fbpx

Como montar uma loja de materiais de construção em 8 passos

A abertura de uma loja de materiais de construção é uma boa alternativa de empreendimento, visto que segundo dados do SEBRAE, 81% das empresas deste segmento estão consolidadas no mercado há mais de 10 anos.

Isso significa que o índice de sucesso deste tipo de serviço é alto. Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), existem atualmente mais de 140 mil lojas varejistas de materiais de construção.

Mas para saber como montar uma loja de materiais de construção, é preciso – assim como em qualquer novo negócio – uma análise inicial, uma pesquisa sobre este setor do mercado, o valor a ser investido, qual o objetivo deste empreendimento, ou seja, qual o tamanho da empresa desejado pelo empreendedor e um planejamento, para ter controle.

Para que uma nova loja de materiais de construção possa obter sucesso, é preciso que o empreendedor siga alguns passos essenciais, que podem evitar um fracasso e auxiliar para que esta loja obtenha bons resultados, podendo se tornar lucrativa e rentável, firmando-se no mercado diante de seus concorrentes.

Avaliando o mercado

A análise de mercado é a pesquisa essencial no processo de como montar uma loja de materiais de construção. No caso de uma empresa de materiais de construção, faça um estudo aprofundado do seu público e identifique os pontos fortes e fracos das empresas concorrentes. De forma a criar um diferencial no mercado e se destacar diante da clientela.

Averigue seus fornecedores, procure ter confiança nas empresas que irão lhe vender os produtos. Conheça que você venderá, a qualidade deles e a demanda. Materiais de construção englobam muitos itens, portanto, tome um tempo para estudá-los.

Documentação necessária para montar sua loja de materiais de construção

Existem alguns processos burocráticos que envolvem a abertura de um novo negócio. Vamos a eles:

  • Registro na Secretaria da Fazenda (para obtenção do CNPJ);
  • Registro na junta comercial de sua cidade para realizar a inscrição estadual;
  • Registro na prefeitura municipal para a obtenção do alvará de abertura do negócio. Para que a loja possa ter o seu espaço físico devidamente instalado;
  • Enquadramento nas entidades sindicais;
  • Inscrição na caixa econômica federal para o devido recolhimento dos impostos INSS e FGTS;
  • Obtenção de alvará no corpo de bombeiros.

Se você possuir dúvidas a respeito de algum destes processos, contrate o serviço de um contador ou um administrador para lhe auxiliar.

Loja de materiais de construção pode ser MEI?

Sim, uma loja de materiais de construção com CNAE 4744-0/99 – Comércio varejista de materiais de construção em geral, pode ser MEI.

Investimento inicial

Todo novo empreendimento deve ter um valor que será investido. Para saber o valor que sua loja custará de início, é preciso levar em conta algumas coisas.

Se o espaço físico da loja será comprado ou alugado. Deve-se lembrar que quando comprado, toda reforma será um investimento. Ainda no espaço físico, há gastos mensais, como água, luz, telefone. 

O seu principal gasto no início será a compra de estoque, os produtos que você venderá. Seguindo nessa questão, seus produtos precisam estar à mostra em algum lugar, logo, precisam de expositores. 

Na compra do mobiliário, além dos expositores, seu caixa precisa de equipamentos. Sendo eles móveis, como cadeiras, mesas, mas também computadores, impressoras, calculadoras, telefone.

Onde posso montar minha loja?

Após o estudo inicial é hora de planejar como montar uma loja de materiais de construção.

Este planejamento deve seguir algumas etapas importantes que definirão o futuro desta loja. Isso a levará ao sucesso caso as etapas sejam bem trabalhadas e colocadas em prática da melhor forma possível.

O passo de grande importância, é a definição de local da loja. A localização é fundamental para o sucesso. Pois um local de fácil acesso será um atrativo e uma grande facilidade aos clientes, podendo atraí-los mais facilmente. Enquanto uma loja mal localizada poderia desestimular os clientes a visitá-la pela dificuldade de se chegar ao local. Ela também define a necessidade de segurança que sua loja precisa, o uso de alarmes e até câmeras de segurança.

O espaço dentro da loja deve ser levado em conta. Um ambiente espaçoso, bem arejado e iluminado faz uma boa diferença. Quanto mais ar e luz natural, melhor. 

Por conter produtos grandes ou que são comprados em grande quantidade, é preciso que sua loja conte com uma infraestrutura receptível. Se possível com estacionamento próprio e próximo, de preferência exclusivo.

Para se definir o local adequado para a instalação do espaço físico, é necessário prestar atenção em alguns fatores:

  • Definição do público que se pretende atingir, para estudar a região que melhor se aproxima deste público;
  • População dos arredores, de forma a escolher um local que tenha um alto fluxo de pessoas;
  • Existência de lojas concorrentes no local;
  • Condições do imóvel que será alugado ou adquirido em definitivo para a abertura do negócio;
  • Vias de acesso: É fundamental que a sua loja esteja situada em um local de fácil acesso.

Ainda, quem está começando pode começar o negócio de casa. Mas é importante estar atento para o espaço do estoque!

Dentro da sua loja de materiais de construção

Com a definição do local onde será instalada a sua loja de materiais de construção, pode-se dar o próximo passo. Que é a definição do espaço físico, a estrutura da loja.

Esta etapa de como montar uma loja de materiais de construção exige grande atenção. Uma estrutura planejada irá proporcionar maior facilidade aos clientes. Assim como auxiliar para um melhor atendimento, garantindo assim sua satisfação e cativando-os como público fiel desta loja.

A seguir, depois de analisada como será disposta a estrutura da loja, poderá ser realizada a disposição das mercadorias. Ou seja, a forma como serão expostas aos clientes.

Sua loja de materiais de construção poderá ofertar uma série de produtos a serem comercializados para os clientes. Como itens para reformas mais simples, materiais para construções complexas, ferramentas, tintas e materiais para decoração, material elétrico, dentre outros. 

Uma melhor distribuição dos materiais poderá ser determinante para que os clientes encontrem o que desejam de maneira fácil e rápida. Além de lhes proporcionar a chance de ver uma quantidade maior de produtos, conforme estes sejam distribuídos pela loja. O ideal é manter produtos parecidos mais próximos, assim como manter perto artigos que normalmente são vendidos juntos.

Alguns produtos são essenciais para qualquer loja de material de construção:

  • Aberturas
  • Acessórios
  • Ar e Ventilação
  • Argamassa
  • Banheiro
  • Colas, silicones e vedantes
  • Decoração
  • Impermeabilizantes
  • Escadas
  • Ferragem
  • Forro PVC
  • Lazer/Jardim
  • Louças
  • Madeira
  • Material de Pintura
  • Material Elétrico
  • Material Hidráulico
  • Metais
  • Rejunte
  • Revestimento
  • Tanques

Como montar meu time de vendas

O passo seguinte exige também grande atenção: a montagem da equipe que irá atuar na loja atendendo aos clientes. Uma equipe bem formada será determinante para o sucesso da empresa, pois com profissionais aptos e preparados para o atendimento, que conheçam os produtos oferecidos pela loja, a satisfação dos clientes será ainda maior, enquanto uma equipe despreparada poderia afastá-los, prejudicando os resultados da loja.

Desta maneira, não basta apenas contratar alguns bons profissionais para atuar na equipe, mas é preciso também que eles se atualizem constantemente. Faça com que seus funcionários realizem cursos e tenham um bom treinamento.

A realização frequente de cursos para mantê-los aptos ao atendimento e bem informados sobre os produtos oferecidos pela loja, é um meio de garantir que eles possam orientar os clientes da melhor forma possível.

Marketing

Definidas as etapas iniciais de planejamento, mercadorias e composição da equipe de trabalho, é necessário que seja feita a divulgação da nova loja, pois como um empreendimento novo deverá atrair seus clientes a fim de formar sua clientela.

No entanto, esta divulgação deve ser planejada e feita de forma que atinja o público alvo: pessoas interessadas em materiais de construção. Não apenas realizada sem critérios, pois desta forma poderia não surtir efeito, fazendo com que a loja demore para ser conhecida por seus possíveis clientes.

Com a loja inaugurada e em funcionamento é possível investir em novos modos de divulgação, visando atrair um público cada vez maior.

Assim como a equipe deve estar sempre atualizada, a publicidade não deve ser deixada de lado após o início das vendas.

Uma opção que gera bons resultados é a participação em feiras e eventos, seja como patrocinador ou com a exposição de produtos.

A forma de gerar boa visualização da sua loja e consolidar a marca é através de redes sociais. A constante atualização faz com que as pessoas que curtem sua página ou te seguem, vejam o conteúdo publicado e quando precisarem de uma loja de materiais de construção, lembrem da sua.

Desta maneira, a marca da loja de materiais de construção estará constantemente visada, atraindo um número cada vez maior de clientes e obtendo melhores resultados.

O nome escolhido para sua loja deve ser bem pensado. Quando ainda se está decidindo como montar uma loja de materiais de construção, o nome deve ser algo bem pensado. Afinal, é assim que sua loja será lembrada.

Controle financeiro de como montar uma loja de materiais de construção

Com a loja de materiais de construção em funcionamento, uma das tarefas mais difíceis de ser realizada é também uma das mais importantes para que este empreendimento possa obter sucesso: trata-se do controle financeiro da empresa.

Seguindo estes passos, realizando análises, planejamentos e estratégias, é possível montar um empreendimento altamente rentável, que futuramente pode se estabelecer em seu mercado e crescer, firmando-se entre as grandes marcas do setor.

No entanto, assim como em algumas das etapas deste processo de colocar em prática este empreendimento, não deve haver acomodação após algum tempo de sucesso, pois algum erro pode resultar em resultado desfavorável, devendo assim existir uma constante busca pela melhora dos resultados e crescimento da loja. Esse controle pode ser feito através de um sistema de gestão ou com planilhas para loja de material de construção.

Portanto, é preciso levar em conta uma série de fatores para como montar uma loja de materiais de construção e para que seja rentável em um determinado prazo.

Alguns aspectos como uma boa localização e uma criteriosa escolha de funcionários, planejamento financeiro e conhecimento do ramo são fundamentais para o sucesso do empreendimento.

eGestor

Embora o controle da um negócio seja uma função que exige grande empenho e costuma ser difícil de fazer, o empreendedor pode contar com o auxílio de sistemas de gestão, como, por exemplo, o eGestor, que pode tornar esta etapa mais fácil de ser realizada e praticamente elimina as chances de erro, tornando possível visualizar rapidamente a situação financeira real da empresa.

Além disso, também se pode antecipar possíveis medidas corretivas quando necessárias antes que os números da loja sejam afetados, diminuindo os riscos de fracasso da empresa.

Este controle financeiro, facilitado pelo uso dos softwares de gestão, possibilitará também que sejam visualizadas a lucratividade e rentabilidade da empresa. Isso mostra de maneira real os ganhos que a loja de materiais de construção teve em determinado período de tempo. Também, qual o tempo para retorno do investimento no empreendimento. Esses dados são fundamentais para que sejam traçadas novas estratégias para o futuro desta loja.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma loja de materiais de construção em 8 passos
Escrito em: 18/09/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

10 Comentários

  1. Josilene

    Muito bom a dica de como abri uma loja de material de construção ,parabéns pra a equipe que elaboro detalhada-mente esses 8 passos , posso chamar 8 passos para o sucesso.???

    Responder
  2. PEDRO DA SILVA LIMA

    muito obrigado

    Responder
  3. jair bezerra

    estou muito grato pela informacão preciso aprende mais

    Responder
    • Jailson

      Apartir de quantos metros quadrados posso montar a loja?

      Responder
  4. samuel nogueira de carvalho

    Muito esclarecedor as dicas e sugestões de como montar uma loja de material de construção, inclusive o sistema de gestão online. MUITO BOM E ESCLARECEDOR GOSTEI MUITO, obrigado.

    Responder
    • Alexandre Rogério Alves

      Me ajudou bastante. Obrigado

      Responder
  5. Luis antonio Lima vieira

    Tenho terreno . Ótimo local,mais preciso mesmo e de muita ORIENTAÇÃO. E TENHO QUE PEDIR EMPRESTIMO.

    Responder
  6. JORDANIO OLIVEIRA

    Ótimas orientações, estou estudando a possibilidade de abrir meu próprio negócio, então buscar conhecimentos é fundamental. Obrigado pela atenção.

    Responder
  7. Luciano Rezende Lopes

    Excelência espetacular estava mesmo precisando de orientação sobre abertura de loja estoque. Me despertou e está me ajudando a planejar melhor

    Responder
  8. Marcio Eudes Pereira

    Bom dia,gostaria de colocar uma loja de material de construcao e estou com dificuldade de escolher a localizacao.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...