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Custo médio: Aprenda como calcular!

O Custo Médio é um dos métodos mais utilizados para controlar o valor de mercadorias e produtos em estoque.

  • É muito utilizado devido ao fato de ser simples e fácil de ser calculado
  • Com o cálculo do Custo Médio você sabe precisamente o valor do seu estoque
  • Saiba quais foram seus gastos com estoques para estabelecer um preço de venda adequado

 

Realizar um bom controle das mercadorias que são compradas, e também das que são vendidas, é um dos fatores que precisa de mais atenção no gerenciamento de uma empresa de comércio. Isso é chamado de controle de estoque, e é através dele que o preço de venda praticado na empresa é estabelecido. O custo médio é uma das maneiras de realizar esse controle.

Também conhecido como preço médio ponderado ou média ponderada móvel de estoque, essa é uma das maneiras mais utilizadas e simples de controlar o que a empresa compra e venda de produtos. Porém, para realizar isso de uma forma padronizada e também estar em conformidade com as exigências tributárias legais, é necessário entender como funciona essa metodologia.

O que é custo médio de estoque?

O custo médio é o valor médio de um produto em estoque, considerando o valor pago e a quantidade de produtos. O custo médio é um dos métodos de controle de estoque mais populares entre empresas brasileiras, justamente porque é o mais simples e é um dos únicos que a receita federal aceita no momento de calcular os impostos.

É importante mencionar que indústrias que trabalham com a produção de itens para a venda também utilizam bastante o custo médio. Em uma indústria, o estoque reflete novos custos de produção cada vez que for dada entrada em novos itens

O que significa custo médio?

Custo médio significa a média do quanto a empresa gastou nas mercadorias que se encontram no estoque da empresa e estão disponíveis para a venda. O valor gasto com essas mercadorias é um custo, que também leva em conta todos os valores gastos nas aquisições de estoque, inclusive tributos, fretes e outras despesas.

Como se calcula o custo médio?

A fórmula, de uma maneira simples, para atualizar o valor de estoque a cada nova entrada de mercadoria, fica assim:

Custo médio = (Valor de estoque atual x Quantidade em estoque atual) + (Valor de compra x Quantidade de unidades compradas) / (Quantidade em estoque atual + Quantidade de unidades compradas)

Onde:

  • Valor de estoque atual = Valor médio das mercadorias que estão atualmente no estoque.
  • Quantidade em estoque atual = Número de unidades em estoque.
  • Valor de compra = Custo unitário das mercadorias que foram compradas, incluindo frete e impostos.
  • Quantidade de unidades compradas = Número de unidades que foram adquiridas.

Qual a composição de custo médio

O custo médio se calcula levando em conta o estoque inicial que a empresa possui na data da mensuração, mais todas as compras posteriores que são feitas, sendo adicionado na conta o número de unidades, e os valores totais.

Por isso, toda vez que uma mercadoria com um valor unitário diferente entra, o valor médio de todo estoque é alterado.

Custo médio

Exemplo do cálculo de custo médio

Para exemplificar, imaginemos que uma empresa tem em estoque no início do período, 100 unidades de mercadoria. Essas unidades tiveram um custo total de compra, na época, de R$ 700,00. Isso resulta em um custo médio de R$7,00.

Custo médio = 700 / 100 unidades

Custo médio = R$ 7,00

Porém na data de 01/01/2022 a empresa realizou uma compra de mercadorias de 150 unidades, a um custo total de R$ 1.200,00.

Custo médio = 1.200 / 150

Custo médio = R$ 8,00

Então, para saber qual é o valor do custo médio, basta somar o valor total do estoque inicial e da compra realizada, e dividir isso pelo total de unidades que ficaram em estoque.

Custo médio = R$ 700 + R$ 1.200,00 / 100 + 150

Custo médio = 1900 / 250

R$ 7,60 = Custo médio

Além disso, essa atualização de valor de estoque é necessária para que a cada venda de mercadoria o preço reflita o custo médio real do estoque atual.

Custo Médio Fixo x Custo Médio Móvel

É muito importante que o cálculo de custo médio do estoque da empresa seja feito de uma forma regular, para que assim os valores estejam atualizados e as vendas reflitam a realidade dos custos.

Para isso, é possível dividir o método de custo médio em custo médio ponderado fixo e custo médio ponderado móvel. Tudo depende da frequência com que a empresa atualiza os valores do seu estoque.

Custo médio ponderado fixo

Nessa modalidade a empresa realiza o cálculo do custo médio do estoque apenas uma vez no final do período, que costuma ser no final do mês ou até mesmo do ano. Geralmente empresas que fazem inventário periódico e que possuem necessidade de realizar a contagem física de todos os itens utilizam esse método.

É um método mais simples de controle, porém o custo médio não está acompanhando as variações constantes que estão acontecendo no estoque da empresa, sobretudo o efeito da inflação sobre o custo de mercadoria.

Custo médio ponderado móvel

Na média móvel, cada entrada e saída de mercadoria atualiza o estoque. Assim, cada compra de estoque que a empresa realizar vai alterar o custo unitário.

Esse método é o mais adequado porque representa de uma maneira constante as variações que ocorrem no estoque. Assim, existe uma melhora na qualidade das informações de uso gerencial, que são muito importantes para tomada de decisões sobre o negócio.

É indicado para empresas onde o controle de estoque é feito de maneira contínua, sendo atualizado imediatamente a cada compra e venda de mercadoria. Além disso, esse processo de controle se torna muito mais simples quando é feito por um sistema de gestão de estoque. Um software assim pode ajudar muito no gerenciamento, porque ele automatiza as atividades de dar entrada e saída das mercadorias, eliminando também falhas e inconsistências.

A importância do controle de estoque

Um bom controle de estoque influencia vários aspectos dentro de uma empresa. Primeiramente, permite que sempre que for feita uma venda, exista a garantia de que o produto estará disponível para o cliente. Da mesma maneira evita que a empresa tenha quantidades desnecessárias de estoque, o que significa dinheiro gasto em um ativo que, no momento, não está gerando nada para o negócio.

Adicionalmente, um aspecto muito importante sobre controle de estoque, é que ele tem muito a ver com os prazos de pagamento de fornecedores, que precisa ser compatível com os prazos de recebimento de clientes. Isso impacta muito a necessidade de capital de giro do empreendimento. Portanto, sempre vale muito a pena investir em melhorias e estratégias de controle de estoque.

Custo médio e tributação

Existem vários métodos contábeis para uma empresa realizar gerenciamento e controle de estoque. Contudo, o fisco no Brasil aceita apenas alguns deles no momento de calcular quanto de imposto uma empresa deve.

Isso porque o método que é utilizado para controlar o preço das mercadorias da empresa influencia diretamente no CMV (Custo das Mercadorias Vendidas). Esse fato, por sua vez, altera o lucro operacional da empresa, que é o quanto a atividade da empresa gerou de lucro sem considerar imposto de renda e contribuições sociais.

Dessa forma, o custo médio é um dos métodos que a Receita Federal permite o uso para o controle dos custos de estoque.

💡 Você também pode gostar: PEPS, UEPS e Custo Médio: O que são esses métodos

Giro de estoque

Esse é um indicador muito importante dentro da empresa. Isso porque o giro de estoque indica qual é o tempo médio de reposição das mercadorias e quanto tempo elas ficam paradas.

Principalmente, isso traz informações muito relevantes a respeito da saúde financeira do negócio e como está a situação dos recursos investidos e o quanto a empresa está vendendo. A partir daí, então, a empresa pode tomar decisões a respeito da necessidade de mudanças na estratégia de gestão de estoque, caso necessário.

O seu cálculo é bem simples, mas é preciso fazer ele usando os parâmetros corretos para que reflita exatamente o quanto o estoque está girando:

GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE

Aqui, para descobrir o volume médio de estoque, basta somar o estoque inicial do período escolhido para o cálculo com o estoque final, e dividir por 2.

No entanto, é necessário primeiro definir o período de referência para a base do cálculo. Então, aplicada a fórmula, será possível saber o número de vezes que o estoque girou dentro do período realizado. Geralmente, quanto mais giros de estoque melhor, já que isso significa que a empresa vendeu mais, e portanto, lucrou mais dentro do período.

Métodos de controle de estoque

Além do custo médio, é válido mencionar alguns outros métodos comuns de gerenciar estoque e algumas de suas características.

PEPS

Essa sigla significa primeiro a entrar, primeiro a sair, derivado do termo em inglês FIFO, first in, first out. No PEPS as mercadorias mais antigas no estoque são as primeiras que saem.

Dessa maneira, os primeiros lotes ou unidades devem ser os primeiros a saírem, e o preço de venda também segue a ordem cronológica de estoque. Isso garante bastante confiabilidade ao lucro real baseado no quanto custou uma mercadoria

UEPS

Último a entrar, primeiro a sair, ou em inglês LIFO, last in, first out. Nesse método, as últimas mercadorias a entrarem em estoque são as primeiras que saem, funcionando de maneira oposta ao PEPS.

Dessa maneira, os custos repassados aos clientes são aqueles dos itens mais recentes em estoque. Porém, a receita federal não permite o uso do UEPS para fins de cálculos tributários. Isso devido ao fato de que o estoque estará sempre avaliado pelos produtos que foram comprados por último. Dessa forma, o preço real do estoque estará “mascarado” pela inflação, sendo sempre maior do que realmente é. Isso acaba inflando o CMV (Custo de Mercadoria Vendida) e diminuindo a margem de lucro, diminuindo também a margem de contribuição tributária.

No entanto, é possível usar o UEPS para fins gerenciais, possuindo a vantagem de ser uma metodologia que proporciona uma facilidade em realizar ajustes na quantidade de estoque necessário e pedidos mínimos de mercadoria. Isso devido ao fato de que as estimativas de custo e preço são feitas com maior precisão.

Custo médio

Planilha para controle de custo médio

Uma maneira muito popular de realizar o controle das mercadorias que entram e saem do estoque é o uso de uma planilha de custo médio. Uma planilha assim permite que você tenha um controle ágil e estratégico de tudo que você tem atualmente em estoque e o custo médio efetivamente.

Dessa forma, uma planilha para calcular o custo médio vai permitir que você tenha uma otimização dos recursos gastos. Assim, você evita que exista um excesso de estoque em produtos que tem menor saída, e nunca falte aqueles que possuem um grande volume de vendas. Isso porque através desse controle você poderá conhecer os padrões de fluxo no seu estoque, e manter uma quantidade equilibrada do mesmo.

A seguir, segue um exemplo do funcionamento de uma planilha de controle de estoque pelo método de custo médio.

Entradas

Nessa aba, você irá registrar todas entradas de mercadorias com o valor de compra e o total de unidades.

planilha de Custo médio

Saídas

Nessa aba, você faz o registro das mercadorias que saíram do estoque, também especificando o valor e unidades.

Custo médio

Já nessa última aba, você tem um resumo de tudo o que há no estoque e qual é o custo médio baseado nas entradas que houveram.

Essa é uma maneira bastante simples e fácil de usar no momento de inserir os dados, porém muito eficiente caso você deseje ter um bom controle sobre aquilo que você vende. Tenha certeza que esse controle gera ótimos resultados, já que diminui desperdícios de tempo e recursos.

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Início 9 Contabilidade 9 Custo médio: Aprenda como calcular!
Escrito em: 22/11/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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2 Comentários

  1. SHIRLEY APARECIDA DE MIRANDA

    Então…e, se tiver entrada por transferência de outra filial, como fica a composição do preço médio?

    Responder
  2. Guilherme

    Adicionando o questionamento da Shirley, o frete referente a uma transferência de produtos vindos de outra filial, pode ser somado ao custo dos produtos, e recalculado o custo médio, como é feito na aquisição ?

    Responder

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