fbpx

Vender certificado digital: Descubra como começar

A internet é um mar de opções para quem busca uma renda extra. Cada dia mais as pessoas estão percebendo as oportunidades e aderindo às inúmeras possibilidades existentes. Assim, uma das opções é a revenda de certificado digital, um item de segurança obrigatório para empresas que realizam vendas online ou precisam dar mais seriedade aos conteúdos que desenvolvem ali. Portanto, se você quer saber como vender certificado digital, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que é certificado digital

Como o próprio nome diz, o certificado digital é uma espécie de identificação eletrônica de uma pessoa física ou pessoa jurídica e serve para comprovar que é realmente aquela empresa ou indivíduo que está executando determinada função.

As lojas que vendem produtos online, por exemplo, possuem um certificado digital, assim como aquele mercadinho perto da sua casa e que emite nota fiscal ao final de uma compra. É esse documento que garante a idoneidade de todo o processo de aquisição e venda de produtos.

O certificado digital também serve para garantir ao consumidor toda a segurança que ele precisa para lançar seus dados na internet, sem se tornar vítima de golpes ou fraudes virtuais.

Para pessoas físicas, o certificado atua como uma assinatura eletrônica, permitindo, basicamente, que a sua identificação seja garantida e comprovada ao realizar alguma transação digital.

Quem pode vender certificado digital

De uma maneira geral, qualquer pessoa pode vender certificado digital. Não há limitações quanto à idade, nível de conhecimento ou escolaridade. Tudo que você precisa é saber como funciona e realizar um trabalho eficiente de divulgação do seu trabalho.

No entanto, as exigências podem variar de acordo com o tipo de venda escolhida. É possível vender a certificação de três formas:

1. Sendo uma autoridade de registro (AR);

Antes de falar como funciona essa modalidade, esteja atento aos conceitos.

Autoridade Certificadora (AC): responsável pela criação, emissão, distribuição e gerenciamento dos certificados digitais. É ela também que tem o poder de revogar uma certificação que já não tem validade.

A autoridade certificadora é quem garante que a assinatura digital do consumidor é única e está completamente protegida de invasões e roubos virtuais.

Autoridade de Registro (AR): responsável pela solicitação do certificado digital a uma AC, depois do pedido feito por um cliente. Ou seja, a AR funciona como um mediador entre criador e usuário e cabe a ela avaliar se o seu cliente está cumprindo todas as requisições necessárias e listadas pela AC para adquirir a assinatura eletrônica.

Então, caso você deseje vender certificado digital como uma autoridade de registro, é preciso, antes, abrir uma empresa do tipo EIRELI OU LTDA, do tipo limitada. 

Além disso, é necessário ser credenciado pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), que é responsável pela parte burocrática e técnica da certificação digital.

A vantagem de ser um vendedor com empresa firmada é o suporte oferecido pela AC. Como a relação estabelecida entre ambos é em forma de parceria, com um dependendo do outro para melhores resultados, a AC presta todo o apoio que o vendedor precisa para que ele alavanque as suas vendas.

2. Sendo um indicador de clientes;

Outra maneira de vender certificado digital é sendo um indicador de clientes. Como o nome diz, o profissional autônomo tem o papel de indicar clientes em potencial para a AC (autoridade certificadora). Apesar de não fazer uma venda direta, o vendedor participa dos ganhos através de comissão.

3. Sendo um revendedor autorizado.

O revendedor realiza, de fato, o comércio dos certificados digitais. Não é necessário ter uma empresa para realizar esta atividade. Basta seguir as orientações da instituição que emite o certificado digital e fazer a adesão.

Como fazer para começar a vender

O primeiro passo é escolher a sua modalidade de trabalho. Caso opte por se tornar um agente de registro ou indicador, você receberá todo o apoio logístico e operacional da empresa certificadora, além de uma plataforma de e-commerce para facilitar as vendas.

Caso prefira ser um revendedor, o processo também é simples e, geralmente, segue o fluxo a seguir:

  1. Realização de cadastro no site específico do revendedor de certificado digital da empresa responsável. Você deverá responder a algumas perguntas para captação de informações;
  2. Um cupom de desconto é emitido para cada revendedor;
  3. Você divulga esse cupom de desconto para amigos, família, profissionais e demais pessoas que possam se interessar pelo produto;
  4. O cupom deve ser inserido na hora da efetivação da compra pelo interessado;
  5. Você ganha uma porcentagem a cada vez que o seu cupom for usado na finalização da compra do certificado digital;
  6. O valor da comissão é depositado na sua conta no mês seguinte.

Características que o revendedor de certificados digital deve ter

Vender certificado digital é um trabalho como qualquer outro, ainda que você esteja buscando apenas garantir uma renda extra no final do mês. E, para ter resultados válidos, é necessário apresentar algumas habilidades importantes. Por exemplo:

  • Habilidade de negociação: fundamental para captar o maior número de clientes;
  • Boa comunicação: essencial para explicar, de forma clara, todas as funcionalidades do produto;
  • Uma boa rede de contatos: quanto maior o número de potenciais clientes dentro do seu convívio social e profissional, maiores são as chances de realizar boas vendas;
  • Conhecimento sobre o assunto: um bom vendedor sabe tudo sobre o seu produto ou, ao menos, demonstra muita segurança ao falar das suas vantagens e benefícios;
  • Paciência: os ganhos com a revenda de certificação digital podem não alcançar a meta estabelecida pelo empreendedor no começo das atividades. Por isso, entender que os ganhos mais altos são conquistados com o tempo é fundamental.
  • Persistência: desistir diante das primeiras dificuldades não deve fazer parte da rotina do vendedor. Ao contrário, as negativas são estímulos para continuar em busca do objetivo;
  • Escolher parceiros confiáveis: vimos que um vendedor de certificado digital não trabalha sozinho. Logo, o sucesso do seu trabalho depende das boas parcerias que ele estabelece ao longo da sua jornada. 

Agora que você já sabe como vender certificado digital, que tal começar a expandir e escalar os seus ganhos? Além de garantir uma renda extra todos os meses, você pode executar esse trabalho de forma paralela à sua fonte de renda principal e ainda vai ganhar muita autoridade no assunto. Com o passar do tempo, o ganho de experiência, e com conexões produtivas e férteis, você poderá se tornar referência no seu trabalho, aumentando ainda mais o seu faturamento.

20 mil reais por mês revendendo egestor

Início 9 Empreendedorismo 9 Vender certificado digital: Descubra como começar
Escrito em: 14/09/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Adriel

    Gostaria muito de saber como oferecer o certificado digital para cada tipo de cliente, estou com dificuldade em saber como chegar nas empresas e em quais empresas chegar…

    Responder
  2. Maria Ercilda Conde Braga

    Quero vender certificado Digital

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...