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Em algum momento da sua vida profissional, você talvez já tenha ouvido falar nessa palavrinha: CRMs. Mas afinal, você sabe o que eles são? Para que servem e quais os principais benefícios para o seu negócio? Então você está no lugar certo.

É aqui que vamos lhe contar como funciona, quais são as vantagens e ainda por que esse sistema chegou revolucionando a forma de uma empresa se relacionar com o cliente.

Um sistema de Customer Relationship Management ou Sistema para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta muito utilizada pelos setores comerciais e de marketing em um negócio.

Além de poder gerenciar o atendimento aos clientes, armazenando documentos e informações em uma única plataforma, os sistemas de CRM possibilitam com que você compare o rendimento das vendas e analise essas referências para aprimorar seu negócio.

O CRM prioriza o consumidor, colocando-o como foco dos processos de um negócio, antecipando-se e mapeando suas necessidades. Trouxemos alguns dados importantes para comprovar que o Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma boa pedida. 

Segundo o relatório de inbound marketing do Brasil e sites como o SmallBizCRM, um sistema CRM aumenta em até 40% o rendimento das vendas por cada representante comercial. O CRM lhe auxilia a conquistar novos leads, mantendo a sua empresa com uma carteira de cliente renovada e segura. Através dele, você encontrará cerca de 30% mais clientes novos para o seu negócio.

Outro fator que também deve ser considerado: mais de um terço dos gerentes de vendas brasileiros afirmaram que os CRMs aumentaram seus resultados. É claro que esses acréscimos são frutos de um bom desempenho funcional perante os clientes. Você terá o CRM como um suporte e auxílio para o dia a dia.

Se unirmos a plataforma de gerenciamento com uma boa equipe de vendas, seus negócios irão fluir a todo vapor. Você ainda não está convencido de que o Customer Relationship Management irá otimizar o seu desempenho? Então veja os principais benefícios desse sistema para o seu empreendimento.

1- Praticidade no armazenamento de informações

Uma das principais vantagens do CRM e que já foi brevemente citada anteriormente, é a possibilidade de salvar todos os dados de clientes, profissionais, contatos e parceiros em um único local.

Entre essas informações, podem ser incluídas cópias de documentos, contratos, arquivos, dados pessoais e históricos de conversas, proporcionando ao seu negócio uma realidade mais prática e econômica.

Durante uma negociação para venda, você pode consultar se o cliente já esteve em contato com a empresa, se gostou do atendimento, e em casos de suporte, se já passou pelo mesmo problema.

Imagine que você estava conversando com um cliente pelo telefone e simultaneamente, anotando as informações em um bloco de notas. Após terminar a ligação você acaba perdendo esse bloco e junto com ele todos os dados importantes. O que poderá ser feito agora?

É nesse momento que todos os benefícios de armazenamento somam-se ao fato de que todas as informações estão seguras e salvas no sistema, facilitando muito o seu trabalho. Caso exista um número grande de profissionais atuando na área comercial, os mesmos podem compartilhar todas essas informações e ainda atualizar em tempo real, tornando seu negócio sincronizado.

2- Controle suas tarefas e atividades

Pense na seguinte hipótese, você descobre em cima da hora que marcou por engano duas reuniões importantes para o mesmo horário. Como você irá proceder? Como escolher entre as duas? Bom, é preciso frisar que com um sistema de CRM, casos assim não iriam acontecer. 

A ferramenta permite com que os integrantes do negócio possam agendar tarefas e atividades, desenvolvendo uma programação e conseguindo controlar os andamentos das ações. Você pode estar por dentro dos compromissos da sua equipe de vendas, concentrando as atividades em um só lugar e otimizando seu dia a dia.

O serviço de agenda poderá auxiliar sua empresa a otimizar uma política organizacional de tarefas e controlar a produtividade, não deixando a equipe às cegas.

Guia de Otimização de Processos

3- Foque nos clientes e nos processos de venda 

Ao invés de perder muito tempo buscando informações sobre os clientes, referências e soluções, você poderá apenas acessar o sistema de CRM e consultar o banco de dados salvo. Essa ferramenta acaba auxiliando na aproximação entre o negociante e o cliente, pois ele terá acesso ao histórico de ligações e fatos dialogados. 

Durante o atendimento é complicado para quem está dos dois lados da linha, quando é preciso repetir várias vezes a mesma informação. Isso causa confusão e insegurança no procedimento.

Com o CRM você terá em mãos uma espécie de guia para solucionar os problemas: é provável que algum outro cliente já tenha passado pelo mesmo dilema e ligado para a sua empresa pedindo auxílio.

4- Utilize estratégias de funil e fluxo de venda da sua empresa

Você provavelmente deve conhecer a jornada do seu cliente até realizar a compra, mas e essa informação é utilizada? Com base nos dados salvos no sistema de CRM, a plataforma poderá conduzir o funil de vendas e identificar o fluxo de compra do seu consumidor, lhe informando como está o atendimento. 

Durante um contato para venda, a ordem dos fatores, o fluxo das suas ações e das ações do seu cliente irão definir o sucesso do negócio. Quando você estiver em uma encruzilhada e precisa tomar uma decisão difícil, a ferramenta dentro do CRM irá apontar a melhor saída. 

Podemos citar aqui um exemplo de como as estratégias de funil de vendas podem afetar diretamente os resultados do seu negócio: o corretor de imóveis Luiz Antônio Feversani, utiliza o site para imobiliária com CRM integrado e potencializa o entendimento da jornada de compra do seu cliente. 

5- Mantenha sua empresa organizada e o cliente satisfeito 

Um dos pilares do sistema de CRM é o gerenciamento de clientes e informações. No momento em que uma empresa estiver na posse de uma plataforma voltada para o atendimento, tendo acesso a uma gama de possibilidades de otimizar a experiência do cliente, seu caráter como organização irá mudar consideravelmente. 

É algo que transcende o digital e proporciona uma nova forma de observar a organização, colocando o cliente em primeiro lugar e estabelecendo um melhor relacionamento da equipe. Outro ponto positivo é a fidelização do cliente, por que no momento em que a empresa funciona de forma ordenada e com enfoque no consumidor, a satisfação do cliente será uma consequência. 

E na maioria das situações: um cliente satisfeito está muito propenso a retornar. Pense nos benefícios de um sistema CRM e não espere muito para aplicá-los dentro da sua empresa. Os números e os mecanismos de auxílio só comprovam que a tecnologia está otimizando cada vez mais a realidade do mercado!

** Por Redator Jetimob, autor principal do blog do sistema imobiliário Jetimob, formado por uma equipe multidisciplinar que trabalha com temáticas relacionadas a carreira de corretor, tecnologias da atualidade, vendas imobiliárias, marketing para o seu negócio e estratégias financeiras.

 

 

Escrito por eGestor
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