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Vantagens do e-commerce: Conheça 16 🛍️

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é o tipo de venda totalmente online. Com um e-commerce é possível comprar e vender produtos ou serviços através de sites e aplicativos. Então, desde a divulgação até a venda são feitas de forma totalmente digital.

Por ser de fácil acesso e de baixo custo, o e-commerce teve um grande papel na vida de muitas pessoas. Assim, ele também é responsável por impulsionar a economia com a abertura de negócios totalmente digitais. Mas também, abrindo possibilidades para quem tem ponto físico e quer ampliar as vendas.

Dessa forma, quando falamos em e-commerce, pensamos na agilidade que essas lojas trazem para os comerciantes e consumidores.

Mas, existem outras diversas vantagens do e-commerce. Confira quais são elas!

Vantagens do e-commerce

Escalabilidade

Uma das formas mais simples de ampliar a operação de uma empresa que já existe fisicamente é com uma loja virtual. Isso porque uma loja física possui algumas limitações que podem ser solucionadas com a implementação de uma loja virtual.

Para exemplificar, comércios que possuem apenas a modalidade física podem ter limitações na hora de realizar suas vendas. 

Mas você sabe o porquê disso? 

Por que alguns públicos não estão na mesma região da loja e não conseguem comprar o seu produto.

Em alguns casos, os consumidores não conseguem ir até a loja e, por isso, optam por uma modalidade que possa entregar em casa.

Portanto, com uma loja virtual é possível que você envie seus produtos para todo o país.

Visibilidade 

Segundo um levantamento da Math Ads, 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas na internet antes de realizar uma nova compra.

Esse número está relacionado ao uso de ferramentas digitais na rotina dos consumidores. Assim, torna-se muito fácil realizar uma pesquisa detalhada do produto, com imagens e informações.

Dessa forma, essa é a hora perfeita para que seu produto seja visto e conquiste o consumidor. Afinal, você pode oferecer exatamente o que ele precisa.

Portanto, ao abrir um e-commerce, é possível que cada vez mais pessoas vejam os seus produtos e queiram comprar.

⚠️ Vale lembrar que não adianta lançar os produtos na sua loja virtual sem fotos, vídeos e descrições. Isso porque é muito mais fácil transmitir confiança para seu cliente quando ele tem uma garantia de como é o produto.

Atendimento personalizado

Uma grande vantagem de realizar a venda pela internet é fazer um atendimento de qualidade. Essa é a chave para uma boa venda. Afinal, apenas com um smartphone, tablet ou computador é possível atender seus clientes 24 horas por dia. 

O porquê disso é muito simples. É muito mais fácil atender seus clientes quando você tem mais tempo e ferramentas para auxiliar nesse trabalho.

Desse modo, você pode dar a atenção que seu cliente precisa, podendo responder às dúvidas e apresentar seus produtos ou serviços. Ou seja, vender de uma forma que seja vantajosa para ambas as partes. Assim, você melhora a receita do negócio e a experiência de compra dos clientes.

Não há necessidade de uma loja física

Um e-commerce não precisa de uma loja física. Isso é um grande benefício para alguns negócios, porque eles podem vender online, por sites ou aplicativos.

Atualmente, muitas empresas começam as vendas de seus produtos totalmente online e com o tempo se estabelecem em um ponto físico.

O principal motivo para isso é que lojas físicas precisam de mais investimento e mais funcionários. Então, para quem está começando, pode ser uma ótima alternativa.

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Melhor divulgação

A internet abre portas para tudo. No caso do e-commerce não é diferente.

Na hora de divulgar seus produtos nas redes sociais, com uma loja virtual os clientes podem comprar o produto imediatamente. Assim, isso é mais vantajoso em comparação a um comércio físico, que o cliente precisa ir até o local para comprar. 

Os anúncios pagos são uma ótima alternativa na hora de estender o seu alcance e melhorar a sua taxa de conversão. Assim, atingindo o seu público alvo com mais precisão. 

Sem falar que, você pode criar um melhor vínculo com seus clientes. É possível esclarecer dúvidas, mostrar o produto detalhadamente, incluindo também uma comunicação ativa e transparente. 

Redes sociais

Além de ser mais fácil de vender seus produtos nas redes sociais, também se estabelece um posicionamento de marca. Esse posicionamento é feito com estratégias de branding. Essas geram um reconhecimento da marca do negócio.

Assim, a partir dos conteúdos compartilhados, stories e reels, é possível criar uma relação de comunidade com seus consumidores.

Dessa forma, eles se sentirão mais próximos da sua marca e mais confiantes para comprar seus produtos.

Maior alcance do público alvo

Comparado a uma loja física, o e-commerce possui uma maior facilidade em relação ao alcance de novos clientes. Afinal, é muito mais fácil que os consumidores procurem por produtos em sites do que presencialmente.

Isso é, quando falamos de público alvo, não estamos falando do público em geral, e sim, do público específico do seu negócio. Assim, é possível elaborar diversas técnicas para alcançar esses consumidores, filtrando sempre por idade, sexo, preferencias, entre outros.

Outro ponto é que negócios que já possuem um ponto físico podem expandir o seu alcance para consumidores de diferentes lugares do país. Isso faz com que seu produto possa ser comprado e enviado para os respectivos clientes.

💡 Você também pode gostar: 6 dicas para gerar leads qualificados em seu e-commerce!

Vendas 24 horas por dia

Parece um sonho poder vender até fora do horário comercial.

Com a vantagem do e-commerce do cliente poder comprar a qualquer momento, é mais fácil ter um giro de vendas maior.

Segundo dados da Rede, houve um crescimento de 40% nas vendas online entre 00h e 3h da manhã. Isso é, muitos consumidores esperam para comprar de madrugada, em busca de ofertas.

Automatizar processos de vendas

A automação dos processos de venda são estratégias para otimizar o tempo, diminuindo o trabalho manual. Com elas se automatiza todo o processo de vendas, eliminando a necessidade dos vendedores realizarem um mesmo trabalho diversas vezes.

Isso quer dizer que é possível captar novos possíveis clientes de forma fácil, evitando processos repetitivos. Assim, o dono do negócio distribui seu tempo em outras tarefas, como estratégias para atrair mais clientes.

Dentre as vantagens da automatização dos processos de vendas, estão:

  • Redução de custos;
  • Atendimento personalizado;
  • Processo de venda mais rápido e eficiente;

Maior segurança

A internet pode ser um facilitador para muitas coisas, mas, infelizmente, também é um facilitador para golpes.

Por isso, para garantir a segurança na hroa de vender, as lojas virtuais devem contar com gateways de pagamento. Ele é um sistema que efetua as transações online, sendo responsável por garantir a segurança de quem compra e de quem vende.

Esse processo de compra é protegido independente dos meios de pagamento que a loja oferecer.

Baixo custo de aquisição

Um e-commerce, comparado a um ponto físico, tem grande diferença de valores. Um comércio físico exige alguns fatores, como:

  • Pagar o aluguel do local;
  • Realizar a contratação de funcionários;
  • Despesas fixas e variáveis;
  • Estoque;

Por outro lado, no e-commerce, você pode ter todos os seus produtos em várias plataformas. Essas oferecem desde a criação do seu site até a divulgação dos seus produtos. Assim, economizando muito em comparação a um comércio físico. 

Simplicidade

Na maioria dos casos, vender para o e-commerce é uma forma simples de ter o próprio negócio. Isso porque ele não exige um grande conhecimento ou processos burocráticos. 

Atualmente, existem diversas plataformas que entregam a loja virtual já estruturada, sem precisar que o usuário tenha dificuldade para utilizar. 

As redes sociais também fazem o processo de divulgação mais simples, uma vez que os produtos podem ser divulgados sem custos. 

Flexibilidade de horários

Enquanto uma loja física possui horários específicos de funcionamento, a loja online pode seguir aberta quanto tempo quiser. Com isso, os clientes podem comprar fora do horário comercial e de casa. Além disso, o dono do negócio também tem flexibilidade na sua jornada de trabalho.

Mesmo que o cliente possa comprar em qualquer horário, é importante definir quais horários de atendimento da empresa. Isso faz com que ele saiba quando será respondido, mas podendo mandar mensagem quando quiser.

Menor custo de manutenção 

Você já deve ter ouvido falar como uma loja física tem muitos gastos para mantê-la funcionando. Esses custos permanecem por toda a jornada de vida de uma loja.

Em comparação com o e-commerce, mesmo com alguns custos de criação e estrutura, ele não tem um grande custo na sua manutenção. Isso acontece porque a maioria das plataformas de e-commerce fornecem a estrutura pronta.

Melhor imagem de marca

No momento que sua marca é colocada no comércio digital é muito mais fácil dela ser vista pelo seu público alvo.

Dessa forma, se você quer se estabelecer como marca é necessário que você esteja incluso no máximo de canais de vendas possíveis.  

Além do e-commerce ser uma forma de impulsionar sua marca, ele também leva os seus consumidores a confiarem mais no seu negócio. 

Criação de anúncios

Com a integração de diversas plataformas, os produtos são divulgados pelas redes sociais e outras plataformas.

Assim, o público-alvo é direcionado para o conteúdo, atraindo mais consumidores.

Sem falar que uma marca digitalmente ativa, que elabora campanhas para ser bem vista e mais vista, tende a se estabilizar no mercado. 

As pessoas também perguntam

O que quer dizer e-commerce?

O e-commerce significa comércio eletrônico. Ele é uma modalidade de vendas totalmente digital, que comercializa produtos e serviços pela internet.

💡 Você também pode gostar: E-commerce: tudo que você precisa saber sobre

O que é e-commerce e exemplos?

O e-commerce é a modalidade de comércio eletrônico, onde ocorre a compra e venda de produtos de forma totalmente online.

Então, dentre os exemplos de e-commerce, estão:

  • OLX
  • Ebay
  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Magazine Luiza

Quais os tipos de e-commerce?

Os tipos de e-commerce são:

  • Business-to-business (B2B) 
  • Business-to-customer (B2C)
  • Customer-to-customer (C2C)
  • Customer-to-business (C2B)
  • Business-to-government (B2G)
  • Direct-to-Consume (D2C)

Qual é a missão do e-commerce?

A missão do e-commerce é que pessoas e empresas consigam realizar a compra e venda de produtos de forma prática e rápida. Elas também devem poder gerenciar as transações de forma totalmente digital. 

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Escrito em: 18/04/24
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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