fbpx

Planilhas para loja de material de construção

Pensando em montar sua loja de material de construção? Esta é uma ótima oportunidade de ter o seu próprio negócio. Depósitos de construção estão sempre recebendo clientes que desejam construir ou reformar seus imóveis. Assim, a construção civil também é um nicho de mercado que nunca para, mesmo com as variações da economia. Se você tem afinidade com o ramo, mas não sabe ao certo como começar, nós podemos ajudar com dicas de planilhas para loja de material de construção. 

Como montar uma loja de material de construção

O que vender? Será que no meu bairro tem público? Onde instalar a minha loja? São perguntas simples e, ao mesmo tempo, fundamentais.

Estudo de mercado

Antes de tudo, analise como está o mercado da sua região. É importante verificar a variação dos preços, os produtos mais vendidos, o trabalho realizado pela concorrência, as tendências de consumo etc. Por isso, ter esse cuidado é a melhor maneira para você não começar no escuro.

Formalização

Depois que souber por onde começar, o próximo passo é a formalização do seu negócio. É nesse momento que o seu sonho se torna uma empresa de verdade. O ideal é abrir uma Microempresa (ME), uma vez que ele permite um faturamento maior e contratação de vários funcionários.

Ou, ainda, é possível abrir uma empresa como MEI. O microempreendedor individual é um tipo de empresa de um sócio apenas, cujo faturamento deve ser de, no máximo, R$ 81 mil anuais e que possui seus próprios benefícios.

Público-alvo

Defina e deixe bem claro quem é o seu cliente, para quem você quer vender. O consumidor final é a alternativa mais comum, mas também há a opção de vender para empresas, em quantidades maiores, por exemplo.

Localização

Este é um ponto muito importante e depende diretamente do que você vai vender. Assim, caso você foque na venda de materiais pequenos, pode optar por um espaço de tamanho médio. 

Mas, se for vender areia, tijolo ou brita, por exemplo, vai precisar de um galpão para armazenar esses materiais ou fazer parceria com alguma empresa que comercializa esses produtos.

Portanto, escolha um lugar acessível, amplo, com estacionamento e que fique perto do seu público consumidor.

Infraestrutura

A estrutura de uma loja de material de construção é básica, pois o foco deve ser nos produtos. Veja o que não pode faltar:

  • Prateleiras para a exposição de produtos;
  • Balcão;
  • Escritório;
  • Banheiro e copa;
  • Estoque com variedade de itens;
  • Itens operacionais básicos: telefone, impressora, máquina de cartão de crédito, computador etc.
  • Capriche na iluminação, na limpeza e no espaço para a circulação do cliente;
  • Mantenha a frente organizada, com exposição de produtos promocionais e itens que atraiam a atenção do seu público.
  • Tenha vendedores bem informados, proativos, com foco na satisfação do seu cliente.

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios é a descrição do seu projeto. É um documento essencial para a gestão da sua empresa porque oferece uma visão mais completa de tudo. Veja o que deve constar:

  • O seu objetivo;
  • Valor do investimento;
  • Retorno financeiro esperado;
  • Quais produtos serão vendidos e qual será sua margem de lucro;
  • Público-alvo;
  • Quais serão seus fornecedores;
  • Tipos de venda;
  • Logística de entrega de produtos;
  • Contratação de pessoal;
  • Localização e funcionamento da loja;
  • Estratégias de divulgação do espaço;
  • Trabalho executado pela concorrência.

Como fazer a gestão para loja de material de construção com planilhas

Agora, vamos para a parte de planejamento, organização e gestão. Você sabe que é possível fazer a gestão com a ajuda das planilhas para loja de material de construção? Então, por isso, listamos a seguir as mais importantes para a sua empresa. 

Planilha de controle de estoque

Um estoque bem organizado e que esteja sob total domínio do gestor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, estoque desorganizado é sinônimo de dinheiro parado. 

Então, mantenha o seu estoque e o seu dinheiro girando sabendo exatamente tudo que tem ali com esta tabela de controle de estoque.

A planilha de controle de estoque traz todos os dados que você precisa saber sobre seu financeiro, basta inserir os seus dados. Ainda, ela mostra dados como estoque minimo e se houve lucro ou prejuízo.

Planilha de controle financeiro

Utilizada para a classificação de gastos fixos e variáveis, anotações de despesas e receitas, realização de investimentos, aplicações e muito mais. Assim, a planilha de controle financeiro funciona como um verdadeiro guia financeiro de toda a sua empresa.

Nela estarão todos os dados financeiros do seu negócio, como, por exemplo, os pagamentos a serem feitos e qual a origem e destino deles.

Planilha de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o sistema de entrada e saída de dinheiro. Assim, ele deve estar com saldo positivo. Ou seja, com mais entradas do que saídas. Mas, como saber se o fluxo de caixa está negativo ou positivo?

É utilizando uma planilha de fluxo de caixa que sabemos valores que entrarão ou sairão do seu caixa e qual o caixa. Também, é possível definir se será feito o fluxo de caixa será calculado como projetado ou descontado.

Planilha de vendas

Uma das planilhas mais importantes para o crescimento da sua loja é a planilha de vendas. Afinal, é através desta ferramenta que você vai saber o número de transações realizadas, tipos de produtos vendidos, condições de vendas e muito mais. Em seguida, basta reforçar os pontos fortes e corrigir os fracos.

Baixe agora o nosso modelo de planilha de vendas!

Ao fazer a curva ABC no Excel você descobre quais são os seus produtos mais valiosos e assim pode dar mais destaque a eles.

Confira também a planilha de comissão de vendas que preparamos para complementar a gestão das vendas no seu negócio!

Planilha de cadastro de produtos

Como você pretende organizar todos os itens da sua loja de material de construção? Esqueça o caderninho e as planilhas comuns. 

Use a planilha de produtos específica para cadastro de produtos e mantenha tudo em ordem, com acesso rápido e fácil a todos que precisam saber destas informações.

Planilha de cadastro de clientes

A planilha de cadastro de clientes é essencial para anotar todos os dados relevantes dos seus clientes. Entre eles, endereço, telefone, email, compra realizada, etc. Assim, ao longo do tempo, você verá a importância deste banco de dados para criar ações de divulgação da sua loja.

Planilha de curva ABC

Toda empresa tem aquele produto que vale menos e outro cujo lucro supera a grande maioria dos itens. Normalmente você está errado sobre qual é qual.

Com uma planilha de Curva ABC você descobre quais são os seus produtos mais valiosos e assim pode dar mais destaque a eles.

Planilha de custo médio

Essa planilha é dedicada a descobrir o custo médio do seu estoque. É com ela que se descobre o valor que você tem em estoque. Isso é importante porque assim você consegue saber quanto de ativo você tem parado. Assim, é possível analisar se pode ser feita alguma campanha de venda ou se você está como planejava.

Ainda, é importante para mensurar o quanto foi já foi investido.

Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Será que os seus esforços estão valendo a pena? É possível saber se está sendo um bom gestor com a planilha que mostra os resultados das suas ações.

Baixe agora mesmo a planilha de DRE grátis e tenha sob controle os seus resultados!

Planilha de folha de pagamento

Realizar o pagamento de salário, férias, extras e comissões dos seus funcionários pode ser bastante desafiador se você não tiver uma ferramenta de controle, como a planilha de pagamento.

Planilha de orçamento empresarial

Planilha essencial para manter equilibrado todo o orçamento da empresa. Se a gestão financeira for o seu maior medo, mantenha o foco nas planilhas de finanças.

Planilha de ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio da sua empresa é quando o faturamento dela já supriu o investimento. É a partir deste ponto que o lucro começa a surgir. 

Baixe grátis a planilha de ponto de equilíbrio completa que preparamos!

Planilha de cálculo do preço de venda

Se você não tem ideia do quanto cobrar por cada produto, não sabe quando é possível dar desconto, use esta planilha de preços para definir o preço de cada item do seu depósito.

Planilha 5W2H

5w2h é uma sigla para 7 perguntas essenciais feitas a você, por você mesmo, com o objetivo de destrinchar o seu negócio. Serve para tirar do papel projetos profissionais e pessoais também.

Considerações finais

Agora você já sabe que montar uma loja de material de construção é desafiador, mas é totalmente possível. Especialmente, se você começar a fazer uma boa gestão do negócio muito antes de abrir as portas, anotando todas as dicas listadas aqui. Além disso, as planilhas vão ajudar você a dar os próximos passos com mais segurança, aumentando muito as suas chances de desenvolver um negócio de sucesso.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - loja de material de construção
Início 9 Empreendedorismo 9 Planilhas para loja de material de construção
Escrito em: 03/08/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...