Como montar uma empresa de Outdoors

Escrito em: 17/02/17
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma empresa de Outdoors

Empreendedorismo no setor de comunicação visual pode ser uma boa saída para driblar a crise econômica

O que faz este setor?

A tradução ao pé da letra de “Outdoor” significa “do lado de fora da porta”. Tanto nos países que falam em inglês como em alguns outros, outdoor costuma ser utilizado para designar qualquer publicidade ou propaganda que seja instalada em ambientes externos. A publicidade ao ar livre é bastante comum em qualquer lugar, mesmo em cidades grandes ou pequenas, e bastante popular em ruas e outros locais, por isso investir neste setor pode ser uma boa estratégia para passar pela crise econômica sem dificuldades. Em crescimento dentro do setor de publicidade e propaganda, os outdoors também podem ser chamados de mídia extensiva ou mídia ao ar livre.

No Brasil, no entanto, outdoor pode ter esse significado mais amplo, de definir mídia ao ar livre, mas também pode ser usado para designar os grandes painéis de propaganda, com grande visibilidade instalados à margem de vias públicas ou outros locais de grande circulação de pessoas. Mais precisamente as peças com medidas de 9 metros de comprimento por 3 de altura, com 16 ou 32 folhas de papel para formar uma grande imagem.

Desde 2010, o mercado de outdoors tem apresentado um crescimento considerável. No setor de mídias, é o tipo de propaganda que mais cresce no país. No entanto, é sempre importante realizar uma pesquisa de mercado no local onde deseja instalar a empresa. Mesmo com o crescimento, cada local pode apresentar ameaças e outras possibilidades de insucesso que podem frear esse empreendimento. Vale a pena ficar atento à concorrência do local.

É importante também ficar atento às leis do lugar em que a empresa será estabelecida. Algumas cidades, como é o exemplo de São Paulo, possuem políticas de limpeza urbana, com leis que impedem a instalações de outdoors e outras mídias em alguns lugares, com o intuito de inibir poluição visual.

Ebook Crescimento Empresarial

A empresa

A localização da pequena empresa de fabricação e instalação de outdoors não é muito importante, considerando que boa parte dos clientes é atendida em outros locais, mas existem outros aspectos relativos às instalações físicas da empresa que devem ser levadas em conta. Por exemplo, a facilidade de acesso por parte dos funcionários, a praticidade e a eficiência da sala de máquinas. É interessante também avaliar se o local da empresa facilita a instalação, remoção e reparo dos outdoors de responsabilidade da empresa.

A localização do produto em si, por sua vez, é fundamental. O local onde está o outdoor tem relação direta com o lucro que a empresa terá com a mídia. Recomenda-se a instalação em um local com grande movimentação de carros, ônibus e pessoas a pé. Quanto maior a circulação, maior o rendimento. Outdoors menos vistos também são procurados, no entanto, o preço pago por eles costuma ser menor. Note que para instalar um outdoor muito visto ou pouco visto, os custos do serviço são parecidos, portanto escolher a localização é realmente importante.

Outdoors podem ser instalados em áreas públicas ou privadas. Para ambas, normalmente exige-se autorização da prefeitura. Em locais de posse do município, normalmente os outdoors são instalados a partir de concorrência pública entre as empresas interessadas. Atenção: a legislação de uma cidade para outra é diferente. Consulte as leis de seu município. Para os terrenos privados, basta o contrato de locação entre o proprietário do terreno e a empresa.

Atenção aos aspectos burocráticos: para se abrir uma empresa, é necessário ir até a prefeitura e verificar se o terreno escolhido é adequado para este empreendimento, de acordo com o zoneamento urbano. Forneça ao órgão municipal de urbanismo o endereço correto do local.

Consulte se sua marca já é utilizada ou se existe algum empecilho com relação ao nome da empresa na junta comercial. Organize os documentos da empresa e dos sócios e faça o arquivamento do contrato social ou, em caso de dono único, a Declaração de Empresa Individual. Depois, vá atrás de conseguir o CNPJ junto à Receita Federal. Consiga também a Inscrição Estadual com a Receita Estadual e o Alvará de Licença com a Secretaria Municipal da Fazenda. Faça a matrícula no INSS e emita a Certidão de Uso do Solo junto à prefeitura. Não se esqueça de deixar em local visível ao cliente uma cópia do Código de Defesa do Consumidor.

Estrutura, produtos e pessoal

Uma pequena empresa de outdoors pode ser instalada em um território de 40 metros quadrados, em média. Divida a estrutura em uma pequena recepção, almoxarifado, sala administrativa, banheiro e copa. A parte mais importante do negócio é a construção dos outdoors. Os produtos são feitos de chapas galvanizadas fixados a suportes de madeira. As medidas seguintes são as mais comuns, mas existem outros métodos empregados no mercado. Fica a critério da empresa decidir sobre qual forma construir seus produtos.

Chapas número 26, caixilhos de madeira de 2,5 cm por 5 cm, vigas de 6 cm por 12 cm, caibros de 6 cm por 8 cm, sarrafos de 10 cm por 2,5 cm e também de 3 cm por 12 cm. Estes materiais são utilizados em outdoors com tabuletas menores, que se tornaram mais comuns nos últimos 20 anos pela necessidade de se baratear os materiais e compactar a estrutura, exigindo menos espaço do local. A área útil da tabuleta finalizada deve ser de 8,8 m por 2,8 m sem moldura, ou de 9 m por 3 m com moldura inclusa.

Nesse negócio, o número de funcionários depende de qual porte a empresa se propõe a conquistar. Para manter até 10 outdoors, quatro empregados são suficientes. Um secretário, um atendente comercial e dois “coladores'”, os responsáveis por fazer a manutenção das peças. Se a empresa crescer e prosperar, invista em maior treinamento para os funcionários e para mantê-los na empresa, diminuindo a rotatividade e criando vínculo entre empresa e profissional, o que costuma melhorar a qualidade do serviço.

Reserve também especial atenção ao software de gestão empresarial utilizado pela sua empresa. Ele deve contribuir no trabalho para ajudar a administrar com agilidade, eficiência e economia, um software como o eGestor. Totalmente online, não congestiona os computadores da empresa e mexe com todas as fases da gestão, desde o controle financeiro à emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Ebook manual de como abrir uma empresa
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.