fbpx

Vender certificado digital: Entenda como fazer com o passo a passo

Escrito em: 14/09/21

A internet é um mar de opções para quem busca uma renda extra. Cada dia mais as pessoas estão percebendo as oportunidades e aderindo às inúmeras possibilidades existentes. Assim, uma das opções é a revenda de certificado digital, um item de segurança obrigatório para empresas que realizam vendas online ou precisam dar mais seriedade aos conteúdos que desenvolvem ali. Portanto, se você quer saber como vender certificado digital, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que é certificado digital

Como o próprio nome diz, o certificado digital é uma espécie de identificação eletrônica de uma pessoa física ou pessoa jurídica e serve para comprovar que é realmente aquela empresa ou indivíduo que está executando determinada função.

As lojas que vendem produtos online, por exemplo, possuem um certificado digital, assim como aquele mercadinho perto da sua casa e que emite nota fiscal ao final de uma compra. É esse documento que garante a idoneidade de todo o processo de aquisição e venda de produtos.

O certificado digital também serve para garantir ao consumidor toda a segurança que ele precisa para lançar seus dados na internet, sem se tornar vítima de golpes ou fraudes virtuais.

Para pessoas físicas, o certificado atua como uma assinatura eletrônica, permitindo, basicamente, que a sua identificação seja garantida e comprovada ao realizar alguma transação digital.

Quem pode vender certificado digital

De uma maneira geral, qualquer pessoa pode vender certificado digital. Não há limitações quanto à idade, nível de conhecimento ou escolaridade. Tudo que você precisa é saber como funciona e realizar um trabalho eficiente de divulgação do seu trabalho.

No entanto, as exigências podem variar de acordo com o tipo de venda escolhida. É possível vender a certificação de três formas:

1. Sendo uma autoridade de registro (AR);

Antes de falar como funciona essa modalidade, esteja atento aos conceitos.

Autoridade Certificadora (AC): responsável pela criação, emissão, distribuição e gerenciamento dos certificados digitais. É ela também que tem o poder de revogar uma certificação que já não tem validade.

A autoridade certificadora é quem garante que a assinatura digital do consumidor é única e está completamente protegida de invasões e roubos virtuais.

Autoridade de Registro (AR): responsável pela solicitação do certificado digital a uma AC, depois do pedido feito por um cliente. Ou seja, a AR funciona como um mediador entre criador e usuário e cabe a ela avaliar se o seu cliente está cumprindo todas as requisições necessárias e listadas pela AC para adquirir a assinatura eletrônica.

Então, caso você deseje vender certificado digital como uma autoridade de registro, é preciso, antes, abrir uma empresa do tipo EIRELI OU LTDA, do tipo limitada. 

Além disso, é necessário ser credenciado pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), que é responsável pela parte burocrática e técnica da certificação digital.

A vantagem de ser um vendedor com empresa firmada é o suporte oferecido pela AC. Como a relação estabelecida entre ambos é em forma de parceria, com um dependendo do outro para melhores resultados, a AC presta todo o apoio que o vendedor precisa para que ele alavanque as suas vendas.

2. Sendo um indicador de clientes;

Outra maneira de vender certificado digital é sendo um indicador de clientes. Como o nome diz, o profissional autônomo tem o papel de indicar clientes em potencial para a AC (autoridade certificadora). Apesar de não fazer uma venda direta, o vendedor participa dos ganhos através de comissão.

3. Sendo um revendedor autorizado.

O revendedor realiza, de fato, o comércio dos certificados digitais. Não é necessário ter uma empresa para realizar esta atividade. Basta seguir as orientações da instituição que emite o certificado digital e fazer a adesão.

Como fazer para começar a vender

O primeiro passo é escolher a sua modalidade de trabalho. Caso opte por se tornar um agente de registro ou indicador, você receberá todo o apoio logístico e operacional da empresa certificadora, além de uma plataforma de e-commerce para facilitar as vendas.

Caso prefira ser um revendedor, o processo também é simples e, geralmente, segue o fluxo a seguir:

  1. Realização de cadastro no site específico do revendedor de certificado digital da empresa responsável. Você deverá responder a algumas perguntas para captação de informações;
  2. Um cupom de desconto é emitido para cada revendedor;
  3. Você divulga esse cupom de desconto para amigos, família, profissionais e demais pessoas que possam se interessar pelo produto;
  4. O cupom deve ser inserido na hora da efetivação da compra pelo interessado;
  5. Você ganha uma porcentagem a cada vez que o seu cupom for usado na finalização da compra do certificado digital;
  6. O valor da comissão é depositado na sua conta no mês seguinte.

Características que o revendedor de certificados digital deve ter

Vender certificado digital é um trabalho como qualquer outro, ainda que você esteja buscando apenas garantir uma renda extra no final do mês. E, para ter resultados válidos, é necessário apresentar algumas habilidades importantes. Por exemplo:

  • Habilidade de negociação: fundamental para captar o maior número de clientes;
  • Boa comunicação: essencial para explicar, de forma clara, todas as funcionalidades do produto;
  • Uma boa rede de contatos: quanto maior o número de potenciais clientes dentro do seu convívio social e profissional, maiores são as chances de realizar boas vendas;
  • Conhecimento sobre o assunto: um bom vendedor sabe tudo sobre o seu produto ou, ao menos, demonstra muita segurança ao falar das suas vantagens e benefícios;
  • Paciência: os ganhos com a revenda de certificação digital podem não alcançar a meta estabelecida pelo empreendedor no começo das atividades. Por isso, entender que os ganhos mais altos são conquistados com o tempo é fundamental.
  • Persistência: desistir diante das primeiras dificuldades não deve fazer parte da rotina do vendedor. Ao contrário, as negativas são estímulos para continuar em busca do objetivo;
  • Escolher parceiros confiáveis: vimos que um vendedor de certificado digital não trabalha sozinho. Logo, o sucesso do seu trabalho depende das boas parcerias que ele estabelece ao longo da sua jornada. 

Agora que você já sabe como vender certificado digital, que tal começar a expandir e escalar os seus ganhos? Além de garantir uma renda extra todos os meses, você pode executar esse trabalho de forma paralela à sua fonte de renda principal e ainda vai ganhar muita autoridade no assunto. Com o passar do tempo, o ganho de experiência, e com conexões produtivas e férteis, você poderá se tornar referência no seu trabalho, aumentando ainda mais o seu faturamento.

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de cadastro de clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente a produtividade dos seus projetos

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de fluxo de caixa. Empresas que estão...

Planilha de Controle Financeiro – Grátis e Atualizada em 2021

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *