fbpx

Planilhas para loja de roupas: O que elas fazem pelo seu negócio

download grátis

Como fazer a gestão de uma loja de roupas?

A gestão de uma loja de roupas deve ser feita diariamente, controlando estoque, vendas, fornecedores e todas as outras funções envolvidas no funcionamento da empresa. Por isso, existem planilhas para loja de roupas automatizadas que podem facilitar esse controle de uma forma organizada otimizando o seu tempo.

Então, a seguir explicaremos o funcionamento das planilhas necessárias para a gestão de uma loja de roupas.

Como controlar a venda de roupas?

O controle de venda de roupas é realizado por um conjunto de planilhas onde são registradas todas as vendas realizadas e movimentação dos produtos.

Dessa forma, com o registro é possível ter um controle de saída das peças e da quantidade em valores, seja no financeiro ou nos produtos em estoque.

O que são planilhas de vendas de roupas?

As planilhas de vendas para loja de roupas são ferramentas onde são registradas todas as vendas realizadas. Seu principal objetivo é acompanhar as vendas e seus respectivos valores para ajudar nas tomadas de decisões da empresa.

Então, para fazer uma planilha de vendas de roupas ela deve conter os seguintes itens para preenchimento: 

  • Cadastro do cliente;
  • Cadastro de produtos; 
  • Informações fiscais; 
  • Informações de vendas;
  • Informações financeiras.
Planilha para loja de roupas

Planilhas para loja de roupas – Quais uma loja deve ter?

Uma loja de roupas deve ter as planilhas que contemplam melhor suas necessidades. Podendo variar conforme o tamanho da loja e estratégias de negócio. Assim, as planilhas para loja de roupas essenciais são:

Existem outras planilhas que podem fazer sentido de acordo com a necessidade do negócio, por exemplo:

  • Planilha de cadastro de produtos
  • Planilha de cadastro de clientes
  • Planilha de Curva ABC
  • Planilha de custo médio
  • Planilha DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
  • Planilha de folha de pagamento
  • Planilha de orçamento empresarial
  • Planilha ponto de equilíbrio
  • Planilha de cálculo do preço de venda
  • Planilha 5W2H

⬇️ Baixe as planilhas para loja de roupas aqui

Planilha de controle de estoque – Download

A planilha de estoque controla o que entra e o que sai no estoque, facilitando a reposição de peças.

A planilha consegue dar informações sobre os valores e características de cada produto. Assim, é possível saber quando um produto tem mais saída, quando tem menos e os valores de faturamento.

Essas informações são fundamentais para ter um bom atendimento ao cliente, pois você saberá o momento certo de repor cada peça e não faltará quando a procura surgir.

Planilha de controle de estoque do eGestor

A planilha de controle de estoque do eGestor permite que você faça o controle total dos produtos do seu estoque. Assim, todas as entradas e saídas devem estar registradas nele.

Dessa forma, se tem uma segurança maior na tomada de decisões e também, garantia de que o cliente sairá com seu produto em mãos.

  • Cadastro de produtos: aqui devem ser preenchidos os dados de cada roupa a ser comercializada. 
  • Cadastro de fornecedores: devem ser registrados os dados dos fornecedores de forma individual. 
  • Entradas: a guia de entradas está direcionada ao registro de entrada de mercadoria no estoque. Nela devem estar as informações de data da entrada, fornecedor, produto, quantidade e custos.
  • Saídas: a guia de saída é o registro da saída dos produtos. Assim como a guia de entradas, nela também devem estar as informações de data, quantidade e valores.
  • Controle geral do estoque: aqui estarão todas as informações das outras planilhas com a situação atual do estoque, como a receita total do produto, o custo total e se está tendo lucro ou prejuízo.

Planilha para controle financeiro – Download

A planilha de controle financeiro é muito utilizada para ajudar a cuidar da saúde financeira da empresa. Com a sua utilização é possível evitar algum prejuízo devido alguma movimentação de dinheiro ou até mesmo a falência da loja.

Na planilha de controle financeiro é possível fazer lançamentos diários de entrada e saída, realizar cálculos básicos de forma automatizada, informar saldo da conta visualizando lucro ou prejuízo.

Planilha para controle financeiro do eGestor

Na planilha de controle financeiro do eGestor é possível fazer o controle das finanças da sua empresa diariamente, realizando os lançamentos dos valores recebidos com vendas, os valores pagos e os valores a pagar e a receber. 

Esse tipo de planilha para loja de roupas é de fácil utilização. Nela devem ser cadastradas formações específicas de cada valor que entra e sai, como data de venda e forma de pagamento, por exemplo.

A planilha também possibilita deixar os registros separados por mês, facilitando assim uma análise comparativa das finanças mês a mês ou ano a ano.

Planilha para loja de roupas

Planilha de fluxo de caixa – Download

Controlar o fluxo de caixa é fundamental para o seu negócio. Com ele você controla as receitas e as despesas da empresa, ajudando a equilibrar o financeiro e facilitando a tomada de decisões. 

O objetivo da planilha fluxo de caixa é ajudar a compreender a dinâmica financeira da empresa, assim como o custo para manter o funcionamento. Um controle financeiro eficiente ajuda no planejamento de novos investimentos e consegue atender imprevistos sem gerar dívidas.

Planilha de fluxo de caixa do eGestor

A planilha de fluxo de caixa do eGestor possui as funcionalidades para realizar um controle de fluxo de caixa eficiente, podendo ser configurado para apresentar os dados mensal ou anual.

Os cadastros podem ser configurados diariamente, semanalmente e mensalmente com apresentação de resultado, e separação de valores que já foram pagos. 

Com a planilha de fluxo de caixa o controle de entrada e saída fica automatizado e de fácil acesso para tomadas de decisões. 

Planilha de vendas – Download

A planilha de vendas é essencial para fazer uma boa gestão. Nela devem estar registradas todas as vendas realizadas, o que permite compreender os períodos de maior fluxo de vendas.

Ao inserir os dados da venda na planilha de controle de vendas, as informações de clientes, produtos e valores estão centralizadas em uma única ferramenta. Dessa forma, pode ter uma visão mais esclarecida dos resultados obtidos em períodos específicos.

Planilha de vendas do eGestor

A planilha de vendas eGestor pode ser configurada com:

  • informações do cliente
  • produtos
  • dados fiscais
  • financeiros e respectivo da venda
  • forma de pagamento
  • valor
  • produto vendido
  • dados do vendedor.

Portanto, com a planilha de vendas do eGestor é possível mensurar o desempenho da sua empresa e montar novas estratégias quando houver necessidade.

Planilha de cadastro de produtos – Download

A planilha de cadastro de produtos é utilizada para cadastrar todos os seus produtos, garantindo uma visualização ampla e detalhada do seu estoque. Quando utilizada juntamente com as outras planilhas, ela ajuda a fazer um controle de estoque mais preciso.

Ela ajuda também os vendedores, para que eles tenham mais conhecimento sobre os produtos vendidos. Afinal, na planilha devem estar todas as informações do produto.

Planilha de cadastro de produtos do eGestor

A planilha de cadastro de produtos do eGestor possui os principais itens de cadastro para controlar as mercadorias que a loja de roupas comercializa. Os itens são:

  • dados dos produtos
    • nome
    • código
    • margem de lucro
    • custo de produto
  • dados fiscais
    • ICMS
    • IPI
    • COFINS. 

A planilha de cadastro de produtos do eGestor otimiza o tempo do administrador e facilita a emissão de relatórios fiscais.

Planilha de cadastro de clientes – Download

Uma planilha de clientes bem estruturada é capaz de fidelizar e atrair novos clientes. Afinal, através de uma planilha de clientes é possível identificar o comportamento de compra, preferências, costumes e outras variáveis que podem ajudar na fidelização.

Planilha de cadastro de clientes do eGestor

A planilha de clientes do eGestor deve conter desde dados básicos, como telefone, até informações mais complexas, como forma de pagamento. Essas informações devem ser preenchidas a cada contato com o cliente.

A planilha para cadastro de clientes do eGestor contempla as necessidades da loja de roupas, podendo ser utilizada para além de cadastro, com informações de preferências do cliente e aniversário para ações de marketing e promoção, por exemplo.

Planilha para loja de roupas

Planilha de Curva ABC – Download

A Curva ABC classifica os seus produtos em A, B ou C, de acordo com o faturamento deles para a empresa. Ela categoriza os produtos conforme a demanda do cliente, listando os produtos mais vendidos e os menos vendidos. 

Na curva A estão classificados os produtos com maior demanda que correspondem a maior receita do faturamento da empresa. A curva B identifica os produtos que estão entre os mais vendidos e os menos vendidos, possuindo uma venda média correspondente a 15% do faturamento total. A curva C representa os produtos menos vendidos, com faturamento de 5%. 

Assim, é possível visualizar todas as informações do estoque de forma detalhada e investimentos assertivos em produtos baseados nas vendas e gostos de clientes.

Planilha de Curva ABC do eGestor

A planilha da curva ABC do eGestor consegue classificar os seus produtos de forma automatizada. Para utilizar a planilha, basta você inserir os dados dos seus produtos e o faturamento de cada um deles, assim a planilha realiza os cálculos automaticamente. A planilha também apresenta um gráfico mostrando cada produto e sua variação.

Os cálculos podem ser feitos mês a mês ou conforme a necessidade da loja de roupas.

A planilha da curva ABC do eGestor não controla o estoque, ela é apenas uma ferramenta que ajuda na gestão, ressaltando assim ao administrador os produtos que merecem mais atenção. 

Planilha de custo médio – Download

O custo médio é um cálculo utilizado para gerenciamento do estoque de empresas. Com ele são calculados os custos de cada produto em estoque, ajudando a mantê-lo otimizado, sem excessos ou falta de mercadorias.

Uma planilha de custo médio realiza os cálculos para gerenciar o estoque de maneira automática, sem complicações e minimizando possíveis erros ou imprevistos que possam surgir. 

Quando falamos de loja de roupas é necessário que o produto não fique muito tempo parado, pois, algumas peças tem estações ou épocas para maior consumo. Assim, fazer o estoque girar é importante para garantir a rotatividade de produtos e maior fluxo de dinheiro

Planilha de custo médio do eGestor

Para utilizar a planilha de custo médio do eGestor é necessário saber a quantidade de produtos em estoque e o seu valor unitário. 

Na planilha, as entradas e saídas são registradas em abas diferentes, podendo visualizar os valores totais de forma separada. Assim, fica de fácil compreensão a dinâmica do estoque de mercadorias e suas necessidades.

Planilha DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) – Download

O DRE é o Demonstrativo do Resultado do Exercício. Assim, uma planilha de DRE oferece um relatório de toda a movimentação financeira do negócio, incluindo as entradas, as receitas e também a dedução dos impostos.

O DRE é obrigatório para a maioria das empresas, exceto para o MEI (Microempreendedor Individual), nele deve conter a assinatura de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O principal objetivo da planilha é mostrar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Dessa forma, um DRE ajuda na relação com bancos e possíveis investidores por demonstrar a saúde da empresa de uma forma simplificada

Planilha DRE do eGestor

A estrutura do DRE segue um padrão previsto em lei, a planilha de DRE do eGestor segue esse padrão e está disponível no site para download gratuito. 

Para usar basta preencher os campos da planilha com os dados da empresa. A estrutura da planilha de DRE do eGestor também possui uma configuração que pode ser feita para cada mês e/ou para o ano todo, facilitando a análise e controle. 

Planilha de folha de pagamento – Download

A planilha de folha de pagamento é uma planilha que informa o pagamento de todos os funcionários da empresa. Nela é possível controlar os pagamentos de forma individual, incluindo os salários, os impostos e outros pagamentos que o colaborador tem direito, além de encargos trabalhistas.

A planilha de folha de pagamento automatiza os cálculos trabalhistas ajudando a controlar as finanças. Ela facilita no momento de realizar o pagamento aos funcionários e também na entrega da folha de pagamento.

Planilha de folha de pagamento do eGestor

A folha de pagamento é um documento que o colaborador deve ter acesso. Assim, com a planilha de folha de pagamento do eGestor, fazer a folha de pagamento fica mais fácil e rápido para o administrador.

A planilha de folha de pagamento está disponível no site para download gratuito. Ela é disponibilizada na estrutura necessária para realizar os cálculos, basta preencher as informações de cada colaborador no decorrer do mês.

Planilha de orçamento empresarial – Download

Orçamento empresarial é uma análise dos valores que entram e saem da empresa, diferenciando o que é uma previsão do que realmente se concretiza. Essa análise é feita através de um cálculo orçamentário e com o resultado desse cálculo é realizado a análise de lucro ou prejuízo para realização de novos projetos para a empresa. 

Uma planilha de orçamento empresarial pode fazer esse cálculo automaticamente, desde que contenha as informações financeiras da empresa e todas as suas etapas. 

As planilhas para loja de roupas com download grátis citadas no texto, quando utilizadas juntas e preenchidas de maneira organizada, facilitam a construção do orçamento possibilitando uma análise eficaz. 

O orçamento empresarial é de suma importância para tomada de decisões da empresa, sejam elas no presente ou no futuro, norteando assim o desenvolvimento da companhia.

Planilha de orçamento empresarial do eGestor

A planilha de orçamento empresarial do eGestor é de fácil utilização. Ela é dividida entre os meses do ano, que devem ser preenchidos com os dados financeiros da empresa, como lançamentos das receitas e despesas. 

O total dos lançamentos é preenchido automaticamente com base nos dados informados.

A planilha de orçamento empresarial para loja de roupas do eGestor está disponível de forma gratuita para download. Com ela você terá maior controle e entendimento das finanças da sua empresa, podendo assim realizar planejamentos de forma mais assertiva.

Planilha para loja de roupas

Planilha ponto de equilíbrio – Download

O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança da empresa que demonstra o lucro mínimo necessário para manter a loja funcionando. Com ele também é possível acompanhar o desenvolvimento, conseguindo evitar possíveis prejuízos.

É uma ferramenta importante para gestão por ajudar na precificação, projeções, lucratividade e inviabilidade de investimento. Ele informa quando a empresa começará a ter lucro de fato, após alcançar o equilíbrio financeiro.

Planilha ponto de equilíbrio do eGestor

Para ajudar quem precisa realizar o cálculo de ponto de equilíbrio, nós disponibilizamos a planilha ponto de equilíbrio do eGestor. Para utilizar, basta inserir o preço de venda, os custos variáveis, as despesas variáveis, os custos fixos, as despesas fixas, e os não desembolsáveis. Em seguida, a planilha já irá informar a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio financeiro e o ponto de equilíbrio contábil. 

Com esses dados é possível identificar como está a saúde financeira da sua empresa e se já começou a dar lucros. 

Planilha de cálculo do preço de venda – Download

O preço de venda de um produto é muito importante para o funcionamento da empresa. Não apenas para obtenção de lucro, mas também para ser competitivo no mercado e atender o público alvo com excelência. 

Para definir o preço de um produto é preciso levar em conta algumas variáveis, como custo do produto e imposto. Uma planilha de cálculo do preço de venda pode fazer o cálculo para você rapidamente.

Planilha de cálculo do preço de venda do eGestor

A planilha de cálculo do preço de venda do eGestor traz os três cálculos do preço de venda, de acordo com o simples nacional, o lucro real e o lucro presumido. Para cada regime tributário são necessários dados diferentes.

Por exemplo, o cálculo do preço de venda para empresas optantes do Simples Nacional utiliza informações de custo bruto, margem de contribuição e a alíquota do Simples. Enquanto isso, o cálculo de preço de venda para empresas optantes do Lucro Presumido requer as alíquotas de impostos, como do ICMS, PIS e COFINS. 

Para usar a planilha é necessário fazer o download gratuito. Após o download basta preencher os valores solicitados em cada campo e a planilha calcula de maneira automática o preço da venda.

Planilha 5W2H – Download

A planilha 5W2H é uma ferramenta de gestão para novos projetos. Nela é possível visualizar projetos financeiros e pessoais que deseja desenvolver, além de conseguir fazer o planejamento e organização do mesmo. O nome da planilha vem do inglês: 

  • What – O que você quer fazer?
  • Why – Por que você quer fazer isso?
  • Where – Onde será feito?
  • When – Quando será feito?
  • Who – Quem fará o quê?
  • How – Como será feito?
  • How much – Quais os custos?

Respondendo a essas perguntas, o direcionamento para a realização de projetos se torna mais fácil de concretizar. Dessa forma, esse modelo de planilha ajuda na gestão de desenvolvimento da empresa, podendo ser utilizada para organizar e montar estratégias futuras, para o crescimento e expansão do negócio.

Planilha 5W2H do eGestor

A planilha 5W2H do eGestor é uma ótima ferramenta para colocar um projeto em prática. Nela você preenche os dados do projeto que deseja realizar e continua preenchendo conforme for realizando as etapas.Assim é possível acompanhar e mudar a rota quando necessário.

A planilha 5W2H é uma excelente forma de monitorar e concretizar novos projetos para loja de roupas, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Assim como as demais planilhas essa também está disponível para download gratuito.

Quais as planilha para loja de roupas mais utilizadas?

As planilhas mais utilizadas em loja de roupas são a de estoque, fluxo de caixa, cadastro de clientes, cálculo de preço e venda e controle financeiro. Mas isso não é uma regra.

Portanto, para escolher qual planilha usar na sua loja leve em consideração o tamanho da loja e todas as necessidades que ela possui para funcionar diariamente. 

Ainda, o controle através de planilhas não é totalmente integrado, gerando a necessidade de utilizar uma planilha para cada função.

⬇️ Baixe as planilhas para loja de roupas aqui

Como montar planilhas de loja de roupas?

As planilhas informadas no texto estão todas prontas para utilizar em uma loja de roupas, você só precisa preencher os dados que ela solicita.

Planilhas para loja de roupas online

Uma loja de roupas online pode utilizar as mesmas planilhas que uma loja de roupas física. Afinal, por mais que não se tenha um espaço físico para atendimento de clientes a dinâmica continua a mesma. 

Lojas de roupas online e física possuem estoque, clientes, fornecedores, caixa e todos os outros itens para funcionamento. Assim, as planilhas continuam sendo uma excelente ferramenta para fazer uma gestão de qualidade e assertiva

Como interpretar as informações para a tomada de decisões

As tomadas de decisões são baseadas nos resultados dos cálculos apresentados nas planilhas. Assim, deve ser levado em consideração o objetivo que se deseja atingir e se o que a planilha informa ajuda positivamente ou negativamente a atingir o objetivo.

Por exemplo, se o interesse é aumentar o investimento na empresa e a planilha de ponto de equilíbrio mostra que a empresa ainda não está conseguindo dar lucro sobre as vendas, provavelmente o momento não seja ideal para um investimento. Talvez seja o momento de fazer um planejamento estratégico de marketing ou reposicionamento de produto.

Traçar objetivos e fazer a gestão todos os dias das finanças da empresa facilita na tomada de decisão, por isso o uso de planilhas são indicados. Elas fazem cálculos automaticamente de modo eficaz, diminuindo a margem de erro e otimizando seu tempo.

Considerações finais

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas não é um sonho simples de realizar. É necessário muito estudo, planejamento e organização não só para abrir a empresa, mas para gerir também. As planilhas para loja de roupas apresentadas são uma excelente aliada para realização e sucesso do negócio.

Perguntas frequentes

As planilhas são gratuitas?

Sim, as planilhas disponibilizadas são gratuitas.

A planilha é desbloqueada?

Sim, as planilhas são desbloqueadas.

Como abrir a planilha?

Após o download da planilha no eGestor, basta abrir a planilha no Google Planilhas. Caso você opte por utilizá-la em um software offline, recomendamos o uso na versão mais recente do Excel.

Qual a melhor planilha para uma loja de roupas?

A melhor planilha para uma loja de roupas é aquela que melhor atende às necessidades da sua loja. Contudo, as planilhas explicadas aqui trabalham melhor juntas, entregando excelentes resultados e maximizando o seu tempo. Você pode fazer uso de todas elas, uma vez que estão disponíveis para download gratuito.

Início 9 Empreendedorismo 9 Planilhas para loja de roupas: O que elas fazem pelo seu negócio
Escrito em: 25/04/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...