fbpx

Como montar uma fábrica de sacos de lixo e sacolas plásticas

Os sacos de lixos e as sacolas plásticas são essenciais para a sociedade, que podem armazenar seus produtos de forma higiênica e com baixo custo, de forma mais segura. A população se rendeu a esses produtos por conta de seus benefícios, e para quem pretende montar seu próprio negócio, uma fábrica com esses tipos de materiais é uma boa oportunidade de crescimento profissional.

Muitas pessoas se interessam por este segmento, mas têm medo de encarar o desafio. Montar uma fábrica não é um bicho de sete cabeças, você só precisa de foco e dedicação. Veja alguns passos de como criar sua empresa e comece a ganhar dinheiro agora mesmo.

Fique por dentro

Antes de querer abrir sua fábrica, realize uma pesquisa de como funciona esse mercado, qual será o investimento inicial, em quanto tempo você poderá conseguir lucro, como os concorrentes trabalham, qual a matéria prima que será utilizada na produção, e se você estará disposto a enfrentar todas as dificuldades em um segmento tão competitivo.

Tenha em mente que você deve estar preparado para tudo, que o retorno do seu investimento pode demorar a acontecer. Por isso só entre no mercado se estiver realmente com vontade de crescer.

Fábrica de sacos de lixo e sacolas plásticas pode ser MEI?

Não, uma fábrica de sacos de lixo e sacolas plásticas com CNAE 2222-6/00 – Fabricação de embalagens de material plástico, não pode ser MEI.

Conheça seu público

Você precisará conquistar um público fiel. Mas já parou para pensar quem serão os seus compradores? O mercado de sacos de lixos e sacolas plásticas é muito abrangente. Os principais consumidores são os supermercados, lojas de departamentos, farmácias, empresas de materiais de limpeza, prefeitura, casas e condomínios.

Nesse ramo, o que não falta é comprador, mas como é só o começo de uma fábrica, é importante focar na qualidade, e não na quantidade. Produza materiais que atendam às necessidades dos clientes, e com um preço justo.

Localização

Você já escolheu um lugar onde funcionará a sua fábrica? Será alugado ou próprio? É bom que seja em um local que possa atender um estabelecimento dessa amplitude, com no mínimo um escritório e uma área para a produção de materiais.

Realize todos os processos burocráticos, fique atento a todas as documentações necessárias, para que nada saia errado. Você deve procurar a prefeitura de sua cidade, para verificar junto ao órgão se sua empresa pode funcionar naquele endereço.

Equipamentos

Para fazer a fabricação dos seus materiais, você precisará inicialmente de equipamentos como: uma sela, cortadora de alça, e bancadas para o corte. Com o aumento da produção, você poderá adquirir novas ferramentas.

Não se deixe empolgar, comece aos poucos, veja como será a demanda, depois, avalie se precisará de mais equipamentos.

Deixando a concorrência para trás

Por se tratar de um mercado tão competitivo, você deve investir em mecanismos para sair na frente dos seus concorrentes. Um dos diferenciais pode ser o eGestor, um software de gestão que irá cuidar da parte financeira de sua empresa, do seu caixa, estoque, notas fiscais e muito mais.

O sistema é ideal para quem está começando, e fácil de utilizar. Basta ter um celular com acesso à internet que você poderá usufruir das vantagens do gestor. Mostre que sua empresa está envolvida com a tecnologia e desponte!

Funcionários

Já sabe como será montada a sua equipe? Como a fábrica ainda está em construção, você irá precisar de poucas pessoas. Contrate alguém para operar a máquina, motorista para levar as encomendas, e também ajudante. Futuramente você poderá aumentar o seu quadro de funcionários, com profissionais da área de Recursos Humanos, Comunicação, Direito, mas tudo isso dependerá de quanto será seu lucro.

Hora da produção!

Finalmente chegou o tão aguardado momento: a produção. Depois de tanta burocracia, é hora de idealizar seu sonho! Essa etapa deve ser feita com bastante atenção, por isso a escolha da matéria-prima é fundamental para que o seu trabalho seja reconhecido.

Escolha os produtos adequados. Defina como serão os tamanhos das peças, seus tipos, e suas cores, essas opções devem ser realizadas de acordo com o tipo de público que irá trabalhar. Ex: Sacos de lixos brancos para hospitais, pretos para condomínios, coloridos para coletas de materiais recicláveis da prefeitura da sua cidade, sacolas plásticas de cores variadas para feiras, e brancas para supermercados, etc.

Ainda como diferencial, sua empresa pode trabalhar com a confecção das sacolas, por meio de estampas. Para isso, você deverá comprar um equipamento que faça esse procedimento. Além de produzir os sacos e as sacolas, você poderá também colocar desenhos, telefone para contato, ideal para clientes de redes de hipermercados e farmácias.

Na produção, você deverá tomar algumas medidas para que não ocorram erros. Um deles é jamais reciclar embalagens de qualquer produto químico, não fazer uso de materiais de catadores de lixo, eles podem comprometer a qualidade do seu produto, com mau cheiro e aspecto nada agradável para o consumidor.

Marketing

De nada adianta ter produtos de qualidade, se eles não são conhecidos pelos consumidores. Tão importante quanto produzir, é investir em marketing. Você pode contratar uma empresa terceirizada ou uma equipe para sua empresa, que fará com que seu negócio se popularize na boca do povo.

Defina como será feita a divulgação do seu negócio, se será pelas redes sociais, site, ou com outdoors, panfletos, etc. Enfim, pense no que for mais em conta para você. Como a sua fábrica ainda será nova no mercado, é imprescindível que você crie promoções que chamem a atenção dos consumidores. Venda seus produtos com um preço acessível, e o principal: mostre que tem qualidade e que você não é só mais um curioso na área.

Persista

Montar uma fábrica requer muita dedicação, não é mesmo? Não se desespere se o lucro não vir tão rápido como gostaria, apenas faça seu trabalho com amor, o sucesso virá no momento certo. O importante é não desistir dos seus sonhos.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma fábrica de sacos de lixo e sacolas plásticas
Escrito em: 24/02/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

4 Comentários

  1. Leandro

    Muito bom o artigo!

    Responder
    • Sacolas tnt personalizadas

      Parabéns pelo blog, muito explicativo

      Responder
  2. LOURDES

    Artigo bem esclarecedor e motivador!!

    Responder
  3. Wanderson

    Muito bom o artigo, inspirador com os videos ficou melhor ainda.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...