fbpx

PDV (Ponto de Venda): o que é, vantagens, importância e mais

Quando falamos na sigla “PDV”, devemos saber que, embora represente “Ponto de Venda”, ela é um jargão utilizado no mercado para descrever três conceitos diferentes, sendo eles:

  • ponto de venda como um local onde as vendas são realizadas;
  • frente de caixa, onde os clientes pagam pelos itens que querem comprar;
  • sistema que integra diversos elementos da empresa, como um complementar ao CRM do negócio.

O que é PDV (Ponto de Venda)? 

PDV é sigla para Ponto De Venda, que é a ferramenta utilizada no final de uma venda, que faz o registro financeiro e a emissão da nota fiscal. Assim, um PDV traz as informações de:

  • valor unitário
  • valor total
  • forma de pagamento
  • desconto
  • troco

É importante que o sistema PDV utilizado tenha integração com os outros setores da empresa. Por exemplo, se o ponto de venda tem integração com o estoque, ao inserir uma venda, ele automaticamente retira o produto do controle de estoque. Assim, não é necessário repetir a inserção de informações.

No dia a dia de uma loja, o PDV é tido como frente de caixa, ou seja, o local onde o cliente paga suas compras. Dessa forma, ele engloba o atendente, os sistemas de pagamento e demais equipamentos ou itens que ficam por ali.

Quando falamos em empresas grandes, que investem em pontos de vendas em diversos locais, temos que cada um desses pontos também é um PDV. Afinal, são realizadas vendas nesses pontos, de modo que podemos enquadrá-los como Pontos de Vendas também.

Se a empresa procura organizar todos os seus PDVs em um único sistema, então temos o sistema PDV, que costuma ser oferecido como solução cloud, conectando todos os locais de venda da empresa.

PDV (Ponto de Venda)

Para que serve o PDV?

Os sistemas PDVs servem para receber os pagamentos na hora da compra e emitir a nota fiscal, para registro da transação. Dessa forma, ao comprar um produto, ou até um serviço, quando se passa no caixa, o método utilizado para entrada do pagamento é um PDV.

Assim, essa ferramenta pode receber pagamentos através de dinheiro físico, cartão de crédito, débito, PIX e outros, dependendo das formas de pagamento que a empresa aceita.

Ainda, ele é responsável pela emissão das notas fiscais, representando o pagamento.

Com um PDV automatizado e integrado com os outros controles da empresa, é possível entender, por exemplo, quando falta estoque. E, com ele, também não há possibilidade de falhas no fluxo de caixa, considerando que todos os pagamentos ficam registrados.

Funções do PDV

Abertura de caixa

A abertura de caixa é algo costumeiro para quem tem um ponto de venda físico em uma loja. O que normalmente acontece é a inserção do valor inicial de reserva, que é o valor utilizado pelo operador para troco, por exemplo. Esse valor deve ser descrito exatamente, para que possa ficar claro no controle de fluxo de caixa.

Sangria

A sangria é a retirada de um valor do caixa para segurança. Isto é, ao longo do dia, com as vendas feitas, o valor em caixa tende a aumentar. Dessa forma, para manter a segurança em caso de roubos, um valor é retirado e armazenado.

Reforço

O reforço é o contrário da sangria. A ideia é que o valor do caixa aumente, mas como hoje muitas transações são feitas por cartão ou Pix, pode ser que seja necessário a inserção de valores para troco, por exemplo.

Troca ou devolução de mercadoria

Quando se pensa em troca ou devolução de mercadoria, parece ser um processo complicado. Mas, se todos os parâmetros forem definidos previamente pela empresa, o processo de devolução ou troca pode ser feito diretamente no PDV, sem dificuldades.

Fechamento de caixa

O fechamento de caixa acontece no final do expediente, normalmente quando o local fecha, para não ser feito na frente dos clientes. Nele é feita a checagem dos valores e a conciliação dos valores das vendas e do que está em caixa.

PDV (Ponto de Venda)

Como funciona um PDV

O PDV funciona a partir da inserção da venda no sistema pelo funcionário responsável. É preciso indicar as principais informações: o produto, valor e a forma de pagamento. Geralmente, os valores já foram inseridos pelo vendedor, ou, em um mercado, por exemplo, cada item é registrado com um código de barras.

Após esse registro e identificação, chega a hora do pagamento. Aqui, o operador deve estar ciente das formas de pagamento que a empresa aceita. Assim, o cliente opta pela melhor forma de pagamento e o mesmo é registrado, os produtos saem do estoque e a nota fiscal é emitida.

Qual a importância de um PDV?

Como vimos, um sistema PDV é importante porque ajuda a manter sua empresa organizada, permite integrar diversas operações em um só lugar, fornece informações precisas e confiáveis sobre o financeiro da empresa e até auxilia na hora de cumprir suas responsabilidades fiscais.

Já quando falamos sobre PDV como ponto de venda físico, eles são importantes pois ajudam a espalhar a marca, fornecem uma experiência de compra diferenciada e permitem alcançar novos públicos, aumentando o faturamento do negócio.

Principais funcionalidades do PDV

É muito comum que um PDV faça parte de um sistema maior, como um ERP. Normalmente ele tem como principais funcionalidades:

  • Controle financeiro: com uma ferramenta de frente de caixa, se tem todas as entradas de valores registradas instantaneamente. Ou seja, se um valor é pago através de cartão de débito, esse valor é registrado na conta específica.
  • Emissão de nota fiscal: com todos os valores que envolvem a nota fiscal, sua emissão pode ser confusa sem o uso de uma ferramenta. Com o PDV, a nota é emitida na hora, automaticamente.
  • Controle de estoque: com a inserção da venda no sistema, os produtos são retirados automaticamente do controle de estoque. Sem a necessidade de retrabalho.
  • Logística integrada: empresas que realizam a entrega de produtos precisam ter um controle ainda maior do PDV. Ou seja, eles devem fazer a integração direta entre si, para que seja possível realizar a entrega no momento ideal.

Quais tipos de PDV existem?

Seguindo a linha do PDV como ferramenta de venda e controle administrativo, temos apenas dois tipos de PDV, sendos eles:

PDV online

O PDV online é parecido com o fixo, mas as ferramentas estão na internet. Dessa forma, os empreendedores conseguem acompanhar todas as operações da empresa sem se limitarem.

Como são ferramentas mais sofisticadas, o forte desses sistemas é a integração, permitindo uma organização de processos impressionante, orquestrando até mesmo a logística do negócio, em alguns casos.

PDV fixo

O PDV fixo é o mais utilizado no mercado, tanto por grandes empresas quanto por pequenas. No caso, todos os equipamentos utilizados na frente de caixa, que costumam ser dedicados para essa função, fazem parte do PDV.

Assim, o leitor de código de barras, a maquininha de cartão, o computador específico para essa função e assim por diante fazem parte do PDV fixo. Também é comum haver um banco de dados para armazenar as funções.

Essa configuração é bastante vista em mercados, mas pode não ser prática para outros estabelecimentos.

Qual é a diferença entre frente de caixa, sistema PDV e PDV? 

Embora as diferenças entre o PDV e frente de caixa foram exploradas ao longo deste conteúdo, alguns leitores podem ter ficado com dúvida, por isso resolvemos passar a limpo esses dois conceitos:

  • frente de caixa: a frente de caixa é, como o nome sugere, o local onde os clientes pagam pelos itens que escolheram na loja. Portanto, estamos falando de um local físico dentro de uma estrutura física;
  • sistema PDV: é uma ferramenta que tem como objetivo unir diversas informações associadas aos diversos pontos de venda de uma empresa;
  • PDV: um PDV nada mais é do que um Ponto de Venda, ou seja, um local onde a empresa oferece seus produtos. Portanto, um totem de sua empresa dentro de um supermercado é um PDV, assim como um quiosque no shopping também o é.

A maioria das confusões acontecem porque o jargão de mercado mistura esses três conceitos, tomando-os como sinônimos.

Frente de caixa é PDV?

Frente de caixa e Ponto De Venda normalmente são tratados como a mesma coisa. Mas existem algumas diferenças.

Enquanto o PDV é o local onde se expõe produtos na hora final da compra, a frente de caixa é onde se faz o pagamento dessa compra. Mas, aqui estamos falando do sistema PDV, que também pode ser chamado de sistema de frente de caixa, que é o registro financeiro da compra.

Quais as vantagens do PDV? 

Ainda tomando como base o PDV como sistemas frente de caixa, existem diversos motivos para investir nessa tecnologia. Listamos os principais a seguir:

Controle Financeiro 

De longe, uma das principais vantagens de utilizar os sistemas PDV é conquistar um ótimo controle financeiro. Afinal, sem esses equipamentos, resta apenas o registro manual de vendas, uma prática depreciada e pouco recomendada.

Um PDV integrado permite captar informações direto da maquininha de cartão e outros meios de pagamento, catalogando e organizando todas as transações da empresa.

Com os dados devidamente registrados, elaborar relatórios torna-se bastante simples e rápido, de modo que o empreendedor sabe exatamente quais produtos mais vendem e quanto está faturando.

Segurança 

A segurança acontece de três formas: 

  1. como todos os registros são feitos por máquinas, as chances de ocorrerem erros são nulas, de modo que pode-se confiar nas informações obtidas de seu PDV sem correr riscos;
  2. os sistemas são robustos e possuem diversos mecanismos de defesa, de modo que invadi-los é muito difícil;
  3. É comum haver sistemas de segurança que evitam perdas de dados da empresa. Em sistemas online, perder informações é impossível, pois tudo fica salvo na nuvem.

Gestão de Estoque 

O estoque é um tema delicado, pois todo cuidado é pouco na hora de manejá-lo. Quando falamos em empresas que vendem muito ao longo do mês, o cuidado deve ser redobrado, pois tanto a falta quanto o excesso de itens impacta negativamente a marca.

Com um PDV que oferece integração, boa parte dos problemas relacionados ao estoque se tornam coisas do passado. Afinal, o sistema contabiliza as vendas na mesma hora em que ocorrem, rearranjando o estoque em tempo real.

Essa característica permite sistemas logísticos complexos, com a união entre vendas pelo telefone, e-commerce e aplicativo, com pouca ou nenhuma incidência de erros durante os procedimentos.

Celeridade

Uma das principais vantagens dos sistemas PDV é a celeridade, ou seja, a rapidez com que os processos ocorrem. Em um supermercado sem PDV, as filas podem demorar muito, e hoje é sabido que os consumidores são muito impacientes.

Em resumo, o processo “fila -> caixa -> registro dos itens -> pagamento” é agilizado quando se usa um bom sistema PDV. Devemos informar que o principal item desse processo é a “fila”, que é justamente um dos pontos que o PDV ajuda a diminuir.

Experiência do Cliente 

A experiência do cliente é um tema em pauta nos dias de hoje. De fato, não adianta apenas ter produtos a preços baixos: os consumidores estão “mimados”, esperando um ótimo atendimento e nenhuma frustração – por menor que seja.

Um sistema de frente de caixa impede diversas possíveis frustrações, como vender itens que não estão no estoque, demorar na hora do pagamento e filas enormes nos caixas. Em “filas enormes”, lê-se “fila com 5 pessoas ou mais”.

PDV (Ponto de Venda)

Como estruturar um bom PDV físico?

Agora que vimos diversos conceitos atrelados ao PDV como frente de caixa e sistema de integração, vamos comentar sobre o PDV físico, e as boas práticas às quais precisa estar submetido.

Veja nas próximas seções:

Atenção ao Preço dos Itens

Quando pensamos em PDV físico, devemos ter em mente que essas estruturas costumam ser  pequenas lojas, como totens ou quiosques. Todavia, elas devem refletir o que é praticado em sua empresa, principalmente quanto aos preços.

Uma marca em plena expansão precisa ser consistente. No caso, ter preços diferentes nos seus pontos de vendas pode acarretar frustrações nos consumidores, dado que muitos se dirigem até o PDV com expectativas de preço claras.

É sim importante compensar as taxas dos novos locais de venda, mas sempre dentro de limites estabelecidos por análises de mercado.

Calculadora de Preço de Venda

Mantenha o Estoque Otimizado

Como afirmamos anteriormente, o estoque é um dos elementos mais importantes para as empresas. E isso não se restringe apenas às lojas principais de sua empresa: os PDVs também devem trabalhar com estoques otimizados.

Se a estrutura for pequena, foque nos itens de sua marca que mais vendem, deixando de lado itens secundários. Dessa forma, você garante que os clientes que se dirigirem até os PDVs vão levar o que vieram buscar, tornando a compra um processo rápido e prazeroso – elementos que conferem uma boa experiência.

Escolha Bem o Local

O local também tem forte influência no retorno que o PDV vai proporcionar. Afinal, existem pontos de venda que aproveitam do impulso dos consumidores, e outros que trabalham uma venda mais complexa.

Quando falamos em compras por impulso, pontos de vendas em áreas de passagens são os mais recomendados. Dentre eles, quiosques em shoppings fazem muito sucesso, pois o ambiente propicia a decisão de compra.

Nos quiosques, coloque itens mais em conta para aumentar as chances de venda. Afinal, mesmo quando o consumidor se sente tentado a comprar, o preço do item é uma grande barreira para ele.

Já PDVs mais complexos requerem mão de obra especializada em vendas, assim como um ambiente condizente com os produtos ofertados.

Conclusão

Para concluir este conteúdo com chave de ouro, vamos a uma pequena revisão:

  • a sigla PDV pode fazer referência a um sistema, a frente de caixa e a pontos de venda de uma empresa;
  • o sistema é muito poderosos para os empreendedores que querem otimizar processos na empresa;
  • a frente de caixa se beneficia de equipamentos para agilizar as vendas;
  • quanto menos fila, maiores são as vendas;
  • deve haver consistências entre os PDVs da empresa;
  • a experiência do consumidor é muito importante.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e tirado muitas dúvidas. Para mais materiais como este, acesse nosso blog!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 PDV (Ponto de Venda): o que é, vantagens, importância e mais
Escrito em: 20/12/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...