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Loja de cosméticos: Veja como montar uma com 11 dicas essenciais

Escrito em: 04/05/21

O mercado dos cosméticos é um dos que mais cresce nos dias de hoje. A cada dia mais pessoas passam a dar atenção especial à sua aparência. E, no mesmo ritmo, surgem produtos de beleza para suprir essa necessidade cada vez maior.

Dessa forma, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, vale a pena levar em consideração uma loja de cosméticos que, se for planejada adequadamente, pode trazer um bom retorno financeiro para você.

Se você pensa que uma loja de cosméticos se limita exclusivamente ao público feminino (que já é grande), você está muito enganado! Afinal, cada vez mais os homens, preocupados com a beleza, procuram lojas de cosméticos para comprar o necessário para se manter sempre com uma boa aparência.

Além disso, a sua loja poderá servir também para profissionais da área da beleza, como cabeleireiros, manicures e esteticistas que procurarão a sua loja para comprar os materiais necessários para os seus serviços.

Inserido no nicho de higiene e produtos especiais, o mercado de cosméticos representa atualmente mais de 2% de todo o PIB brasileiro. Em valores, esse número equivale a um faturamento de mais de R$ 100 bilhões de reais. Os cosméticos são produtos voltados para os mais variados aspectos da beleza, especialmente para a conservação da pele e cabelos de uma forma geral.

Entre os produtos cosméticos, os perfumes são certamente os que mais movimentam a economia no país. Apenas no ano de 2016, geraram cerca de R$ 5,7 bilhões.

Como montar uma loja de cosméticos

Se você se interessou e tem vontade de abrir a sua loja de cosméticos, veja quais são os 11 passos mais importantes para que você não tenha nenhuma dor de cabeça e possa desfrutar do seu comércio de maneira satisfatória.

1. Localização da loja de cosméticos

É claro que para abrir uma loja, você precisa de um espaço físico, não é mesmo? Assim, para escolher o local onde você vai montar a sua loja de cosméticos, você precisa levar em consideração dois principais fatores: a localização e o custo.

Se você tiver condições de comprar o seu ponto comercial e possuir um espaço próprio, essa é a melhor opção, pois assim você não terá que se preocupar em pagar aluguel todos os meses.

No entanto, se você ainda não pode comprar o seu estabelecimento, pode optar por alugar um para abrir a sua loja. E é aí que vem a segunda parte importante desse processo: onde alugar?

O ideal é que você procure por um lugar bem próximo ao grande centro, ou seja, onde estejam concentradas a maior parte das lojas da sua cidade, pois assim o movimento perto da sua loja é maior e consequentemente, haverá maiores chances de vender.

Porém, se você deseja alugar, vai perceber que o valor desses pontos “bem localizados” são bem mais caros e por isso, você precisa fazer um bom planejamento e pensar bem se dará conta de pagar o aluguel todo mês. Em média, você pagará um valor em torno de R$ 2.000,00 para se manter em um espaço alugado para a sua loja de cosméticos.

Uma boa dica é pesquisar bastante, até encontrar o local ideal, onde você consiga ter uma boa localização, mas que também tenha um preço acessível. Outra opção é abrir uma das franquias de lojas de cosméticos já renomadas no mercado, como a Natura ou o Boticário, por exemplo.

2. Registro

Para abrir um estabelecimento comercial você precisa registrar a sua loja junto à prefeitura da sua cidade, legalizando a sua marca.

Para isso, vale muito à pena contratar um contador de qualidade, pois é ele que realizará todo esse trâmite legal diante da prefeitura com a obtenção de alvarás de funcionamento, registro na Junta Comercial, legalização do nome jurídico e o nome fantasia da sua empresa na Receita Federal.

O contador também irá auxiliar em relação a todos os encargos tributários os quais você terá que arcar. Ainda, irá auxiliar a escolher o melhor regime de tributação para a sua loja de cosméticos.

Muita gente procura evitar esses procedimentos, só que isso poderá trazer sérias consequências para você no futuro, então, respeite todas as leis e faça tudo da forma correta para evitar dores de cabeça maiores daqui alguns anos.

Para identificar a melhor opção para o seu negócio, o recomendável é contratar o serviço de uma empresa que preste consultoria empresarial, que vai elaborar um plano de negócios e a partir dele realizar uma análise de mercado, financeira e operacional, de forma a lhe direcionar a opção mais viável e principalmente, mais rentável para a sua empresa.

No plano de negócio serão estudados fatores, como:

  • Público alvo;
  • Ponto comercial e circulação de pessoas;
  • Investimento de abertura do negócio e custos operacionais;
  • Empresas concorrentes na região;
  • Hábitos, interesses e poder aquisitivo dos consumidores;

Quanto mais estruturado e completo for o plano de negócios, menor as chances de o seu empreendimento dar errado.

Guia de Impostos e Tributos - loja de cosméticos

3. Estrutura física de uma loja de cosméticos

Depois que todo esse trâmite legal já tiver sido aprovado e você tenha o seu nome jurídico reconhecido na sua empresa, está na hora de montar, de fato, a sua loja. Agora que você já tem o lugar definido, pode comprar os móveis necessários de acordo com o tamanho do seu estabelecimento. Para uma loja de cosméticos, o que você vai precisar? Basicamente:

  • um caixa;
  • prateleiras;
  • uma vitrine;
  • um computador;
  • espelhos;
  • impressora de nota fiscal;
  • cadeiras/poltronas;

O tamanho de uma loja de cosméticos deve ficar em torno de 35 e 55 metros quadrados para a montagem desta estrutura.

Você pode comprar os seus móveis prontos caso a vontade seja economizar. Ou, caso preferir, pode encomendar os móveis sob medida para compor a sua loja.

É claro que os móveis sob medida são um pouco mais caros, mas, por serem planejados para o seu ambiente, você conseguirá posicioná-los como desejar e conseguirá aproveitar muito mais o seu espaço disponível. Todos estes móveis e equipamentos devem custar em torno de R$ 12.000,00 e R$ 15.000,00;

A vitrine de vidro é para ser colocada na frente da loja, para você expor alguns produtos que possam chamar a atenção de quem está passando na rua.

Procure comprar todos os móveis no mesmo estilo, ou ainda, na mesma cor, pois assim a sua loja parecerá mais organizada.

4. Iluminação

 Um ponto muito importante que geralmente é esquecido é a iluminação da sua loja. Como se trata de uma loja de cosméticos, ter um ambiente bem claro é fundamental para que os clientes possam encontrar os produtos e ler os rótulos das embalagens com mais facilidade.

A melhor opção de lâmpadas para a sua loja são as fluorescentes brancas. As lâmpadas de LED também são uma ótima alternativa e são extremamente econômicas, porém o seu custo é bem maior. Fica a seu critério escolher qual delas é melhor para a sua loja, pois o importante é ter um espaço bem iluminado, independente de qual lâmpada se utiliza.

5. Produtos

Agora, com a sua loja montada, a iluminação e os móveis prontos, está na hora de comprar os produtos que irão preencher suas prateleiras, não é mesmo? Uma das grandes vantagens das lojas de cosméticos é que elas possuem uma variedade de produtos, o que faz com que a sua loja se torne automaticamente atrativa.

Assim, uma loja de cosméticos é composta pelos seguintes produtos:

  • Cabelos – shampoos, condicionadores, cremes de hidratação, óleos, tinturas e reparadores de pontas.
  • Unhas – esmaltes, alicates, removedores de esmalte, hastes flexíveis, palitos, algodão, lixas e polidores.
  • Corpo – cremes hidratantes, sabonetes líquidos e em barra, esfoliantes, cremes depilatórios, cremes de massagem e ceras para depilação.
  • Maquiagem – bases, pó compacto, corretivos, rímel, sombras, delineador, batom, demaquilante e lápis.
  • Banho e higiene – sabonetes, sais de banho e desodorantes;

Esses produtos citados acima são os mais básicos, isto é, que não podem faltar de jeito nenhum em sua loja. É claro que existem outros tantos, que cabe a você decidir se vale a pena oferecer ou não. Os custos para a aquisição destes produtos, que são os mais essenciais para uma loja de cosméticos, estão avaliados entre R$ 18.000,00 e R$ 30.000,00.

Somados os valores necessários para a montagem da estrutura física com o investimento necessário para a aquisição do estoque inicial, o investimento total para a montagem de sua loja de cosméticos, portanto, ficará entre R$ 55.000,00 e R$ 70.000,00.

6. Escolha dos fornecedores

Agora que você já sabe quais são os produtos que necessariamente precisam estar nas suas prateleiras, está na hora de ir às compras. Assim como tudo, é importante que você faça uma pesquisa entre os fornecedores desses produtos, veja quais são as marcas que eles oferecem, os descontos e demais vantagens.

Não se esqueça de procurar pelas marcas mais conhecidas, como Azzaro, Carolina Herrera, Animale, Dolce & Gabbana, e Ferrari por exemplo, pois de uma forma geral elas são as primeiras a serem vendidas.

No entanto, vale a pena também comprar outras marcas, pois sempre tem aquele cliente que busca por algo novo e está disposto a experimentar. Ter variedade de marcas é um ponto positivo.

Alguns passos são totalmente recomendáveis para a escolha dos melhores fornecedores para a sua loja de cosméticos. Assim, a primeira dica é listar um número de 20 fornecedores que você conheça. Feito isto, selecione os 9 melhores que você avaliou em termos de preços, atendimento e agilidade de entrega.

Entre em contato com cada um destes 9 fornecedores e então procure explorar o máximo de vantagens de cada um deles e a partir de então, selecione 3 ou 4 fornecedores que você entende que possam atender melhor às suas necessidades. Realizando esta seleção de fornecedores de uma forma criteriosa, a chance de errar na escolha é muito reduzida.

7. Montagem de estoque

E então chegou a hora de montar o seu estoque. Essa tarefa não é nada fácil, ainda mais quando se está começando. No entanto, ela é necessária, pois não há nada mais constrangedor do que não ter um determinado produto para oferecer aos seus clientes.

Para ficar mais fácil, faça um planejamento de vendas, estipulando o quanto você deseja e acredita que conseguirá vender. Logo nos primeiros dias, verifique quais são os produtos que mais são comprados, pois eles acabarão mais rápido. Alguns outros que duram mais, podem ser comprados apenas quando acabarem.

Enfim, fica a seu critério montar o seu estoque. Com o passar do tempo, você vai se acostumando e pegando a prática. Mas seguindo todas essas dicas, com certeza você começará muito bem!

Planilha de controle de estoque gratuita para download

8. Contratação de equipe

Como o espaço físico da sua loja não será muito amplo, uma única vendedora e uma funcionária para o caixa, já são suficientes para atender os clientes com eficiência, pelo menos em um primeiro momento. Então, caso perceba que o negócio está ganhando aos poucos uma proporção maior e o fluxo de clientes está aumentando, este é o momento de contratar mais uma vendedora.

9. Projeção de gastos mensais

Além de todo o investimento de montagem da estrutura física, você também terá que arcar mensalmente com alguns gastos fixos, como a folha de pagamento de seus funcionários e impostos de água, luz e telefone.

Assim, uma das melhores formas de fazer esse controle é com uma planilha de controle financeiro. Isso mostra os valores mensais de gastos de uma loja de cosméticos e pode ajudar o empreendedor a ter um controle mais preciso.

Planilha de controle Financeiro gratuita

10. Divulgação da loja de cosméticos

Principalmente em um estágio inicial, uma boa divulgação é imprescindível para o sucesso de sua loja de cosméticos. É preciso que ela seja conhecida pelo público. Para a inauguração de sua loja, o ideal é distribuir panfletos nas proximidades do seu ponto comercial e em outros locais de boa circulação de pessoas, bem como investir em anúncios patrocinados no Facebook.

O Facebook também pode ser utilizado para uma divulgação mais duradoura, através de uma fanpage mostrando os seus produtos e informando as promoções de sua loja de cosméticos.

11. Gerenciamento de processos

O controle geral de uma loja de cosméticos, assim como qualquer outro negócio, deve ser feito de forma precisa. E, existem algumas formas de realizá-lo, como por cadernos, planilhas ou uma ferramenta de gestão empresarial.

Não recomendamos o uso de cadernos, uma vez que esses estão suscetíveis a muitos erros. As planilhas para lojas de cosméticos são uma boa opção de custo benefício. Ou, uma ferramenta de gestão é por onde é feito um controle mais completo.

E uma loja de cosméticos online, pode ser uma boa alternativa?

Uma loja virtual de cosméticos também pode ser uma ideia de negócio lucrativa e apresenta um custo relativamente baixo para a sua implementação.

Essencialmente, você terá que contratar os serviços de um especialista para o desenvolvimento e manutenção do site, especialista em SEO, que é um sistema voltado para a otimização em mecanismos de busca, especialista em marketing para redes sociais e anúncios patrocinados.

A vantagem destes profissionais, é que geralmente eles prestam um serviço freelancer. Isso representa um custo muito menor se comparado a funcionários próprios em uma loja física.

Os valores referentes a compra de um domínio e hospedagem de seu site podem variar. O único porém a ser ressaltado no caso de se implementar uma loja online de cosméticos, é o fato de existir uma alta concorrência. Os e-commerces voltados para cosméticos estão cada vez mais presentes no dia a dia.

eGestor

O eGestor é o sistema de gestão empresarial fácil e online para a sua micro e pequena empresa. Com esta ferramenta, você poderá realizar os processos de controle de estoque, controle financeiro, cadastro de clientes, fornecedores e transportadores, cadastrar as suas compras e vendas, dentre muitas outras funções. Tudo isto de uma forma extremamente fácil e prática.

Para começar os testes gratuitos no sistema durante 15 dias, basta acessar o site!

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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12 Comentários

  1. Ana Elisa Souza

    Oi eu quero saber se da de abrir uma pequena loja de cosméticos com pouco dinheiro eu moro em bairro a minha lojinha fica no quarto ate eu me ajeitar um lugar vendo várias marca de perfumes mas bem poucos clientes que vem como Fasso pra conquista elas

    Responder
  2. JEZE DOS SANTOS FIGUEIREDO

    Boa noite, estou com intenção de abrir uma pequena loja de cosméticos (começar do zero) tenho R$ 15.000,00 para dar início. Gostaria de um idéia, sei lá, um suporte para dar início.

    Responder
    • Ávila

      O Sebrae é a melhor opção para quem está começando. Uso de planilhas é essencial para o controle inicial. Quando você sair do ponto de equilíbrio no seu negocio é hora de incluir um sistema, o egestor me pareceu bem interessante.

      Responder
  3. Mauricio

    Quero abrir uma loja de produtos para mulheres. Bruxos, mantas, bolsas, maquiagem,,,, tenho 40.000 para iniciar.

    Responder
    • Bruna Benedito Costa

      Olá tenho interesse

      Responder
  4. VANESSA MONTECHIARI DA SILVA

    Boa noite me chamo Vanessa, queria saber mais como é que se abre uma loja online de cosméticos.

    Responder
    • Rosana Cardoso

      Gostaria de abrir uma loja de Cosméticos tenho salão de beleza e pretendo vender pra começar sera que seria melhor ver com alguma franquia ?

      Responder
  5. priscila

    quero abrir uma loja de cosméticos, gostaria de saber quanto tenho que ter de investimento.

    Responder
  6. Maria Cristiane Moreira Albuquerque

    Gostaria de saber como organizar minha própria loja de cosméticos em casa sem muitos gastos

    Responder
  7. Glória luiza Oliveira

    ola quero abrir um loja on line para vender produtos para micropigmentação, gostaria de informaçao como iniciar

    Responder
  8. jenifer

    Tenho dinheiro para investimento, porém a duvida cruel, online ou loja física?
    Questão de fornecedores ou em qual segmento, cabelos, unhas ou micro pigmentação?

    Responder

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