Efetuar pagamentos de boletos, contas, convênios e demais despesas do dia a dia de forma eletrônica tornou essa tarefa, antes burocrática e trabalhosa, em uma rotina muito mais rápida e fácil. Só a ideia de não ter que encarar enormes filas para quitar suas obrigações já é uma enorme vantagem de utilizar essas formas de pagamentos eletrônicos, não concorda?

Esse tipo de quitação eletrônica pode ser efetuada de diversas formas, seja por meio do ambiente on-line do seu próprio banco, através de caixas eletrônicos e também de serviços especializados tanto no envio como no recebimento de pagamentos sem precisar sequer sair de casa.

Quer conhecer mais sobre as opções disponíveis e entender qual delas se encaixa melhor no seu perfil? Então se prepare para otimizar sua rotina e simplificar seus pagamentos diários:

Serviços de internet banking

Por meio do ambiente on-line disponibilizado pelo seu banco, é possível realizar o pagamento de quaisquer faturas que possuam — ou não — código de barras, além de realizar transações entre titulares de contas tanto da mesma instituição bancária como de outros bancos, conferir aplicações financeiras e fazer resgates da poupança.

O serviço de internet banking da maioria das instituições financeiras possui uma gama de serviços que podem ser realizados on-line, por meio de um computador pessoal, tablet ou smartphone, contando com um dispositivo de segurança que garante a confiabilidade das transações realizadas ali.

Cartões de débito e crédito

As primeiras versões dos cartões que conhecemos atualmente surgiram em meados da década de 50, nos Estados Unidos, e rapidamente se espalharam pelo mundo, sendo que o primeiro cartão internacional passou a ser aceito em mais de 50 países já no início da década de 60.

Hoje em dia, as formas mais comuns de cartão desempenham as funções de débito e de crédito. O primeiro tipo se limita a efetuar transações com débito direto na conta corrente do usuário, pressupondo a existência de dinheiro na conta vinculada ao cartão. Já o cartão de crédito confere um limite de crédito financeiro a seu portador, permitindo a realização de pagamentos e compras dentro daquele limite estabelecido, o qual pode ser negociado entre o cliente e a instituição financeira.

Uma das grandes vantagens de se utilizar os cartões de débitos e crédito é que, com o surgimento do comércio on-line, as transações se tornaram muito mais fáceis. Atualmente é possível adquirir praticamente qualquer coisa pela internet e efetuar o pagamento por meio desses cartões em apenas alguns simples passos. A verificação dos dados, aprovação pela instituição bancária e comprovação do pagamento ocorrem em questão de minutos, sem muita burocracia ou espera.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Plataformas de pagamento on-line

Uma outra alternativa que surgiu na última década foram as plataformas de pagamentos on-line, que apresentam um altíssimo grau de segurança e seriedade. A premissa básica dessa opção é facilitar a intermediação dos pagamentos realizados on-line e possibilitar que quantias sejam transferidas entre pessoas e empresas sem a necessidade de sair de casa e realizar um depósito em dinheiro no caixa do banco ou no terminal de autoatendimento. A ideia é evitar que os dados bancários dos clientes sejam amplamente divulgados através das redes, conferindo uma segurança maior às transações e à integridade das contas bancárias das partes envolvidas.

A grande vantagem está, sem dúvida, na praticidade com que o usuário pode definir suas formas de pagamento — parceladas ou à vista —, na transferência de quantias para fornecedores e no gerenciamento das vendas on-line de forma segura. Isso porque, realizando um pagamento por essas plataformas, é possível contar com um aparato administrativo e legal caso algo aconteça no meio do caminho — como uma compra extraviada, um serviço não prestado ou um pagamento realizado em duplicidade —, o que não é tão simples quando se efetua um depósito diretamente na conta de outra pessoa ou entidade.

Agora comente aqui e nos conte sobre suas experiências com esse modelo de pagamento! Qual das vantagens chamou mais sua atenção? Já teve alguma experiência negativa que queira compartilhar? Participe!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br