fbpx

6 dicas para gerar leads qualificados em seu e-commerce!

A ampliação da rede de contatos e a geração de leads são fatores cruciais para o sucesso de qualquer loja virtual. Quando falamos em lojas virtuais, leads nada mais são do que visitantes do site que demonstraram interesse nos produtos comercializados e acabam disponibilizando algum meio para contato, como telefone ou e-mail, de forma a receber novidades e informações sobre os produtos da loja. Portanto, mais do que simples visitantes da plataforma, leads são potenciais compradores dos produtos. 

Mas mais do que despertar o interesse dos leads em receber informações e conteúdos referentes ao seu e-commerce, é preciso gerar leads que realmente estão interessados em comprar os seus produtos e que possuem um potencial de compra acima dos demais. Estes são os chamados leads qualificados. Mas afinal, como gerar leads qualificados para a sua loja virtual e aumentar gradativamente o interesse de compra desses usuários? Que estratégias utilizar? É o que você vai ver a partir de agora neste artigo, confira as 6 dicas que preparamos para você!

1. Não utilize listas de e-mails compradas

Um erro que muitos empreendedores de e-commerce cometem, é comprar listas prontas de e-mails para enviar a uma série de contatos, oferecendo os produtos para um público totalmente aleatório e com um conteúdo nada próprio. É uma ação que pode ser extremamente prejudicial para o seu e-commerce, pois neste caso não se possui um estudo a respeito dos leads que recebem os e-mails, que muito provavelmente entrarão direto na caixa de spam.

Portanto, crie e-mails próprios e oferte seus produtos somente para pessoas que realmente demonstraram interesse em recebe-los.

2. Aposte em ações promocionais

Uma boa forma de “pescar” novos leads, para que cadastrem seus e-mails e passem a receber seu conteúdo, é oferecer descontos em produtos para os visitantes que assinarem a sua lista de e-mails. Especialmente se o seu e-commerce se encontrar em uma fase inicial, essa é uma ótima estratégia para despertar o interesse de compra em um primeiro momento e ao mesmo tempo manter os clientes em contato com a sua loja virtual, através do envio de e-mails após a realização de uma primeira venda.

3. Produza conteúdos qualificados através de blog e e-books

Mais do que simplesmente divulgar os seus produtos, é interessante produzir conteúdos que agreguem valor aos visitantes de seu site. Utilizar um blog com postagens contínuas, abordando temas que sejam de interesse do seu público alvo, também é uma ótima forma de manter os usuários ligados a sua marca e posteriormente virem a se interessar por seus produtos.

Utilize chamadas de ação convidando os leitores para assinar as suas newsletters e assim tornarem-se leads, subindo um estágio no funil de vendas. É importante que essas chamadas e o formulário para preenchimento de e-mail estejam bastante visíveis aos olhos dos leitores.

Na fase de produção de conteúdo, você precisa fazer com que o lead reconheça que possui um determinado problema, para somente a partir disso ele subir para outro estágio do funil, em que você irá propor uma solução para o problema encontrado.

Além do blog, uma ótima alternativa para agregar valor a sua marca é a produção de e-books sobre assuntos determinados, com um caráter educativo a respeito do tema em questão.

4. Trabalhe com campanhas de indicação

Utilizar a sua clientela atual como uma ferramenta de divulgação e captação de novos leads para a sua loja virtual pode ser uma ótima alternativa. Mas como fazer isso? Ofereça descontos na compra de um determinado produto para o cliente que indicar a sua loja virtual para outras três pessoas.

Além de incentivar esse cliente a comprar novamente em sua loja e assim gerar uma certa fidelização, é uma medida muito importante para ampliar a sua base de contatos, a partir de um cliente que já conhece a sua marca e tende a passar uma imagem positiva para outras pessoas.

5. Otimize suas técnicas de SEO

O google é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos usuários no momento de buscar uma determinada empresa, produto ou serviço. Sendo assim, aprimorar as suas técnicas de SEO, que são estratégias para a otimização de sites em mecanismos de busca, é essencial para que você consiga deixar a sua loja virtual nas primeiras posições do Google e assim aumentar a sua visibilidade neste que é certamente o principal mecanismo de busca entre todos eles.

Quando falamos em técnicas de SEO, estamos falando em uma série de critérios os quais são levados em conta pelo Google no momento de definir quais sites ocuparão as primeiras posições.

Sendo assim, não vamos nos aprofundar aqui em relação a estas estratégias, mas recomendamos o curso online de SEO para e-commerce, oferecido pelo site mestre academy e ministrado por verdadeiros especialistas no assunto, com Fábio Ricotta e Frank Marcel, que já prestaram milhares de treinamentos de SEO pelo Brasil inteiro.

6. Faça parcerias com outras empresas

As parcerias empresariais são ótimas alternativas para divulgar os seus produtos para um público mais abrangente e assim obter novos clientes com o auxílio da empresa parceira.

Na hora de formar uma parceria de negócios, é imprescindível que a empresa em questão atenda a um público alvo semelhante ao de sua loja virtual e possa atender as suas necessidades. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, algumas ótimas opções de parceria são blogs de moda, que podem vir a divulgar a sua marca em algumas publicações por um valor mensal ou então somente durante o período que desejar.

Como em qualquer parceria de negócio, é preciso estudar minuciosamente como funciona o trabalho da empresa parceira e analisar a sua credibilidade no mercado. Formar parceria com uma empresa que possui um histórico recorrente de reclamações por parte dos clientes e que não possui uma boa reputação, só tende a também prejudicar a imagem de sua marca.

O planejamento é essencial no momento de buscar parceiros, afinal, ninguém deseja ter a sua marca ligada a um negócio que não possui credibilidade.

No exemplo em que citamos sobre a loja de roupas, é importante verificar se o blog em questão possui bastante visibilidade e realmente pode ser uma boa parceria de negócio. É um blog que possui um alto número de acessos? É bastante conhecido no mercado? As pessoas que escrevem para o blog são pessoas influentes? Todos estes fatores devem ser levados em conta neste caso, para que a loja virtual de roupas realmente seja divulgada na melhor plataforma possível e possa de fato ser útil na aquisição de novos leads qualificados, que podem vir a se tornar clientes.

Se você vende roupas específicas, sejam elas femininas, masculinas ou então artigos de moda íntima, dentre outras opções,também é de suma importância certificar-se que o blog parceiro realmente é voltado para o seu público. Em caso contrário, a parceria não terá efeito algum na aquisição de novos leads ou clientes.

Podemos citar outro exemplo de parcerias para lojas virtuais: um e-commerce de produtos naturais pode formar uma parceria com uma academia, por exemplo, já que a academia em questão poderá divulgar os produtos no local, pois o público de ambos os negócios possuem em comum o fato de buscarem uma vida saudável.

eGestor

O eGestor é o sistema de gestão empresarial que pode ser integrado a diversas plataformas de lojas virtuais de uma forma simples e prática. Esta integração permite maior facilidade no controle de suas compras e vendas de seu e-commerce, emissão de boletos bancários e notas fiscais eletrônicas para seus clientes, controle de estoque e financeiro, e muito mais!

Acesse o site e teste o sistema gratuitamente durante um período de 15 dias antes de optar por assinar algum dos planos profissionais oferecidos!

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
Início 9 E-commerce 9 6 dicas para gerar leads qualificados em seu e-commerce!
Escrito em: 18/06/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Alan

    Boa matéria, hoje em dia esta difícil de competir com tantas pessoas querendo fazer SEO.

    Responder
  2. Renata

    Excelente conteúdo! Acredito que hoje ações que envolvem e-mail marketing e produção de conteúdo tem grandes chances de alavancar uma empresa e conquistar um público qualificado, também é uma maneira excelente de conhecer melhor esse público e entender suas preferências, melhorando assim o conteúdo que é produzido, uma coisa liga a outra.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...