Como montar uma fábrica de sacos de lixo e sacolas plásticas

Os sacos de lixos e as sacolas plásticas são essenciais para a sociedade, que podem armazenar seus produtos de forma higiênica e com baixo custo, de forma mais segura. A população se rendeu a esses produtos por conta de seus benefícios, e para quem pretende montar seu próprio negócio, uma fábrica com esses tipos de materiais é uma boa oportunidade de crescimento profissional.

Muitas pessoas se interessam por este segmento, mas têm medo de encarar o desafio. Montar uma fábrica não é um bicho de sete cabeças, você só precisa de foco e dedicação. Veja alguns passos de como criar sua empresa e comece a ganhar dinheiro agora mesmo.

Fique por dentro

Antes de querer abrir sua fábrica, realize uma pesquisa de como funciona esse mercado, qual será o investimento inicial, em quanto tempo você poderá conseguir lucro, como os concorrentes trabalham, qual a matéria prima que será utilizada na produção, e se você estará disposto a enfrentar todas as dificuldades em um segmento tão competitivo.

Tenha em mente que você deve estar preparado para tudo, que o retorno do seu investimento pode demorar a acontecer. Por isso só entre no mercado se estiver realmente com vontade de crescer.

Conheça seu público

Você precisará conquistar um público fiel. Mas já parou para pensar quem serão os seus compradores? O mercado de sacos de lixos e sacolas plásticas é muito abrangente. Os principais consumidores são os supermercados, lojas de departamentos, farmácias, empresas de materiais de limpeza, prefeitura, casas e condomínios.

Nesse ramo, o que não falta é comprador, mas como é só o começo de uma fábrica, é importante focar na qualidade, e não na quantidade. Produza materiais que atendam às necessidades dos clientes, e com um preço justo.

Localização

Você já escolheu um lugar onde funcionará a sua fábrica? Será alugado ou próprio? É bom que seja em um local que possa atender um estabelecimento dessa amplitude, com no mínimo um escritório e uma área para a produção de materiais.

Realize todos os processos burocráticos, fique atento a todas as documentações necessárias, para que nada saia errado. Você deve procurar a prefeitura de sua cidade, para verificar junto ao órgão se sua empresa pode funcionar naquele endereço.

Equipamentos

Para fazer a fabricação dos seus materiais, você precisará inicialmente de equipamentos como: uma sela, cortadora de alça, e bancadas para o corte. Com o aumento da produção, você poderá adquirir novas ferramentas.

Não se deixe empolgar, comece aos poucos, veja como será a demanda, depois, avalie se precisará de mais equipamentos.

Ebook Crescimento Empresarial

Deixando a concorrência para trás

Por se tratar de um mercado tão competitivo, você deve investir em mecanismos para sair na frente dos seus concorrentes. Um dos diferenciais pode ser o eGestor, um software de gestão que irá cuidar da parte financeira de sua empresa, do seu caixa, estoque, notas fiscais e muito mais.

O sistema é ideal para quem está começando, e fácil de utilizar. Basta ter um celular com acesso à internet que você poderá usufruir das vantagens do gestor. Mostre que sua empresa está envolvida com a tecnologia e desponte!

Funcionários

Já sabe como será montada a sua equipe? Como a fábrica ainda está em construção, você irá precisar de poucas pessoas. Contrate alguém para operar a máquina, motorista para levar as encomendas, e também ajudante. Futuramente você poderá aumentar o seu quadro de funcionários, com profissionais da área de Recursos Humanos, Comunicação, Direito, mas tudo isso dependerá de quanto será seu lucro.

Hora da produção!

Finalmente chegou o tão aguardado momento: a produção. Depois de tanta burocracia, é hora de idealizar seu sonho! Essa etapa deve ser feita com bastante atenção, por isso a escolha da matéria-prima é fundamental para que o seu trabalho seja reconhecido.

Escolha os produtos adequados. Defina como serão os tamanhos das peças, seus tipos, e suas cores, essas opções devem ser realizadas de acordo com o tipo de público que irá trabalhar. Ex: Sacos de lixos brancos para hospitais, pretos para condomínios, coloridos para coletas de materiais recicláveis da prefeitura da sua cidade, sacolas plásticas de cores variadas para feiras, e brancas para supermercados, etc.

Ainda como diferencial, sua empresa pode trabalhar com a confecção das sacolas, por meio de estampas. Para isso, você deverá comprar um equipamento que faça esse procedimento. Além de produzir os sacos e as sacolas, você poderá também colocar desenhos, telefone para contato, ideal para clientes de redes de hipermercados e farmácias.

Na produção, você deverá tomar algumas medidas para que não ocorram erros. Um deles é jamais reciclar embalagens de qualquer produto químico, não fazer uso de materiais de catadores de lixo, eles podem comprometer a qualidade do seu produto, com mau cheiro e aspecto nada agradável para o consumidor.

Marketing

De nada adianta ter produtos de qualidade, se eles não são conhecidos pelos consumidores. Tão importante quanto produzir, é investir em marketing. Você pode contratar uma empresa terceirizada ou uma equipe para sua empresa, que fará com que seu negócio se popularize na boca do povo.

Defina como será feita a divulgação do seu negócio, se será pelas redes sociais, site, ou com outdoors, panfletos, etc. Enfim, pense no que for mais em conta para você. Como a sua fábrica ainda será nova no mercado, é imprescindível que você crie promoções que chamem a atenção dos consumidores. Venda seus produtos com um preço acessível, e o principal: mostre que tem qualidade e que você não é só mais um curioso na área.

Persista

Montar uma fábrica requer muita dedicação, não é mesmo? Não se desespere se o lucro não vir tão rápido como gostaria, apenas faça seu trabalho com amor, o sucesso virá no momento certo. O importante é não desistir dos seus sonhos.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br