serviço ou Joint Ventures

Parcerias de produto ou serviço, normalmente, acontecem quando empresas constroem um produto ou serviço em conjunto. Em sua maioria, é preciso que essas empresas não sejam competidoras entre si, uma vez que a intenção desse tipo de parceria é que o público de cada uma conheça os produtos ou serviços da outra.

Parceria de marca ou Co-Branding

Muito parecido com a parceria de produto, a parceria de marca une duas empresas, buscando o aumento de vendas e do valor agregado, fazendo com elas promovam um produto conjunto ou as suas competências.

Nesse caso, elas podem ser do mesmo segmento e algumas vezes até concorrentes. Por exemplo, empresas que comercializam alimentos podem realizar esse tipo de parceria sem, praticamente, nenhum tipo de perda.

Parceria de distribuição

Essas parcerias são muito conhecidas, estamos falando de afiliados e atacadistas, assim como distribuidores. Ela funciona como uma promoção externa do negócio.

Corporate Ventures

Esse tipo de parceria gira muito mais em relação a investimentos financeiros em grandes empresas. Ou seja, quando uma empresa ou conglomerado investe dinheiro em, normalmente, startups, ou novos negócios.

É comum que esses não se envolvam em decisões da empresa, mas sim, apenas realizam o investimento e colhem frutos. Algumas startups que receberam aportes e hoje são unicórnios, são: Nubank e 99. Enquanto isso, alguns exemplos de empresas grandes que realizam esses investimentos são: Magazine Luiza, Mercado Livre e Locaweb.

Maior alcance

O alcance de ambas empresas envolvidas na parceria empresarial é amplamente potencializado. Afinal, as empresas parceiras divulgam os produtos e serviços uma da outra para seus clientes. Esse aumento de alcance acontece porque o negócio destas empresas chega com muito mais facilidade a um público que ainda não é seu principal consumidor, mas que, no fim, pode se tornar um cliente em potencial.

Otimização de processos

Em muitas parcerias empresariais, o processo de produção e gestão é totalmente compartilhado, o que traz uma maior facilidade para as empresas envolvidas. Com a indicação das empresas parceiras, o processo de vendas também se torna muito mais facilitado. Assim, gerando mais chances de aumentar a produtividade.

Soma de qualidades

Quando se realiza uma parceria com uma empresa que é forte em alguma área, seu empreendimento vai se tornar mais forte nessa área, e, portanto, mais completo. Isso acontece porque a empresa com um domínio maior sobre um ramo pode suprir qualquer eventual necessidade da sua.

Vamos supor que você possui um ótimo produto ou presta um excelente serviço, mas não consegue realizar uma divulgação adequada. Neste caso, formar parcerias com agências de publicidade ou de marketing digital, por exemplo, será uma excelente alternativa de complementar o seu serviço. Essa ação também irá elevar os seus resultados a um nível muito mais expressivo.

O mesmo acontece se você conseguir suprir as necessidades de seus parceiros, certamente sua empresa ficará com uma imagem muito positiva no mercado.

Como formar parcerias de sucesso

Formar parcerias empresariais pode ser fundamental para alavancar o sucesso de seu empreendimento. Mas, é preciso tomar cuidados ao escolher seus parceiros. Assim, analise todas as possibilidades e procure empresas que complementam o seu trabalho e que possam ser de fato vantajosas e lucrativas com o decorrer da parceria. Por isso, se você está em busca de parceiros para a sua empresa, selecionamos algumas dicas de como formar parcerias de sucesso:

Busque parceiros que complementam o seu negócio

Como já falamos acima, as empresas parceiras precisam complementar e agregar no trabalho uma da outra.

Por exemplo, se sua empresa trabalha com publicidade, estude a possibilidade de fazer parcerias com empresas de áudio e vídeo. Essas empresas possuem um público com interesse semelhante ao seu, assim, podem auxiliar na produção de campanhas publicitárias.

Se você possui uma academia de musculação, que tal pensar em parcerias com lojas que vendem suplementos alimentares? E assim, oferecer descontos para os clientes de sua academia na compra destes produtos?

Nestes casos, as parcerias não só complementam o negócio, como também acabam suprindo outras necessidades de seus clientes. Assim, se tornando um diferencial para a sua empresa.

Para definir que tipo de parceiros podem auxiliar o seu negócio, realize um estudo interno de sua empresa e identifique em que aspectos ela ainda deixa a desejar. A partir de então, pense em quem pode suprir estas necessidades.

Seu parceiro pode ser de um nicho totalmente diferente do seu. Porém, é recomendável que ele possua clientes com o mesmo interesse. Como, por exemplo, no exemplo que citamos acima, de uma possível parceria de uma academia de musculação com uma loja de suplementos alimentares!

Tenha parceiros alinhados com a perspectiva de sua empresa

É importante que você busque parceiros que possuam um pensamento alinhado com o da sua empresa. Mas, que também tenha ambições de crescimento. Do contrário, podem ocorrer muitas discussões e a parceria pode não se estabilizar. Por isso, o ideal é formar parcerias com empresas que sejam de um porte semelhante a sua.

Uma boa forma de identificar as empresas que podem contribuir neste sentido é através da internet. Aproveitando que ela é uma ferramenta extremamente poderosa para a formação de novos negócios. Em especial a rede social Linkedin, nela, o processo de busca por interesses e empresas é bastante fácil. Ela também tem a facilidade de contato, que esta e outras redes sociais, como as plataformas digitais, de uma forma geral oferecem.

O mesmo vale para a empresa parceira. Sua empresa precisa compensar algum possível ponto fraco de seu parceiro. A partir da identificação destes fatores e das empresas que potencialmente podem vir a se tornar parceiras, é preciso conversar e consultar o interesse em realmente firmar esta parceria. Assim, o auxílio de uma parceria pode fazer toda a diferença. Comece a construir uma boa relação com seu potencial parceiro!

Esclareça como vai funcionar a parceria

É imprescindível deixar bem claro ao seu parceiro o que ele terá que fazer relacionado a sua empresa. Estabeleça um plano de ação com as medidas a serem tomadas e com as recompensas em casos de cumprimento de metas.

Por isso, é importante fechar uma parceria devidamente formalizada com um contrato bem especificado. Lembrando que também existe a parceria informal, que é feita somente a partir de um acordo e de conversas, mas sem a assinatura de contrato.

💡 Você também pode gostar: Como administrar uma empresa: Entenda em 10 passos

Tenha paciência

Por estar em fase inicial de parceria e ainda não conhecer a fundo o seu negócio, o seu parceiro pode demorar certo tempo para começar a trazer resultados para a sua empresa. Mas isso não pode ser motivo para cancelar a parceria.

Invista em um constante treinamento e aperfeiçoamento de seus parceiros. Assim, eles podem indicar e falar dos produtos ou serviços de sua empresa de uma forma bastante satisfatória. Isso irá causar o interesse dos clientes em procurar a sua empresa!

Mensure os resultados da parceria

Se por um lado é preciso ter paciência para esperar retorno de seus parceiros, por outro é preciso ficar sempre atento e fazer constantes avaliações da parceria.

Se você oferece treinamento para o parceiro melhorar os resultados, dedica o máximo de atenção para trazer resultado para as empresas parceiras, mas percebe que elas não estão na mesma sintonia que você e nem estão empenhadas da mesma forma, é hora de reconsiderar esta parceria.

As parcerias devem ser vantajosas para os dois lados sempre. Caso contrário, algo está errado, a parceria está fugindo do seu princípio inicial!

Estratégias para uma parceria de sucesso

Na maioria dos negócios, associar forças traz benefícios mútuos. Esses, podem ser desde uma economia na aquisição de materiais, aumento da agilidade nos processos e até mesmo o compartilhamento de conhecimentos e informações. Parcerias trazem vantagens competitivas para os dois lados — afinal, é uma parceria! Ou seja, se entende que tanto você quanto seu parceiro vão sair ganhando, certo?

Já que esse pode ser um grande benefício para seu negócio, talvez seja a hora de pensar no que poderia ser feito para criar parcerias de sucesso!

Analise os benefícios reais da cooperação

Antes de estabelecer as parcerias, uma análise da situação da sua empresa é muito bem-vinda. É importante saber os pontos principais de organização do negócio, seja do financeiro, ou até sobre os colaboradores. Dessa forma se sabe os pontos fortes para serem mencionados e os pontos fracos para serem melhorados. Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo é a análise SWOT.

Só assim você será capaz de enxergar quais parceiros podem contribuir para amenizar suas fragilidades. E, assim, é mais fácil escolher o parceiro ideal. Lembre-se sempre de que você tem que ganhar com essa associação de forças, porque, caso contrário, não existiria motivo para fazê-la.

Colabore para a melhoria do negócio do parceiro

Obviamente, o negócio do parceiro também deve ganhar com a parceria estabelecida entre vocês. É por isso que você deve se esforçar para dar sugestões e contribuir com melhorias a partir do que sua própria empresa pode oferecer.

Assim, seu parceiro terá a abertura necessária para também recomendar novas práticas, dar ideias e soluções de mercado que você talvez não conheça, mas que podem ser muito úteis para seu negócio. O importante é que a interação seja constante e sempre construtiva.

Aprimore suas competências e aptidões

Quanto mais habilidades você tiver, mais será capaz de potencializar o próprio negócio e dar aos parceiros soluções certeiras para suas organizações. Nesse sentido, o relacionamento e o nível de confiança tendem a ser ampliados. Ainda, a colaboração entre vocês certamente será muito mais sólida, fazendo com que os conhecimentos agregados de fato melhorem os negócios de ambos.

Alinhe valores e princípios

Os valores e princípios éticos devem sempre vir em primeiro lugar quando falamos de parcerias. Verifique se esses valores e princípios também fazem parte de sua cultura, para que a relação seja duradoura e para que não venham a ter maiores problemas no futuro.

A comunicação entre vocês deve ser clara e sem ruídos. Vocês não precisam necessariamente pensar da mesma forma — e pode até ser melhor que não o façam —, mas seus perfis também não podem causar atritos que sejam negativos ao bom andamento da parceria.

Meça e avalie os resultados

Qualquer relação precisa de ajustes de vez em quando, não é mesmo? E, como não haveria de ser diferente, na parceria de mercado certas adaptações ou mudanças também precisarão ser realizadas ao longo do tempo.

Nesses momentos, veja se ambas as empresas têm obtido ganhos efetivos com a associação de forças, conserte tudo aquilo

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Escrito em: 22/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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6 Comentários

  1. tania

    Boa tarde!

    Tenho um oficina especializada em funilaria e pintura , gostaria de obter mais clientes para minha empresa.
    Aguardo retorno.

    Responder
  2. Maria Salete Rocha de Carvalho

    Sou autônoma, minha área é penteado e maquiagem, como funciona uma parceria?

    Responder
  3. Isabel Paula

    Tenho uma barbearia..unisex..como faco para atrair mas clientes apos a pandemia?

    Responder
  4. Antonia Santos

    Gostaria de saber qual a porcentagem que ofereço para a parceria, no caso eu montei um projeto, um plano de Emagrecimento e não sou nutricionista, quanto poderia oferecer a uma nutricionista, já que eu terei os gastos com a empresa e propaganda?

    Responder
  5. JOAO BATISTA MARTINS

    Achei interessante, também procuro uma parceria de vendas.

    Responder
  6. Marli

    Gostaria de saber qual a porcentagem que ofereço para a parceria. E como escolher a parceria certa, para divulgar meu Consultório. Tenho um Consultório Odontológico no centro de Ribeirão Preto SP. E o meu Publico-Alvo é classe Média-baixa, mais para classe baixa.

    Responder

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