fbpx

Vantagens do e-commerce: Conhe√ßa 16 ūüõćÔłŹ

O e-commerce, ou com√©rcio eletr√īnico, √© o tipo de venda totalmente online. Com um e-commerce √© poss√≠vel comprar e vender produtos ou servi√ßos atrav√©s de sites e aplicativos. Ent√£o, desde a divulga√ß√£o at√© a venda s√£o feitas de forma totalmente digital.

Por ser de fácil acesso e de baixo custo, o e-commerce teve um grande papel na vida de muitas pessoas. Assim, ele também é responsável por impulsionar a economia com a abertura de negócios totalmente digitais. Mas também, abrindo possibilidades para quem tem ponto físico e quer ampliar as vendas.

Dessa forma, quando falamos em e-commerce, pensamos na agilidade que essas lojas trazem para os comerciantes e consumidores.

Mas, existem outras diversas vantagens do e-commerce. Confira quais s√£o elas!

Vantagens do e-commerce

Escalabilidade

Uma das formas mais simples de ampliar a opera√ß√£o de uma empresa que j√° existe fisicamente √© com uma loja virtual. Isso porque uma loja f√≠sica possui algumas limita√ß√Ķes que podem ser solucionadas com a implementa√ß√£o de uma loja virtual.

Para exemplificar, com√©rcios que possuem apenas a modalidade f√≠sica podem ter limita√ß√Ķes na hora de realizar suas vendas. 

Mas voc√™ sabe o porqu√™ disso? 

Por que alguns p√ļblicos n√£o est√£o na mesma regi√£o da loja e n√£o conseguem comprar o seu produto.

Em alguns casos, os consumidores não conseguem ir até a loja e, por isso, optam por uma modalidade que possa entregar em casa.

Portanto, com uma loja virtual é possível que você envie seus produtos para todo o país.

Visibilidade 

Segundo um levantamento da Math Ads, 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas na internet antes de realizar uma nova compra.

Esse n√ļmero est√° relacionado ao uso de ferramentas digitais na rotina dos consumidores. Assim, torna-se muito f√°cil realizar uma pesquisa detalhada do produto, com imagens e informa√ß√Ķes.

Dessa forma, essa é a hora perfeita para que seu produto seja visto e conquiste o consumidor. Afinal, você pode oferecer exatamente o que ele precisa.

Portanto, ao abrir um e-commerce, é possível que cada vez mais pessoas vejam os seus produtos e queiram comprar.

‚ö†ÔłŹ Vale lembrar que n√£o adianta lan√ßar os produtos na sua loja virtual sem fotos, v√≠deos e descri√ß√Ķes. Isso porque √© muito mais f√°cil transmitir confian√ßa para seu cliente quando ele tem uma garantia de como √© o produto.

Atendimento personalizado

Uma grande vantagem de realizar a venda pela internet √© fazer um atendimento de qualidade. Essa √© a chave para uma boa venda. Afinal, apenas com um smartphone, tablet ou computador √© poss√≠vel atender seus clientes 24 horas por dia. 

O porqu√™ disso √© muito simples. √Č muito mais f√°cil atender seus clientes quando voc√™ tem mais tempo e ferramentas para auxiliar nesse trabalho.

Desse modo, voc√™ pode dar a aten√ß√£o que seu cliente precisa, podendo responder √†s d√ļvidas e apresentar seus produtos ou servi√ßos. Ou seja, vender de uma forma que seja vantajosa para ambas as partes. Assim, voc√™ melhora a receita do neg√≥cio e a experi√™ncia de compra dos clientes.

Não há necessidade de uma loja física

Um e-commerce não precisa de uma loja física. Isso é um grande benefício para alguns negócios, porque eles podem vender online, por sites ou aplicativos.

Atualmente, muitas empresas começam as vendas de seus produtos totalmente online e com o tempo se estabelecem em um ponto físico.

O principal motivo para isso é que lojas físicas precisam de mais investimento e mais funcionários. Então, para quem está começando, pode ser uma ótima alternativa.

banner-para-loja-virtual

Melhor divulgação

A internet abre portas para tudo. No caso do e-commerce não é diferente.

Na hora de divulgar seus produtos nas redes sociais, com uma loja virtual os clientes podem comprar o produto imediatamente. Assim, isso √© mais vantajoso em compara√ß√£o a um com√©rcio f√≠sico, que o cliente precisa ir at√© o local para comprar. 

Os an√ļncios pagos s√£o uma √≥tima alternativa na hora de estender o seu alcance e melhorar a sua taxa de convers√£o. Assim, atingindo o seu p√ļblico alvo com mais precis√£o. 

Sem falar que, voc√™ pode criar um melhor v√≠nculo com seus clientes. √Č poss√≠vel esclarecer d√ļvidas, mostrar o produto detalhadamente, incluindo tamb√©m uma comunica√ß√£o ativa e transparente. 

Redes sociais

Além de ser mais fácil de vender seus produtos nas redes sociais, também se estabelece um posicionamento de marca. Esse posicionamento é feito com estratégias de branding. Essas geram um reconhecimento da marca do negócio.

Assim, a partir dos conte√ļdos compartilhados, stories e reels, √© poss√≠vel criar uma rela√ß√£o de comunidade com seus consumidores.

Dessa forma, eles se sentirão mais próximos da sua marca e mais confiantes para comprar seus produtos.

Maior alcance do p√ļblico alvo

Comparado a uma loja física, o e-commerce possui uma maior facilidade em relação ao alcance de novos clientes. Afinal, é muito mais fácil que os consumidores procurem por produtos em sites do que presencialmente.

Isso √©, quando falamos de p√ļblico alvo, n√£o estamos falando do p√ļblico em geral, e sim, do p√ļblico espec√≠fico do seu neg√≥cio. Assim, √© poss√≠vel elaborar diversas t√©cnicas para alcan√ßar esses consumidores, filtrando sempre por idade, sexo, preferencias, entre outros.

Outro ponto é que negócios que já possuem um ponto físico podem expandir o seu alcance para consumidores de diferentes lugares do país. Isso faz com que seu produto possa ser comprado e enviado para os respectivos clientes.

ūüí° Voc√™ tamb√©m pode gostar: 6 dicas para gerar leads qualificados em seu e-commerce!

Vendas 24 horas por dia

Parece um sonho poder vender até fora do horário comercial.

Com a vantagem do e-commerce do cliente poder comprar a qualquer momento, é mais fácil ter um giro de vendas maior.

Segundo dados da Rede, houve um crescimento de 40% nas vendas online entre 00h e 3h da manhã. Isso é, muitos consumidores esperam para comprar de madrugada, em busca de ofertas.

Automatizar processos de vendas

A automação dos processos de venda são estratégias para otimizar o tempo, diminuindo o trabalho manual. Com elas se automatiza todo o processo de vendas, eliminando a necessidade dos vendedores realizarem um mesmo trabalho diversas vezes.

Isso quer dizer que é possível captar novos possíveis clientes de forma fácil, evitando processos repetitivos. Assim, o dono do negócio distribui seu tempo em outras tarefas, como estratégias para atrair mais clientes.

Dentre as vantagens da automatização dos processos de vendas, estão:

  • Redu√ß√£o de custos;
  • Atendimento personalizado;
  • Processo de venda mais r√°pido e eficiente;

Maior segurança

A internet pode ser um facilitador para muitas coisas, mas, infelizmente, também é um facilitador para golpes.

Por isso, para garantir a seguran√ßa na hroa de vender, as lojas virtuais devem contar com gateways de pagamento. Ele √© um sistema que efetua as transa√ß√Ķes online, sendo respons√°vel por garantir a seguran√ßa de quem compra e de quem vende.

Esse processo de compra é protegido independente dos meios de pagamento que a loja oferecer.

Baixo custo de aquisição

Um e-commerce, comparado a um ponto físico, tem grande diferença de valores. Um comércio físico exige alguns fatores, como:

  • Pagar o aluguel do local;
  • Realizar a contrata√ß√£o de funcion√°rios;
  • Despesas fixas e vari√°veis;
  • Estoque;

Por outro lado, no e-commerce, voc√™ pode ter todos os seus produtos em v√°rias plataformas. Essas oferecem desde a cria√ß√£o do seu site at√© a divulga√ß√£o dos seus produtos. Assim, economizando muito em compara√ß√£o a um com√©rcio f√≠sico. 

Simplicidade

Na maioria dos casos, vender para o e-commerce √© uma forma simples de ter o pr√≥prio neg√≥cio. Isso porque ele n√£o exige um grande conhecimento ou processos burocr√°ticos. 

Atualmente, existem diversas plataformas que entregam a loja virtual j√° estruturada, sem precisar que o usu√°rio tenha dificuldade para utilizar. 

As redes sociais tamb√©m fazem o processo de divulga√ß√£o mais simples, uma vez que os produtos podem ser divulgados sem custos. 

Flexibilidade de hor√°rios

Enquanto uma loja f√≠sica possui hor√°rios espec√≠ficos de funcionamento, a loja online pode seguir aberta quanto tempo quiser. Com isso, os clientes podem comprar fora do hor√°rio comercial e de casa. Al√©m disso, o dono do neg√≥cio tamb√©m tem flexibilidade na sua jornada de trabalho.

Mesmo que o cliente possa comprar em qualquer horário, é importante definir quais horários de atendimento da empresa. Isso faz com que ele saiba quando será respondido, mas podendo mandar mensagem quando quiser.

Menor custo de manuten√ß√£o 

Você já deve ter ouvido falar como uma loja física tem muitos gastos para mantê-la funcionando. Esses custos permanecem por toda a jornada de vida de uma loja.

Em comparação com o e-commerce, mesmo com alguns custos de criação e estrutura, ele não tem um grande custo na sua manutenção. Isso acontece porque a maioria das plataformas de e-commerce fornecem a estrutura pronta.

Melhor imagem de marca

No momento que sua marca √© colocada no com√©rcio digital √© muito mais f√°cil dela ser vista pelo seu p√ļblico alvo.

Dessa forma, se voc√™ quer se estabelecer como marca √© necess√°rio que voc√™ esteja incluso no m√°ximo de canais de vendas poss√≠veis.  

Al√©m do e-commerce ser uma forma de impulsionar sua marca, ele tamb√©m leva os seus consumidores a confiarem mais no seu neg√≥cio. 

Cria√ß√£o de an√ļncios

Com a integração de diversas plataformas, os produtos são divulgados pelas redes sociais e outras plataformas.

Assim, o p√ļblico-alvo √© direcionado para o conte√ļdo, atraindo mais consumidores.

Sem falar que uma marca digitalmente ativa, que elabora campanhas para ser bem vista e mais vista, tende a se estabilizar no mercado. 

As pessoas também perguntam

O que quer dizer e-commerce?

O e-commerce significa com√©rcio eletr√īnico. Ele √© uma modalidade de vendas totalmente digital, que comercializa produtos e servi√ßos pela internet.

ūüí° Voc√™ tamb√©m pode gostar: E-commerce: tudo que voc√™ precisa saber sobre

O que é e-commerce e exemplos?

O e-commerce √© a modalidade de com√©rcio eletr√īnico, onde ocorre a compra e venda de produtos de forma totalmente online.

Ent√£o, dentre os exemplos de e-commerce, est√£o:

  • OLX
  • Ebay
  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Magazine Luiza

Quais os tipos de e-commerce?

Os tipos de e-commerce s√£o:

  • Business-to-business (B2B) 
  • Business-to-customer (B2C)
  • Customer-to-customer (C2C)
  • Customer-to-business (C2B)
  • Business-to-government (B2G)
  • Direct-to-Consume (D2C)

Qual é a missão do e-commerce?

A miss√£o do e-commerce √© que pessoas e empresas consigam realizar a compra e venda de produtos de forma pr√°tica e r√°pida. Elas tamb√©m devem poder gerenciar as transa√ß√Ķes de forma totalmente digital. 

In√≠cio 9 E-commerce 9 Vantagens do e-commerce: Conhe√ßa 16 ūüõćÔłŹ
ÓÄ£
Escrito em: 18/04/24
ÓÄó
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Coment√°rios:

Compartilhe seu coment√°rio, d√ļvida ou sugest√£o!

1 Coment√°rio

  1. nilson guilherme da silva

    AS infoirmaçoes sao validas para quem quer empreender no setor.

    ok obrigado

    Responder

Enviar um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voc√™ tamb√©m pode gostar…

Nota Fiscal de Servi√ßo Eletr√īnica (NFS-e): o que √© e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Servi√ßo Eletr√īnica, √© um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas s√£o √ļteis para empresas que tem como uma das fun√ß√Ķes...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletr√īnica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Nota fiscal eletr√īnica: tudo o que voc√™ deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletr√īnica (NF-e) √© um documento cuja fun√ß√£o √© atestar a venda de um produto ou a presta√ß√£o de um servi√ßo. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impress√£o de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque √© t√£o importante para a empresa? O estoque √© o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total aten√ß√£o a gest√£o do estoque √© de extrema import√Ęncia. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Fa√ßa o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as opera√ß√Ķes financeiras Tenha um or√ßamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que √© o fluxo de caixa?O fluxo de caixa √© o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa √© garantir a sa√ļde financeira do neg√≥cio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) √© um tipo de empresa voltado para formaliza√ß√£o de profissionais aut√īnomos. O custo para abrir um MEI √© zero. Os impostos pagos pelo MEI s√£o o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por presta√ß√£o de...