Pet Shop: 7 dicas para quem quer abrir um

Escrito em: 27/01/20
Início 9 Empreendedorismo 9 Pet Shop: 7 dicas para quem quer abrir um

Um dos ramos que está crescendo hoje em dia é o mercado de Pet Shop. Mesmo em meio à crise, muitas pessoas ainda procuram os serviços deste tipo de mercado para prestar os cuidados com os seus animais de estimação, principalmente em se tratando de cães e gatos.

Para se ter uma noção, o mercado de pet shop cresce mais que 20% por ano. Tudo isso porque a população felina e canina do Brasil é a segunda maior do mundo, ou seja, o número de cães e gatos é enorme e tende a crescer a cada dia mais. Só se tratando de gatos e cachorros, o número chega a 15 milhões de gatos e 30 milhões de cachorros. Isso indica que a proporção de habitantes de animais cresce na mesma proporção que o número de habitantes humanos.

Tendo esses conhecimentos, não restam dúvidas de que investir no mercado de Pet Shop é uma ótima opção para quem está procurando por algo realmente lucrativo. Por mais que já existam centenas de Pets Shops em todo o país, as chances de se conseguir sobreviver desse tipo de estabelecimento são bem maiores e aumentam na mesma proporção em que se aumenta o número de habitantes caninos e felinos.

No entanto, é preciso prestar atenção a alguns cuidados e seguir algumas recomendações para que o seu Pet Shop, que está prestes a ser montado, dê certo e gere bons lucros para você. Para isso, montamos um guia com as principais dicas para você seguir antes de abrir o seu Pet Shop. Então confira 7 dias para quem quer montar um Pet Shop:

1. Pense quais serão os tipos de serviço seu Pet Shop oferecerá

Um Pet Shop costuma ser um estabelecimento que oferece, além de serviços de banho e tosa, venda de medicamentos e produtos de uso de animais e veterinário em geral. No entanto, é importante prestar atenção na legislação. Por exemplo, se você pretende abrir um Pet Shop na cidade de São Paulo, deve saber que nessa região não é permitida a venda de medicamentos. Portanto, preste atenção a todas as leis que dizem respeito a esse tipo de estabelecimento para evitar problemas futuros com a Justiça.

Além disso, é importante pensar em quais serviços pretende oferecer para começar a planejar também o espaço que precisará para criar o seu Pet Shop. Se você pretende vender produtos, já deverá pensar que o espaço precisa ser um pouco maior do que se for oferecer apenas banho e tosa, por exemplo.

Além desses serviços mais comuns, alguns Pets Shops disponibilizam cães e gatos para venda ou para adoção. Se essa for uma de suas intenções, deverá pensar que o espaço físico deverá ser ainda maior.

2. Gostar de animais

Por mais que essa dica pareça um pouco óbvia, gostar de animais é um detalhe que faz toda a diferença para o sucesso do seu Pet Shop. Isso porque se você trabalhar com algo que não gosta, você será infeliz e se sentirá cada vez menos motivado a inovar em seu estabelecimento. Um proprietário de Pet Shop tem contato direto com os animais, portanto, gostar desse tipo de relação é fundamental.

Conheça o eGestor, um software online de gestão empresarial. Perfeito para seu Pet Shop!

3. Especialize-se

Mesmo que você goste de cães e gatos e já tenha uma prática para cuidar dos bichinhos, antes de abrir um Pet Shop é importante realizar cursos para se especializar e aprimorar suas técnicas para cuidar da forma correta. Se pretende colocar mais gente para trabalhar com você (o que, com certeza, precisará), pense também na especialização destes funcionários. É importante que todos possuam conhecimento e técnicas para que o andamento dos serviços não seja prejudicado pela falta de prática.

4. Escolha do local do seu Pet Shop

Outro ponto importante na hora de abrir um Pet Shop é escolher o melhor lugar. É preciso que o seu estabelecimento esteja localizado em um ponto estratégico, que seja de fácil localização, permita uma boa visibilidade e que esteja em meio a um alto fluxo de pessoas. É importante prestar atenção também na vizinhança e verificar se os seus vizinhos podem ser seus futuros clientes.

Também, atente-se aos seus concorrentes, fazer uma pesquisa de mercado é imprescindível para decidir diversos fatores dentro da sua empresa.

Além da localização, você deve prestar atenção nas capacidades do local escolhido. Verifique se o espaço comportará todas as instalações que você precisa fazer. Não há nada mais desconfortável do que trabalhar em um ambiente pequeno e apertado.

Ainda sobre o lugar, é essencial também pesquisar os preços de aluguel. Veja se o valor dessa taxa é adequado para o seu bolso.

Ebook Crescimento Empresarial

5. Registro e formalização do seu Pet Shop

Depois de planejar todos os detalhes e escolher o local no qual será instalado o seu Pet Shop, você deverá registrar o seu estabelecimento. Diante disso, procure os órgãos de fiscalização e providencie todos os papéis e documentos necessários. É importante deixar tudo certo e regularizado desde o começo para evitar que o seu estabelecimento seja interditado e fechado depois de um tempo de funcionamento.

Alguns documentos necessários para abrir uma empresa são:

  • Três cópias do Contrato social;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial, uma via);
  • Cópia do RG e CPF do empreendedor e dos sócios;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional), com os dois modelos;
  • Pagamento das taxas e do Guia de Recolhimento (JC) e do DARF (CNE).

Também é necessário decidir qual será o regime tributário do seu Pet Shop, se será Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro presumido.

6. Escolher bem os fornecedores

Se você pretende vender produtos e medicamentos, deverá escolher bem os seus fornecedores. Veja se os produtos são de qualidade e confiáveis, pois isso evitará futuros problemas com seus clientes. Oferecer produtos de qualidade é fundamental para conquistar uma boa clientela.

7. Ofereça um atendimento satisfatório

Por fim, muitos clientes, senão todos eles, são conquistados pelo atendimento. Atenda aos seus clientes e futuros clientes de forma atenciosa, dando dicas sempre que possível. Ser simpático e paciente pode parecer um detalhe, mas chama a atenção e faz com que os consumidores saiam satisfeitos, afinal, ninguém gosta de ser mal tratado.

Buscando um software para gestão da sua micro e pequena empresa? Conheça o eGestor, um software online com controle financeiro, controle de estoque, vendas e  nota fiscal eletrônica.

Ebook manual de como abrir uma empresa

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem ser feitos, e outras inúmeras dúvidas. E para isso,...

Planilha de Controle Financeiro Empresarial – Download Grátis

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.