fbpx

Pet Shop: 7 dicas para quem quer abrir um

Um dos ramos que está crescendo hoje em dia é o mercado de Pet Shop. Mesmo em meio à crise, muitas pessoas ainda procuram os serviços deste tipo de mercado para prestar os cuidados com os seus animais de estimação, principalmente em se tratando de cães e gatos.

Para se ter uma noção, o mercado de pet shop cresce mais que 20% por ano. Tudo isso porque a população felina e canina do Brasil é a segunda maior do mundo, ou seja, o número de cães e gatos é enorme e tende a crescer a cada dia mais. Só se tratando de gatos e cachorros, o número chega a 15 milhões de gatos e 30 milhões de cachorros. Isso indica que a proporção de habitantes de animais cresce na mesma proporção que o número de habitantes humanos.

Tendo esses conhecimentos, não restam dúvidas de que investir no mercado de Pet Shop é uma ótima opção para quem está procurando por algo realmente lucrativo. Por mais que já existam centenas de Pets Shops em todo o país, as chances de se conseguir sobreviver desse tipo de estabelecimento são bem maiores e aumentam na mesma proporção em que se aumenta o número de habitantes caninos e felinos.

No entanto, é preciso prestar atenção a alguns cuidados e seguir algumas recomendações para que o seu Pet Shop, que está prestes a ser montado, dê certo e gere bons lucros para você. Para isso, montamos um guia com as principais dicas para você seguir antes de abrir o seu Pet Shop. Então confira 7 dias para quem quer montar um Pet Shop:

1. Pense quais serão os tipos de serviço seu Pet Shop oferecerá

Um Pet Shop costuma ser um estabelecimento que oferece, além de serviços de banho e tosa, venda de medicamentos e produtos de uso de animais e veterinário em geral. No entanto, é importante prestar atenção na legislação. Por exemplo, se você pretende abrir um Pet Shop na cidade de São Paulo, deve saber que nessa região não é permitida a venda de medicamentos. Portanto, preste atenção a todas as leis que dizem respeito a esse tipo de estabelecimento para evitar problemas futuros com a Justiça.

Além disso, é importante pensar em quais serviços pretende oferecer para começar a planejar também o espaço que precisará para criar o seu Pet Shop. Se você pretende vender produtos, já deverá pensar que o espaço precisa ser um pouco maior do que se for oferecer apenas banho e tosa, por exemplo.

Além desses serviços mais comuns, alguns Pets Shops disponibilizam cães e gatos para venda ou para adoção. Se essa for uma de suas intenções, deverá pensar que o espaço físico deverá ser ainda maior.

2. Gostar de animais

Por mais que essa dica pareça um pouco óbvia, gostar de animais é um detalhe que faz toda a diferença para o sucesso do seu Pet Shop. Isso porque se você trabalhar com algo que não gosta, você será infeliz e se sentirá cada vez menos motivado a inovar em seu estabelecimento. Um proprietário de Pet Shop tem contato direto com os animais, portanto, gostar desse tipo de relação é fundamental.

Conheça o eGestor, um software online de gestão empresarial. Perfeito para seu Pet Shop!

3. Especialize-se

Mesmo que você goste de cães e gatos e já tenha uma prática para cuidar dos bichinhos, antes de abrir um Pet Shop é importante realizar cursos para se especializar e aprimorar suas técnicas para cuidar da forma correta. Se pretende colocar mais gente para trabalhar com você (o que, com certeza, precisará), pense também na especialização destes funcionários. É importante que todos possuam conhecimento e técnicas para que o andamento dos serviços não seja prejudicado pela falta de prática.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

4. Escolha do local do seu Pet Shop

Outro ponto importante na hora de abrir um Pet Shop é escolher o melhor lugar. É preciso que o seu estabelecimento esteja localizado em um ponto estratégico, que seja de fácil localização, permita uma boa visibilidade e que esteja em meio a um alto fluxo de pessoas. É importante prestar atenção também na vizinhança e verificar se os seus vizinhos podem ser seus futuros clientes.

Também, atente-se aos seus concorrentes, fazer uma pesquisa de mercado é imprescindível para decidir diversos fatores dentro da sua empresa.

Além da localização, você deve prestar atenção nas capacidades do local escolhido. Verifique se o espaço comportará todas as instalações que você precisa fazer. Não há nada mais desconfortável do que trabalhar em um ambiente pequeno e apertado.

Ainda sobre o lugar, é essencial também pesquisar os preços de aluguel. Veja se o valor dessa taxa é adequado para o seu bolso.

5. Registro e formalização do seu Pet Shop

Depois de planejar todos os detalhes e escolher o local no qual será instalado o seu Pet Shop, você deverá registrar o seu estabelecimento. Diante disso, procure os órgãos de fiscalização e providencie todos os papéis e documentos necessários. É importante deixar tudo certo e regularizado desde o começo para evitar que o seu estabelecimento seja interditado e fechado depois de um tempo de funcionamento.

Alguns documentos necessários para abrir uma empresa são:

  • Três cópias do Contrato social;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial, uma via);
  • Cópia do RG e CPF do empreendedor e dos sócios;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional), com os dois modelos;
  • Pagamento das taxas e do Guia de Recolhimento (JC) e do DARF (CNE).

Também é necessário decidir qual será o regime tributário do seu Pet Shop, se será Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro presumido.

Petshop pode ser MEI?

Sim, um pet shop com CNAE 4789-0/04 – Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação, pode ser MEI.

6. Escolher bem os fornecedores

Se você pretende vender produtos e medicamentos, deverá escolher bem os seus fornecedores. Veja se os produtos são de qualidade e confiáveis, pois isso evitará futuros problemas com seus clientes. Oferecer produtos de qualidade é fundamental para conquistar uma boa clientela.

7. Ofereça um atendimento satisfatório

Por fim, muitos clientes, senão todos eles, são conquistados pelo atendimento. Atenda aos seus clientes e futuros clientes de forma atenciosa, dando dicas sempre que possível. Ser simpático e paciente pode parecer um detalhe, mas chama a atenção e faz com que os consumidores saiam satisfeitos, afinal, ninguém gosta de ser mal tratado.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Pet Shop: 7 dicas para quem quer abrir um
Escrito em: 27/01/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...