fbpx

A importância de fazer uma gestão empresarial e de ponto digital com o auxílio da tecnologia

Você ainda não sabe a importância de fazer uma gestão eficiente da sua empresa e do ponto digital?

Atualmente, utilizar a tecnologia já não é mais um diferencial e sim uma necessidade!

E é por isso que muitos negócios estão em busca de sistemas para tornar as tarefas mais fáceis, precisas e eficientes.

A gestão empresarial é fundamental para garantir que a empresa esteja sempre em crescimento, lucrativa e atendendo às necessidades dos clientes. 

Para chegar nessa realidade, é necessário contar ferramentas que possibilitem uma visão completa e em tempo real da empresa, desde as finanças, movimentação dos colaboradores até o controle de estoque e produção. 

Vem entender melhor sobre a aplicação dessas tecnologias lendo o artigo!

O que é e como funciona um software de gestão empresarial?

Os softwares de gestão empresarial atualmente ocupam posição de protagonismo nas corporações, tendo em vista as inúmeras funções que alocadas nessas tecnologias.

Com essa tecnologia é possível integrar todas as áreas da empresa, automatizar tarefas e tornar a rotina mais eficiente.

Isso é possível tendo em vista que essas tecnologias centralizam todas essas informações em um único banco de dados.

Normalmente também são conhecidos como ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, esses sistemas integrados permitem que uma empresa gerencie suas operações diárias, incluindo finanças, compras, estoque, vendas, recursos humanos e produção.

O software de gestão empresarial funciona coletando dados de diferentes áreas da empresa e centralizando-os em um único banco de dados. 

Por meio dessa visão integrada, a empresa pode tomar decisões mais informadas e rápidas, além de eliminar redundâncias e erros.

Então, por exemplo, um software de gestão empresarial pode permitir que a empresa crie um registro único de clientes, incluindo informações de contato, histórico de compras e preferências. 

Com isso, os setores de vendas, marketing e atendimento ao cliente, podem acessar uma mesma fonte,  garantindo que todos tenham acesso às mesmas informações atualizadas.

Isso é só a ponta do iceberg que um ERP pode fazer!

Um software de gestão empresarial pode oferecer recursos de automação de processos, como a geração automática de faturas e a criação de relatórios personalizados. 

Dessa forma, é possível economizar tempo e reduzir erros, além de aumentar a eficiência geral da empresa.

Por que ter software de gestão empresarial no meu negócio? 

Dentre os motivos que evidenciam a importância de adotar a tecnologia para a gestão empresarial do seu negócio, podemos citar:

1. Automatização de processos

Sem dúvidas, um dos pontos fortes dos softwares de gestão é a sua capacidade de automatizar processos manuais.

Isso reduz significativamente o tempo e o esforço gasto em tarefas administrativas, permitindo que sua equipe se concentre em atividades mais estratégicas.

2. Melhor controle financeiro

Com o software de gestão empresarial, você pode controlar as finanças de sua empresa de maneira mais eficiente. 

Dessa forma, questões como controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e gestão de impostos podem ser facilmente realizadas via sistema.

3. Possibilidade de gestão de estoque inteligente

O software de gestão empresarial permite controlar o estoque de sua empresa de forma integrada.

Com isso, a sua empresa garante que os produtos estejam sempre disponíveis para venda e evitando desperdícios, tendo assim uma gestão de estoque inteligente.

4. Aumento da produtividade

O software de gestão empresarial ajuda a reduzir os erros e retrabalhos, melhorando a produtividade e a eficiência operacional.

E os softwares de gerenciamento de ponto digital, o que são?

O controle de ponto é outra área importante da gestão empresarial, uma vez que ele afeta diretamente a folha de pagamento, a produtividade e a segurança dos funcionários. 

Nesse cenário, um sistema de ponto digital é imprescindível para fazer o registro de entrada e saída dos funcionários de forma automatizada e precisa, eliminando a possibilidade de erros e fraudes. 

Além disso, o sistema de ponto eletrônico também oferece relatórios e análises que podem ser usados para identificar problemas e melhorar a gestão de recursos humanos.

Como se sabe, normalmente essa atividade de gerenciamento é realizada pelo corpo de RH das empresas, tomando um valioso tempo dos analistas.

Especialmente falando de organizações que contam com centenas de colaboradores, analisar manualmente ponto a ponto cada situação, atestado, atraso, faltas e horas extras é algo realmente muito inviável.

💡 Você também pode gostar: Os 8 melhores controles de ponto: Descubra o melhor

Como um sistema integrado com ponto digital beneficia a minha empresa?

Um sistema integrado com ponto digital pode beneficiar a sua empresa nos seguintes níveis:

1. Acesso seguro

As empresas enfrentam no Brasil um problema muito quando o assunto são relógios de ponto analógicos que são as fraudes.

Para driblar esse problema, um sistema integrado com ponto eletrônico digital pode proporcionar um acesso mais seguro e prático para os funcionários registrarem suas horas de trabalho. 

Com a utilização de tecnologias com logins de acesso único, é possível garantir que somente os funcionários autorizados registrem as horas trabalhadas, evitando fraudes e irregularidades.

Além disso, o sistema integrado com ponto digital pode ser acessado de forma remota, permitindo que os funcionários registrem suas horas de trabalho a partir de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. 

2. Melhoria da conformidade com a legislação trabalhista

Por meio da tecnologia do ponto digital as empresas podem garantir o cumprimento das exigências legais, evitando multas e processos trabalhistas. 

Isso é possível tendo em vista que o sistema registra automaticamente as horas trabalhadas pelos funcionários, reduzindo o risco de erros ou de registros incompletos ou falsos.

Além disso, o sistema integrado com ponto digital pode ser configurado para gerar relatórios precisos e detalhados.

Então, caso seja necessário, podem ser usados como evidência em caso de auditorias ou fiscalizações trabalhistas.

3. Equipe comprometida

A importância da pontualidade vai além do simples registro dos horários que o funcionário chega e o horário que ele sai.

No dia a dia, um atraso para uma reunião ou uma entrega tardia pode resultar em uma grande perda de oportunidades.

Com a implementação de um sistema integrado, os gestores podem acompanhar em tempo real as datas, horários e locais em que seus funcionários registram o ponto. 

Isso permite uma gestão mais eficiente e comprometida da equipe, o que pode levar ao alcance mais fácil dos objetivos da empresa.

4. Redução de custos

Com um sistema de ponto digital, você pode reduzir o tempo e o dinheiro gastos na gestão manual de ponto. 

Além disso, o controle preciso do horário trabalhado pode ajudar a evitar pagamentos incorretos ou excessivos de horas extras.

Conclusão

Por meio da tecnologia, as tarefas de gestão se tornam mais ágeis, com resultados cada vez melhores da sua equipe como um todo.

Além disso, possibilita a tomada de decisões mais assertivas e o acompanhamento em tempo real dos indicadores de desempenho.

Interessante, não é mesmo? Você gostou dessas informações? Explore mais artigos aqui no nosso blog!

Início 9 Empreendedorismo 9 A importância de fazer uma gestão empresarial e de ponto digital com o auxílio da tecnologia
Escrito em: 23/05/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...