Gestão de compras

Empresas que trabalham com a venda de produtos estão sempre em busca metodologias e ferramentas para aplicar no controle de estoque, de forma a otimizarem este processo e assim virem a melhorar os seus resultados. Sendo assim, o SKU é um método que pode ser aplicado facilmente para empresas dos mais variados segmentos. Incluindo as que atuam no ramo de e-commerce. Ao longo deste artigo você vai entender o que é SKU. Também a importância deste conceito e como utilizar na prática na gestão de estoque de sua empresa. Siga com a gente!

Afinal, o que é a SKU?

A sigla Stock Keeping Unit, em português é traduzida para “Unidade de Manutenção de Estoque”. Isso nada mais é do que um código de identificação de um determinado produto disponível no estoque. Facilitando assim o processo de controle e atendimento aos clientes. Já que a localização de produtos armazenados no estoque torna-se muito facilitada. Vamos a um exemplo de um produto:

  • Uma lata de Coca Cola disponível no seu estoque, poderá ter a seguinte SKU: CC-LAT-350 (Coca Cola, lata, 350ml). Obviamente, isso valeria para todas as latas de Coca Cola de 350 ml disponíveis no estoque. Se houvessem 100 ou 300 latas com essa mesma quantidade de Coca Cola, seriam representadas por apenas um código identificador. A única maneira de diferenciar essas latas de Coca Cola no que diz respeito a quantidade no estoque, seria adicionar um novo código ao final do SKU. Tais como 001,002, 003 e assim por diante, de acordo com a quantidade de estoque armazenada.

A partir do SKU, você consegue identificar com clareza importantes informações para a sua gestão de estoque, como fornecedores, quantidade unitária, peso e cor, dentre outras características.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Qual a importância de uma SKU na gestão de estoque? 

O uso do SKU possibilita uma série de vantagens para sua empresa, vamos a elas:

Mais organização

Para empresas que trabalham com alto volume de produtos no estoque, utilizar o SKU é um ótimo método. Ele auxilia na armazenagem de produtos. Tornando a classificação e organização dos itens mais fácil de acordo com as suas diferentes segmentações.

Melhoria na comunicação na empresa 

Com o SKU de cada produto, os profissionais responsáveis por organizar o estoque precisam apenas informar o código identificador dos produtos que se encontram em falta ou excesso. Facilitando assim o processo de comunicação entre os diferentes setores empresariais.

Pelo fato de não ser descrito em código de barras, o SKU pode ser lido e interpretado facilmente por qualquer colaborador. Trazendo uma grande facilidade. Outra vantagem do SKU, é que se trata de uma opção a integrada a diversos softwares de gestão empresarial, possibilitando com que você configure o código identificador de cada produto em seu sistema de controle de estoque.

Qual a diferença entre SKU de um produto e código de barra?

É comum que muitos empresários confundam os dois conceitos, mas é importante se atentar as diferenças entre SKU e código de barra de um produto. Conforme citamos anteriormente, o SKU pode ser lido e identificado facilmente por qualquer pessoa, sem a necessidade de um leitor de código de barras.

Tanto o SKU quanto o código de barras, podem ser utilizados de uma forma totalmente complementar no controle de produtos. Enquanto o SKU pode ser aplicado no controle interno, o código de barra dos produtos deve ser utilizado para os processos de venda.

Quais os cuidados necessários ao adotar o SKU?

Antes de utilizar o SKU na gestão do estoque de sua empresa, é preciso planejar-se adequadamente e ter alguns cuidados. Muitas empresas não possuem esses cuidados e acabam atribuindo um mesmo SKU a diferentes modelos de produto. Ou então registram diferentes códigos para produtos absolutamente iguais. Isso acaba causando uma grande confusão no controle de estoque e uma visão bastante distorcida neste processo. Assim, ao se utilizar as SKUs ordenadas a partir dos códigos 01, 02, 03, é importante verificar que se trata do mesmo produto, e que os códigos são designados somente para identificar a quantidade.

Por que utilizar um sistema de controle de estoque?

A partir de um sistema de controle de estoque como o eGestor, você pode cadastrar todos os seus produtos disponíveis no estoque. E classificá-los de acordo com as suas diferentes características e códigos identificadores.

A vantagem de utilizar um sistema informatizado como o eGestor no processo de gerenciamento de estoque em sua empresa, é que você só possui o trabalho de registrar uma nova compra ou venda de determinado produto. Já que o sistema atualiza a nova quantidade de estoque de uma forma totalmente automatizada.

Não bastasse esta agilidade, o sistema pode ser acessado de uma forma totalmente online. O que significa que não é necessário instalar a ferramenta em um servidor específico. Permitindo assim que você acesse e gerencie a sua empresa a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone. 

Os primeiros 15 dias de testes no eGestor são totalmente gratuitos. Basta acessar o site e começar agora mesmo!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br