construção civil

A abertura de uma loja de materiais para construção é uma boa alternativa de empreendimento, visto que segundo dados do SEBRAE, 81% das empresas deste segmento estão consolidadas no mercado há mais de 10 anos. O que significa que o índice de sucesso deste tipo de serviço é alto. Mas para isto, exige assim como em qualquer novo negócio, uma análise inicial, uma pesquisa sobre este setor do mercado, o valor a ser investido e qual o objetivo deste empreendimento, ou seja, qual o tamanho da empresa desejado pelo empreendedor.

Para que uma nova loja de materiais de construção possa obter sucesso é preciso que o empreendedor siga corretamente alguns passos essenciais, que podem evitar um fracasso e auxiliar para que esta loja obtenha bons resultados, podendo se tornar lucrativa e rentável, firmando-se no mercado diante de seus concorrentes.

Planejamento

Após o estudo inicial, análise de mercado e definição do valor a ser investido, é hora de planejar como tirar do papel a loja de materiais de construção. Este planejamento deve seguir algumas etapas importantes, que definirão o futuro desta loja, podendo levá-la ao sucesso caso as etapas sejam bem trabalhadas e colocadas em prática da melhor forma possível. O primeiro passo, e de grande importância, é a definição da localização desta loja. A localização é fundamental para o sucesso, pois um local de fácil acesso será um atrativo e uma grande facilidade aos clientes, podendo atraí-los mais facilmente, enquanto uma loja mal localizada poderia desestimular os clientes a visitá-la pela dificuldade de se chegar ao local.

Com a definição do local onde será instalada a loja de materiais de construção, pode-se dar o próximo passo, que é a definição do espaço físico, a estrutura da loja. Esta etapa exige grande atenção, pois definirá a forma como os clientes encontrarão a loja, uma estrutura bem montada e planejada irá proporcionar maior facilidade aos clientes, bem como auxiliar para um melhor atendimento, garantindo assim sua satisfação e cativando-os como público fiel desta loja. A seguir, depois de analisada como será disposta a estrutura da loja, pode ser realizada a disposição das mercadorias, a forma como serão expostas aos clientes. Uma melhor distribuição dos materiais poderá ser determinante para que os clientes encontrem o que desejam de maneira fácil e rápida, além de lhes proporcionar a chance de ver uma quantidade maior de produtos conforme estes sejam distribuídos pela loja.

O passo seguinte exige também grande atenção: a montagem da equipe que irá atuar na loja, atendendo aos clientes. Uma equipe bem formada será determinante para o sucesso da empresa, pois com profissionais aptos e preparados para o atendimento, que conheçam os produtos oferecidos pela loja, a satisfação dos clientes será ainda maior, enquanto uma equipe despreparada poderia afastá-los, prejudicando os resultados da loja. Desta maneira, não basta apenas contratar alguns bons profissionais para atuar na equipe, mas é preciso também que estes sejam mantidos sempre atualizados. É preciso realizar frequentemente cursos para mantê-los aptos ao atendimento e bem informados sobre os produtos oferecidos pela loja, de forma a garantir que possam orientar aos clientes da melhor forma possível.

Definidas as etapas iniciais de planejamento, mercadorias e composição da equipe de trabalho, é necessário que seja feita a divulgação da nova loja, pois como um empreendimento novo deverá atrair seus clientes a fim de formar sua clientela. No entanto, esta divulgação deve ser planejada e feita de forma com que atinja o público alvo, pessoas interessadas em materiais de construção, e não apenas realizada sem critérios, pois desta forma poderia não surtir efeito, fazendo com que a loja demore muito tempo mais para ser conhecida por seus possíveis clientes. Com a loja inaugurada e em funcionamento é possível investir em novos modos de divulgação, visando atrair um público cada vez maior. Assim como a equipe deve estar sempre atualizada, a publicidade não deve ser deixada de lado após o início das vendas, mas constantemente modificada.

Uma opção que gera bons resultados e não tem custos tão altos é a participação em feiras e eventos, seja como patrocinador ou com a exposição de produtos. Desta maneira, a marca desta loja de materiais de construção estará constantemente visada, atraindo um número cada vez maior de clientes e obtendo melhores resultados.

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Controle financeiro

Com a loja de materiais de construção em funcionamento, uma das tarefas mais difíceis de ser realizada é também uma das mais importantes para que este empreendimento possa obter sucesso: trata-se do controle financeiro da empresa. Embora seja uma função que exige grande empenho e costuma ser difícil de ser feita, o empreendedor pode contar com o auxílio de sistemas de gestão, como, por exemplo, o eGestor, que pode tornar esta etapa mais fácil de ser realizada e praticamente elimina as chances de erro, tornando possível visualizar rapidamente a situação financeira real da empresa.

Além disso, também se pode antecipar possíveis medidas corretivas quando necessárias antes que os números da loja sejam afetados, diminuindo os riscos de fracasso da empresa. Este controle financeiro, facilitado pelo uso dos softwares de gestão, possibilitará também que sejam visualizadas a lucratividade e rentabilidade da empresa. Isso mostra de maneira real os ganhos que a loja de materiais de construção teve em determinado período de tempo e qual o tempo de demora para retorno do que foi investido no empreendimento, sendo fundamental para que sejam traçadas novas estratégias para o futuro desta loja.

Seguindo estes passos, tanto antes quanto depois de inaugurada a loja de materiais de construção, realizando análises, planejamentos e estratégias, é possível montar um empreendimento altamente rentável, que futuramente pode se estabelecer em seu mercado e crescer, firmando-se entre as grandes marcas do setor. No entanto, assim como em algumas das etapas deste processo de colocar em prática este empreendimento, não deve haver acomodação após algum tempo de sucesso, pois neste mercado qualquer erro pode resultar em resultados negativos, devendo assim existir uma constante busca pela melhora dos resultados e crescimento da loja.

Portanto, é preciso levar em conta uma série de fatores para abrir uma loja de materiais de construção e para que seja rentável em um determinado prazo.Alguns aspectos como uma boa localização e uma criteriosa escolha de funcionários, que possuam um alto grau de conhecimento dos materiais e que se mantenham sempre atualizados, são fundamentais para o sucesso do empreendimento.

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Escrito por eGestor

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