fbpx

Por que é hora de profissionalizar a gestão da sua hospedagem?

Você já se viu em apuros financeiros? Ou enfrentando problemas com a insatisfação dos clientes? Isso sem contar nas dificuldades encontradas para formar um time que entregue o resultado desejado. Todos esses elementos fazem parte da profissionalização da gestão da sua hospedagem.

Perceba o quão importante é profissionalizar sua gestão e construir uma empresa que possa crescer de forma perene e saudável.

Assim como acontece em todas as empresas, também é na hotelaria. A necessidade de dedicar tempo e atenção para a gestão do negócio é urgente e não pode mais ser negligenciada por falta de conhecimento.

Diante deste cenário, trouxemos pontos importantes sobre como profissionalizar a gestão do seu hotel, bem como salientamos se é hora de dar esse passo tão importante.

Dito isto, seguem os tópicos deste artigo:

  • O que consiste a profissionalização da gestão da sua hospedagem?
  • Por que é hora de se profissionalizar?
  • 5 passos para profissionalizar sua hospedagem de forma descomplicada

O que consiste a profissionalização da gestão da sua hospedagem?

Quando se fala em profissionalização, estamos falando da iniciativa de se capacitar, se tornar apto ou profissional em determinada atividade. Ou seja, obter os conhecimentos e ferramentas necessários para potencializar o seu trabalho.

No contexto do nosso artigo, tratamos da capacitação para gerir um meio de hospedagem a fim de entregar o melhor serviço possível para o mercado de turismo e hotelaria.

Essa capacitação profissionalizada parte de ações que, dentro do dia a dia do hoteleiro, farão com que seu negócio cresça e evolua de forma sustentável.

Pois, não é inteligente investir na atração de hóspedes se a empresa não estiver preparada para atendê-los com qualidade e profissionalismo. Os objetivos do hoteleiro precisam caminhar de mãos dadas, para que, de fato, ele alcance os resultados almejados.

E isso tem total relação com a pergunta que desejamos responder por meio deste artigo: por que é hora de profissionalizar a gestão da sua hospedagem?

Por que é hora de se profissionalizar?

Se olharmos à nossa volta prestando atenção em tudo que mudou em tão pouco tempo, talvez se perceba que já estamos atrasados no quesito profissionalização.

Não existe espaço ou oportunidades para aqueles que seguem enxergando seu meio de hospedagem como uma simples fonte de receita mensal. Mas existe sim, um mercado sedento por hoteleiros que trabalham seus negócios de forma estratégica, como veremos mais adiante.

É fato que os clientes mudaram. A forma de consumo também mudou.

E somente pela profissionalização e capacitação das empresas se torna possível atender a essas novas demandas. Ou seja, exigências de clientes mais conectados, seletivos, preocupados e dispostos a pagar para receber um serviço diferenciado e de altíssima qualidade.

E a pergunta que não quer calar é: você deseja conquistar essa relevante fatia de mercado?

Se a resposta for sim, inicie com os 5 passos que nós separamos para começar a profissionalização do seu meio de hospedagem de forma descomplicada.

5 passos para profissionalizar sua hospedagem de forma descomplicada

Chegou a hora de descobrir que profissionalizar seu meio de hospedagem não é algo complicado, apesar de ser trabalhoso.

Contudo, os resultados gerados ao aplicar os passos abaixo compensarão todo o esforço a médio e longo prazo. Vamos a eles:

1) Tenha um plano de negócios

Essa é uma ferramenta extremamente importante para quem deseja iniciar uma empresa, mas nada impede que ela seja utilizada e revisitada pelos hoteleiros que já têm seus negócios consolidados. Aliás, isso é super indicado.

Os benefícios de um plano de negócios são tantos que ele ganhou o primeiro passo na nossa jornada rumo à profissionalização.

Isso porque, o plano de negócio é um documento vivo que contém informações estratégicas sobre a empresa, sendo elas: missão, visão, valores, público-alvo, pontos de diferenciação, análise de mercado (ameaças e oportunidades), análise interna (pontos fortes e fracos) e potencial de faturamento, para citar algumas.

Sendo assim, a clareza quanto a essas questões dá ao hoteleiro uma competitividade acirrada.

2) Faça seu planejamento orçamentário anual

Esse é outro documento que faz parte do radar de um hoteleiro profissional: o planejamento orçamentário anual.

Com ele é possível projetar os números do ano com base nas metas de crescimento e acompanhar o atingimento desses valores. Bem como, projetar todos os custos que serão desembolsados durante o ano (para que e quando).

Mais uma vez, vale ressaltar que esse documento não é imutável e pode passar por alterações de acordo com as demandas do ano. Mas ao fazê-lo, o hoteleiro trabalha seus meses embasado por uma estratégia analisada e sólida, fugindo dos achismos que deixam tantas pessoas preocupadas financeiramente.

3) Dê condições de trabalho para o seu time e treine-o

Se as empresas são feitas por pessoas e para pessoas, profissionalizá-las é uma necessidade básica.

Comece dando condições de trabalho que permitam que seu time possa desempenhar suas tarefas sem dificuldades, proporcione ambientes seguros, clima favorável, equipamentos de proteção, processos eficientes (e padronizados) e ferramentas hoteleiras de gestão

Delegue de forma correta e promova treinamentos contínuos.

Ao cuidar do seu time, você garante que os mesmos cuidem dos seus hóspedes e tenham comprometimento com isso.

4) Coloque o hóspede no centro dos processos

Eis uma pessoa que precisa de muita atenção e merece ser atendido por um hoteleiro profissionalizado: o hóspede.

Ao colocar o cliente no centro do negócio, o hoteleiro não perde o foco de manter seus processos eficientes, padronizados, organizados e entregando o melhor resultado possível. Também não perde o foco em entender as necessidades do cliente e estar em constante processo de melhoria para se tornar diferenciado diante da concorrência.

Manter o cliente no centro de todas as decisões, ações e do próprio negócio, devia ser algo básico, mas hoje em dia, ainda é um diferencial.

5) Contrate ferramentas que fortaleçam o seu negócio

A tecnologia está em toda parte e por conta disso, conseguimos perceber o quanto ela auxilia no nosso dia a dia. Seja na vida pessoal, quanto nas rotinas da empresa.

Saiba mais Programa para pousada: uma ferramenta para profissionalizar sua gestão

Sendo assim, depois da sua chegada, o mercado se prontificou a oferecer ferramentas específicas para cada necessidade de gestão a fim de tornar esse interesse viável. Hoje em dia, existem diversos sistemas hoteleiros que ajudam o empresário a ter um negócio mais consistente, eficiente e potencializado.

Por isso, use os sistemas de gestão a seu favor.

Conheça o Hospedin

Este artigo foi escrito por Juliana Vieira, Head de Marketing da Hospedin.

A Hospedin é uma empresa de tecnologia que oferece soluções para tornar a vida dos hoteleiros mais simples e prática, principalmente na gestão das suas reservas e hóspedes. O seu principal produto é o PMS Hospedin.

Início 9 Empreendedorismo 9 Por que é hora de profissionalizar a gestão da sua hospedagem?
Escrito em: 24/05/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....