fbpx

Planilhas para loja de ferragens

Pensando em montar uma loja de ferragens? Esse tipo de negócio continua em crescimento, pois faz parte dos materiais muito consumidos pela construção civil, outro ramo que quase não sente os impactos das mudanças econômicas. Talvez você já tenha trabalhado como funcionário de uma loja do tipo e acredite que é algo muito simples de fazer, mas saiba que gerir um negócio é bem diferente de vender os produtos. Assim, a seguir, você confere um passo a passo importante e conhece também uma lista de planilhas que vão ser fundamentais em todo o seu processo de gestão.

Como montar uma loja de ferragens

Os produtos que você vai vender em uma loja de ferragens são pregos, parafusos, maçanetas, puxadores, armadores, arames e similares.

Ainda, é possível investir em materiais de vidro ou, até mesmo, plástico, para oferecer um catálogo mais abrangente para o seu cliente.

Estudo de mercado

Sabendo o que você vai vender, é hora de saber como está o mercado para esse tipo de estabelecimento. Procure identificar o que é mais vendido, mais procurado, o que ainda não é facilmente encontrado e tente encontrar o seu diferencial.

Formalização

A formalização pode ser um pouco burocrática, mas é necessária. Afinal, para manter suas relações comerciais com empresas e clientes é obrigatório emitir nota fiscal e trabalhar de forma legalizada, com as permissões da prefeitura e demais órgãos reguladores.

Público-alvo

Aqui é feito o estudo de quem vai comprar o seu produto. Você pode escolher vender tanto para o consumidor final quanto para o revendedor, que são as lojas de material de construção, por exemplo. É importante saber onde o seu público está e como alcançá-lo.

Localização

A localização é parte essencial de um negócio. Você pode escolher entre instalar a sua loja de ferragens em um lugar com carência desse tipo de produto ou, ainda, pode ficar perto de quem já vende e usar preços mais competitivos. 

Portanto, escolha um local amplo, com espaço para estacionamento e um bom estoque, para que possa manter todo o material que você vai vender e que garanta a circulação dos clientes. 

Infraestrutura

Dependendo do tamanho da sua loja de ferragens, você pode montar em um pequeno ambiente ou adotar um galpão, mais conveniente para peças grandes. Dessa forma, a estrutura não é muito exigente. Mas, você deve focar:

  • Balcão para atendimento
  • Caixa para pagamentos
  • Espaço de exposição e circulação de pessoas
  • Prateleiras para exibir e organizar os produtos
  • Aparelhos para a parte administrativa: impressora, computador, telefone
  • Estoque para armazenar os produtos
  • Banheiro e, se possível, copa para você e os funcionários.

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios é o primeiro documento da sua loja. É por meio dele que você vai esmiuçar os seus planos, seus desejos, conhecer a realidade de como é empreender e ter uma visão mais profissional do seu projeto. O que pontuar no plano de negócios:

  • Objetivo
  • Valor investido
  • Despesas
  • Produtos que serão vendidos e respectivos preços
  • Equipe de trabalho e pagamento da mesma
  • Fornecedores
  • Métodos de pagamento
  • Localização do imóvel, etc.

Entenda: o que é um plano de negócio?

Como fazer a gestão para a sua loja de ferragens com planilhas

As planilhas fazem parte do conjunto de medidas que você vai desempenhar para planejar e manter a sua loja funcionando corretamente, sem sustos e com as finanças equilibradas. Portanto, saiba como funciona cada uma delas.

Planilha de controle de estoque

A planilha de controle de estoque traz diversas vantagens para o seu negócio. Ela organiza e controla as entradas e saídas do estoque, isso, faz com que você não se perca. Assim, não há reposição de material que já se encontra em estoque ou falta de um material que há procura.

Planilha de controle financeiro

Organizar as finanças da empresa é um dos pontos mais importantes, mas também é um dos mais esquecidos. Faça diferente. Use esta planilha para deixar a sua loja sempre organizada e suas contas equilibradas.

Planilha de fluxo de caixa

Ainda falando em equilíbrio financeiro, temos uma planilha que controla as despesas e as receitas da sua loja. O esperado é que o seu fluxo de caixa seja positivo, com mais entradas do que saídas. Com essa planilha, você alcança esse resultado com mais precisão.

Planilha de vendas

É uma planilha usada para controlar as vendas e verificar se realmente tudo está fluindo como o esperado.

Planilha de cadastro de produtos

Uma loja de ferragens possui muitas peças, de tamanhos e funções variadas. Pode parecer um pouco trabalhoso inserir todas elas em uma planilha de cadastro de produtos, mas pense que é um esforço definitivo que deverá apenas ser atualizado de vez em quando.

Sem contar que é de grande ajuda ter um catálogo virtual com todos os seus produtos, características e funções, pronto para ser utilizado quando preciso.

Planilha de cadastro de clientes

Mantenha todos os dados dos seus clientes guardados nesta planilha de cadastro de clientes. Faça isso com empresas ou pessoas físicas e anote seus respectivos endereços, telefones, e-mails, endereço, data de nascimento e preferências de compra. 

Depois, pense em uma estratégia para usar isso a seu favor.

Planilha de curva ABC

A curva ABC foi criada com o intuito de identificar aqueles produtos que mais se destacam em uma loja ou comércio. Nesse caso, fazer a curva ABC no Excel com a planilha que preparamos ajuda você a saber qual é o produto que mais vende e, desta forma, estimular a sua venda por meio de promoções, melhor exposição no salão, etc.

Planilha de custo médio

Olhando para o seu estoque depois de um tempo, será que você saberia dizer quanto vale tudo que tem ali? Com esta planilha você obtém essa informação rapidamente.

Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

A Planilha de DRE que tem o objetivo de mostrar como está sendo o trabalho do gestor. Faz uma demonstração das estratégias adotadas e seus respectivos resultados, alertando para as alterações necessárias.

Planilha de folha de pagamento

Onde guardar as informações referentes aos salários dos funcionários, suas horas extras, seus bônus, férias e décimo terceiro? Para evitar confusões e erros de cálculo, adote a planilha de folha de pagamento.

Planilha de orçamento empresarial

Planilha voltada para auxiliar o gestor a montar o orçamento mensal, semestral e anual da loja. Com ela, é mais fácil fazer as projeções de cálculos, despesas e investimentos.

Planilha de ponto de equilíbrio

O momento esperado por todo empreendedor é aquele em que a loja deixa de cobrir o investimento realizado e passa a gerar lucro, de fato. A planilha de ponto de equilibrio em questão identifica este momento e facilita a tomada de decisão a partir de então.

Planilha de cálculo do preço de venda

Quem tem dificuldade para precificar o seu produto vai encontrar nesta planilha um jeito certo de fazer isso, sem cometer abusos e garantindo o retorno financeiro que precisa.

Planilha 5W2H

Ainda está com dificuldades para tirar o seu projeto do papel? Adote a planilha 5w2h, responda às perguntas com clareza e honestidade e ganhe mais segurança para executar todos os passos.

Considerações finais

Montar uma loja de ferragens exige planejamento e organização, assim como qualquer negócio. Portanto, não descuide da parte burocrática e administrativa para não correr o risco de fechar as portas antes dos primeiros anos de vida da sua empresa. Então, conte com as planilhas para loja de ferragens para lhe orientar nesse processo.

Ferramenta online de gestão empresarial - planilha para loja de ferragens
Início 9 Empreendedorismo 9 Planilhas para loja de ferragens
Escrito em: 17/08/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...