fbpx

Controle financeiro: Como fazer a gestão financeira

Escrito em: 23/09/21
Início 9 Empreendedorismo 9 Controle financeiro: Como fazer a gestão financeira

O controle financeiro é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Afinal de contas, de que adianta dominar todos os setores e não saber ao certo o quanto de dinheiro que entra e o quanto sai? Aliás, quando o gestor não domina as finanças, dificilmente as outras áreas da empresa estarão bem. Então, se você ainda tem dúvidas em relação a essa afirmação, continue lendo e saiba por que não deve relaxar quando o assunto é gestão financeira.

O que é o controle financeiro

O controle financeiro nada mais é do que a organização, o domínio e a compreensão das finanças do seu negócio. É quando você sabe quais são as suas despesas e quais são as suas receitas, como estão os investimentos, em quais épocas o rendimento diminui ou aumenta, como está a sua projeção orçamentária, dentre outros pontos.

Não, não é uma tarefa fácil. Mas, é um compromisso necessário e essencial para a evolução da organização. Assim, a partir do controle financeiro, o gestor consegue manter as contas equilibradas, evita despesas desnecessárias, visualiza melhor a necessidade de investimento, traça estratégias mais completas e muito mais.

Como fazer um controle financeiro eficiente

Como já vimos, manter uma empresa controlada e bem organizada, financeiramente falando, exige uma boa dose de compromisso e paciência do seu gestor. Além disso, é preciso ter:

  • Dedicação;
  • Organização;
  • Planejamento financeiro;
  • Conhecimento aprofundado sobre o tema e o negócio;
  • Ferramentas realmente funcionais e necessárias;

Então, como fazer? O controle financeiro é realizado através de processos e ferramentas. Alguns processos são a emissão e avaliação de relatórios e as ferramentas são aplicativos, planilhas de controle financeiro e ferramentas de gestão.

E qual o motivo disso tudo? Manter a empresa com saldo e fluxo de caixa positivos, com faturamento e lucro em alta e pouco ou nenhum prejuízo financeiro. Assim, todos esses cenários devem ser visualizados com facilidade no presente e no futuro também.

Por que ele é importante

A razão para fazer um controle financeiro na sua empresa é simples: sem ele há uma grande chance de a sua empresa fechar as portas em poucos anos. Até porque falta de planejamento e de gestão financeira são os motivos mais comuns para a morte desses negócios.

Portanto, um bom gestor sabe que ficar de olho e monitorar diariamente todas as finanças da empresa é crucial para permanecer ativo no mercado. Do contrário, o negócio está, praticamente, fadado ao fracasso.

Quando existe o controle financeiro, o gestor tem mais segurança para tomar decisões, pois sabe com clareza onde está indo, sem se preocupar ou se assustar com intercorrências futuras. Além disso, existem outras vantagens:

  • Melhor definição de estratégias, com base nas informações seguras obtidas;
  • Identificação mais precisa de pontos de melhoria;
  • Identificação de oportunidades;
  • Investimentos mais seguros;
  • Redução de despesas e outros gastos desnecessários;
  • Melhor direcionamento dos recursos;
  • Gerenciamento amplo e completo dos demais setores da empresa, como estoque, vendas e outros;
  • Conhecimento claro e preciso da realidade financeira da empresa;
  • Definição de um orçamento condizente com as necessidades do negócio.

Ora, se nenhuma empresa se sustenta e nem se mantém saudável com a vida financeira em desordem, não é difícil concluir que o seu desenvolvimento e evolução necessitam de estabilidade financeira. É uma afirmação óbvia, mas que muitos gestores ainda ignoram.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Como começar a fazer o controle financeiro do seu negócio

Antes de tudo, é necessário compreender a importância do processo de gestão financeira da sua empresa. Levando em consideração todas as informações listadas aqui, você já deve ter se convencido disso.

Depois disso, existem 5 pontos que não devem ser negligenciados em nenhum negócio. Veja agora quais são:

Crie e gerencie o seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o registro das entradas e saídas do dinheiro da empresa. Assim, ele pode ser feito em uma planilha, onde devem ser anotadas todas as despesas e receitas, e demais movimentações realizadas. 

Esse controle de contas deve ser feito diariamente para evitar o acúmulo de trabalho, reduzir os erros e, principalmente, para que o gestor crie o hábito de realizar essa tarefa sempre no final do dia.

Crie uma reserva emergencial para a sua empresa

A reserva de emergência, como o nome diz, deve ser usada para situações críticas pelas quais todo negócio está propenso a passar. Assim, ela funciona como um amortecedor para aqueles momentos em que o lucro estagnou, a crise econômica atrapalhou a evolução do negócio, uma máquina exigiu conserto ou substituição, etc. 

A reserva é direcionada para aqueles gastos inesperados, com os quais o gestor não contava. É muito importante manter esse valor separado para que os gastos intempestivos não atrapalhem o orçamento já definido da empresa.

Tenha um orçamento bem estruturado

O orçamento é uma ferramenta também considerada essencial. É com base nele que o gestor poderá realizar as projeções e planejar cenários novos para a empresa, além de verificar no presente todas as reais condições do negócio.

O orçamento é utilizado para planejar e mensurar os gastos futuros, servindo como um norte e limitador de despesas, por exemplo. Pode ser uma ferramenta para uso mensal, semestral ou anual, de acordo com as preferências e o domínio sobre o negócio.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Essa dica é básica e muito indicada para quem está começando a empreender, fundamental para todas as fases da empresa, mas que nem sempre recebe a atenção que merece: jamais misture o seu dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa.

Esse péssimo hábito pode se tornar muito perigoso, chegando a causar danos no orçamento difíceis de reparar. Então, para evitar essa prática, defina um salário para si mesmo, chamado de pró-labore, e use esse valor para suas despesas pessoais.

Conte com a ajuda de especialistas

Não tenha medo e nem vergonha de pedir ajuda e contar com o apoio de quem realmente entende do assunto. Contadores e profissionais de marketing são exemplos de profissionais com informações valiosas para a sua empresa. 

E se você acha que investir nesse tipo de ajuda é perda de tempo ou de dinheiro, saiba que é muito mais vantajoso e inteligente contar com a experiência de quem sabe o que faz do que remediar erros cometidos por puro desconhecimento.

Conclusão

Como você viu, o controle financeiro não é apenas um detalhe dentro de um negócio. É um dos pilares que sustenta a empresa, logo, exige muita atenção, planejamento além da execução prática de todas as dicas listadas aqui. Desta forma, a sua empresa se tornará economicamente saudável e próspera por muito mais tempo.

Ferramenta de Gestão Empresarial - Controle financeiro
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

CLT ou PJ: Qual compensa mais?

CLT ou PJ: Qual compensa mais?

Deixar de ser CLT e virar PJ é uma mudança que vem acontecendo bastante nos últimos tempos para aqueles profissionais...

Planilha de Controle Financeiro – Grátis e Atualizada em 2021

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Balanço Patrimonial

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em temos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *