fbpx

Finanças para autônomo: descubra 4 motivos para fazer a gestão

Tornar-se um empreendedor é um sonho que está virando realidade na vida de muitos brasileiros. No entanto, saber lidar com gestão de finanças para autônomos é um grande desafio para grande parte desses indivíduos que, por não terem muita experiência no mundo corporativo, acabam enfrentando sérias dificuldades.

E os riscos para quem não busca aperfeiçoar a gestão financeira do negócio são grandes, podendo chegar ao ponto de tornar insustentável a manutenção da empresa. Mas,é claro que com determinação e as estratégias adequadas, não há nada que não possa ser trabalhado e superado.

Pensando nisso, resolvemos preparar o post de hoje para que você compreenda melhor a importância de fazer uma gestão de finanças eficiente em seu negócio. Assim, você estará dando um passo firme para se tornar um profissional autônomo de sucesso. Fique atento!

O profissional autônomo brasileiro

A crise econômica vivenciada em nosso país gerou uma mudança de comportamento interessante nos brasileiros: eles passaram a ver o empreendedorismo como uma alternativa ao desemprego e à baixa remuneração como assalariado.

Aliás, é importante mencionar que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, o que demonstra a grande aptidão do nosso povo para enfrentar desafios em busca de uma vida melhor.

Mas apesar dos números serem otimistas, o sucesso só vem para aqueles que se dedicam com seriedade e responsabilidade à condução de suas atividades. Isso porque, em um cenário de recessão econômica, saber realizar uma boa gestão financeira é primordial para a sobrevivência do negócio.

Portanto, se você está entre os brasileiros empreendedores, entenda agora quais os riscos você pode estar correndo caso não saiba organizar suas finanças adequadamente.

A importância das finanças para autônomos

Conforme dito, ser dono do próprio negócio não é uma tarefa simples. Além de uma rotina atarefada e estressante, um profissional autônomo não pode se descuidar da gestão de finanças de sua empresa, devendo sempre buscar conhecimentos adicionais em educação financeira.

Afinal, ter controle do caixa, dos ativos e passivos da empresa e conhecer bem seu patrimônio são algumas das maiores responsabilidades do empreendedor, pois estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento do negócio.

Mas você sabe quais os riscos um autônomo corre ao realizar uma gestão financeira ineficiente? Entenda por que você precisa fazê-la!

1. A gestão de finanças dá mais segurança ao autônomo

Grande parte dos autônomos eram assalariados que, em razão de um desemprego involuntário ou movidos pela necessidade de ganhar mais, resolveram se arriscar sendo donos do próprio negócio. No entanto, essa é uma escolha que envolve uma série de renúncias e incertezas.

O autônomo não possui um vínculo formal de trabalho e, portanto, não faz jus ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Desse modo, precisa manter as finanças sempre em dia para poupar mensalmente essa quantia que lhe dará mais segurança no futuro.

Além disso, dentro de suas obrigações financeiras, deve estar incluída a contribuição para o INSS — que, além de ser obrigatória, é mais uma segurança em caso de doença, acidente, gravidez ou morte.

2. Ter as finanças organizadas é essencial para programar a vida

Como você não dispõe de uma renda fixa, programar o futuro pode parecer difícil, mas isso só depende de uma boa gestão do seu dinheiro. Afinal, ser autônomo não significa abrir mão de férias, aposentadoria e viagens em família.

Se você adquirir o hábito de controlar bem seus gastos, além de poupar dinheiro para um período de descanso, poderá adquirir bens e planejar o futuro como qualquer indivíduo com renda estável.

Ademais, o autônomo precisa programar sua aposentadoria, mesmo que possua uma renda alta e seu negócio seja promissor. Em um mercado tão instável, investir em uma velhice tranquila e segura deve ser uma das prioridades desse profissional.

Entenda que somente com uma gestão de finanças adequada, esses planos para o futuro podem se concretizar, pois conquistar uma vida melhor depende diretamente de como você administra e investe seu dinheiro nos dias de hoje.

Planilha de controle Financeiro gratuita

3. Uma gestão financeira ineficaz é um risco à estabilidade do negócio

De nada adianta todo o seu espírito empreendedor se você não souber manter a saúde financeira do seu negócio. Empresas mal gerenciadas não conseguem se manter no mercado por muito tempo e a explicação é bem simples: estão mais preocupadas em pagar as contas do que melhorar a satisfação de seus clientes.

Ora, se você sentir dificuldades todos os meses em quitar despesas operacionais do seu negócio, certamente terá se dedicado mais a isso do que a inovar e conquistar espaço no mercado. E se você não atrai consumidores, não conseguirá sobreviver em um mercado tão competitivo.

Portanto, é possível concluir que ter um controle do seu negócio em curto, médio e longo prazo é uma das premissas para alcançar a estabilidade e programar estratégias para atingir seu público-alvo.

4. Um negócio financeiramente estável é mais resistente a tempos de crise

Se você é empreendedor de primeira viagem, precisa entender que o mercado é cheio de altos e baixos e que dificuldades farão parte de sua trajetória rumo ao sucesso empresarial. No entanto, ao administrar bem suas finanças, você amplia suas chances de superar a crise sem afetar os resultados do negócio.

Afinal, como já dito, uma boa gestão de finanças além de conferir estabilidade à empresa, facilita o planejamento e a tomada de decisões estratégicas e importantes ao seu funcionamento. Isso porque certamente você não estará no vermelho e terá uma boa reserva de dinheiro disponível para momentos como esse.

Não há dúvidas de que a gestão de finanças para autônomos é fundamental para a realização do sonho de viver da renda do próprio negócio. Como você percebeu, essa estratégia evita inúmeros problemas e ainda assegura que você conquiste seu lugar no mercado de maneira sólida e segura.

Agora que você já sabe porque manter a saúde financeira de sua empresa em dia, comece agora mesmo a organizar suas finanças! Mas, antes disso, que tal aprender um pouco mais sobre o sistema de gestão empresarial e suas vantagens?

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Finanças para autônomo: descubra 4 motivos para fazer a gestão
Escrito em: 08/03/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...