Quando falamos sobre vendas, muitas pessoas são qualificadas e têm o perfil para executar essa função com maestria. Porém, nem todos sabem e conseguem executar um controle de vendas com qualidade e organização. E, isto é algo essencial para que o seu negócio funcione de maneira correta e consiga obter sucesso, de acordo com a análise e o planejamento que esse controle possibilita. Portanto, para conhecer um pouco mais e colocar em prática esse tipo de controle, confira o que é e quais são as etapas essenciais no processo do controle de vendas.

O que é o Controle de Vendas?

É comum as pessoas confundirem controle de vendas com ações como conferência de recibos e outras coisas simples. Mas esse processo é mais detalhado e busca conciliar o seu fluxo de caixa com os processos relacionados à venda. Não importa se é o marketing, a pesquisa, a distribuição, os produtos, o pagamento ou o recebimento. Ele procura direcionar, programar e controlar todos os fundos do seu negócio, para que tudo funcione da maneira correta.

Basicamente, o controle de vendas é um instrumento que coleta informações de tudo o que possuir relação direta ou indireta com as vendas. Ele as coloca em um relatório gerencial que indica quais deverão ser as ações necessárias que devem ter tomadas. Assim com também aponta a melhor maneira de realizar uma redução dos custos sem nenhuma perda. Isso tudo de acordo com o perfil de cada negócio.

Como fazer esse controle?

É claro que para que esse tipo de método funcione, é necessário que haja uma colaboração entre toda a equipe e uma comunicação efetiva. Essas qualidades são necessárias não só para o controle de vendas, mas para que seu negócio como um todo funcione de maneira fluída e efetiva. E também para que entregue um produto de qualidade para seus clientes.

Diferente do que se pode imaginar, esse tipo de controle não precisa ser exclusivo de grandes empresas. Ele funciona também em empresas de médio e pequeno porte. Essas ainda podem aproveitar desse método para crescerem ainda mais.

Primeiro, para começar a planejar e montar o seu controle, é necessário listar e saber todas as etapas do processo de vendas. Isso, porque elas vão desde a produção e qualidade do produto, até quais serão os locais e de que maneira a venda está sendo realizada. Com tudo isso em mãos, uma ótima opção é usar softwares online. Utilizando essa ferramenta, cada processo pode ser avaliado através de um indicador e as possíveis falhas podem ser identificadas. Isso mostra qual é a deficiência da empresa e onde as melhorias devem ser trabalhadas.

Comece planejando

A utilização de softwares online para essa parte do processo é bastante útil. Além de poder colocar todas as etapas e as informações em um único local, centralizando a informação e deixando tudo mais fácil de ser acessado e visualizado, suas informações estarão seguras. Isso, pois só poderão ser acessadas através de uma senha.

Aqui você pode colocar todas as informações do processo de vendas. Entre elas, a verificação de qualidade dos produtos, marketing de vendas, quais seriam os melhores locais para a venda, quais são as metas semanais e mensais e quais os lucros e gastos que a empresa tem no final de todo o processo. A partir disso, já é possível identificar o desempenho de acordo com alguns quesitos. Como, por exemplo, a quantidade de vendas realizadas e produtos de maior lucro, comparativo de mudança de vendas, quantidade de clientes novos, quantidade de itens por venda, entre outros.

Quanto melhor for feito o planejamento, mais as mudanças a serem realizadas serão precisas e efetivas. Assim, aumentando a chance de se obter um bom resultado.

Faça uma mudança interna

Para que tudo possa ser aplicado de maneira correta, é necessário estruturar a sua empresa e a equipe. Portanto, escolha um líder que fique responsável pela gestão e possa liderar a equipe. Isso ajudará com que ela atinja os objetivos estabelecidos, procurando soluções e auxiliando membros no caminho para encontrar soluções simples e viáveis.

Com a empresa estruturada, as mudanças podem ser mais efetivas e acabam fazendo efeito, uma vez que a empresa terá suporte para sustentar e manter o que for necessário mudar. Isso acontece de maneira que tudo funcione e que a qualidade dos produtos não seja afetada por isso.

Evite erros e dores de cabeça

A utilização de softwares traz vantagens. Dentre elas, a possibilidade de realizar tarefas que podem ser demoradas ou que estão suscetíveis a erro humano. Por exemplo, o controle de vendedores e suas comissões, a emissão de venda – que garante segurança da empresa e do cliente caso aconteça algum problema. Mas também, a emissão de boletos, para que as vendas possam ser contabilizadas e controladas.

Esse tipo de gestão é essencial e pode ser realizada de maneira muito mais fácil. Liberando assim, seus funcionários, para que esses possam exercer suas atividades de maneira mais produtiva. Mas também, sem ter que realizar um trabalho manual e que pode ser repetitivo, trazendo vantagens tanto para a empresa quanto para seu colaborador.

Crie estratégias que funcionam

Uma vez que é possível controlar o estoque e todos os processos da venda, tanto a produção quanto o relacionamento com o cliente ficam melhor. Assim, a empresa pode utilizar estratégias certeiras para atingir o mercado desejada ou para que seus produtos tenham destaque. Dessa forma conseguindo executá-las de maneira mais assertiva e controlada, por saber como essa ação irá afetar e ser recebida por todas as partes do seu processo, incluindo vendedores, fornecedores e clientes.

Com um controle de vendas adequado, é possível melhorar o seu negócio. Além disso, faz com que tudo funcione da melhor maneira possível. Isso tudo de acordo com o tipo da sua empresa e o produto que você pode ofertar.

Considerações finais

Uma das melhores maneiras de realizar um controle de vendas eficiente e seguindo todos os passos citados acima, é a partir de um sistema de gestão. Como o eGestor. Nele é possível controlar todos os seus dados, desde o controle de vendas, até financeiro, fluxo de caixa, estoque, produção e mais. E isso tudo de forma totalmente integrada.

Também, é um sistema emissor de nota fiscal de serviço eletrônica, nota fiscal eletrônica e nota fiscal do consumidor eletrônica. Além de boletos registrados e emissão de relatórios com os seus dados, de forma simples e fácil.

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Escrito por eGestor
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