Por que é hora de profissionalizar a gestão da sua hospedagem?

Escrito em: 24/05/22
Início 9 Empreendedorismo 9 Por que é hora de profissionalizar a gestão da sua hospedagem?

Você já se viu em apuros financeiros? Ou enfrentando problemas com a insatisfação dos clientes? Isso sem contar nas dificuldades encontradas para formar um time que entregue o resultado desejado. Todos esses elementos fazem parte da profissionalização da gestão da sua hospedagem.

Perceba o quão importante é profissionalizar sua gestão e construir uma empresa que possa crescer de forma perene e saudável.

Assim como acontece em todas as empresas, também é na hotelaria. A necessidade de dedicar tempo e atenção para a gestão do negócio é urgente e não pode mais ser negligenciada por falta de conhecimento.

Diante deste cenário, trouxemos pontos importantes sobre como profissionalizar a gestão da sua hospedagem, bem como salientamos se é hora de dar esse passo tão importante.

Dito isto, seguem os tópicos deste artigo:

  • O que consiste a profissionalização da gestão da sua hospedagem?
  • Por que é hora de se profissionalizar?
  • 5 passos para profissionalizar sua hospedagem de forma descomplicada

O que consiste a profissionalização da gestão da sua hospedagem?

Quando se fala em profissionalização, estamos falando da iniciativa de se capacitar, se tornar apto ou profissional em determinada atividade. Ou seja, obter os conhecimentos e ferramentas necessários para potencializar o seu trabalho.

No contexto do nosso artigo, tratamos da capacitação para gerir um meio de hospedagem a fim de entregar o melhor serviço possível para o mercado de turismo e hotelaria.

Essa capacitação profissionalizada parte de ações que, dentro do dia a dia do hoteleiro, farão com que seu negócio cresça e evolua de forma sustentável.

Pois, não é inteligente investir na atração de hóspedes se a empresa não estiver preparada para atendê-los com qualidade e profissionalismo. Os objetivos do hoteleiro precisam caminhar de mãos dadas, para que, de fato, ele alcance os resultados almejados.

E isso tem total relação com a pergunta que desejamos responder por meio deste artigo: por que é hora de profissionalizar a gestão da sua hospedagem?

Por que é hora de se profissionalizar?

Se olharmos à nossa volta prestando atenção em tudo que mudou em tão pouco tempo, talvez se perceba que já estamos atrasados no quesito profissionalização.

Não existe espaço ou oportunidades para aqueles que seguem enxergando seu meio de hospedagem como uma simples fonte de receita mensal. Mas existe sim, um mercado sedento por hoteleiros que trabalham seus negócios de forma estratégica, como veremos mais adiante.

É fato que os clientes mudaram. A forma de consumo também mudou.

E somente pela profissionalização e capacitação das empresas se torna possível atender a essas novas demandas. Ou seja, exigências de clientes mais conectados, seletivos, preocupados e dispostos a pagar para receber um serviço diferenciado e de altíssima qualidade.

E a pergunta que não quer calar é: você deseja conquistar essa relevante fatia de mercado?

Se a resposta for sim, inicie com os 5 passos que nós separamos para começar a profissionalização do seu meio de hospedagem de forma descomplicada.

5 passos para profissionalizar sua hospedagem de forma descomplicada

Chegou a hora de descobrir que profissionalizar seu meio de hospedagem não é algo complicado, apesar de ser trabalhoso.

Contudo, os resultados gerados ao aplicar os passos abaixo compensarão todo o esforço a médio e longo prazo. Vamos a eles:

1) Tenha um plano de negócios

Essa é uma ferramenta extremamente importante para quem deseja iniciar uma empresa, mas nada impede que ela seja utilizada e revisitada pelos hoteleiros que já têm seus negócios consolidados. Aliás, isso é super indicado.

Os benefícios de um plano de negócios são tantos que ele ganhou o primeiro passo na nossa jornada rumo à profissionalização.

Isso porque, o plano de negócio é um documento vivo que contém informações estratégicas sobre a empresa, sendo elas: missão, visão, valores, público-alvo, pontos de diferenciação, análise de mercado (ameaças e oportunidades), análise interna (pontos fortes e fracos) e potencial de faturamento, para citar algumas.

Sendo assim, a clareza quanto a essas questões dá ao hoteleiro uma competitividade acirrada.

2) Faça seu planejamento orçamentário anual

Esse é outro documento que faz parte do radar de um hoteleiro profissional: o planejamento orçamentário anual.

Com ele é possível projetar os números do ano com base nas metas de crescimento e acompanhar o atingimento desses valores. Bem como, projetar todos os custos que serão desembolsados durante o ano (para que e quando).

Mais uma vez, vale ressaltar que esse documento não é imutável e pode passar por alterações de acordo com as demandas do ano. Mas ao fazê-lo, o hoteleiro trabalha seus meses embasado por uma estratégia analisada e sólida, fugindo dos achismos que deixam tantas pessoas preocupadas financeiramente.

3) Dê condições de trabalho para o seu time e treine-o

Se as empresas são feitas por pessoas e para pessoas, profissionalizá-las é uma necessidade básica.

Comece dando condições de trabalho que permitam que seu time possa desempenhar suas tarefas sem dificuldades, proporcione ambientes seguros, clima favorável, equipamentos de proteção, processos eficientes (e padronizados) e ferramentas hoteleiras de gestão. 

Delegue de forma correta e promova treinamentos contínuos.

Ao cuidar do seu time, você garante que os mesmos cuidem dos seus hóspedes e tenham comprometimento com isso.

4) Coloque o hóspede no centro dos processos

Eis uma pessoa que precisa de muita atenção e merece ser atendido por um hoteleiro profissionalizado: o hóspede.

Ao colocar o cliente no centro do negócio, o hoteleiro não perde o foco de manter seus processos eficientes, padronizados, organizados e entregando o melhor resultado possível. Também não perde o foco em entender as necessidades do cliente e estar em constante processo de melhoria para se tornar diferenciado diante da concorrência.

Manter o cliente no centro de todas as decisões, ações e do próprio negócio, devia ser algo básico, mas hoje em dia, ainda é um diferencial.

5) Contrate ferramentas que fortaleçam o seu negócio

A tecnologia está em toda parte e por conta disso, conseguimos perceber o quanto ela auxilia no nosso dia a dia. Seja na vida pessoal, quanto nas rotinas da empresa.

Saiba mais Programa para pousada: uma ferramenta para profissionalizar sua gestão

Sendo assim, depois da sua chegada, o mercado se prontificou a oferecer ferramentas específicas para cada necessidade de gestão a fim de tornar esse interesse viável. Hoje em dia, existem diversos sistemas hoteleiros que ajudam o empresário a ter um negócio mais consistente, eficiente e potencializado.

Por isso, use os sistemas de gestão a seu favor.

Conheça o Hospedin

Este artigo foi escrito por Juliana Vieira, Head de Marketing da Hospedin.

A Hospedin é uma empresa de tecnologia que oferece soluções para tornar a vida dos hoteleiros mais simples e prática, principalmente na gestão das suas reservas e hóspedes. O seu principal produto é o PMS Hospedin.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem ser feitos, e outras inúmeras dúvidas. E para isso,...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!